segunda-feira, 28 de junho de 2010
Cinema e Direitos Humanos na América do Sul
A mostra “Cinema e Direitos Humanos na América do Sul” dedica-se a apresentar, e dessa vez pelo quinto ano consecutivo, filmes sul-americanos que discutem temas atuais de direitos humanos no nosso continente. Repetindo as mesmas parcerias do primeiro ano, a 5ª edição da mostra é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da Republica, produzida pela Cinemateca Brasileira e pelo SESC São Paulo, e patrocinada pela Petrobras.
Desde a 1ª edição, em 2006, a Mostra cresce em abrangência geográfica ano a ano. Para a edição 2010, que será exibida a partir do dia 8 de novembro desse ano, o circuito de exibição compreenderá 20 capitais brasileiras: Aracaju, Belém, Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza Goiânia, João Pessoa , Maceió, Mana us, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Teresina.
Como em todos os anos, a mostra vem para comemorar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948. A curadoria em 2010 é de Francisco Cesar Filho, que prepara uma programação compreendendo uma seção contemporânea, uma retrospectiva histórica, homenagens e encontros.
Desde 2008, os filmes contemporâneos, que até então eram programados apenas via pesquisa curatorial, passaram a ser escolhidos também por meio de uma chamada pública. É com emprego desses dois sistemas de seleção que a mostra exibe, sempre, títulos realizados em todos os países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, consolidando-se como espaço de reflexão no qual os direitos humanos se encontram com a expressão cinematográfica. Ao exibir a produção contemporânea sul-americana, o evento promove o encontro de cineastas, militantes e ativistas com o publico de diversas regiões do país.
Entre no site http://www.cinedireitoshumanos.org.br/ e saiba mais sobre a mostra.