domingo, 14 de junho de 2009

Cine Mais Cultura: Projeto da Associação Comunitária Educacional Sinhá Prado Guimarães em parceria com a Prefeitura de Cambuquira foi selecionado.



A Comissão de Avaliação e Julgamento, composta por sete membros da sociedade civil e do poder público, responsável por selecionar os 100 projetos inscritos no Edital do Cine Mais Cultura, do Ministério da Cultura, encerrou o processo seletivo no início desta semana.

Os contemplados, entre eles a Associação Sinhá Prado, de Cambuquira, receberão equipamentos de exibição e câmera com tecnologia digital, filmes brasileiros selecionados pela Programadora Brasil, para exibição semanal durante dois anos, oficina de capacitação cineclubista e acompanhamento permanente das atividades dos novos Cines em seus três meses iniciais.

O Edital teve 602 projetos inscritos de todos os estados brasileiros. Desses, 246 estavam aptos à continuidade do processo seletivo. Foram contempladas propostas de 17 estados e 81 cidades, que serão beneficiadas com os kits da ação. A região Nordeste teve o maior número de premiados, com 46% do total, seguida pela região Sudeste com 36%, Sul com 11%, Norte com 5% e Centro-Oeste com 2%.

Após receberem os equipamentos, os projetos selecionados serão treinados em Oficinas de Capacitação Cineclubistas, que têm o objetivo de qualificar participantes para a realização de programação, divulgação e debates das sessões; de apoiar a formação dos oficinandos com introduções à História do Cinema e Linguagem Cinematográfica; e oferecer informações sobre questões atuais relativas à atividade exibidora como direitos autorais e sustentabilidade.

Outra meta é estimular os responsáveis pelos Cines ao diálogo com a comunidade local para a participação efetiva nas atividades. Esse trabalho será desenvolvido com apoio de um manual de capacitação produzido para o programa, por meio de parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC). Serão oito oficinas a serem ministradas durante o mês de julho (duas por semana).

Os Cines Mais Cultura selecionados receberão conteúdo do catálogo da Programadora Brasil, programa realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (www.programadorabrasil.org.br). Pela iniciativa, filmes e vídeos nacionais são encartados em DVD e licenciados para exibição pública. A Programadora reúne hoje um acervo de 330 obras, organizadas em 103 programas (DVDs). São filmes históricos e contemporâneos, curtas, médias e longas-metragens, de todos os gêneros.

Nenhum comentário: