quarta-feira, 28 de abril de 2021

V FEIRA LITERÁRIA DAS ÁGUAS VIRTUOSAS

A Livraria Mercado do Livro promoverá de 7 a 16 de maio a V Feira Literária das Águas Virtuosas  com mais de 40 atrações artísticas e culturais, além de grandes debates sobre as águas sul mineiras. Tudo online e gratuito. 
- Autora homenageada e conferencista da abertura: Conceição Evaristo.
- Guardião do Circuito das Águas e palestrante: Ailton Krenak.
- A voz das ruas em rap, palestras e cursos: Mestre P.MC.
- Teatro: João Signorelli em "Os últimos dias de Fernando Pessoa".
- Programação itinerante, construída em parceria com entidades culturais e artísticas de Lambari, São Lourenço, Caxambu, Cambuquira, Três Corações e Varginha.
- Publicações e debates sobre a história e os conflitos em torno das águas minerais do Sul de Minas.
- Lançamentos de livros: crônica, conto e poesia.
- Teatro infantil.
- Clubes de leitura.
- Cursos de arte-educação.
Siga o canal da Feira.

 

quinta-feira, 22 de abril de 2021

Câmara aprova projeto que prorroga efeitos da Lei Aldir Blanc


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (21) o Projeto de Lei 795/21, do Senado, que reformula a Lei Aldir Blanc para prorrogar prazos de utilização de recursos repassados a título de apoio ao setor cultural em decorrência da pandemia de Covid-19. A matéria será enviada à sanção presidencial.

O texto permite que estados, Distrito Federal e municípios utilizem, até 31 de dezembro de 2021, o saldo remanescente do dinheiro transferido para ações emergenciais de renda e projetos culturais.

Da mesma forma, poderão ser novamente repassados aos municípios recursos que foram devolvidos ao fundo estadual de cultura porque as prefeituras não os utilizaram em projetos culturais.

Nesse caso, um novo prazo (31 de outubro de 2021) é reaberto para as cidades aplicarem o dinheiro nessa finalidade, sob pena de terem de devolver ao fundo.

O que não for usado em 2021 deverá ser devolvido pelos entes federativos à União até 10 de janeiro de 2022. Já a prestação de contas deverá ocorrer até 30 de junho de 2022 ou 31 de dezembro de 2022, conforme as despesas realizadas sejam com recursos de responsabilidade exclusiva de cada estado ou município ou com recursos da União.

Novos projetos
A matéria foi aprovada com parecer favorável do deputado Danilo Cabral (PSB-PE), que recomendou também aprovação de emenda de redação da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), relatora do projeto pela Comissão de Cultura.

Danilo Cabral lembrou que, apesar de dificuldades de execução, a lei foi um sucesso. “Mesmo prejudicada especialmente pelo atraso na regulamentação e definição do cronograma de desembolso estabelecido pelo governo federal, a Lei Aldir Blanc contemplou 40 mil projetos de editais somente nos estados e no Distrito Federal”, informou o deputado em seu relatório, lido em Plenário pelo deputado Tadeu Alencar (PSB-PE).

A emenda permite aos municípios concederem novos subsídios mensais para manutenção de espaços artísticos e culturais e de organizações culturais comunitárias, por exemplo, contanto que elas tenham interrompido suas atividades por força das medidas de isolamento social.

Os recursos redistribuídos poderão servir ainda para chamadas públicas a fim de selecionar, entre outros, projetos artísticos e culturais que possam ser transmitidos por redes sociais e plataformas digitais.

Jandira Feghali ressaltou que, na Câmara, houve 12 autores de projetos cujas contribuições foram levadas ao Senado para a construção do texto.

Projetos aprovados
O texto prorroga também o prazo para aplicação de recursos destinados a atividades culturais por meio de projetos aprovados antes da pandemia. O prazo acaba em junho de 2021 e será prorrogado para mais um ano.

Manutenção
A proposta define uma das finalidades de aplicação dos recursos repassados, a manutenção de espaços artísticos e culturais, de microempresas e pequenas empresas culturais, cooperativas, instituições e organizações culturais comunitárias.

Assim, será considerada manutenção a despesa geral e habitual desde o início da calamidade pública se relacionadas a serviços recorrentes, transporte, atividades artísticas e culturais, tributos, encargos trabalhistas e sociais e outras despesas comprovadas pelos espaços culturais.

Contrapartida
Em relação à contrapartida que os beneficiados pela lei deverão apresentar para ter acesso aos recursos, o projeto aprovado estabelece um prazo de 180 dias, contados do reinício de suas atividades, para que isso ocorra, considerando-se a situação epidemiológico-sanitária de cada cidade e região.

Uma das contrapartidas criadas pelo projeto é a apresentação ao vivo com interação popular pela internet (lives).

Linhas de crédito
Outra mudança é o aumento da carência para os tomadores de empréstimos junto a bancos federais nas condições previstas pela Lei Aldir Blanc.

Em vez de começarem a pagar no começo de julho de 2021, as prestações serão devidas a partir de 1º de julho de 2022.

Pronac
O texto prorroga por mais um ano os prazos para captação e execução de todos os projetos culturais homologados e aprovados no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac).

Já as atividades constantes dos projetos poderão ser realizadas somente após o fim das restrições determinadas pelas autoridades sanitárias. A lei se referia ao decreto de calamidade pública, cuja vigência acabou em 31 de dezembro de 2020.

A prestação de contas deverá ser feita em 180 dias após a execução do projeto.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

Biden sai da sala ao ouvir Bolsonaro mentir sobre o clima.



 Em um dos poucos discursos lidos dos chefes de estado que se pronunciaram até o momento na Cúpula de Líderes sobre o Clima, convocado pelo presidente dos EUA, Joe Biden, Jair Bolsonaro (Sem partido) fez uma reedição da carta que escreveu ao mandatário estadunidense, pediu “remuneração justa” aos serviços ambientais e disse que o Brasil está na “vanguarda do enfrentamento do aquecimento global”.

Biden, no entanto, teria deixado a sala onde acompanha a cúpula no momento do discurso do presidente brasileiro.

“Como detentor da maior biodiversidade do planeta e potência agro ambiental, o Brasil está na vanguarda do enfrentamento do aquecimento global”, disse Bolsonaro ressaltando que “a queima de combustíveis fosseis nos último dois séculos” é a causa maior do problema e que o Brasil “participou com menos de 1% das emissões históricas de gases de efeito estufa” e que no presente o país responde por menos de 3% das emissões globais.

Citando dados históricos – como a preservação de 84% do bioma amazônico e que 12% da água doce do mundo está no Brasil -, Bolsonaro ignorou os recentes índices de desmatamento, como o aumento de 216% da Amazônia no mês de março em relação ao mesmo período do ano anterior.

No entanto, o presidente brasileiro mentiu ao dizer – sem citar dados – que aumentou os mecanismos de fiscalização do meio ambiente.

“Apesar das limitações orçamentárias do governo, determinei o fortalecimento dos órgãos ambientais, duplicando os recursos destinados às ações de fiscalização”, disse, antes de pedir “contribuição de países, empresas e entidades” para a “solução do paradoxo amazônico”, que segundo ele é a região mais rica do Brasil, mais que apresenta os menores indíces de desenvolvimento social.

“É preciso haver justa remuneração pelos serviços ambientais prestados por nosso bioma ao planeta, como foma de reconhecer o caráter econômico das atividades de conservação”, disse Bolsonaro, “reiteirando” que está aberto à cooperação internacional.

Fonte: Revista Fórum

quarta-feira, 21 de abril de 2021

Abril Poético - Libertas hoje no YouTube

Hoje, dia 21 de abril as 17 horas o Abril Poético recebe poetas mineiros e nacionais numa grande celebração poética. Declamações, apresentações musicais, lançamentos e muitos casos de poesia e literatura em geral. A live será transmitida ao vivo pelo canal LESMATV no YouTube. Vamos nos juntar na poesia!

Alguns nomes confirmados:
Cleiber Otoni Lafaiete, Maurício Canguçu (Subsecretário de Cultura e Turismo) representando a secretaria do Estado de Cultura e Turismo, Roberto Candreva (Congonhas), André Garcia (Recife), Thais Pereira (Cambuquira), Maria do Rosário Rivelli (Brumadinho), Roberto Gomes (Sabará), Átila Caiafa ( Congonhas ), Elizete Tavares Aleixo (Carrancas), Ana Caetano (Belo Horizonte), Marcio Verdolin (Belo Horizonte), Ana Gusmão (Belo Horizonte), Marcelo Rodrigues (Amazonas), Caio Duarte (Jequitinhonha), Glauce Guima (Rio de Janeiro), Luiz Cláudio (Belo Horizonte), João Diniz (Belo Horizonte), Tuca Boelsums (Entre Rios de Minas), Evandro Mesquita (Rio de Janeiro) e João Diniz (Belo Horizonte).


 

sexta-feira, 9 de abril de 2021

Matrículas abertas para a segunda chamada do Conservatório Estadual de Música, em Varginha

 

As inscrições para a segunda chamada do Conservatório Estadual de Música Maestro Marciliano Braga estão abertas. As vagas são para crianças entre 6 e 15 anos, nos turnos matutino e vespertino e educação musical para pessoas com mais de 15 anos. Confira as vagas e faça sua inscrição pelos  links:
Link para crianças de 06 a 14 anos: http://matricula.cemva.com.br/
Link para candidatos acima de 15 anos: http://teste.cemva.com.br/
Qualquer dúvida entre em contato pelo e-mail: faleconoscocemva@gmail.com

terça-feira, 6 de abril de 2021

2º Festival de Teatro em Casa de Belo Horizonte


Estão abertas as inscrições para a 2º Edição do Festival Teatro em Casa de Belo Horizonte, que acontece em formato virtual em 2021. O projeto surgiu com a proposta de trazer espetáculos teatrais internacionais e de todas as regiões do Brasil que foram concebidos para serem apresentados em casas.

Serão selecionados 5 espetáculos para compor a programação, que será disponibilizada no canal do Festival no Youtube. Os espetáculos selecionados receberão um cachê de R$ 2 mil, referente à apresentação do trabalho no Festival de Teatro em Casa. O pagamento será feito mediante emissão de nota fiscal do aprovado.

O link do vídeo de inscrição deverá ser do Youtube, Vimeo, Drive ou link do Facebook. O vídeo também precisa ter disponibilizado para permanecer por 2 meses no canal do Festival no Youtube.

As inscrições acontecem até o dia 12 de abril por meio do formulário online disponibilizado pelo Festival. 

Acesse pelo Prosas

 

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Estudo sugere lockdown em Varginha



 Uma notícia divulgada pela EPTV nesse domingo chamou a atenção. É uma nota técnica feita pela UFMG, Universidade Federal do Amazonas, Universidade Federal de São João del-Rei e INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia).

O estudo foi feito com base em óbitos e internações em Varginha entre 15 de janeiro e 15 de março.

A nota técnica sugere a adoção de lockdown em Varginha como única forma de conter o avanço da Covid na cidade.

O curioso é que o estudo afirma que “em Varginha a variante P.1 parece ser 2.5 vezes mais virulenta que a variante do vírus que deu origem à pandemia de Covid-19”.

Entretanto, de acordo com a Secretaria de Saúde de Varginha, a variante P.1 não foi registrada na cidade.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Cláudio Miranda Souza disse que olha essa nota técnica “com muitas ressalvas, pois não temos confirmação da variante P.1 em Varginha até o momento”.

NOTA DO BLOG: Todos os lugares em que o lockdown foi adotado diminuiu consideravelmente o contágio. Portanto achamos que seria interessante realmente ser adotado.