segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Cloroquina pode causar distúrbios psiquiátricos e perturbações psicóticas

 Imagem: Reprodução



O Comitê de Segurança da Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês), órgão que equivale à Anvisa no Brasil, divulgou na última sexta-feira (27) um comunicado em que faz um alerta sobre os riscos que o uso da cloroquina e hidroxicloroquina pode oferecer. Entre os riscos citados, estão distúrbios psiquiátricos e até mesmo “comportamento suicida”.

A substância é defendida pelo presidente Jair Bolsonaro contra o coronavírus, apesar de a Organização Mundial da Saúde (OMS) desautorizar o uso do medicamento no tratamento de Covid-19 e especialistas afirmarem que o medicamento não tem eficácia comprovada contra a doença.

No comunicado, a EMA informa que atualizou as recomendações sobre a cloroquina e hidroxicloquina após uma revisão, iniciada em maio deste ano, dos dados disponíveis sobre as substâncias.

 

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Sônia Braga aparece na lista de 25 maiores atores do século 21 do 'New York Times'

 Imagem: Reprodução

 Sônia Braga é uma das maiores atrizes e atores do cinema no século 21 para o jornal "New York Times". Única brasileira da lista de 25 nomes publicada nesta quarta-feira (25), ela aparece na 24ª colocação.

No texto, os críticos Manohla Dargis e A.O. Scott escrevem sobre as atuações de Braga nos filmes de Kleber Mendonça Filho, "Aquarius" (2016) e "Bacurau" (2019), mas lembram também da importância da atriz para o cinema brasileiro.

 "Somente uma artista com a autoconfiança absoluta de Braga, sua indiferença heroica ao que qualquer outra pessoa pensa dela, poderia dar vida a Clara", afirma Scott sobre a personagem em "Aquarius".

  "Há algo fantasticamente libertador em assistir a Braga interpretar esta mulher majestosa, que tem rugas visíveis e que nunca fez reconstrução da mama após a mastectomia", diz Dargis.

Na lista, a publicação lembrou também de nomes como o do primeiro colocado Denzel Washington, Michael B. Jordan, Viola Davis, Nicole Kidman, Keanu Reeves e Joaquin Phoenix.

Mas os críticos buscaram ir além de Hollywood, escrevendo ainda sobre atores de outros países, como o mexicano Gael García Bernal, a francesa Catherine Deneuve e o sul-coreano Song Kang-ho.

Fonte: G1 - Cinema 



domingo, 22 de novembro de 2020

Pintado 7 com Gaspar: Aventura a bordo de um fusquinha.

 Imagem: Malu Amaral

O reality "Pintando 7 com Gaspar" em breve vai estar disponível no Amazon Prime.

Com distribuição da Europa Filmes, produção da Nozes Produções, colaboração entre outros da Gato Cinza filmes, o reality conta a aventura de Kellys Kelfis (narradora e diretora) e Malu Amaral (diretora de fotografia) que viajaram do Rio de Janeiro a Natal, no Rio Grande do Norte (ida e volta) a bordo de um Fusca 1984.

A aventura recheada de imprevistos descobertas gastronômicas e culturais deve estrear em janeiro de 2021.



sexta-feira, 20 de novembro de 2020

Em dezembro os aposentados terão aumento: na Argentina.

 Imagem: Reprodução



O recém aprovado imposto sobre grandes fortunas não foi a única novidade para o povo argentino nesta semana. Na noite de quarta-feira (18), o presidente Alberto Fernández deu uma entrevista para falar da nova taxação, mas acabou tirando uma nova notícia da manga: anunciou um aumento das aposentadorias para o mês de dezembro.

Segundo o mandatário, representante do setor mais progressista do peronismo, a medida visa uma “correção do valor das aposentadorias, para que se mantenham acima da inflação acumulada durante o ano”.

Enquanto isso no Brasil...

Instituto Butantan esconde o lote de vacinas vindo da China

 Imagem: Reprodução

Independente da disputa idiota entre Bolsonaro e Dória, é extremamente grave o fato de que o Instituto Butantan, um dos mais importantes instituto de pesquisas do mundo precise esconder as vacinas para evitar sabotagens devido aos ataques desferidos pelo negacionista  Bolsonaro.

Uma vacina com 97% de eficácia, que pode salvar milhares de vidas, precisa ser escondida por causa de teorias da conspiração de um incompetente presidente.

Pobre Brasil!



quinta-feira, 19 de novembro de 2020

MOSCA divulga lista de filmes selecionados para sua 13ª edição


119 títulos de curta-metragem, foram selecionados entre os quase 3.000 filmes inscritos informa a página oficial da Mostra na internet.

O evento ocorrerá online entre os dias 27 de novembro a 12 de dezembro.

Veja a lista dos selecionados nas diversas categorias clicando aqui.

 

segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Estudante cria produto que remove agrotóxicos dos alimentos

Imagem: Reprodução 


A recém-formada em Gestão de Negócios e Inovação da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sebrae Taynara Alves desenvolveu uma solução líquida para lavar vegetais e frutas, que remove os agrotóxicos dos alimentos. A ideia foi modelada durante as aulas e apresentada como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Segundo a estudante, o diferencial do produto, batizado de “Puro e Bom”, é que ele permite uma limpeza profunda, capaz de remover até 85% dos metais pesados e substâncias químicas de agrotóxicos, que podem ser prejudiciais à saúde.

E logo o ‘Puro e Bom’ vai deixar de ser algo revolucionário, para passar a ser de uso comum, pois Taynara tem recebido muito apoios, financeiros e educacionais, para produzir e vender com qualidade. Ela já participou do programa de aceleração da ONG Artemisia, o Lab Alimentação, foi selecionada pela Start Ambev, onde recebeu o aporte de R$ 50 mil para investir no projeto e ganhou uma mentoria prevista para começar na segunda quinzena de novembro e ainda vai participar do Vai Tech, um programa de aceleração da Prefeitura de São Paulo, que orienta os participantes sobre como viabilizar os projetos no mercado.


Neta de Marighella é eleita vereadora em Salvador

 Imagem: Reprodução



A atriz Maria Marighella, 44, neta do político e guerrilheiro Carlos Marighella (1911-1969), foi eleita vereadora em Salvador pelo PT.

A Câmara Municipal de Salvador tem 43 cadeiras, e Maria ficou em 34º com 4.837 votos.

Ela comemorou a vitória nas redes sociais, após apostar em uma campanha coletiva, que defende uma “gestão feminista, antirracista, socialmente justa e igualitária”.

“Vencemos discutindo a importância da democracia! Ela deve ser profundamente radical, abrindo espaço para os nossos corpos, mulheres, negras e negros, LGBTQIA+, pessoas com deficiência, idosas e idosos, jovens e crianças!”, diz um trecho do texto. “Reafirmamos nas ruas que Marighella vive em cada pessoa que luta por democracia!”, completou. (…)

Fonte: DCM