quinta-feira, 26 de dezembro de 2019
Fogos de artifício: um perigo para a saúde.
Os fogos de artifício fazem um lindo espetáculo visual nas festas de réveillon, celebram dias santos e vitórias de times de futebol, divertem crianças e adultos em festas juninas. Por isso, geralmente são relacionados a comemoração, festa, alegria.
Mas essa imagem deve ser desvinculada. Os fogos de artifício são nocivos, perigosos e invasivos, trazendo sérios riscos à população, aos animais e ao meio ambiente.
Algumas cidades já adotaram a queima de fogos silenciosa, mas o problema vai muito além do barulho. Entenda:
Meio Ambiente:
A queima de fogos de artifício emite compostos poluentes para a atmosfera, o que também a caracteriza como uma forma de poluição do ar. Isso tem efeitos não só no meio ambiente, mas na saúde humana.
Há ainda o risco de incêndio, colocando em risco pessoas, faunas, floras e contribuindo ainda mais com a poluição atmosférica.
Humanos:
Sabia que mais da metade dos casos de queimadura de mão são em decorrência do uso de fogos de artifício?
Isso mesmo. Também há risco de queimaduras nos olhos, inclusive com perda de visão, amputamento de membros e problemas auditivos gerados pelos estampidos.
Eles causam estresse nas crianças, incomodam quem está dormindo e pessoas em hospitais. Podem causar ataque epilético, ataque cardíaco e desnorteamento.
O barulho de fogos de artifício é nocivo principalmente para as pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo.
Ou seja, uma forma de divertimento altamente perigosa, que faz mal não só a quem assume o risco e solta fogos, mas até a quem está a quilômetros de distância.
Animais:
Quem tem um animalzinho de estimação sabe o quanto o barulho dos fogos provoca reações de estresse e ansiedade neles.
No desespero de fugir do barulho, eles podem ficar desnorteados, agressivos, se machucarem ou fugirem. Podem ainda sofrer ataques cardíacos, convulsões e ter a audição prejudicada.
Essas reações podem acontecer em animais silvestres também.
segunda-feira, 16 de dezembro de 2019
Marcelo Britto e Helon Leal recebem o troféu Offcine 19
No dia 7 de dezembro, aconteceu a noite de premiação da Mostra de Cinema OffCine 19, realizada no Teatro Capitólio, em Varginha, 61 prêmios foram distribuídos entre os filmes concorrentes, de curta, média e longa metragens.
Lily is dead concorreu na categoria Filmes do Sul de Minas e levou dois prêmios: Marcelo Britto, Melhor Fotografia e Helon Leal, Melhor Trilha Sonora.
terça-feira, 10 de dezembro de 2019
Tem Sarau no final de semana
SARAU 3... É dia 14/12.. Sábado.. Às 20:00h.. No Restaurante do Gui (R. Professor Antonio de Oliveira Filho, 125 - Centro - Na descida para a EsSA, Três Corações/MG. ENTRADA FRANCA. Fechamento de 2019 com muita Música/Poesia/Teatro e muito mais ArteCultura!
domingo, 8 de dezembro de 2019
No próximo final de semana tem Fest & Arte
De 13 a 15 de dezembro acontece no Centro Cultural Parque das Ruínas, Santa Teresa, Rio de Janeiro, mais uma edição do Fest & Arte que consiste em uma competição de esquetes, além de apresentações de variadas atividades artísticas.
Este blogueiro iria participar mais uma vez do juri de espetáculos adultos, infelizmente por recomendação médica não poderei viajar, porém a família estará bem representada por Beatriz Almeida que fará parte do juri infantil.
OFFCINE 19 termina em noite de gala
Sábado, 7 de dezembro, foi dia de festa para o cinema em Varginha. 61 prêmios foram distribuídos entre os filmes concorrentes, de curta, média e longa metragens.
Na categoria Sul de Minas, o grande vencedor foi "O Sereno Mortal", dirigido por Marcelo Leme, agraciado com 4 troféus, Melhor Filme; Melhor Roteiro; Melhor Direção e Melhor Ator. "Lily is dead" dirigido por Antonio Almeida foi premiado como Melhor Trilha Sonora e Melhor Fotografia; "Solitude", de Maria Magalhães ficou com o prêmio de Melhor Atriz e "Escadaria", de Alexandre Felix de Carvalho o de Melhor Montagem.
Nas fotos, parte dos premiados e o diretor de Lily is dead, recebendo seus prêmios.
Completou a noite, um baile de máscaras que varou a madrugada!
Assinar:
Postagens (Atom)