sábado, 30 de março de 2019
Um dia, 21 anos de ditadura
No dia 1º. de abril de 1964, tropas amotinadas do Exército Brasileiro depõem o presidente constitucional e democraticamente eleito do Brasil, João Goulart. O cargo presidencial foi declarado vago pelo Congresso Nacional ainda em presença do legítimo presidente em território Nacional.
Iniciava-se um regime autoritário que suprimiu liberdades e direitos civis e políticos, massacrou a oposição, perseguiu, sequestrou, torturou, matou e desapareceu com os corpos de militantes da resistência democrática.
Tal como hoje em que as liberdades democráticas estão sob ataque, o golpe militar contou com apoio da coalizão de todos os setores conservadores e reacionários do país.
Soube-se, anos depois, do papel absolutamente decisivo do imperialismo estadunidense, de lideranças políticas, empresariais, midiáticas e eclesiásticas que concorreram para que os setores militares que tomaram a frente do novo regime chegassem a essa intervenção militar que durou mais de 21 anos de autoritarismo.
Os partidos políticos abaixo signatários manifestam sua perplexidade com a desfaçatez com que o Presidente da República, Jair Bolsonaro, adota como chefe de Estado, ao arrepio da Constituição e da Lei, o discurso de louvação desse regime de exceção que marcou sua atuação como parlamentar e candidato. Repudiam a convocação pelo Presidente da República de atos de desagravo ao regime militar e aos piores algozes da democracia produzidos naquele período.
Não aceitam que qualquer instituição da República promovam o revisionismo histórico e negligenciem a verdade dos fatos que a sociedade brasileira pacientemente veio construindo nos anos de democracia que se sucederam ao regime de exceção, cujo ápice se encontra no relatório da Comissão Nacional da Verdade que concluiu seus trabalhos em 2014.
Assim, os partidos políticos que se expressam nessa nota apoiam os questionamentos formais feitos desses atos do novo Governo pelo Ministério Público Federal, no âmbito do Congresso Nacional e pela sociedade civil brasileira. Se associam aos atos convocados em todo o país pela democracia, pelo Estado Democrático de Direito, pelos Direitos Humanos e pelo Direito à Memória, à Verdade e a Justiça. Se irmanam às vítimas da ditadura, suas famílias e entidades representativas, na denúncia de seu sofrimento e na sua luta por reparação. E reafirmam seu compromisso de continuar lutando contra os retrocessos sociais, econômicos e culturais que vêm sendo impostos ao povo brasileiro e à soberania da Nação por este novo Governo, cujas condições de governar vão desabando perante a população por desatinos e provocações como as que se anunciam para o 31 de março e o 1º. de abril de 2019.
Memória, Verdade, Justiça!
Ditadura Nunca Mais
Democracia Já
Juliano Medeiros – Presidente nacional do PSOL
Carlos Luppi – Presidente nacional do PDT
Carlos Siqueira – Presidente nacional do PSB
Edmilson Costa – Secretário-geral nacional do PCB
Gleisi Hoffmann – Presidenta nacional do PT
Luciana Santos – Presidenta nacional do PCdoB
terça-feira, 26 de março de 2019
19ª FLIC - Campanha
Será realizada em Campanha, nos dias 4, 5 e 6 de abril, a 19ª FLIC com intensa programação e venda de livros novos e usados ao preço de R$2,00. O evento ocorrerá no Ginásio Poliesportivo José Augusto Paiva "Canário", no bairro Xororó, das 8 às 22 horas.
domingo, 24 de março de 2019
II Fórum Alternativo das Águas Minerais
II Fama - Fórum Alternativo das Águas Minerais, acontecerá em Cambuquira, no Circuito das Águas, nos dias 13 e 14 de abril.
Contará com a presença de estudiosos e pesquisadores de temas relacionados à Água Mineral, abrangendo várias áreas.
Também haverá atividades que despertem os sentidos através das Artes e da contemplação dos Astros e da Natureza, permitindo a consciência de preservação ambiental atingir níveis profundos.
O evento é gratuito e fornecerá certificado de participação.
quinta-feira, 14 de março de 2019
1ª Mostra de Cinema Argentino - DE MUJERES
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, será realizada em Belo Horizonte a 1ª Mostra de Cinema Argentino - DE MUJERES
Ideia, produção e realização das argentinas Luisina López Ferrari (produtora audiovisual) e Marina Lomazzi (produtora cultural), Relização da Fundação Clóvis Salgado, Co-realização de Centro Cultural Argentino - CCA e Apoio Institucional do Consulado Geral da República Argentina em Belo Horizonte.
Na Mostra serão exibidos filmes de diretoras argentinas e tem por objetivo compartilhar a experiência de mulheres atrás da câmera, assim como espelhar os diferentes papéis interpretados nos filmes, com personagens protagonistas mulheres.
Data: 13, 14 e 15 de março
Local: Cine Humberto Mauro - Palácio das Artes.
ENTRADA GRATUITA!!
Retirada de ingressos: 1 hora antes da exibição
sexta-feira, 8 de março de 2019
Pintando 7 Com Gaspar
Pintando 7 Com Gaspar é um reality cultural automotivo para a internet e televisão com 16 episódios de aproximadamente 20 minutos .
A ideia do reality- show nasceu do desejo da atriz e produtora cultural Kellys Kelfis e da publicitária Suzy Leal. Em dupla, elas pretendem desbravar o país a bordo de um Fusca apelidado de Gaspar, mergulhando em arte, cultura, turismo local, culinária e habitantes dessas cidades. Kellys e Suzy também vão levar um pouco de suas próprias vivências para onde passarem, em sinergia com as cidades visitadas.Serão duas temporadas gravadas nessa primeira viagem de ida e volta, do Rio de Janeiro até a última parada em Natal, no Rio Grande do Norte, com 16 episódios no total.Teremos em cada estado o projeto "Cinemando com Gaspar", a projeção de um filme de curta-metragem na praça mais movimentada da cidade escolhida no estado visitado. O filme tem que ser de um cineasta local. Após cada sessão, teremos um bate-papo sobre o filme assistido e a produção cinematográfica .O objetivo desse projeto é conhecer cidades no interior do Brasil, mostrando suas belezas e principais características culturais e regionais, assim como sua gastronomia, e ainda fomentar o cinema e formar plateias, para estimular os cineastas locais, valorizando o cinema brasileiro através de seus curtas.Para tirar o projeto do papel, Kellys e Suzy colocaram em prática um piloto em uma viagem que fizeram do Rio de Janeiro até Paraty e a vila de Trindade, no estado do Rio.Empreendedoras da arte e da cultura e apaixonadas por viajar, elas pretendem conduzir os telespectadores a aventuras pelos locais visitados. O objetivo é que tanto os participantes quanto os telespectadores adquiram conhecimentos inusitados sobre as cidades. Também estão na pauta questões femininas - Kellys e Suzy ainda provam que são boas motoristas na estrada e mostram como encarar com bom humor uma viagem tão extensa em um carro antigo.
Por se tratar de um reality, imprevistos podem acontecer e serão muito bem-vindos e aproveitados. A primeira saída acontece no final de abril, da cidade do Rio de Janeiro para Natal, no Rio Grande Norte, passando por Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Pernambuco e Paraíba!
O projeto tem a produção executiva da Nozes Produções tendo a Gato Cinza filmes como produtora associada.
quinta-feira, 7 de março de 2019
ABRIL POÉTICO 2019 – ÁGUA E MINÉRIO
XV EDIÇÃO: de 29 de março a 5 de maio abrangendo oito cidades mineiras. O Circuito das Águas, no Sul de Minas, ocorrerá nas cidades de Três Corações, Cambuquira, Campanha e Lambari. O Circuito do Minério, na região Central de Minas, perpassa o mês de abril nas cidades de Conselheiro Lafaiete (cidade-sede), Ouro Preto, Belo Horizonte e Congonhas. Cidades convidadas: Luminárias e Betim.
Dentro da programação haverá ainda a Mostra Cultural Santa Matilde comemorando os 50 anos da Matriz do Bom Pastor r os 20 anos da Lesma e os 30 anos da primeira Mostra Cultural do bairro Santa Matilde. .
Como nos anos anteriores, este Salão de Poesia contará com recitais, exposições, artesanato, lançamentos, shows musicais, artes plásticas, fotografia, cinema valorizando os artistas locais e promovendo intercâmbio com outras cidades mineiras.
Abril Poético – Divulgando Minas Através da Poesia.
Assinar:
Postagens (Atom)