quinta-feira, 26 de dezembro de 2019

Fogos de artifício: um perigo para a saúde.

Os fogos de artifício fazem um lindo espetáculo visual nas festas de réveillon, celebram dias santos e vitórias de times de futebol, divertem crianças e adultos em festas juninas. Por isso, geralmente são relacionados a comemoração, festa, alegria. Mas essa imagem deve ser desvinculada. Os fogos de artifício são nocivos, perigosos e invasivos, trazendo sérios riscos à população, aos animais e ao meio ambiente. Algumas cidades já adotaram a queima de fogos silenciosa, mas o problema vai muito além do barulho. Entenda: Meio Ambiente: A queima de fogos de artifício emite compostos poluentes para a atmosfera, o que também a caracteriza como uma forma de poluição do ar. Isso tem efeitos não só no meio ambiente, mas na saúde humana. Há ainda o risco de incêndio, colocando em risco pessoas, faunas, floras e contribuindo ainda mais com a poluição atmosférica. Humanos: Sabia que mais da metade dos casos de queimadura de mão são em decorrência do uso de fogos de artifício? Isso mesmo. Também há risco de queimaduras nos olhos, inclusive com perda de visão, amputamento de membros e problemas auditivos gerados pelos estampidos. Eles causam estresse nas crianças, incomodam quem está dormindo e pessoas em hospitais. Podem causar ataque epilético, ataque cardíaco e desnorteamento. O barulho de fogos de artifício é nocivo principalmente para as pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo. Ou seja, uma forma de divertimento altamente perigosa, que faz mal não só a quem assume o risco e solta fogos, mas até a quem está a quilômetros de distância. Animais: Quem tem um animalzinho de estimação sabe o quanto o barulho dos fogos provoca reações de estresse e ansiedade neles. No desespero de fugir do barulho, eles podem ficar desnorteados, agressivos, se machucarem ou fugirem. Podem ainda sofrer ataques cardíacos, convulsões e ter a audição prejudicada. Essas reações podem acontecer em animais silvestres também.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Marcelo Britto e Helon Leal recebem o troféu Offcine 19

No dia 7 de dezembro, aconteceu a noite de premiação da Mostra de Cinema OffCine 19, realizada no Teatro Capitólio, em Varginha, 61 prêmios foram distribuídos entre os filmes concorrentes, de curta, média e longa metragens. Lily is dead concorreu na categoria Filmes do Sul de Minas e levou dois prêmios: Marcelo Britto, Melhor Fotografia e Helon Leal, Melhor Trilha Sonora.

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Tem Sarau no final de semana

SARAU 3... É dia 14/12.. Sábado.. Às 20:00h.. No Restaurante do Gui (R. Professor Antonio de Oliveira Filho, 125 - Centro - Na descida para a EsSA, Três Corações/MG. ENTRADA FRANCA. Fechamento de 2019 com muita Música/Poesia/Teatro e muito mais ArteCultura!

domingo, 8 de dezembro de 2019

No próximo final de semana tem Fest & Arte

De 13 a 15 de dezembro acontece no Centro Cultural Parque das Ruínas, Santa Teresa, Rio de Janeiro, mais uma edição do Fest & Arte que consiste em uma competição de esquetes, além de apresentações de variadas atividades artísticas. Este blogueiro iria participar mais uma vez do juri de espetáculos adultos, infelizmente por recomendação médica não poderei viajar, porém a família estará bem representada por Beatriz Almeida que fará parte do juri infantil.

OFFCINE 19 termina em noite de gala

Sábado, 7 de dezembro, foi dia de festa para o cinema em Varginha. 61 prêmios foram distribuídos entre os filmes concorrentes, de curta, média e longa metragens. Na categoria Sul de Minas, o grande vencedor foi "O Sereno Mortal", dirigido por Marcelo Leme, agraciado com 4 troféus, Melhor Filme; Melhor Roteiro; Melhor Direção e Melhor Ator. "Lily is dead" dirigido por Antonio Almeida foi premiado como Melhor Trilha Sonora e Melhor Fotografia; "Solitude", de Maria Magalhães ficou com o prêmio de Melhor Atriz e "Escadaria", de Alexandre Felix de Carvalho o de Melhor Montagem. Nas fotos, parte dos premiados e o diretor de Lily is dead, recebendo seus prêmios. Completou a noite, um baile de máscaras que varou a madrugada!

terça-feira, 26 de novembro de 2019

Três filmes disputam os troféus do OFFCINE 19, na categoria Sul de Minas.

Nas fotos cenas, pela ordem, de Lily is dead; O Sereno Mortal; e Escadaria.
Lily is dead, de Antonio Almeida e O Sereno Mortal, de Marcelo Leme com 8 indicações cada (Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Roteiro, Melhor Trilha, Melhor Atriz e Melhor Ator) e Escadaria, de Alexandre Felix de Carvalho, com 7 indicações (Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Montagem, Melhor Roteiro, Melhor Trilha e Melhor Ator) disputam os troféus do OFFCINE 19, o maior Festival de Cinema do interior. Indicada também como Melhor Atriz, Babi Mazzo por sua interpretação no filme Solicitude, de Maria Magalhães. O Festival começa dia 2 de dezembro, as 8 horas e termina dia 7 com as premiações. As exibições serão no Lokomotiv e a premiação no Teatro Capitólio, em noite de gala. Além da Mostra Sul de Minas, outras categorias também disputam as premiações.

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Na próxima semana tem o OFFCINE 19

Terá inicio em Varginha, na próxima segunda-feira, 2 de dezembro, aquele que promete ser o maior festival de cinema independente do país, o OFFCINE 2019 exibirá mais de 50 filmes, em 18 sessões, entre os dia 2 e 7 de dezembro e ao final distribuirá 60 prêmios entre filmes, atrizes, atores, equipe técnica, música, etc.

sábado, 23 de novembro de 2019

Centro Cultural Vagão 98, em Lambari, reúne escritores.

O Salão dos Escritores irá reunir autores da região e amigos para divulgação de suas obras, sessões de autógrafos e confraternização. Estarão presentes os escritores: Luciane Madrid Cesar; Gustavo Valim - Com lançamento do livo: "Passagem"; Karina Maria Silva; Moises Tadeu Terra; Carmem Vieira Brandão; Josenilson de Oliveira; Expedito Gonçalves Dias; Gustavo Uchoas Guimarães; Sandra Regina Rodrigues Teixeira; Hudson Lebourg Vasconcelos.

quarta-feira, 11 de setembro de 2019

Lily is dead em mais uma mostra cinematográfica

O filme "Lily is dead", realizado pela Gato Cinza filmes, com direção de Antonio Almeida e tendo no elenco, Yan Nogueira, Jorge Ferreira, Dimitria, Ana Flávia Saade, Clésio Fortunato, Fernando Falcão, Vera Avelar e o próprio Antonio Almeida, e, contando ainda com Ivi Carvalho (dublê), Malu Amaral (Maquiagem), Adrea Cruz (Still), Helon Leal (Trilha Sonora), Toni Coelho (Captação de Som) e Marcelo Britto (Direção de Fotografia e Edição) está selecionado para 2ª Mostra Off Cine de Cinema que será realizada em Varginha, Minas Gerais, na primeira semana de dezembro.

segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Apoio ao projeto de produção do filme "Menino de Ouro" cresce a cada dia.

O projeto de filmagem do "Menino de Ouro", um argumento de Patrick Moysés, roteiro de Nilber Martins está conquistando a cada dia mais apoio de artistas e pessoas ligadas a arte e cultura no País. Vários apoiadores estão gravando depoimentos que aos poucos serão divulgados pelas redes sociais, os primeiros apoiadores, Anselmo Vasconcelos, que no momento atua em "Zorra", da TV Globo; Jovany Sales Rey, renomado roteirista; Igor Cotrim, que pode ser visto na GloboPlay no seriado "Amor de 4" que foi exibido pela TV-Brasil; Zéu Britto, que se encontra em turnê com o espetáculo "Delírios da Madrugada"; Aryanne Ribeiro, promotora cultural responsável pela Mostra de Cinema de Fama e Daniela Gracindo, Diretora do Projeto Pequeno Cineasta. Outros depoimentos já estão sendo gravados e brevemente serão divulgados pelas redes sociais. Nos próximos dias a equipe do filme colocará na internet a vaquinha virtual onde todos poderão colaborar para a execução do projeto que trata de uma história de superação a exemplo de tantas outras filmadas pelo Cinema no Pano.

domingo, 25 de agosto de 2019

Vem aí "Menino de Ouro" um filme da parceria Cinema no Pano com Gato Cinza filmes

O Cinema no Pano é um projeto cultural situado em Três Corações. O nome do projeto surgiu da necessidade de estender um pano branco ao ar livre e levar cinema para as comunidades mais carentes da região, além de realizar oficinas gratuitas onde são realizadas as exibições, oficinas estas que ensina o básico de produção, edição, fotografia para cinema, animação entre outros para crianças e adolescentes da periferia. Estas oficinas estimulam os alunos a elaborarem um roteiro que ao final do curso transforma-se em um curta metragem exibido no pano estendido. Este ano, diferentemente, o roteiro foi elaborado por um professor de filosofia e trata de um caso de superação, sobre o sonho de um menino, morador de comunidade, em ser jogador de futebol e com as dificuldades da vida tenta ser aliciado para o tráfico. É um tema atual que foi abraçado pelos alunos da oficina e agora vão buscar recursos através de crowdfunding para a realização do filme. A Gato Cinza filmes está firmando parceria com o Cinema no Pano para a realização desse projeto “Menino de Ouro” (título do filme) e espera contar com o apoio que sempre teve dos batalhadores pela arte e cultura. MENINO DE OURO – Roteiro de Nilber Martins, Direção de Patrick Moysés e Antonio Almeida

Nelson Rodrigues será encenado em Campanha

"O viúvo religioso Herculano se encontra em um dilema quando seu irmão, no intuito de ajudá-lo, marca um encontro com uma prostituta. Apesar das memórias da esposa, Herculano se apaixona pela linda Geni, causando um alvoroço na família, especialmente com seu filho único, Serginho, que se recusa a aceitar o novo relacionamento do pai". O texto de Nelson Rodrigues "Toda Nudez Será Castigada" será apresentado em Campanha, dia 31 de agosto, a partir das 19 horas. Produção do Projeto Teatrando, direção de Babi Mazzo, tendo no elenco: Clara Curi, Victor Oliveira, Duda Borges, Luccas Viana, Luiz Felipe, Renan Carlos, Larissa Garotti, Thata Furtado, Igor Medeiros, Wander Parker e Vini Franco. Dia 31/08 - 19 horas - UAITEC - Campanha - MG - IMPERDÍVEL!

sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Bolsonaro é ridicularizado na TV alemã

Borat, bobo da corte e protagonista do clássico de terror Massacre da serra elétrica – essas foram algumas das associações feitas ao presidente Jair Bolsonaro pelo programa humorístico alemão Extra 3, transmitido na noite de quinta-feira (15/08). Atração de horário nobre da ARD, principal rede de televisão pública alemã, o programa satirizou por quase cinco minutos o governo do presidente brasileiro, criticando principalmente sua política ambiental e o desmatamento na Amazônia. O vídeo intercala cenas de Bolsonaro com imagens de cortes de árvores e queimadas na Amazônia, além de atividade agrícola e pecuária. "Um sujeito que não pensa nem um pouco sobre sustentabilidade e emissão de CO2 é o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, o 'Trump do samba'. Mas alguns dizem também 'o boçal de Ipanema'", afirma o apresentador Christian Ehring, em frente a uma fotomontagem de Bolsonaro vestindo a sunga do personagem Borat, criado pelo humorista britânico Sacha Baron Cohen. "Bolsonaro deixa a floresta tropical ser destruída para que gado possa pastar e para que possa ser plantada soja para produzir ração para o gado", continua Ehring, após mencionar os mais recentes dados sobre desmatamento no Brasil e diante de outra montagem, dessa vez mostrando Bolsonaro com uma serra elétrica nas mãos. "Desde a posse do presidente Jair Bolsonaro, o desmatamento cresceu significativamente e pode continuar aumentando a longo prazo", diz uma voz em off, após aparecer uma foto do líder brasileiro como um "bobo da corte do agronegócio", segurando uma garrafa de pesticida. O apresentador destaca ainda que o presidente "não se importa nem um pouco" com a suspensão de verbas para projetos ambientais anunciada pelo Ministério do Meio Ambiente alemão no fim de semana. "Pegue essa grana e refloreste a Alemanha, tá ok? Lá tá precisando muito mais do que aqui", afirmou Bolsonaro ao reagir com desprezo ao congelamento dos repasses. Ehring também fala sobre o acordo comercial negociado entre a União Europeia e o Mercosul, chamando o pacto de um "romance destrutivo". Atrás dele aparece uma fotomontagem retratando o presidente e a chanceler federal alemã, Angela Merkel, como uma dançarina sentada em seus braços. "Bolsonaro ainda demitiu o chefe do próprio instituto que registrou o desmatamento na floresta tropical, e nomeou a principal lobista da indústria agropecuária como ministra da Agricultura", ressalta o comediante, referindo-se primeiro à demissão de Ricardo Galvão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Continuam abertas as inscrições para o Fest & Arte

As INSCRIÇÕES para os editais da 7º edição do Fest & Arte FORAM PRORROGADAS até o dia 30 de setembro, tanto no "Edital de Espetáculos Adulto e Infantil" quanto no "Edital de Curta Metragens Online". O Fest & Arte 2019 está cheio de surpresas e novidades... Para se inscrever, acesse AQUI. Não perca a oportunidade e vem fazer parte de mais uma edição desse evento incrível!

segunda-feira, 29 de julho de 2019

OAB emite Nota de Repúdio às declarações de Jair Bolsonaro

A Ordem dos Advogados do Brasil, através da sua Diretoria, do seu Conselho Pleno e do Colégio de Presidentes de Seccionais, tendo em vista manifestação do Senhor Presidente da República, na data de hoje, 29 de julho de 2019, vem a público, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo artigo 44, da Lei nº 8.906/1994, dirigir-se à advocacia e à sociedade brasileira para afirmar o que segue: 1. Todas as autoridades do País, inclusive o Senhor Presidente da República, devem obediência à Constituição Federal, que instituiu nosso país como Estado Democrático de Direito e tem entre seus fundamentos a dignidade da pessoa humana, na qual se inclui o direito ao respeito da memória dos mortos. 2. O cargo de mandatário da Chefia do Poder Executivo exige que seja exercido com equilíbrio e respeito aos valores constitucionais, sendo-lhe vedado atentar contra os direitos humanos, entre os quais os direitos políticos, individuais e sociais, bem assim contra o cumprimento das leis. 3. Apresentamos nossa solidariedade a todas as famílias daqueles que foram mortos, torturados ou desaparecidos, ao longo de nossa história, especialmente durante o Golpe Militar de 1964, inclusive a família de Fernando Santa Cruz, pai de Felipe Santa Cruz, atingidos por manifestações excessivas e de frivolidade extrema do Senhor Presidente da República. 4. A Ordem dos Advogados do Brasil, órgão máximo da advocacia brasileira, vai se manter firme no compromisso supremo de defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, e os direitos humanos, bem assim a defesa da advocacia, especialmente, de seus direitos e prerrogativas, violados por autoridades que não conhecem as regras que garantem a existência de advogados e advogadas livres e independentes. 5. A diretoria, o Conselho Pleno do Conselho Federal da OAB e o Colégio de Presidentes das 27 Seccionais da OAB repudiam as declarações do Senhor Presidente da República e permanecerão se posicionando contra qualquer tipo de retrocesso, na luta pela construção de uma sociedade livre, justa e solidária, e contra a violação das prerrogativas profissionais.// Brasília, 29 de julho de 2019// Diretoria do Conselho Federal da OAB// Colégio de Presidentes da OAB// Conselho Pleno da OAB Nacional//

O discurso do ódio e da brutalidade de Jair Bolsonaro.

Foto: Portal CTB
Por Helena Chagas///PUBLICADO NO PORTAL OS DIVERGENTES///A questão não é a defesa da exploração mineral em áreas indígenas, pois isso há muito tempo faz parte do debate – e deve ser decidido no Congresso Nacional. O problema é o discurso de um presidente da República que quer fazer os índios deixarem e ser índios e saírem de seus “zoológicos”, abrindo caminho a atos de brutalidade como a invasão da aldeia Waiãpi por garimpeiros e o assassinato do cacique Emyra – do qual Jair Bolsonaro duvidou esta manhã. Com todo esse estímulo para defender os índios, a Funai e a Polícia Federal levaram três dias para chegar à aldeia.Para muitos que votaram nele, também não foi um grande problema, por si só, o fato de o presidente da República ser um militar que, lá em 1964, esteve ao lado do golpe. Mas mesmo esses devem estar estarrecidos com as palavras de Jair Bolsonaro nesta manhã, quando agrediiu o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, com o mais abjeto dos discursos, afirmando que, se ele quisesse, poderia explicar como o pai dele, Fernando Santa Cruz, desapareceu durante a ditadura militar. O que fez o presidente da OAB? Deixou que a entidade impedisse que a Polícia Federal quebrasse o sigilo telefônico de um dos advogados de Adélio Bispo, autor das facadas que levou na campanha eleitoral. É possível também que, ao investir contra a OAB, Bolsonaro esteja querendo intimidar a instituição, que tem tido papel importante na defesa de direitos junto ao Judiciário.Imaginávamos que essa página já estivesse virada com o reconhecimento, pelo Estado, das atrocidades que resultaram nos mortos e desaparecidos da ditadura. Mas o discurso do ódio e da brutalidade de Jair Bolsonaro a trouxe de volta. E talvez, do ponto de vista histórico, essa tentativa diária de corrosão dos valores que forjaram a democracia em que vivemos hoje, e que permitiu sua eleição, seja o maior dano do governo do capitão ao Brasil. Pior até do que a inépcia e a incapacidade de governar e resolver problemas como o desemprego e a estagnação econômica. Foram necessários muitos anos, muito sofrimento e muitas vidas para derrubar a ditadura. Foi uma conquista da sociedade brasileira que, dividida em 1964, juntou-se vinte anos depois contra o regime militar – depois de muita censura e arbítrio. Depois, sobretudo, de a classe média conservadora que fora às ruas defender o golpe ver seus filhos serem mortos, torturados, desaparecidos. É bem possível que tenham aprendido a lição, e quem sabe a tenham transmitido a seus filhos e netos. Porque, a esta altura, a missão de defender a democracia e os valores duramente conquistados contra o discurso do ódio a da brutalidade não é apenas das instituições. É de toda a sociedade. Passou da hora de encarar as afirmações tresloucadas de Bolsonaro como exotismos inofensivo. Nota do Blog: Nojo desse que foi eleito presidente.

sábado, 20 de julho de 2019

Sem Cultura uma comédia genial

Foto:Antonio Almeida
O espetáculo teatral “Sem Cultura” criação coletiva do Grupo Cultiv'art é uma colagem de pequenas histórias do dia-a-dia, com olhar criativo, crítico e bem humorado. Encenado por Babi Mazzo, Dimitria, Henrique Monteiro, Jorge Ferreira, Larissa Benassi, Marcelo Mendes Brito e Rafael Matos a comédia arrancou gargalhadas do público presente ontem, 19/7, na Associação Comercial de Três Corações. Esperamos que espaços culturais de nossas diversas cidades leve o "Sem Cultura" para alegrar os espectadores locais, pois é um sucesso garantido.

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Pintando 7 com Gaspar - A aventura

Após 65 dias na estrada e oito Estados visitados, o fusca Gaspar retorna ao Rio. Foram mais de 9.000 km rodados por Kellys Kelfis, que fez a direção e apresentação do reality automotivo cultural e Malu Amaral que fez a direção de fotografia. Um projeto da Nozes Produções, tendo a Gato Cinza filmes como associada e o apoio da Europa filmes. A ideia do reality foi de mostrar as diversas formas de cultura dos locais visitados, além da arquitetura, costumes e culinária. Agora resta esperar a edição final para sentirmos parte da cultura brasileira retratada pelas nossas desbravadoras.

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Pintado 7 com Gaspar: A aventura continua...

E o destemido Fusca Gaspar continua sua aventura, agora de volta ao Rio de Janeiro, no momento as aventureiras Kellys Kelfis e Malu Amaral estão na belíssima Chapada Diamantina, no Estado da Bahia.

quinta-feira, 11 de julho de 2019

Dia 19 o teatro pede passagem em Três Corações

Dia 19/07/2019 às 20h o grupo Cultiv'art apresentará na Associação Comercial de Três Corações (ao lado da Rodoviária) a peça "Sem Cultura". Nesses tempos sombrios que se avizinham para cultura brasileira resistir é preciso. Vamos todos prestigiar.

quinta-feira, 27 de junho de 2019

MOSCA 12 - Mostra Brasil

A BRASIL é a mais antiga e maior mostra da MOSCA. Este ano são 32 filmes selecionados. Agradecemos a todos os inscritos na 12ª MOSCA. A PARTEIRA, Catarina Doolan, DOC, RN, 2019// ANTES DO LEMBRAR, Luciana Mazeto e Vinícius Lopes, DOC, RS, 2018// BICHA-BOMBA, Renan de Cillo, DOC, PR, 2018// BRASIL X HOLANDA, Caroline Biagi, FIC, PR, 2018// COLÔNIA, Fernanda Ramos, FIC / EXP, SP/RJ, 2018// ESSA VALSA É MINHA, Rene Brasil, FIC, SP, 2018// ESTRANHO ANIMAL, Arthur B. Senra, ANI / EXP, MG/DF, 2019// GRAVIDADE, Amir Admoni, ANI, SP, 2018// IMAGINÁRIO, Cristiano Burlan, DOC, SP, 2018// INCONFISSÕES, Ana Galizia, DOC, RJ, 2018// ITAPOCU, André Senna, DOC, SC, 2019// LIVRO E MEIO, Giu Nishiyama, Pedro Nishi, ANI, SP, 2019 (foto)// MEGG - A MARGEM QUE MIGRA PARA O CENTRO, Larissa Nepomuceno, Eduardo Sanches, DOC, PR, 2018// MEIO FILME DE FAMÍLIA. MEIO FILME DE VIAGEM., Pedro Riera, DOC, SP, 2019// MENINO PÁSSARO, Diogo Leite, FIC, SP, 2018// MESMO COM TANTA AGONIA, Alice Andrade Drummond, FIC, SP, 2018// MINI MISS, Rachel Daisy Ellis, DOC, PE, 2018// NOME DE BATISMO – FRANCES, Tila Chitunda, DOC, PE, 2019// O NÓ DA CANA TAMBÉM DÁ GARAPA, Marco Escrivão, DOC, SP, 2018// OS INSÊNICOS, Rafaela Uchoa, DOC, BA, 2017// POÉTICA DE BARRO, Giuliana Danza, ANI, MG, 2019// PRIMEIRO ATO, Matheus Parizi, FIC, SP, 2019// PRÓXIMA, Luiza Campos, FIC, SP, 2018// RESPEITO, MAS NÃO ACEITO, Direção coletiva, DOC / EXP, SP, 2017// SANGRO, Tiago Minamisawa, Bruno H Castro e Guto BR (codireção), DOC / ANI, SP, 2019// SEIVA, Ramon Batista, FIC, PB, 2019// SEM ASAS, Renata Martins, FIC, SP, 2019// SOBRE IMAGEM E SEMELHANÇA, Felipe Tomazelli e Ricardo Martensen, DOC, SP, 2018// TEA FOR TWO, Julia Katharine, FIC, SP, 2018// TODA SOMBRA PARECE VIVA, Leandro Afonso, FIC, SP, 2019// UM GUARDA REAL, Luis Felipe Labaki, FIC, SP, 2019// @DISEXTA, André Catoto, DOC, SP, 2018// A 12ª MOSCA - Mostra Audiovisual de Cambuquira acontece entre 10 e 14 de julho de 2019.

quarta-feira, 26 de junho de 2019

MOSCA 2019 - Mostra Infanto Juvenil

De quinta a sábado, 11 a 13/07, sempre às 13h30, as crianças podem assistir aos filmes da MOSTRA INFANTOJUVENIL. Conheça os selecionados: A GALINHA RUIVA, Irson Jr, Alunos do CMEI Princípio do Saber, ANI, ES, 2019// ÂNIMA | ÁNIMA, Syma Kahil, Laura Catalina G. Jiménez, Carlos E. Gonzáles Penagos, Marco Antonio Castillejos, Laura González Cózar, Neus Brasó Vives, ANI, ESPANHA, 2018// AS AVENTURAS DE PETY, Anahi Borges, ANI, SP, 2019// CAT LAKE CITY, Antje Heyn, ANI, ALEMANHA, 2019// CHIRIPAJAS, Olga Poliektova, Jaume Quiles, ANI, RUSSIA/ESPANHA, 2017// GURI, Adriano Monteiro, FIC, ES, 2019// LILY'S HAIR, Raphael Gustavo da Silva, FIC, GO, 2019// MACACO ALBINO:SISO, Leandro Robles, FIC / ANI, SP, 2019// MEU MELHOR AMIGO, Laly Cataguases, ANI, MG, 2018 (foto)// MYTIKAH, O LIVROS DOS HERÓIS - CHIQUINHA GONZAGA, Hygor Amorim e Jonas Brandão, ANI, SP , 2019// MYTIKAH, O LIVROS DOS HERÓIS - PAGU, Hygor Amorim e Jonas Brandão, ANI, SP, 2019// MYTIKAH, O LIVROS DOS HERÓIS - TIRADENTES, Hygor Amorim e Jonas Brandão, ANI, SP, 2019// NOVA IORQUE, Leo Tabosa, FIC, PE, 2018// O EXTRAORDINÁRIO CIRCO DO BIPO, Juliet Jones, ANI, DF, 2018// O MENINO LEÃO E A MENINA CORUJA, Renan Montenegro, FIC, DF, 2017// O MENINO QUE FOI NA CASA DO VENTO NORTE, Irson Jr, Alunos do CMEI Princípio do Saber, ANI, ES , 2019// OPOSTOS POLARES | POLAR OPPOSITES, Diana Wey, ANI, REINO UNIDO/BRASIL, 2018// PULO, Ana Schilling e Luiza Perocco, FIC, SP, 2018// SEM GRAVIDADE | SANS GRAVITÉ , Charline Parisot, Jérémy Cissé, Fioretta Caterina Cosmidis, Flore Allier-Estrada, Maud Lemaître-Blanchart, Ludovic Abraham, ANI, FRANÇA, 2018// SOB MEDIDA | SUR MESURE, Léa Cousty, Chloé Astier, Raphaël Guez, Mélanie Fourgeaud, Hugo Bourriez, Victoire Le Dourner, ANI, FRANÇA, 2018// SOBRE A GENTE, Analucia Godoi, ANI, ES, 2018//

terça-feira, 25 de junho de 2019

12ª MOSCA: Seleção internacional

A VISITA | LA VISITA, Oriol Gispert, DOC / EXP, ESPANHA, 2018/// BILHÃO | MILIARD, Evgheni Dudceac, FIC , MOLDÁVIA / ROMÊNIA, 2018/// COLEÇÕES PASSADAS DE RUANDA | WORN STORIES OF RWANDA, Daniel Theo Giesen, DOC, RUANDA, 2018 TERRA MOLHADA | TIERRA MOJADA, Juan Sebastián Mesa, FIC, COLÔMBIA, 2017/// SALIMA, Marie Cécile Lucas, FIC, FRANÇA, 2018/// PORTO | JETER L'ANCRE UN SEUL JOUR, Paul Marques Duarte, FIC, FRANÇA, 2018/// LOLO, Leandro Goddinho e Paulo Menezes, FIC, ALEMANHA, 2019/// ROMANCE DA TERNURA TARDIA | ROMANCE DE LA TERNURA TARDÍA, Ana Bugni, DOC, ARGENTINA, 2018/// SALAM , Claire Fowler, FIC, EUA / REINO UNIDO, 2018/// TERCEIRO TIPO | THIRD KIND, Yorgos Zois, FIC, CROÁCIA / GRÉCIA, 2018 (foto)/// VOCÊ É VOLLEYBALL?! | ARE YOU VOLLEYBALL?! , Mohammad Bakhshi, FIC, IRÃ, 2018/// PERÍODO, Danissa Angulo, FIC , CHILE, 2018/// NA FRONTEIRA | ON THE BORDER, Wei Shujun, FIC, CHINA, 2018/// NOVE CINCO | NUEVE CINCO, Tomás Arcos, DOC, ALEMANHA, 2018/// BLESSY, Susana González, Sílvia Cepero e Carme Gomila, DOC, ESPANHA, 2018/// ROUBAR-TE UMA NOITE | ROBARTE UNA NOCHE, Fernando Vera Moreno, FIC, ESPANHA, 2018/// A MOSCA acontece entre 10 e 14 de julho.

quarta-feira, 19 de junho de 2019

terça-feira, 18 de junho de 2019

12ª MOSCA divulga selecionados para a Sessão da Meia Noite

Conheça os selecionados para a SESSÃO DA MEIA NOITE da 12ª MOSCA - Mostra Audiovisual de Cambuquira: 8 PATAS, Fabrício Rabachim, Gabriel Barbosa, Pietro Nicolodi, ANI / FIC, SP, 2018/// A MÃO, Kapel Furman, FIC / EXP, SP, 2018/// CASULOS, Joel Caetano, FIC, SP, 2017/// NÃO ACORDE, Roberto Rogato, FIC / EXP, SP, 2018/// PARANOIA DOCE, Evandro Scorsin, FIC, PR, 2018/// PAPA-FIGO, Alex Reis, FIC, SP, 2018/// UM HOMEM DOCE | UN HOMBRE DULCE, Javier Chavanel, FIC, ESPANHA, 2018 (foto) /// A sessão acontece na sexta, 12 de julho às 23h59

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Lily is dead está na 12ª MOSCA

MOSCA 12 publica selecionados da Mostra Mineira

Novidades da programação: a 12ª MOSCA terá uma nova mostra de curtas. A MOSTRA MINEIRA este ano tem seu foco em filmes produzidos em cidades do interior de Minas Gerais, com 14 títulos selecionados. A MULHER QUE EU ERA, Karen Suzane, FIC, Contagem/MG, 2019 AS INVENTARIANTES, Nei Francisco, FIC, Varginha/MG, 2019 ELA, ARTISTA., Maria Magalhães, EXP, Campanha/MG, 2018 IMPERMEÁVEL PAVIO CURTO, Higor Gomes, FIC, Sabará/MG, 2018 LILY IS DEAD, Antonio Almeida, FIC, Cambuquira,Três Corações/MG, 2019 MISS HIPOCONDRIA, Lucas Marques, FIC, Varginha/MG, 2019 MOÇAMBIQUE DE BELÉM, Arthuro Alves, DOC, Uberlândia/MG, 2018 NOVE ÁGUAS, Gabriel Martins e Comunidade do Quilombo dos Marques, FIC, Belo Horizonte, Carlos Chagas/MG, 2019 SANTA, Marco Andrade, FIC, Cataguases/MG, 2018 SOBRE ÂNGULOS, Direção coletiva, DOC, Varginha/MG, 2017 SPACE INVADERS, Diogo D'Melo, FIC, Juiz de Fora/MG, 2019 TEORIA SOBRE UM PLANETA ESTRANHO, Marco Antonio Pereira, FIC, Cordisburgo/MG, 2019 UM CERTO MARALONSO, Samuel Fortunato, DOC, Ubá/MG, 2018 ZÉ DA VIOLA, Alexandre Felix, DOC, São Lourenço/MG, 2018 A 12ª MOSCA acontecerá entre 10 e 14 de julho em Cambuquira-MG, no antigo cinema (Av. Virgílio de Melo Franco, 481).

quinta-feira, 30 de maio de 2019

E continua a polêmica do corte das árvores por uma pousada em Cambuquira

Como se pode ver na publicação do dia 27 de maio deste blog, com um adendo no dia 28 da nota da pousada em questão, o impasse sobre o corte das árvores continua. Nota-se que na publicação a Pousada fala em comunicado aos órgãos ambientais e não em autorização dos órgãos ambientais.

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Cambuquira em uma batalha ambiental

Proprietários de uma pousada no centro de Cambuquira estão cortando árvores que compunham um pomar onde era o antigo lar das Irmãs Carmelitas na cidade o que tem revoltado a população uma vez que, segundo informações colhidas por este blog, não há autorização dos órgãos ambientais para os referidos cortes. É lamentável tal situação pois grande parte das árvores, em sua maioria frutíferas, possui mais de 60 anos, lembro-me bem de colher mangas naquele pomar em minha infância.Lamentável ainda é saber que um dos proprietários da pousada em questão foi candidato a prefeito da cidade e fico me perguntando o que seria das árvores de Cambuquira se o mesmo fosse eleito. É bom lembrar também que o mesmo cidadão está tendo problemas com o Patrimônio Histórico uma vez que distorceu a aparência de prédio onde funcionava um dos tradicionais hotéis do município. Hoje, 28 de maio, a Pousada Bela Vista emitiu uma nota justificando os cortes, a qual publicamos. Este blog espera que o impasse chegue logo a uma solução.

quarta-feira, 15 de maio de 2019

Goiânia Mostra Curtas a resistência por meio do audiovisual

Num momento em que a cultura e, especialmente, o audiovisual estão passando por um desmonte no país, em que tudo o que foi conquistado está em retrocesso, realizar um festival desse porte por 19 anos consecutivos mostra a importância e reconhecimento do evento como um dos mais significativos do país na área, reconhecido nacionalmente. A 19ª Goiânia Mostra Curtas será realizada de 8 a 13 de outubro, no Teatro Goiânia, em Goiânia – Goiás, e é composta por cinco mostras competitivas: Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Animação, Curta Mostra Cinema nos Bairros e 18ª Mostrinha, sendo a Mostrinha voltada ao público infanto-juvenil e geral interessado, que articula a rede pública de ensino do estado e município; além de uma mostra especial não competitiva que aborda uma temática relevante do nosso cotidiano para promover a reflexão, a representatividade e a discussão sobre o assunto. A programação paralela segue com lançamentos literários, debates, encontro com realizadores e laboratórios de roteiros audiovisuais. Já na Feira Audiovisual temos painéis, masterclass, oficinas e evento de network. As inscrições para a 19ª Goiânia Mostra Curtas estão abertas no período entre 14 de maio até às 23h59min (horário de Brasília) de 04 de julho de 2019. Veja todas as informações AQUI.

terça-feira, 14 de maio de 2019

Gaspar já está rumo ao Nordeste

O reality pintando 7 com Gaspar deixa Minas Gerais e pega a Rio-Bahia. O próximo destino é Itacaré (fotos), passando por Governador Valadares e Teófilo Otoni. Itacaré é uma pequena cidade localizada no sul do Estado, na chamada Costa do Cacau. O topônimo "Itacaré" se originou do tupi antigo: significa "jacaré de pedra", através da junção dos termos itá (pedra) e îakaré (jacaré). A cidade é um dos principais centros turísticos do litoral sul baiano, se destacando como principal ponto de surfe do estado, além do surf nas belas praias outras atrações a cidade oferece, como passeio de canoa, arvorismo, banho de cachoeira, rafting, caminhada em trilhas ou simplesmente tomar banho em uma de suas belas praias. A noite a cidade ferve em seus bares e em pontos onde a cultura prevalece. O Gaspar estará atento para mostrar cada ponto da cidade. Aguardem!

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Abertas as inscrições para o 20º Festival de Violeiros de Santo Antônio do Grama

Estão abertas até o dia 24 de maio as inscrições para o 20º Festival de Violeiros de Santo Antônio do Grama/ MG, que acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de junho de 2019 na Praça Francisco Luiz Pinto Moreira. As inscrições serão recebidas diretamente pelo site www.festivaldevioleiros.com.br. O regulamento e a programação do festiva também estão disponíveis no site do festival. Reconhecido no ano de 2017 como Patrimônio Cultural Imaterial, o Festival de Violeiros é realizado com recursos do Fundo Municipal do Patrimônio Cultural de Santo Antônio do Grama. No dia 14 de junho acontece a primeira eliminatória e no dia 15, a segunda eliminatória. Já a final acontecerá na noite de domingo, 16 de junho. Na tarde de domingo será realizado o Festival de Cantores Mirins.

sexta-feira, 10 de maio de 2019

Reality automotivo na estrada.

Foto: Reprodução/TV Integração
Foto: Malu Amaral/Gato Cinza
Pintando o 7 com Gaspar já está em em Ubá, na Zona da Mata de Minas Gerais. A “cidade carinho” é um polo moveleiro e tem quase 110 mil habitantes. O município também é conhecido por ser a terra de Ary Barroso , o autor da música “Aquarela do Brasil”. O músico, que é um orgulho para os moradores, está eternizado na Praça São Januário. Ubá também é terra natal do ator Mauro Mendonça, que por coincidência também estava na estrada rumo a sua cidade, em companhia de Rosamaria Murtinho.(Na foto de Malu Amaral, juntos com Kellys Kelfis) O fusca do reality chegou ao final da tarde na cidade, distante a 300 km de seu ponto de partida. O reality é uma produção da Nozes Produções tendo a Gato Cinza filmes como parceira.

Pintando 7 com Gaspar - o reality automotivo na estrada!

Começaram as filmagens do Reality Cultural Automotivo “Pintando 7 com Gaspar” que é uma aventura automobilística de três mulheres a bordo de um fusca chamado Gaspar, que saindo do Rio de Janeiro irá até Natal, no Rio Grande do Norte e, em cada parada será mostrado um pouco da arte local. A primeira etapa será a parada em Juiz de Fora, Minas Gerais. Você pode acompanhar um pouco dessa viagem seguindo no Instagram: @pintando7comgaspar. A Gato Cinza filmes se orgulha de fazer parte dessa viagem!

terça-feira, 7 de maio de 2019

Inscrições reabertas para a 12ª MOSCA - Mostra Audiovisual de Cambuquira

Foto: Gato Cinza
As inscrições para a 12ª MOSCA - Mostra Audiovisual de Cambuquira estão reabertas até 17 de maio. A mostra acontecerá entre 10 e 14 de julho de 2019. Os curtas-metragens deverão ser inscritos em uma das categorias: BRASILEIROS, INTERNACIONAIS ou INFANTO-JUVENIS (para brasileiros ou internacionais). Caso seu filme se adeque à MOSTRA BRASIL e também à MOSTRA INFANTO JUVENIL, você não deve inscrevê-lo duas vezes. Escolha uma e o comitê de seleção estará atento nestes casos para eventualmente convidá-lo para a outra mostra. Antes de fazer sua inscrição, leia o REGULAMENTO da 12ª MOSCA.

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Leri Faria um perda irreparável

Foi enterrado na tarde de ontem (28), no Cemitério da Colina, em Belo Horizonte, o corpo do ator, diretor, narrador, dublador, músico e publicitário Leri Faria Júnior, que morreu aos 63 anos em consequência de um tumor cerebral, descoberto recentemente. Considerado por muitos como um multiartista, Leri faleceu no início da madrugada deste domingo (28). Ele nasceu em Uberaba, no Triângulo Mineiro, e se formou em ciências sociais, em 1976, pela Fafich/UFMG. Adorava cozinhar e se dizia ser um gastrônomo. “Gosto de degustar a vida e sua grande variedade de sabores! Nunca me farto disso...”, dizia sempre. Leri esteve conosco em 2016, no Sarau de Cambuquira ocasião em que desfrutamos de seu talento e simpatia.

Programa da TV Globo mostra água de Cambuquira

O programa "Mais Você, de hoje, 29, abordou a profissão de sommelier e o especialista Mário Telles Júnior, com propriedade abordou a situação em que o sommelier não pode entender somente de vinhos e explanou sobre o atendimento àqueles que não ingerem bebidas alcoólicas, como os muçulmanos e portanto devem ser servidos com água de qualidade, nesse ponto considerou as águas brasileiras como as champanhes das águas, ressaltando a água de Cambuquira (sem citar a marca, mas mostrando nitidamente a garrafa) como a única marca nacional com gás natural, o que substituiria o vinho para aqueles abstêmios. Você pode ver o programa clicando aqui. O quadro onde aparece a água de Cambuquira é o "Profissão de sommelier está em alta no Brasil' aos 00:15´55".

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Vagão 98, em Lambari, terá aulão livre de Brincadeira Zen para crianças.

O Centro Cultural Vagão 98 estará, no próximo sábado, de 10 as 11 horas, proporcionando um Aulão Livre para crianças, no lançamento do curso Brincadeira Zen. Leve um tapetinho. Lícia Bandeira de Mello Ferreira, Pedagoga especialista em Educação infantil com formação em Kids coaching, Yoga com histórias e praticante de yoga e meditação vai, através de contação de histórias e outras brincadeiras e dinâmicas, trabalhar exercícios de respiração, posturas de yoga e meditação. De uma forma lúdica e divertida, a criança pode ter contato com suas emoções e sentimentos bem como conseguir uma maior consciência corporal e autonomia para lidar com as situações diárias. O Centro Cultural Vagão 98 está localizado na Praça Vivaldi Leite Ribeiro, 98 - Centro - Lambari - MG

CARTA ABERTA EM DEFESA DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO

Diante do cenário alarmante, a Spcine manifesta seu repúdio ao que considera o desmonte da política audiovisual brasileira. Os acontecimentos recentes - pedido do Tribunal de Contas da União para suspender novos contratos da ANCINE e paralisação nos repasses da agência - põem em risco um setor responsável por alavancar anualmente mais de R$ 20 bilhões no PIB do país e empregar mais de 330 mil trabalhadores. Em São Paulo, região de atuação direta da Spcine, nos últimos três anos foram 57,2 mil postos de trabalho gerados e mais de R$ 1,1 bilhão movimentados pelas produções que passaram pela cidade. Como empresa ligada ao poder público, a Spcine compreende e reitera a importância da transparência na gestão de recursos públicos. No entanto, reforça a necessidade de um ecossistema inteligente, onde os órgãos de controle entendam e contemplem as particularidades da economia do audiovisual. A Spcine ressalta também que a formulação de políticas públicas exige a participação de entidades de classe e sociedade civil. Só assim é possível criar estratégias eficazes e potentes para a economia brasileira. As recentes notícias, somadas à retirada do patrocínio de empresas públicas de ações de Cultura, acendem uma luz vermelha para o audiovisual brasileiro, botando em risco as conquistas de um setor que se manteve em franco crescimento mesmo com a crise em outros segmentos da economia. Prova da relevância do conteúdo nacional é a participação nos principais eventos de audiovisual do mundo. Ao longo dos últimos anos, o cinema brasileiro marcou presença em festivais e premiações como o Oscar, Sundance (EUA) e Berlim (Alemanha), só para citar alguns. E, mesmo em meio à grave situação, o Brasil estará na edição deste ano do Festival de Cannes (França), com participação em SETE longas-metragens, incluindo a disputa pela Palma de Ouro, maior honraria do cinema mundial, e exibições nas mostras Um Certo Olhar, Quinzena dos Realizadores e L’ACID. Em defesa do cinema nacional, a Spcine está articulada com as entidades de classe para entender e propor saídas para este momento delicado para o audiovisual brasileiro. A empresa espera que medidas urgentes sejam tomadas para que a paralisação tenha fim e as atividades do setor possam ser normalizadas. Atenciosamente, Laís Bodanzky Diretora-presidente