quarta-feira, 29 de outubro de 2014

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Eleição 2014, uma análise.

Respeito a decisão das urnas mas sinto que tenho a obrigação de analisar os resultados sem paixões políticas, até porque votei em Luciana Genro no primeiro turno e somente votei em Aécio Neves pela extrema necessidade democrática de alternância do poder. Temos que levar em conta que Dilma venceu onde ainda existem os maiores bolsões de pobreza, como o norte e o nordeste brasileiro e a força da bolsa-família é muito grande. Especificamente em Minas Gerais Dilma obteve significativa votação no norte do Estado e perdeu em locais mais abastados como a capital e o sul. Por mais que o discurso da presidente eleita seja pela união a própria campanha da coligação que a elegeu foi voltada para uma nítida divisão. Mas a vida segue e teremos mais quatro anos para entender esse governo que se elegeu com apenas 38,16% dos votos, pois dos 142.821.240 eleitores aptos a votar, Dilma obteve 54.501.118 votos. Somados os votos obtidos por Aécio (51.041.155), os em branco (1.921.819), os nulos (5.219.787) e abstenções (30.137.479), totalizando 88.320.240 eleitores que não votaram na presidente eleita, ou seja 61,84% dos eleitores que, teoricamente, são contra a eleita. Espero sinceramente que a união seja conseguida, mas para isso os governistas terão que conviver com uma oposição forte e serão obrigados a ceder em diversos pontos. O que, sinceramente, não acredito.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Em quem votar para presidente

A divergência e o debate são comuns e saudáveis em uma democracia. Podemos discordar em muitos pontos, mas tenho certeza que concordamos nos principais valores básicos, essenciais à sociedade que sonhamos para o futuro. Podemos discordar das privatizações, mas não precisamos aceitar que a roubalheira, o aparelhamento político e a incompetência tomem conta das nossas estatais. Podemos admirar os programas sociais do PT, mas não precisamos aceitar um governo que mente descaradamente que seus adversários acabariam com eles em um óbvio terrorismo eleitoral. Podemos não gostar dos EUA, mas não precisamos apoiar um governo que se alia às piores ditaduras do mundo e defende países terroristas. Podemos não gostar da Globo ou da Veja, mas não precisamos de um governo que tenta controlar a imprensa. Podemos não gostar do PSDB, mas não podemos aceitar um governo, que se dizia guardião da ética, viver mergulhado em escândalos diários, e se aliar e defender a escória da política nacional como Maluf, Collor, Renan, Sarney, Jader Barbalho. Podemos não gostar do Aécio, mas não podemos permitir que todas essas práticas sejam incentivadas, premiadas e perpetuadas. Podemos querer outras alternativas, mas não podemos deixar no poder uma quadrilha cuja cúpula, mesmo presa na Papuda, é tratada como heróis e continua filiada ao partido! Não podemos deixar que continuem a sambar na nossa cara, infiltrando membros no STF para livrar seus pares, comprando o legislativo com mesadas, sangrando nosso país em benefício próprio e de ditaduras e pseudo democracias. Se fizermos isso será um atestado de que somos tão sem-vergonhas quanto eles, que NADA nos choca e tudo pode nessa terra porque não temos mais qualquer capacidade de indignação. Se você não concorda com isso, é hora de mudar. Voto nulo, branco ou abstenção é o mesmo que endossar suas práticas. É hora de união contra aqueles que tentam rachar o país, com um discurso irresponsável e preconceituoso de "nós" contra "eles", "pobres" contra "ricos", "negros" contra "brancos", "povo" contra "elite branca"... Ricos, pobres, mulatos, negros, brancos, sudeste, nordeste, centro-oeste, norte, sul, não importa... Todos juntos contra a podridão desse grupo corrupto e incompetente. FORA, Dilma!

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

FUNDADORA DO PT VAI VOTAR EM AÉCIO

A fundadora do PT e ex-deputada federal Sandra Starling divulgou seu voto em Aécio Neves (PSDB) para presidente. Em seu artigo “Meu voto critico em Aécio é um veto ao voto a Dilma”, Starling diz que é preciso ter coragem para enfrentar os 12 anos de governo “em que o PT se julgou a consciência política do Brasil”, mas foi tão corrupto quanto os demais. A ex-líder do partido na Câmara disse que a censura sobre o IPEA foi a gota d’água. Segundo ela, os dados do IPEA tornariam oficial o que todos já sabem “a desigualdade social não diminuiu” e a lógica da presidenta Dilma é a mesma do ex-ministro da Fazenda Delfim Netto que pregava esconder números que não favorecem o governo. Starling disse que não vai usar o “direito de ser ‘idiota’”, vai votar em Aécio Neves, pois não pode se “calar diante das mentiras que a Dilma vem assumindo” e deve cumprir o “dever de brasileira”. Clique aqui para ler a íntegra do artigo de Sandra Starling no Diário do Poder Fonte: Diário do Poder

"No caminho dos pés" (The Way) Agora no Stockholm Film Festival

O filme "No Caminho dos Pés", dirigido por Stefânia Vasconcellos, recentemente exibido na MOSCA 9, acaba de ser um dos nove selecionados para o Stockholm Film Festival, na Suécia. O filme rodado em Cambuquira está participando de vários festivais e mostras pelo mundo todo. http://www.stockholmfilmfestival.se/en/festival/2014/film/no_caminho_dos_pes

terça-feira, 14 de outubro de 2014

No Caminho dos Pés no Cine Curtas Lapa

O Cine Curtas Lapa é um festival independente e sem fins lucrativos com entrada franca. O Festival tem como meta exibir filmes que foram realizados ou tenham como tema a cidade do Rio de Janeiro a fim de fomentar a indústria do audiovisual brasileira, em especial a de curtas-metragens cariocas no bairro mais tradicional da noite da cidade. A ideia é levar ao público da Lapa uma programação de curtas, médias e longas-metragens enriquecendo a vida cultural do bairro boêmio. A partir do segundo ano do Festival (2013), a direção abriu as portas para produções do mundo inteiro tornando o Cine Curtas Lapa 'plural e multicultural' como é a querida Lapa. "No Caminho dos Pés" está concorrendo na mostra competitiva o troféu "Seu Zé".

domingo, 12 de outubro de 2014

Caçadores de Pererecas vence a Mostra Cambuquira

MOSCA 9 já tem seus vencedores.

Os vencedores da MOSCA 9 - 2014, são: Sessão Infanto Juvenil: SUPER PLUNF, de Camila Kauling Rumpf e Henrique Luiz Pereira (Animação), de Santa Catarina.//// Sessão Meia Noite: O MATADOR DE BAGÉ, de Felipe Lesbick (Ficção), Rio Grande do Sul. ////Sessão Brasil: GUIDA, de Rosana Urbes (Animação) São Paulo. Sessão Internacional: NOT ANYMORE: A STORY OF REVOLUTION, Matthew VanDyke, (Documentário) EUA/SÍRIA/TURQUIA e Sessão Cambuquira: CAÇADORES DE PERERECAS, de Antonio Almeida (Ficção) Minas Gerais.

sábado, 11 de outubro de 2014

Nobel da Paz

Parabéns a Malala Yousafzai, a jovem e corajosa defensora dos direitos das crianças estudarem. Merecido Prêmio Nobel da Paz!

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Brasil terá novo modelo de placas em comum com o Mercosul a partir de 2016

A frota de cerca de 110 milhões de veículos dos países do Mercosul terá um sistema único de placas a partir de 2016. A decisão pela patente única foi aprovada em reunião dos representantes de Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela nessa quarta-feira em Buenos Aires. A mudança será gradual e começa no próximo ano e o cronograma será divulgado na próxima reunião dos chefes de estado do bloco em dezembro. A nova placa possui 40 cm de largura por 13 cm de altura - as mesmas dimensões já utilizadas no Brasil - e tem design que lembra o sistema da União Europeia. A identificação possui sete caracteres, com duas letras, três números e mais duas letras, capaz de gerar até 450 milhões de combinações. O fundo será branco, com uma faixa azul na parte de cima. Haverá o símbolo do Mercosul à esquerda, seguido do nome do país e bandeira.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

MOSCA 9 - Noite de abertura.

Foto: Antonio Almeida
Com as dependências do Cine Elite completamente tomadas, foi realizada ontem (8) a abertura oficial da MOSCA 9, com duas sessões, sendo que as 19 horas na Sessão Cambuquira foram exibidos os filmes Tardes de 72 - O Recital, de Rodrigo Lemes; Amor com Propriedade, de Alexandre Felix de Carvalho; Caçadores de Pererecas, de Antonio Almeida; No Caminho dos Pés, de Stefânia Vasconcellos; Sagacidade, de Cauê Castro e Old School Bike de Raoni Castro. As 21:30 tivemos mais quatro filmes na Sessão Internacional, sendo Neve Vermelha (Sérvia/Suíça); Réquiem para uma noite (Irã); Najes - O impuro (Irã) e Camaradas (Espanha). Nenhuma autoridade municipal esteve presente, o que mais uma vez demostra o total descaso com a cultura por parte do Poder Público cambuquirense. Uma pena.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

No segundo turno vou de Aécio.

Estava disposto a não votar no segundo turno. Justificar em outro município, não votar e após pagar multa, mas nem bem a campanha recomeçou e somente vejo baixaria por parte dos petistas. Não apresentam propostas, pois não as tem, e somente atacam o adversário. Não morro de amores pelo Aécio, muito menos pelo PSDB, mas devido às circunstâncias fiz a opção de votar nele. Sei que sofrerei o velho patrulhamento dos petistas. Votei em Luciana Genro no primeiro turno. Serei acusado de neo-coxinha, de incoerente, etc. Não me abalarei pois, quem é capaz de mentir, difamar, distorcer, ameaçar e cometer toda sorte de canalhices para conservar o poder, não tem condições morais de exercer este poder com serenidade e ética depois de assegurá-lo. Você não pode esperar que alguém que não reconheça méritos nos seus adversários, que trate opositores como inimigos, que despreze os valores da liberdade de imprensa e opinião, que divida cidadãos instilando ódio entre eles, que solape a democracia como método, não pode esperar que alguém que se comporte assim vá exercer o poder de forma limpa, responsável, republicana. É tempo de deixar esse período triste para trás. O país merece mais do que isso.

terça-feira, 7 de outubro de 2014

MOSCA 9

Abertura, Dia 8 de outubro: 19h Sessão Cambuquira | 21h30 Mostra Internacional /// Consulte o site www.mostramosca.com.br e programe-se para as sessões da MOSCA 9!

sábado, 4 de outubro de 2014

Hugo Carvana morre aos 77 anos

O ator e diretor Hugo Carvana morreu neste sábado (4) aos 77 anos no Rio de Janeiro. Ainda não há informação sobre a causa da morte. Dentre os filmes que ele dirigiu, estão "Casa da mãe Joana (2007), "Não se preocupe, nada vai dar certo" (2009), "O homem nu" (1996), "Bar Esperança, o último que fecha" (1982), "Se segura, malandro" (1977) e "Vai trabalhar, vagabundo" (1973). Dentre as novelas em que atuou, destacam-se "Roda de fogo" (1986), "O dono do mundo" (1991), "De corpo e alma" (1992) e "Celebridade" (2003). Ele também ficou conhecido pelo seriado "Plantão de polícia" (1979-1981).

sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Nota Oficial da ONG Nova Cambuquira

A ONG Nova Cambuquira vem, por meio desta, publicar sua nota de repúdio em relação aos recentes fatos ocorridos no município de Cambuquira, no tocante à sua gestão de água e esgoto, ocorrido por meio do Executivo cambuquirense e autarquia SAAE. Ocorre que, em meados de 2005, a ONG, junto com a população cambuquirense, foi às ruas pedir uma gestão PÚBLICA e EFICIENTE de água e seu respectivo esgotamento, e que tal serviço não fosse realizado por meio da COPASA, uma empresa de economia mista que, conforme apurado e provado na época, trata-se de uma empresa com privatização branca, o que significa que seu capital tem controle por acionistas, que visam impulsionar e acrescer os lucros da empresa, dentre outros problemas verificados na ocasião. Afinal, cuidar da água, é essencialmente, pela nossa Carta Magna, uma competência atribuída ao ente federativo Município e não ao ente federativo Estado. Por esse e outros motivos, exigimos que aqui fosse instalada uma autarquia municipal, com verba a ser captada pela Funasa (Fundação Nacional da Saúde). Conforme se observa, o nosso legislador pátrio define a competência com base no princípio da eficiência. Assim, por se tratar a água e esgoto de um município algo eminentemente local, o Município terá melhores condições de realizar estes objetivos. Análises a parte, não parece ser isso que ocorreu no plano da realidade. Nós, da ONG Nova Cambuquira, acreditamos que o serviço de água como sendo algo eminentemente público e local, deveria ser gerido localmente e por uma empresa essencialmente pública, que tenha compromisso com a cidadania, dentre outros objetivos sociais. Embora nossa crença e nossa luta tenham sido coisas louváveis e explicáveis no plano teórico, o atual poder Executivo não levou essa luta tão a sério, tanto que hoje foi expedido um acórdão que ratificou a decisão dada em 1º grau, no começo desse ano de 2014, pelo Juiz de Direito Márcio Vani Bemfica, obrigando o município a executar o termo de convênio celebrado em 2005 com a Copasa, ou firmar um novo. Ocorre que, precisamente hoje, percebemos que uma longa luta foi perdida - e foi perdida por uma suposta incompetência e falta de cuidados com a obra da captação de água. Jogaram fora uma luta que, além de pertencer a essa entidade, foi uma luta de titularidade por grande parte da população cambuquirense, fazendo do justo, algo perdido, fazendo da conquista, algo no passado distante: uma conquista não implementada. O mencionado acórdão, sob o número 1.0107.07.002695-3/001, foi uma resposta ao agravo de instrumento do município à decisão de 1ª instância, onde foi negado o provimento ao recurso do município. Os desembargadores, na análise do agravo, pautaram que houve na obra do SAAE não um pequeno erro, mas sim um GRANDE erro, não se acertando sequer em coisas básicas. Não fizeram o georeferenciamento, não implantaram os marcos, não transportaram as coordenadas, não fizeram o levantamento das confrontações das propriedades, utilizaram escalas incorretas, etc, e, por fim, não houve a anotação de responsabilidade física, sem a qual o projeto não poderia ser executado. Aduziram, ademais, que não bastaram os extensos prazos oferecidos e renovados pelo Juiz de Direito Márcio Bemfica, para cumprimento do TAC, nem mesmo as multas diárias impostas pelo Poder Judiciário, para a hipótese de descumprimento da obrigação. Resumindo, NADA foi cumprido de forma adequada pelo poder público, não restando outra solução senão a execução do finado convênio com a COPASA. Acrescentam os desembargadores, ainda, que deveria haver um revisão de todo o projeto para conseguir o abastecimento de água do município, além de alguns poços escolhidos serem insuficientes no período de estiagem. Como se não bastasse, analisaram terem sido constatados riscos trabalhistas para os funcionários no monitoramento do sistema. Julgaram todo o trabalho como antiprofissional, sendo que a estrutura foi julgada como insuficiente ou precária. Também apontaram faltas de provas do SAAE e do Município no tocante às suas alegações, além de haver uma falta de seriedade da questão tratada pelo Poder Público, decidindo que será negado provimento ao recurso, mantendo-se, nos seus exatos termos, a decisão de primeiro grau. É triste constatar que toda uma conquista foi jogada no LIXO, ou, como melhor afigurado, caiu pelo ralo. Esse descaso em relação à matéria acabou por adiar ações concretas, no sentido de criar uma autarquia realmente autônoma e eficiente, com gestão pública, para resolver o nosso problema com o fornecimento de água. Concluímos que tal decisão pode trazer consequências no mínimo dramáticas para a qualidade de vida de nossa população, todas essas evitáveis por força da vontade pública, se fosse feita e decidida em seu tempo e em seus termos corretos. Agora, se a vontade da COPASA for de vir a se instalar no município, suplicamos que seja celebrado um novo convênio, com participação ativa da população cambuquirense na discussão de seus reais termos. Atenciosamente, Membros da ONG Nova Cambuquira