domingo, 31 de agosto de 2014

Capoeira na Feira de Cambuka

Fotos: Antonio Almeida
Mais um domingo de música, artesanato, culinária na Feira de Cambuka. Hoje uma atração especial com um grupo de crianças da Evoluart Capoeira se apresentando para o público e até a organizadora da Feira, Olga Nunes entrou na roda.

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

2ª Edição Festival de Esquete de Santa Tereza abre inscrições.

O 2ª F.E.S.T.A. - Festival de Esquetes de Santa Tereza no Armazém - tem como finalidade incentivar a criação teatral, a formação de plateia, difundir valores culturais, artísticos, sociais e democratizar o acesso ao teatro e demais expressões artísticas, através de esquetes concorrentes e convidados. O Festival ocorrerá no Centro Cultural Laurinda Santos Lobo nos dias 05 e 06 de dezembro de 2014, em Santa Tereza, Rio de Janeiro. Os grupos que pretendem se inscrever podem acessar o regulamento aqui.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

"No Caminho dos Pés" no México

O filme " No caminho dos pés" dirigido por Stefânia Vasconcellos foi selecionado para XI Muestra Internacional de Mujeres en el Cine y la TV!! No Mexico! Viva as mulheres no cinema!!!! Veja aqui os selecionados.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

No Caminho dos Pés em mais um Festival. Desta vez no Uruguai.

O filme "No Caminho dos Pés", dirigido por Stefânia Vasconcellos, do qual fui o protagonista, anteriormente selecionado para o festival Alboradas Audiovisuales na Colombia, acaba de ser selecionado para mais um festival internacional, dessa vez foi o Festival Nacional de Cine Estudiantil no Uruguai. Todo filmado em Cambuquira está levando o nome da cidade em terras estrangeiras.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

O pior governo

(Pela primeira vez na história brasileira pós-ditadura militar, um governo vai entregar, ao seu sucessor, um país muito pior do que aquele que recebeu.) (por Antonio Risério *) /////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// Deixando Collor de parte, já que ele não concluiu o mandato, podemos fazer a seguinte observação. A eleição de Tancredo marcou o início do processo de construção de um novo Brasil. De lá para cá, os governos que se sucederam entregaram, ao governo seguinte, um país melhor do que o que tinham recebido. O grau de contribuição de cada um, na produção de avanços na vida nacional, é variável. Mas sempre, na passagem do bastão, restou algum saldo positivo. A triste e solitária exceção, nessa paisagem, é o governo de Dilma Rousseff, quase sempre sinônimo de fracasso ou retrocesso.//// Vejamos. Quando Sarney passou a bola, o Brasil tinha avançado no caminho da democracia. O Mercosul, em parceria com a Argentina de Alfonsín, tinha começado a se configurar. E, na dimensão legislativa, ocorreu um grande avanço histórico, no terreno dos direitos sociais, com a Constituição de 1988. Com a queda de Collor, Itamar, algo desacreditado, assumiu em meio à crise. Mas seu governo significou mais um passo firme no rumo da consolidação democrática. E, sobretudo, deu início ao processo de estabilização econômica.//// Fernando Henrique nos conduziu à conquista plena da estabilidade econômica, fazendo o que parecia impossível: nocautear a inflação. O Plano Real se afirmou vitoriosamente. Além disso, FHC fez a agenda social avançar. Houve redução da pobreza, em consequência do próprio fim da inflação. Já perto do final de seu segundo mandato, a desigualdade de renda começou a cair, graças principalmente ao programa Bolsa Escola (que o PT tratava pejorativamente de “bolsa esmola”, embora fosse recriá-lo no Bolsa Família). E o Brasil assumiu novo protagonismo no sistema das relações internacionais./// Em seguida, veio Lula – e os avanços prosseguiram firmes. Lula alargou em extensão inédita as políticas sociais, ampliando como nunca o raio da inclusão e a dimensão do mercado interno, retirando milhões de brasileiros da pobreza, promovendo ascensão social. De Fernando Henrique, ele não só manteve o tripé macroeconômico, agora sob a regência do ministro Palocci, como aumentou o peso e estendeu o alcance das ações internacionais do país./// E Dilma? Bem, ela quebra toda essa cadeia de avanços, conquistas e realizações significativas. Seu governo meteu os pés pelas mãos na economia. Estamos hoje numa situação crítica, combinando a volta da inflação com um crescimento minúsculo, a caminho da recessão. A agenda ambiental só conheceu retrocessos, a política externa é atrasada e confusa, a Petrobrás entrou em parafuso, a reforma urbana foi abandonada, o salário mínimo murcha e assistimos à degradação total dos serviços públicos./// Assim, pela primeira vez na história brasileira pós-ditadura militar, um governo vai entregar, ao seu sucessor, um país muito pior do que aquele que recebeu. Pela primeira vez, nesse período histórico, será correto falar, com absoluta propriedade e absoluta justeza, de “herança maldita”. É o retrato acabado do pior governo que tivemos depois da reconquista da democracia./// * Antonio Risério é antropólogo e colunista do jornal A Tarde./////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// ESTE BLOG ESTÁ PUBLICANDO A MATÉRIA ACIMA QUE DEVERIA ESTAR NO JORNAL "A TARDE" DA BAHIA MAS FOI CENSURADO. Publicamos a seguir o texto do autor explicando a censura: Censura na Bahia! É proibido criticar o PT no jornal A Tarde. *por Antonio Risério. "O jornal baiano A Tarde resolveu nos levar de volta aos dias grotescos da CENSURA. Com uma diferença: se a censura, na época da ditadura militar, tinha caráter político-ideológico (por mais estúpido e cretino que fosse), a onda de censura agora promovida por A Tarde diz respeito unicamente a interesses financeiros da empresa. Primeiro, censuraram a escritora Aninha Franco, que não aceitou a imposição e mandou o jornal à merda. Agora, me censuram. Pelo mesmo motivo – criticar governos do PT – e com a mesma consequência, já que também não aceito a censura e deixo, portanto, de escrever nas páginas da sentinela do conservadorismo baiano, hoje uma empresa em luta desesperada para sair da enrascada financeira em que se meteu. (...) Enviei o artigo “O Pior Governo”, que deveria ser publicado na minha coluna de hoje, sábado, 16 de agosto de 2014. Jary me telefonou, depois de ler o texto, me dizendo que achava que eu não tinha entendido bem as “instruções” da censora-chefe Mariana Carneiro. Respondi que tinha entendido muito bem as tais “instruções”, mas que não iria obedecer. Falar de eleições, governos e partidos, em período eleitoral, é atitude lógica e direito genuíno do cidadão. “Se o jornal quiser publicar o artigo tal como está, tudo bem. Se não, assuma a censura” – disse, encerrando o assunto. O artigo, é claro, não foi publicado. O PT persiste em seu desempenho prático de controle partidário da mídia, inclusive acionando computadores palacianos para alterar perfis de jornalistas na wikipedia. No plano local, baiano, o jornal A Tarde, como se não fosse feito por jornalistas, baixa o cangote e abana o rabo. Não dá. Tô fora disso. Envio aos amigos e amigas o texto censurado, pedindo que o divulguem e a esta nota."

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Vamos colaborar com a A MOSCA - Mostra Audiovisual de Cambuquira

Quem acompanha a trajetória da mostra sabe que muitos filmes - e muita prosa - já passaram pelo Cine Elite. Estão na 9a edição, com 10 anos de estrada. Em 2011, no lugar da 7a mostra foi realizada uma retrospectiva, a MOSCA 6 1⁄2, cujo projeto deu início à MOSCA itinerante e MOSCA na Escola. A mostra leva o nome de Cambuquira ao cenário artístico nacional e internacional e ela nasceu da vontade de suas produtoras em trazer de volta à ativa o antigo – e único – cinema da cidade: o Cine Elite. O prédio de fachada Art Decò permaneceu fechado por anos, e foi revitalizado em 2005, data da primeira edição da mostra. A comunidade se refere ao espaço sempre com muita nostalgia em suas palavras, e se emocionam ao ver novamente a sala escura e os filmes projetados na tela grande. Está na hora de darmos nossa contrapartida para que a Mostra se torne cada vez mais nossa. Contribua acessando aqui.

terça-feira, 19 de agosto de 2014

domingo, 17 de agosto de 2014

Feira de Cambuca

Depois de algum tempo recluso escrevendo meus roteiros, filmando, etc, hoje, pela primeira vez, estive na Feira de Cambuca que funciona todos os domingos na rua do Parque. Grata surpresa, shows variados com artistas da terra, pessoas amigas, conhecidas e desconhecidas agradáveis. Bons papos, cerveja gelada, comida de primeira e a excelente notícia que em novembro teremos uma Feira Literária. Voltarei sempre.

'A Estrada 47' fatura Kikito de melhor longa em Gramado

Foto: Divulgação
A Estrada 47 narra história de caçadores de minas da FEB na Itália, em 1944//////////////////////// O Festival de Cinema de Gramado premiou um filme de guerra gravado na Itália. “A Estrada 47”, do cineasta Vicente Ferraz, foi eleito o melhor longa-metragem na 42ª edição do evento, em cerimônia realizada na noite deste sábado (16), no Palácio dos Festivais, na cidade da serra gaúcha. “Só loucos para aceitar entrar nessa história. E isso devo a esses produtores. Mas fora essa questão, tem a camaradagem do que se criou, que é a participação desses atores maravilhosos, que se entregaram, o que foi fundamental. E tudo o que eu faço só é possível com essa pessoa que, além de ser minha produtora, é minha esposa e o grande amor da minha vida, Isabel Martinez”, discursou o diretor, para, em seguida, beijá-la. Pela primeira vez na história, a organização concedeu prêmio em dinheiro, além dos Kikitos. No total, R$ 280 mil foram distribuídos entre os vencedores da noite. A cerimônia de premiação teve números musicais de Nei Lisboa e apresentação do trio Daniela Escobar, Leonardo Machado e Renata Boldrini. Premiado em 2012 por “Colegas”, Marcelo Galvão novamente saiu de Gramado com um Kikito nas mãos com o título de melhor diretor. “Queria dedicar esse prêmio aos atores, à minha equipe, e à minha esposa, que eu sempre esqueço, mas hoje ela está aqui, e também à equipe da audiodescrução, que é uma forma de dar acessibilidade a pessoas que não enxergam. E queria agradecer ao meu avô, que foi a inspiração de tudo isso. Ele está lá em cima, adorando que eu estou aqui recebendo esse prêmio por ele”, discursou. Protagonistas em “A Despedida”, Nelson Xavier e Juliana Paes foram agraciados com dois Kikitos, de melhor ator e melhor atriz, respectivamente. Ela, ausente, foi representada no palco por Marcelo Falcão. “É um presente essa aventura que ele me deu de mergulhar nesse universo. A equipe maravilhosa que ele montou permitiu criar um set mágico em que eu pude mergulhar com liberdade”, discursou o ator. Os prêmios especial do júri do Festival de Gramado foi entregue a "Os Senhores da Guerra", de Tabajara Ruas, e Fernanda Montenegro, pelo papel em “Infância”. Pelo segundo ano consecutivo, Domingos Oliveira venceu o prêmio de melhor roteiro por “Infância”. Em 2013, ele havia conquistado o kikito por "Primeiro Dia de Um Ano Qualquer". A produtora Renata Pascoal leu uma carta enviada pelo cineasta, que não compareceu à serra gaúcha neste ano. Todos os premiados Longas-metragens brasileiros Melhor filme: "A Estrada 47", de Vicente Ferraz (RJ) Melhor diretor: Marcelo Galvão, por "A Despedida" (SP) Melhor filme do júri popular: "O Segredo dos Diamantes", de Helvécio Ratton (MG) Prêmio especial do júri: Fernanda Montenegro, por "Infância" (RJ) Prêmio especial do júri: "Os Senhores da Guerra", de Tabajara Ruas (RS) Melhor ator: Nelson Xavier, por "A Despedida" (SP) Melhor atriz: Juliana Paes, por "A Despedida" (SP) Melhor ator coadjuvente: Paulo Betti, por "Infância" (RJ) Melhor atriz coadjuvante: Andrea Buzato, por "Os Senhores da Guerra" (RS) Melhor roteiro: Domingos Oliveira, por "Infância" (RJ) Melhor fotografia: Eduardo Makino, por "A Despedida" (SP) Melhor montagem: Tina Saphira, por "Infância" (RJ) Melhor direção de arte: Moacyr Gramacho, por "A Luneta do Tempo" (PE) Melhor trilha musical: Alceu Valença, por "A Luneta do Tempo" (PE) Melhor desenho de som: Branco Neskov, por "A Estrada 47" (RJ) Longas-metragens latino-americanos Melhor filme: "El Lugar del Hijo", de Manuel Nieto (Uruguai) Melhor diretor: Moisés Sepúlveda, por "Las Analfabetas" (Chile) Melhor filme júri popular: "Esclavo de Dios" (2013), de Joel Novoa (Venezuela) Melhor ator: Felipe Dieste, por "El Lugar del Hijo" (Uruguai) Melhor atriz: Paulina Garcia e Valentina Muhr, por "Las Analfabetas" (Chile) Melhor roteiro: Manuel Nieto, por "El Lugar del Hijo" (Uruguai) Melhor fotografia: Arnaldo Rodriguez, por "Las Analfabetas" (Chile) Curtas-metragens nacionais Melhor filme: "Se Essa Lua Fosse Minha", de Larissa Lewandowski (RS) Melhor diretor: Gustavo Vinagre, por "La Llamada" (SP) Melhor filme do júri popular: "A Pequena Vendedora de Fósforos", de Kyoko Yamashita (RS) Prêmio especial do júri: "O Clube", de Allan Ribeiro (RJ) Melhor ator: Guilherme Souza, por "Carranca" (BA) Melhor atriz: Rafaela Souza, por "Carranca" (BA) Melhor roteiro: Caio Yossimi, por "O Coração do Príncipe" (SP) Melhor fotografia: Giovanna Pezzo, por "La Llamada" (SP) Melhor montagem: Carlos Adriano, por "Sem Título #1: Dance of Leitfossil" (SP) Melhor direção de arte: Caio Yossimi, por "O Coração do Príncipe" (SP) Melhor trilha musical: "Sem Título #1: Dance of Leitfossil" (SP) Melhor desenho de som: Guga Rocha, por "História Natural" (PE) Prêmio Canal Brasil: "A Pequena Vendedora de Fósforos", de Kyoko Yamashita (RS) Prêmio do Júri da Crítica Melhor longa brasileiro: "Sinfonia da Necrópole", de Juliana Rojas (SP) Melhor longa latino-americano: "El Critico", de Hernán Guerschuny (Argentina) Melhor curta nacional: "La Llamada", de Gustavo Vinagre (SP) Prêmio Dom Quixote "Las Analfabetas", de Moisés Sepúlveda (Chile)

sábado, 16 de agosto de 2014

 Festival de Vitória – 21º Vitória Cine Vídeo divulga sua seleção de filmes

Realizado pela Galpão Produções e pelo Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA), o 21º Festival de Vitória apresentará a 18º Mostra Competitiva Nacional de Curtas (16 filmes); a 4º Mostra Competitiva Nacional de Longas (6 filmes); a 3º Mostra Foco Capixaba (5 curtas), com o melhor do cinema local; a 3º Mostra Corsária (17 curtas), com filmes que apresentam pesquisas de linguagem da estética cinematográfica; a 4º Mostra Quatro Estações (5 curtas), com produções que abordam a temática da diversidade sexual; e o 15º Festivalzinho de Cinema, voltado para o público infanto-juvenil, cuja seleção será feita ainda na próxima semana. O Festival ainda contará com outras duas mostras, estas de caráter não competitivo: a Mostra Outros Olhares, com seis documentários capixabas; e duas Sessões Especiais VCV, com a comédia “Lascados”, que tem cenas filmadas no norte do Espírito Santo e conta com Chay Suede no elenco, e o documentário “Cidade de Deus, 10 anos depois”, sobre a trajetória de vida dos atores do filme “Cidade de Deus”. Entre os curtas-metragens selecionados, 17 estreiam no Festival de Vitória. Na Mostra Foco Capixaba, por exemplo, quatro dos cinco filmes em competição são estreantes. Em relação aos longas-metragens, o Festival buscou contemplar a diversidade da atual produção cinematográfica brasileira e exibirá trabalhos consagrados em outros festivais como “A Vizinhança do Tigre”, de Affonso Uchôa, vencedor na 17º Mostra de Cinema de Tiradentes; “A História da Eternidade”, de Camilo Cavalcante, grande vencedor do 6º Paulínia Film Festival. Pela segunda vez, o Festival de Vitória contará com um longa-metragem capixaba competindo, o filme “Entreturnos”, de Edson Ferreira. Veja os selecionados AQUI.

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Edital Filme em Minas recebe inscrições

Em parceria com o Programa Brasil de Todas as Telas, gerenciado pela ANCINE, a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais lançou o Edital Filme em Minas 2014 - Programa de Estímulo ao Audiovisual. Por meio da categoria I do concurso, serão investidos R$ 5,25 milhões em sete projetos de produção de longas-metragens, que serão contemplados com R$ 750 mil cada. Deste valor, R$ 3,15 milhões (60% do total) serão aportados pelo Programa Brasil de Todas as Telas, com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), e os R$ 2,1 milhões restantes virão do orçamento da Secretaria de Cultura. A ação faz parte do eixo de Suplementação Regional do programa Brasil de Todas as Telas, que busca estimular o desenvolvimento regional da produção audiovisual brasileira por meio de parcerias com governos municipais e estaduais. O edital Filme em Minas oferece ainda outras cinco categorias de apoio ao audiovisual: Finalização e Distribuição de Longas-Metragens (R$ 400 mil), Produção de Curtas e Médias-Metragens (R$ 1 milhão), Produção Formato Livre (R$ 150 mil), Publicações, Preservação e Memória (R$ 100 mil), e Desenvolvimento de Roteiro (R$ 150 mil). No total, o valor disponibilizado chega a pouco mais de R$ 7 milhões.

Filmes selecionados: Cinema com Farinha.

MOSTRA COMPETITIVA BRASIL Aja por instinto, de Paulo de Tarso (SP, 15min, 2013) Erros, de Rodrigo Martins (RJ, 9min, 2014) Facetime, de Marcio Lemos (ES, 9min, 2013) Marina não vai à praia, de Cássio Pereira dos Santos (MG, 17 min, 2014) O tempo que leva, de Cíntia Domit Bittar (SC, 20min, 2013) Piove, il film di Pio, de Thiago Mendonça (SP, 15min, 2012) Rota de Fuga, de Bruno Bralfperr (SP, 12min, 2013) MOSTRA COMPETITIVA PARAÍBA A alma das ruas, de Jaime Guimarães (PB, 14min, 2014) Amador, de Nathan Cirino (PB, 15min, 2013) Espectral, de Jailson Barros (PB, 5min, 2013) Ilha, de Ismael Moura (PB, 15min, 2014) Inominável, de Felipe Lavorato (PB, 12min, 2014) Seu Félix - o contador de histórias, de Silvana Torquato (PB, 17min, 2014) Sobre os cabelos, de Lincoln Ferdinand (PB, 16min, 2013) MOSTRA DE LONGAS Cauby - começaria tudo outra vez, de Nelson Hoineff (RJ, 90min, 2013) Minutos Atrás, de Caio Sóh (SP, 101min, 2012) Os Tubarões de Copacabana, de Rosario Boyer (RJ, 101min, 2014) Triunfo, de Caue Angeli e Hernani de Oliveira Ramos (SP, 84min, 2014) MOSTRA SERTÃO E LANÇAMENTOS Diário de Rosa, de Laneson Souza (PB, 13min, 2014) Guia, de Adriano Linhares e Alisson Linhares (PB, 5min, 2014) Herdeiras da Mentira, de Laércio Ferreira Filho (PB, 19min, 2014) No rastro da espoleta 3, de Bonerges Guedes e vinícius Guedes (PB, 20min, 2013) O poeta do Pajeú, de Deleon Souto e Jean Philippe (PB, 14min, 2013) Quase Vida, de Deleon Souto (PB, 12min, 2014) MOSTRA DO MINUTO A2042, de David Castro Gonzáles (Espanha, 1min, 2013) Batendo o baba, de Jon Lewis (Brasil, 1min, 2014) Ble Dekatria, de Zaklin Lentzou (Grécia, 1min, 2013) DUAL, de Luis Cardel Juan (México, 1min, 2014) LAMI, de Olivier Defaye (Japão, 2min, 2013) Log Out, de Andrea Ratto (Espanha, 1min, 2014) Marionetas, de Marc Nadal (Espanha, 2min, 2013) Nahual, de Jordi Piulachs (Argentina, 1min, 2013) O par de passarinhos, de Fabiana Melo (Brasil, 1min, 2013) One Man, Eight Cameras, de Naren Wilks (Reino Unido, 2min, 2014) Pas de Deux, de Martina Santolo e Tomas Sposato (Argentina, 1min, 2013) Sinceridad, de Andrea Casaseca (Espanha, 1min, 2013) Tá de manzana, de Jordi Piulachs (Argentina, 1min, 2013) Tal como eres, de Román Reyes (Espanha, 1min, 2014) The Girl Who Missed The Bus, de Anne Lucht (Alemanha, 2min, 2013) The taste of Korea, de Jaebin Han (Coreia do Sul, 1min, 2014) Uno Nunca Sabe, de Laura Mora (México, 1min, 2014) Vixe boy, dei valor!, de Thiago Bruno (Brasil, 1min, 2013) We feel, de Olivier Lallart e Jimmy Hautecloche (França, 1min, 2012) MOSTRA INFANTIL #Apaixonadinho, de Alexandre Estevanato (SP, 14min, 2014) A baleia e o tesouro, de Beatriz Lindemberg (ES, 5min, 2014) A infância de Aninha, de Rosa Berardo (GO, 10min, 2013) A pequena vendedora de fósforos, de Kyoko Yamashita (RS, 10min, 2014) A rebelião das águas, de Agê (SP, 3min, 2012) A velha gulosa, de Isabela Veiga (GO, 11min, 2014) Cova da Íria, de Jacinto Moreno (PB, 18min, 2014) Dalivincasso, de Marlon Tenório (SP, 11min, 2014) Dream catchers, de Gabriel Moura (SP, 6min, 2014) El globito Azul, de Faustón da Silva (DF, 18min, 2013) Fuga Animada, de Augusto Bicalho Roque (SP, 4min, 2013) Hotel Farrapos, de Lisandro Santos (RS, 11min, 2014) Imaginações, de J. França (PB, 7min, 2014) John Feldman e a Moto, de Rodrigo Gasparini (SP, 15min, 2013) No galinheiro, de Arnaldo Galvão (SP, 4min, 2014) O jogo dos Sonhos, de Gabriella Pedroso e Ana Tolentino (RJ, 4min, 2013) O maestro do tempo, de Beatriz Lindemberg (ES, 16min, 2013) O Ponto, de José Dias (PR, 11min, 2014) Pássaro de papel, de Lucas Bonini e Wayner Tristão (ES, 20min, 2014) Pequenos, de Alexandre Rafael Garcia (PR, 15min, 2012) Pseudo Evolução, de Luisa Gobel e Bruna Almeida (RJ, 4min, 2013) MOSTRA INTERNACIONAL 2 Brothers, de Worrawut Lakchai (Tailândia, 9min, 2013) 5 ways 2 die, de Daina Papadaki (Chipre, 15min, 2013) A Bhadralok's Adventure, de Aastha Singh (Indía, 5min, 2013) A Journey Far Away, de Kurt Platvoet (Holanda, 15min, 2014) A Small Time/Space Discontinuum, de Goce Cvetanovski (Macedônia, 14min, 2013) Alligator Crocodile, de Ryan Feldman (Canadá, 7min, 2014) Bailongo, de Jordi Piulachs e Lula Gómez (Argentina, 3min, 2014) Between a Rock and a Hard Place, de Cyril Battarel (França, 10min, 2012) Bodas de Papel, de Francisco Antunez (Portugal, 15min, 2014) Camposanto, de Camila Donoso Astudillo (Chile, 4min, 2013) Ceramic Tango, de Patricia Chica (El Salvador, 10min, 2013) Coffee, de Pouya Eshtehardi (Malásia, 12min, 2013) Complicated Reality, de Sadik Demiroz (Turquia, 6min, 2013) Desportitas, de Ivan Ramirez, Juan Carlos Arniz e Ana Rodríguez (Espanha, 4min, 2014) Entry, de Hyunwoo Kim (Correia do Sul, 13min, 2013) España is diferent, de Salvador Guerra (Espanha, 4min, 2013) Eye Candy, de Neerav Doshi (Índia, 4min, 2013) Five to five, de Eldad Bouganim e Israel Winkler (Israel, 6min, 2012) Focus Pocos, de Dave Lojek (Belgíca, 5min, 2013) Goldfield, de Alan King (Austrália, 14min, 2013) Goran, de Roberto Santaguida (Servia, 10min, 2014) Hiki, de Réda Sabile (Marrocos, 3min, 2013) Hosanna, de Katarzyna Gondek (Polônia, 10min, 2013) I as the other, de Po-Yang Chang (Taiwan, 15min, 2013) Image, de Yousef Jafary (Irã, 4min, 2014) Inmate 48, de Sohail A. Hassan (Dinamarca, 25min, 2014) La Fille aux Feuilles, de Marina Rosset (Suiça, 6min, 2013) Little Talks, de Yassen Genadiev (Bulgária, 18min, 2014) Monolog, de Christian Thüringer (Austria, 14min, 2014) Muertie and Her Pets, de Kyle Lavore (EUA, 10min, 2014) New deal, de Satoru Sugita (Japão, 16min, 2013) Newpaper, de Daniele Rossi e Roberto Plebani (Itália, 6min, 2013) Old Dog, New Tricks, de Oscar Udbye (Noruegua, 9min, 2014) Orugas, de Luis Manuel Villarreal Dávila (México, 8min, 2014) Oxytocin, de Vadzim Aheyeu (Belarus, 9min, 2014) Paris, de Myriam Fontaine (França, 3min, 2013) Psychic Sue, de Dave Lojek (Irlanda, 13min, 2013) Record, de Hawraz Mohammed (Iraque, 14min, 2014) Rojo, de Carlos Alejandro Molina (Venezuela, 20min, 2013) Same old, same old..., de Luca Toth (Hungria, 3min, 2014) Segundos, de Ana Puentes, Juan Guerci e Pablo Martínez (Cuba, 3min, 2013) Shades of gray, de Alexandra Averyanova (Rússia, 6min, 2014) Solo te puedo mostrar el color, de Fernando Vílchez (Peru, 26min, 2014) Sr. Barrientos - Fuera de juego, de Kike Florido (Espanha, 5min, 2013) Tchikena, de Nuno Barreto (Angola, 9min, 2014) The Gift, de Julio Pot Espiñeira (Chile, 8min, 2013) The Knight Train, de Lee Scott (Nova Zelândia, 11min, 2014) The Real Thing, de Yamil Julián Cure (Colombia, 12min, 2012) The untold & unseen, Ho Tak (China, 10min, 2013) The Visitor, de Fatma Abd Elsalam (Egito, 6min, 2014) Un lugar mejor, de Moisés Romera (Espanha, 3min, 2013) Vivos, de Adrian Bohm (Argentina, 5min, 2013) Voluntário, de Javier Marco Rico (Espanha, 4min, 2014) Volveré por ti, de Josue Nuñez (Bolívia, 7min, 2014) Y al Tercer Día, de Osvaldo Ortiz Faiman (Paraguai, 13min, 2013) Zona de Banhas, de Sérgio Carvalho (Portugal, 29min, 2013)

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Últimos dias para inscrições no 3º Festival Curta Brasília

As inscrições para o 3º Festival Curta Brasília, que acontece em Brasília (DF) entre os dias 27 e 30 de novembro,se encerram no próximo dia 15 de agosto. Com o objetivo de propiciar maior acesso do público a um panorama da produção recente de cinema de curta-metragem, o festival programa três mostras competitivas: Curta Brasil (para filmes nacionais, com até 25 minutos de duração), Curta Brasília (para filmes brasilienses, de até 25 minutos de duração) e Videoclipes (onde concorrem vídeos musicais nacionais). Inscrição A inscrição é gratuita, e o realizador deverá preencher a ficha de inscrição disponível no site do evento e enviá-la, por via postal, juntamente com uma cópia do filme em DVD. O endereço para envio está indicado no regulamento. Cada realizador poderá enviar até três filmes de sua autoria, desde que sejam inéditos no festival. As obras devem ter sido realizadas a partir de 2012 e podem ter sido produzidas em qualquer formato e gênero. Seleção e Premiação Uma comissão indicará a lista de selecionados, cuja divulgação está prevista para o dia 15 de outubro. O júri popular escolherá os melhores filmes do festival, concedendo o troféu oficial do evento, além de premiações em dinheiro nos valores de R$ 2,5 mil para os melhores vídeos musicais e R$ 5 mil para as melhores obras nas categorias Curta Brasília e Curta Brasil. Os filmes inscritos, ainda que não selecionados para a competição, têm a chance de participar da mostra paralela. Os realizadores contemplados receberão o convite até o dia 1º de novembro. Sobre o festival Além de mostras competitivas locais e nacionais, o festival promove mostras paralelas, mostra infantil, oficinas, debates, dentre outras atividades. Nesta edição, o evento ainda conta com uma mostra exclusiva de curtas-metragens franceses e com o Prêmio Cine França Brasil. Acesse mais informações no site oficial do 3º Festival Curta Brasília. Regulamento.

Daiane dos Santos na 56ª Olimpíada Campanhense

Foto: Antonio Almeida
A Prefeitura da Campanha, em parceria com o Comitê Olímpico Campanhense, vai realizar o Festival Olímpico, que acontecerá juntamente com a 56ª Olimpíada Campanhense, a fim de revitalizar o tradicional evento da cidade. A prefeitura já havia assinado um Protocolo de Intenções com o Comitê Olímpico, dia 29 de maio, para consolidar essa parceria. Além da utilização das instalações do Campanha Esporte Clube, como ocorre todos os anos através do Comitê Olímpico, o evento também acontecerá em espaço próprio da prefeitura, de 29 de agosto a 07 de setembro. O principal objetivo do festival é fomentar a economia campanhense através de ações que atraiam turistas e visitantes, oferecendo diversas opções de cultura e lazer. O Prefeito Municipal Roberto Silva comentou o evento: "Nossa intenção é colaborar para que a Olimpíada Campanhense recupere sua força e prestígio na cidade e na região. Através da parceria com o Comitê Olímpico, temos certeza que faremos história em Campanha, reascendendo a chama do esporte em todos os cidadãos!" Uma das atrações que o prefeito de Campanha, Roberto Silva apresenta é a ex-ginasta Daiane dos Santos que fará a abertura do evento. Daiane, que já está em Campanha, foi a primeira ginasta brasileira, entre homens e mulheres, a conquistar uma medalha de ouro em uma edição do Campeonato Mundial. Ela fez parte da primeira seleção brasileira completa a disputar uma edição olímpica – nos Jogos de Atenas -, repetindo a presença na edição seguinte, nas Olimpíadas de Pequim.

terça-feira, 12 de agosto de 2014

14º Goiânia Mostra Curtas - Inscrições abertas para oficinas.

As inscrições para as oficinas da 14ª Goiânia Mostra Curtas estão abertas a partir de hoje, 12 de agosto. São, ao todo, cinco oficinas gratuitas que compõem a programação do festival: Séries de TV: Criação, Desenvolvimento e Roteiro, ministrado pelo roteirista e diretor de televisão e cinema, David França; Assistência de Direção, com Laura Mansur; Construção de Personagem, com a Atriz, escritora e ilustradora Rita Carelli; Introdução a Elaboração e Apresentação de Projetos para TV, ministrado pela produtora audiovisual Mariana Brasil; Oficina Cineastas Indígenas para Jovens e Crianças, também por Rita Carelli. As inscrições vão até o dia 15 de setembro e podem ser feitas através do site www.goianiamostracurtas.com.br. Com a proposta de levar muito além de mostras audiovisuais, a Goiânia Mostra Curtas reitera a necessidade de se promover um contato único entre aprendizado e profissionalização. Considerado um dos festivais mais consolidados do formato de curta-metragem de todo o País, a 14ª Goiânia Mostra Curtas será realizada entre os dias 07 e 12 de outubro, no Teatro Goiânia (Goiás) e tem o patrocínio da Petrobras e apoio do Sebrae Goiás, do Fundo Estadual de Cultura e Arte de Goiás e Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

domingo, 10 de agosto de 2014

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Mercado São José é assaltado

O Mercado São José, situado na Avenida Brasil foi assaltado hoje no final da tarde. Segundo informações colhidas por este blog, um homem armado, encapuzado e com capacete exigiu todo o dinheiro dos três caixas que funcionavam no momento. Apesar de o mercado estar com bastante clientes nenhum deles foi molestado. O assaltante fugiu em uma moto que o esperava do lado de fora com um comparsa.

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Festival Primeira Janela, no Rio Grande do Sul, abre inscrições.

Estão abertas, até o dia 20 de agosto, as inscrições para as mostras competitivas do Primeira Janela - Festival de Cinema Infantojuvenil de Porto Alegre. O evento acontece entre os dias 24 e 28 de setembro na capital do Rio Grande do Sul e aceita curta-metragens de diversos gêneros, desde que possam ser exibidos para o público-alvo do festival. Focado em tornar a produção audiovisual acessível e democrática ao público jovem, o festival conta com mostras competitivas e atividades paralelas. Para se inscrever, acesse o site do Festival.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Stefânia Vasconcellos e Copolla

Na foto, vemos Stefânia Vasconcellos, diretora gaúcha radicada em Los Angeles em animado papo com nada mais nada menos que Francis Ford Copolla. Stefânia me dirigiu em "No Caminho dos Pés", filme inscrito em vários festivais e mostras nacionais e internacionais. Copolla dispensa apresentações,roteirista e diretor de "O Poderoso Chefão";"Patton" entre outros, que lhe renderam diversos "Oscar's".