sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Sugestão de leitura

A Revolução Russa foi uma das primeiras manifestações populares do século XX e culminou na renúncia de um monarca e no surgimento do primeiro Estado socialista do mundo. Dividida em duas partes, a Revolução de Fevereiro e a Revolução de Outubro de 1917, derrubou a autocracia e levou ao poder Lenin e seu Partido Bolchevique. A ruína da autocracia teve suas raízes em uma crise em meio à modernização, quando trabalhadores começaram a sair às ruas reivindicando melhores condições de trabalho e renda na esperança de derrubar uma estrutura de dominação. S. A. Smith faz um relato atualíssimo do que foi a revolução, dos impactos que causou e de como até hoje influencia a forma de vermos a política. Com uma linguagem clara, envolve o leitor nesta história de várias histórias através de seus marcantes personagens. “Num nível filosófico, a revolução levantou questões profundas sobre como a justiça, a igualdade e a liberdade podem ser reconciliadas, questões que são relevantes ainda hoje, mesmo que as respostas dadas a elas pelos bolcheviques fossem fatalmente imperfeitas.” ////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////// REVOLUÇÃO RUSSA THE RUSSIAN REVOLUTION S. A. Smith Tradução de Marcio Hack

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Prefeito de Cambuquira pode ser processado por improbidade.

O prefeito Evanderson Xavier pode vir a ser processado por improbidade administrativa se não provar, até o próximo dia 10 de março, nos autos do Processo TJMG 010707002695-3,que o município já está servido de captação, tratamento e distribuição de água potável. A seguir o texto publicado no Diário do Judiciário de 24/01/2014: "EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL 00010 - Número TJMG: 010707002695-3 Numeração única: 0026953.90.2007.8.13.0107 Exeqüente: Ministério Público do Estado de Minas Gerais e outros; Executado: Município de Cambuquira => prido, cujo fim se dará em 10.03.2014, observada a data do pedido ( fls. 1789/1800) em 09.12.2013, quando o executado comprovará nos autos a existência da captação, tratamento e distribuição de água potável à população, ou se iniciará então o prazo de trinta dias para dar cumprimento ao convênio mencionado, sob pena de caracterização de improbidade administrativa, sem prejuízo de outras medidas necessárias para a efetivação da tutela específica". Fonte: Encontro - O Jornal de Cambuquira.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro (PT) perde os direitos políticos por contratar sem concurso público.

Uma prática comum em Cambuquira, a contratação de profissionais através de processo seletivo, quando a Lei obriga a realização de Concurso Público, levou a Justiça condenar os ex-prefeitos de Porto Alegre Tarso Genro, Raul Pont e João Verle, todos do PT, e os ex-secretários municipais da Saúde Henrique Fontana, Lúcio Barcelos e Joaquim Kliemann ao pagamento de R$ 10 mil de multa e à perda dos direitos políticos por cinco anos, a contar do trânsito em julgado da decisão. Eles foram acusados pelo Ministério Público Estadual de atos de improbidade administrativa por terem feito contratações temporárias de médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem entre 1993 e 2002, dispensando o concurso público para a admissão. A juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública, Vera Moraes, sustentou que a demanda da população não era provisória, mas permanente, o que descaracterizava a motivação para contratações emergenciais. Em Cambuquira a ilegalidade rola a solta.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Página do Facebook faz denúncia contra o prefeito de Cambuquira

A página intitulada "Acorde Cambuquira" publicou que veículo da Secretaria de Saúde está servindo ao Gabinete do Prefeito, após ter sido retirado os adesivos que o identificavam como da "Saúde". Este blog apurou que um dos veículos, foi entregue sem os adesivos ou pelo menos chegou em Cambuquira sem estar adesivado, o que não exime o Chefe do Executivo de responsabilidades já que o veículo conforme informa textualmente a Secretaria de Estado da Saúde: "Os automóveis vão colaborar com as ações administrativas das secretarias municipais no contato com os cidadãos e nas ações do dia a dia do setor, diretamente nos municípios. Todas as regiões do Estado estão contempladas nesta entrega". , ver: aqui. Dessa forma, se o veículo de placa 8603, não está a serviço da Saúde e sim do Gabinete do Prefeito, a ilegalidade é clara. É preciso apurar. Até porque é de estranhar que um veículo tenha sido entregue sem adesivos, visto que na foto publicada pelo Governo do Estado, todos os veículos estão adesivados.

Cine Curtas Lapa em Santa Teresa

Nesta quinta, dia 22, a partir das 20h - Sessão Cine Curtas Lapa em Santa Teresa.// Armazém Cultural São Joaquim// Rua Almirante Alexandrino, 470 - Santa Teresa// O Cine Curtas Lapa é um festival independente e sem fins lucrativos com entrada franca. O Festival tem como meta exibir filmes que foram realizados ou tenham como tema a cidade do Rio de Janeiro a fim de fomentar a indústria do audiovisual brasileira, em especial a de curtas-metragens cariocas no bairro mais tradicional da noite da cidade. A ideia é levar ao público da Lapa uma programação de curtas, médias e longas-metragens enriquecendo a vida cultural do bairro boêmio.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Horizonte Sebrae - Casa da Economia Criativa

Rua Santa Rita Durão, 1275 - Praça da Liberdade
Hoje, às 15h, o Sebrae Minas inaugura, em Belo Horizonte, o espaço Horizonte Sebrae - Casa da Economia Criativa. O espaço irá integrar o Circuito Cultural da Praça da Liberdade e contribuir para o aperfeiçoamento dos empreendedores da área, além de alavancar o setor da economia criativa em Minas Gerais. A Casa da Economia Criativa vai funcionar em um antigo imóvel da Rua Santa Rita Durão, na região Centro-Sul da capital mineira. No local, serão oferecidos cursos, palestras e outros serviços de orientação e capacitação. Segundo Lázaro Luiz Gonzaga, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, o objetivo é proporcionar ao empreendedor o acesso fácil e abrangente a informações sobre leis, projetos e ações voltados para o fortalecimento dos diferentes segmentos que compõem a economia criativa. A economia criativa tem conquistado números cada vez mais expressivos entre os segmentos produtivos do Brasil. Só para se ter uma ideia, o setor, com suas 63 mil empresas e 4,6 milhões de trabalhadores, movimenta cerca de R$ 104 bilhões no país. O termo economia criativa é usado para definir as atividades que tenham a criatividade como principal ativo de seus negócios (exemplo das artes, dos jogos eletrônicos, do design, da mídia etc). Fonte: Circuito Cultural Praça da Liberdade.

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

LAKINO - Festival Latino Americano de Curtas-metragens de Berlim tem inscrições abertas

O LAKINO - Festival Latino Americano de Curtas Metragens de Berlim tem inscrições abertas até o dia 30 de janeiro. A 4ª edição do evento, dedicado dar ao público alemão um panorama das produções em curta-metragem realizadas nos países latino-americanos, acontece entre os dias 2 e 6 de abril na capital alemã. Podem se inscrever filmes de até 30 minutos de duração(créditos incluídos)que abordem o contexto em que comunidades latino-americanas estão inseridas e/ou obras de diretores com ascendência latina. Os filmes podem contemplar os gêneros de ficção, documentário, animação ou experimental, com finalização a partir de janeiro de 2011 e legendas em inglês. As inscrições são realizadas através de formulário e disponibilização do filme para visualização da curadoria através do site Os filmes selecionados irão concorrer aos Prêmios de Júri de Melhor Curta Metragem "Competição Oficial" e Melhor Curta Metragem "Competição Oficial Documentário", além de Menções Especiais do Público para ambas as categorias. Página oficial clicando aqui.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Sugestão de leitura nessas férias

Uma Luanda dos anos 1980 com professores cubanos, escolas entoando hinos matinais e jovens de classe média é o cenário de Bom dia, camaradas. Do universo do romance também fazem parte as lembranças dos cartões de abastecimento, as desigualdades sociais e os conflitos entre modernidade e tradição. Através do olhar lírico de um garoto, o leitor é levado a uma Angola que acabou de se tornar independente e é obrigada a repensar as regras sociais e a questionar as causas da desigualdade. Ondjaki nos conduz aos pequenos acontecimentos do cotidiano que mostram como é preciso mais que um decreto para que as mudanças de fato aconteçam. Assim como em outros livros de Ondjaki, o mundo dos jovens e a descoberta da vida adulta e seus conflitos são retratados sem o tom irritadiço das militâncias nem a condescendência do lirismo excessivo. E Bom dia, camaradas é daqueles romances que atravessa as idades e pode ser lido tanto pelo jovem quanto pelo leitor maduro. A literatura de Ondjaki é especialmente atraente para o público brasileiro, que verá a língua portuguesa ganhar outros contornos e reconhecerá no escritor angolano muito da nossa melhor tradição literária.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Festival Taguatinga de Cinema tem inscrições abertas até o dia 30 de janeiro

A 11ª edição do Festival Taguatinga de Cinema, que acontece entre os dias 19 e 22 de março, no Teatro da Praça de Taguatinga (DF), tem inscrições abertas até o dia 30 de janeiro. Interessados podem inscrever, online e gratuitamente, filmes de até 20 minutos de duração. Este ano, o tema central do festival é a difusão do conceito de cultura de paz, pela discussão sobre o bom convívio social, ecologia, humanização das cidades, gentileza urbana e social. São aceitos filmes finalizados a partir de 2011, em qualquer formato, contanto que não tenham participado de edições anteriores. A inscrição é feita pelo site do festival e as obras devem ser enviadas pro qualquer site de hospedagem de vídeos (como Youtube e Vimeo, por exemplo). Obras por via postal só serão aceitas em casos excepcionais. Para mais informações sobre o processo de inscrição e envio, consulte o regulamento. Serão selecionadas 24 obras, sendo dez por voto popular no site do festival, dez inscritas via internet e selecionadas pela curadoria, e quatro a convite do festival. Todas as sessões têm caráter competitivo, e os vencedores são escolhidos por voto popular. Os filmes exibidos concorrem a prêmios em dinheiro, nos valores de R$ 5 mil para o mais votado, R$ 2 mil para o segundo mais votado e mil reais para o terceiro. O Festival Taguatinga de Cinema busca promover o intercâmbio entre as produções cinematográficas de todo o Brasil, estimulando a produção de filmes independentes, artísticos, poéticos, experimentais e primeiros filmes. Para mais informações, acesse o site oficial do 11º Festival Taguatinga de Cinema.

sábado, 11 de janeiro de 2014

Programa Cultura Viva

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta terça-feira (31), Portaria do Ministério da Cultura (MinC) de nº 118, reformulando o Programa Cultura Viva. O documento amplia a área de abrangência incluindo os temas da diversidade cultural do Brasil no escopo das ações do programa, altera as formas de apoio aos projetos culturais e inclui estados, municípios e o Distrito Federal aos grupos de parceiros da Rede Cultura Viva, entre outras coisas. A portaria formaliza a consolidação do Pacto Federativo em torno do Programa Cultura Viva, compartilhando responsabilidades entre a União, estados, municípios e o Distrito Federal mediante a institucionalização de mecanismos de fiscalização e de gestão compartilhada entre os entes federados. O nome do programa foi modificado para Programa Nacional de Promoção da Cidadania e da Diversidade Cultural – Cultura Viva. Entre as principais mudanças que a portaria traz está o reconhecimento como Pontos de Cultura de grupos e coletivos sem personalidade jurídica, que desenvolvam atividades culturais em suas comunidades. Esta decisão permitirá ampliar significativamente a base de beneficiários do programa, considerando que muitos grupos culturais não possuem CNPJ, tais como comunidades quilombolas, comunidades indígenas e os grupos de cultura popular e tradicional. As formas de fomento aos projetos culturais foram ampliadas e incluem o lançamento de editais de Prêmios de Reconhecimentos e concessão de Bolsas de Apoio de iniciativas dos governos federal, estadual e municipal/distrital. As Redes de Pontos e Pontões de Cultura passam a ser reconhecidas no âmbito do Sistema Nacional de Cultura (SNC), como unidades culturais de base comunitária. O programa incorpora como público alvo de ações prioritárias amplos segmentos da diversidade cultural do Brasil, tais como: comunidades indígenas e quilombolas, grupos LGBT, pessoas com deficiência, população sem teto, pessoas privadas de liberdade, pessoas em sofrimento psíquico, entre tanto outros. Veja aqui a Portaria nº 118.

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Programa de Residências Internacionais no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia.

A Fundação Clóvis Salgado e o JA.CA abrem o edital de seleção para o Programa de Residências Internacionais no Centro de Arte Contemporânea e Fotografia. Serão selecionados projetos inéditos das Artes Visuais, propostos por candidatos brasileiros ou estrangeiros. As inscrições deverão ser feitas por e-mail, entre os dias 8 de janeiro e 28 de fevereiro, seguindo os requisitos inscritos no edital abaixo anexado. Ao todo, o programa selecionará 9 (nove) projetos de arte e 3 (três) de pesquisa, distribuídos em três ciclos, com duração de 2 meses cada. Os ciclos de residência serão realizados nos seguintes períodos: 15 de abril a 15 de junho de 2014, 15 de julho a 15 de setembro de 2014, 22 de setembro a 22 de novembro de 2014. O processo de seleção levará em conta os seguintes critérios: originalidade e coerência do projeto proposto; trajetória artística do candidato; interações com o território urbano e com a comunidade local. O resultado será divulgado no Diário Oficial de Minas Gerais e no site da FCS, no 18 de março de 2014. Como apoio à participação na residência, serão disponibilizados os seguintes recursos aos artistas/pesquisadores: Para artistas ou pesquisadores brasileiros será disponibilizada bolsa no valor total de R$ 2.600,00 (dois mil e seiscentos reais e para artistas ou pesquisadores estrangeiros o valor total de R$ 2.600,00 convertido em tíquetes e/ou cartões de alimentação e transporte a serem utilizados durante sua participação na residência. Os artistas contarão com um recurso no valor de até R$ 4.000,00 (quatro mil reais) para a execução de seus projetos durante o período de residência. Os artistas que não residirem em Belo Horizonte receberão também passagens aéreas de ida e volta da sua cidade de origem a Belo Horizonte e ficarão hospedados em quarto individual em apartamento compartilhado na cidade de Belo Horizonte. Os participantes utilizarão o espaço do 3º andar do Centro de Arte Contemporânea e Fotografia, e participarão de eventos e atividades como visitas curatoriais, debates e workshops. Participarão ainda de uma ação de encerramento, a ser realizada ao final de cada ciclo de residência, e terão seus projetos documentados em publicação impressa ou eletrônica realizada pelo programa. Edital. /////INSCRIÇÃO

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Anima Minas

A Secretaria de Estado de Cultura e a Rede Minas publicam, no dia 30 de dezembro de 2013, errata do edital Anima Minas. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a produção audiovisual mineira de animação e tem inscrições abertas no período de 03 de dezembro de 2013 a 03 de fevereiro de 2014. A Rede Minas é uma emissora pública vinculada à Secretaria de Estado de Cultura. Com vistas à abertura do mercado do segmento de audiovisual para receber produtos de conteúdo animado, esse edital vai selecionar projetos inéditos e originais de séries de animação para compor a inter programação da Rede Minas. A iniciativa do edital vem ao encontro da latente demanda do mercado por este tipo de produto cultural. A Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, destaca o excelente momento para a abertura deste edital e aponta o alinhamento da Rede Minas com as novas linguagens na mídia televisiva. “A Rede Minas passa por grande mudança de gestão e os passos diários em busca do constante aprimoramento são percebidos. O lançamento deste edital confirma o interesse da emissora por uma programação excelente, atual e que incentiva a produção em Minas.”. O Presidente da Rede Minas, Júlio Miranda, confirma o interesse da tevê em favorecer a diversificação de públicos e ampliar o acesso às produções locais. “A qualidade das produções audiovisuais em animação, acompanhada de um crescente conteúdo dos roteiros, está redefinindo o mercado. Hoje, adultos e crianças se identificam com as animações. Vemos isso, inclusive, no crescente número de festivais nacionais e internacionais dedicados a filmes animados.”. Podem participar produtores independentes, estudantes de áreas afins à animação e interessados em geral que queiram realizar vídeos direcionados ao público entre 6 e 9 anos ou 10 e 13 anos. Serão selecionados quatro projetos para receberem premiação no valor de R$25.000,00 (vinte e cinco mil reis) destinados a produzir cinco vídeos de um minuto cada. O resultado final dos trabalhos selecionados será exibido em TV aberta, no canal da Rede Minas, a partir do segundo semestre de 2014. As animações poderão ser vistas, ainda, pela internet. Informações adicionais e edital clicando AQUI.

A Força da Idade

Hoje, 8 de janeiro, Simone de Beauvoir faria 106 anos. O blog sugere uma leitura: "Neste livro, Simone de Beauvoir faz um retrato de sua época e traduz motivações e inspirações que a levaram a escrever suas primeiras obras. Ela também conta sobre o cotidiano da intelectualidade de esquerda francesa daquela época".

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Propaganda

Saiu a lista de selecionados para a 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes

A 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes, a ser realizada entre 24 de janeiro e 1° de fevereiro, tem como eixo temático a questão dos processos audiovisuais de criação. Serão exibidos 29 longas-metragens, distribuídos em sete mostras conceituais em três espaços de exibição na cidade história mineira, sempre com entrada gratuita. A sessão de abertura será com o inédito “Quando Eu Era Vivo”, de Marco Dutra. No encerramento, exibição de dois filmes convidados pela curadoria: o curta-metragem “Linguagem”, de Luiz Rosemberg Filho, e o média convidado “Já Visto, Jamais Visto”, de Andrea Tonacci. Na seleção geral, houve uma distribuição equilibrada entre filmes cariocas, paulistas e mineiros, além de produções de Bahia, Paraíba, Pernambuco e Paraná, numa grande mistura de formas e gêneros. “Esteticamente, temos variações”, destaca Cléber Eduardo, curador da mostra. “Há filmes-ensaio, filmes experimentais, filmes narrativos, filmes cênicos, filmes rítmicos, documentários observacionais de personagens e ambientes, comédia urbana, família cigana, relações com o pop ressignificadas e recontextualizadas, hibridismos do documentário com a ficção, filmes sobre filmes, filmes sobre mal-estar”. Veja mais e os filmes selecionados clicando AQUI.

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Em Poços de Caldas, música erudita. Em Cambuquira, pagode.

A 15ª edição do Festival Música nas Montanhas começou ontem, dia 5 e segue até o dia 18 de janeiro, completando 14 dias de apresentações de música erudita em Poços de Caldas (MG). Durante o festival, serão mais de 30 concertos gratuitos, além de 45 oficinas para estudantes de música. O festival traz ainda diversas apresentações em vários pontos da cidade, como asilos, hospital e igrejas, levando a música erudita para todos os cantos de Poços de Caldas. O concerto de abertura trouxe a Orquestra Versatilis e três solistas. Jason Bergman é trompete solista da Orquestra Sinfônica de Mobile (EUA) e desde 2010 ensina trompete na Universidade de Mississippi Sul (EUA). Cármelo de los Santos é professor de violino na University of New Mexico em Albuquerque (EUA) desde 2004 e se apresenta em diversos países da América Latina e Europa. Em Cambuquira, provavelmente, teremos pagode durante quase todos os finais de semana de janeiro.

Convocatória de matrícula na Escola de Teatro Popular CLETA-UNAM (Mexico)

É em nível de graduação e tem a sua sede na Cidade Universitária, no México. Se estiver interessado, enviar e-mail para e.u.teatro.popular@gmail.com Com a chamada receberá o Formulário de Inscrição e Carta de razões que deve ser encaminhado até 11 de janeiro. De acordo com o calendário da UNAM as aulas começam na segunda-feira 27 de Janeiro.

Ainda há tempo para se inscrever nas oficinas gratuitas da 17ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Os interessados em preencher uma das vagas têm até o dia 10 de janeiro de 2014 para se inscreverem (20h - horário de Brasília) pelo site oficial do evento: www.mostratiradentes.com.br. Além de preencher a ficha de inscrição disponível no site, os candidatos devem inserir, em seu cadastro, um breve currículo para análise. Cada interessado pode concorrer a apenas uma vaga, na oficina que eleger. Se o número de inscrições ultrapassar o número de vagas oferecidas, a Universo Produção fará a seleção de acordo com os critérios definidos pela comissão organizadora do evento. Outras informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelo telefone (31) 3282-2366. O cineasta gaúcho Gustavo Spolidoro (“Morro do Céu”e “Ainda Orangotangos”) é o instrutor da oficina “Direção de Não-Atores” que aborda uma situação recorrente do cinema contemporâneo: a presença de personagens reais em filmes com características ficcionais. Spolidoro não pede pré-requisitos e pretende traçar um panorama deste tipo de filmografia que confunde as concepções de gênero. O roteirista Di Moretti coordena uma das mais procuradas oficinas de Tiradentes, “Roteiro Audiovisual”, com 40 vagas nesta edição. Também a tradicional oficina de Luiz Carlos Lacerda, o Bigode, volta este ano com 35 vagas para alunos interessados em construir um curta-metragem coletivamente da ideia à montagem final. A criação audiovisual nas novas mídias é tema da oficina #EufaçoaMostra com cocriatividade, dos instrutores Igor Amin e Vinicius Cabral. Esta oficina realiza microfilmes a partir das tecnologias mais acessíveis. Para os interessados em viabilizar a produção audiovisual, a 17ª Mostra Tiradentes traz duas oficinas diretamente relacionadas a oportunidades de mercado: “Formatação de Projetos para TV”, com Letícia Friedrich e “Conteúdo Audiovisual e Oportunidades de Negócios”, com Wladimir Winter. Completando a grade de cursos para os adultos, a fotógrafa e secretária executiva do Cineduc, Bete Bullara, ministra a oficina “CineClube e Produção Audiovisual na Escola” que vai fornecer elementos para a sinergia cinema e educação. A oficina é voltada a educadores formais ou informais, estudantes de pedagogia, psicologia, comunicação e áreas afins. O público infanto-juvenil também tem boas opções neste janeiro em Tiradentes. Da oficina “Interpretação e criação de personagens para Atores”, com Eliane Abreu Rios, podem participar jovens de 15 a 18 anos. “Por Trás da Câmera”, com Anna Rosaura e Claudio Keim Doreto, é voltada para a faixa etária de 14 a 18 anos. “Mágicas e Técnicas de Animação”, com Bete Bullara, vai atender a crianças de 8 a 12 anos e “Uma História, muitas imagens”, de Daniella Penna, recebe crianças de 10 a 14 anos. Maiores detalhes clique AQUI.

Mais um livro de poemas.

Acabo de lançar pela AG Book Editora meu quarto livro, "Sede" contendo 62 poemas com comentário de Judith de Souza, desenho de capa de Paulo Luna e texto de contra-capa de Mary Galdino, aos quais agradeço de coração. O livro pode ser adquirido diretamente no site da Editora. SEDE// A sede que tenho// Um copo d’água não satisfaz.// Minha sede é seca,// Minha sede é grande.// Minha sede é bem outra.//

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Filmes para ver em 2014

Para ler nas férias

Uma história magnífica com grandes personagens e um final comovente, sua autora Cornelia Funke nasceu em 1958, em Dorsten, na Alemanha. Escritora e ilustradora de livros infantis e juvenis, recebeu diversos prêmios literários. Com mais de quarenta títulos publicados. Entre os seus maiores sucessos, está também a trilogia Mundo de Tinta, cujo primeiro volume, Coração de tinta, adaptado para o cinema, tornou-se um best-seller mundial, com mais de 4 milhões de exemplares vendidos. Editora: Companhia das Letras, 368 páginas, editado em 2004.

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Sugestão de leitura.

Inscrições para o FILO - FESTIVAL INTERNACIONAL DE LONDRINA 2014

Estão abertas as inscrições para o FILO - FESTIVAL INTERNACIONAL DE LONDRINA 2014, que vai acontecer no período de 22 de agosto a 7 de setembro. Os projetos inscritos serão analisados pela Comissão Organizadora do FILO e/ou por curadores convidados. Os principais critérios para análise das propostas são a qualidade artística e sua viabilidade técnica e financeira, sempre observando o perfil e o conceito do Festival. Os espetáculos selecionados terão 10 dias após o comunicado para envio de outros materiais e documentos que serão solicitados pelo Festival, entre eles, carta de liberação dos direitos autorais e pagamentos dos referidos direitos. Maiores informações e inscrição clique AQUI.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Folia de Reis

O dia 6 de janeiro é o Dia dos Três Reis Magos, ou da Folia de Reis. Diz a tradição que, quando os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido. Ofereceram ao menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade. Segundo a tradição, um era negro, o outro branco e o terceiro moreno, representando toda a humanidade. Muitos países celebram a data, e a Folia de Reis é comemorada de modo particular em cada região do Brasil. Em alguns países europeus, a Festa de Reis é celebrada com mais solenidade que o Natal e os presentes são dados no dia 6 de janeiro. Nessa data, os magos são colocados no presépio e o menino Jesus na manjedoura é trocado por um maior, que fica no colo da Virgem Maria. Na Espanha, a data é chamada de Festa de Reis. Na Itália, festa da "Befana" (uma velha bruxa que dá presente para as crianças). No dia de Reis é costume desfazer as decorações natalinas, guardar os enfeites e desmontar os presépios. No Brasil, principalmente no interior, acontecem os chamados Reisados ou Folias de Reis, festas folclóricas que receberam a influência das origens europeias da celebração, mas que adotaram formas e expressões locais na música, na dança e nas orações, dependendo da região do país. Uma das festas culturais mais ricas do folclore brasileiro, acontece entre primeiro e seis de janeiro, quando as chamadas "companhias" vão de casa em casa cantar os seus versos acompanhados de violas, violões, sanfonas, pandeiros, triângulos, caixas e instrumentos de corda. Alguns vestem fardas e máscaras. O restante dos componentes usa uniforme, geralmente calças e camisas sociais. Em Cambuquira, lamentavelmente, o excesso de álcool em boa parte dos componentes das companhias prejudica sensivelmente as apresentações o que faz perder seu sentido folclórico.