sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Governo Federal leva máquinas do PAC2 a Minas Gerais

O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Agrário (M.D.A.) entrega, nesta segunda-feira, 30/09, em Belo Horizonte, mais um lote de máquinas do PAC2 para municípios do estado de Minas Gerais. Ao todos, serão 154 equipamentos, dos quais setenta e uma retro-escavadeiras, trinta e seis moto-niveladoras e quarenta e sete caminhões-caçamba . O investimento total do MDA nesta ação totaliza quase 36 milhões e meio de reais. Os equipamentos ajudarão as prefeituras no processo de construção de obras de armazenamento de água e de recuperação e abertura de novas estradas vicinais. A coordenadora do PAC na Delegacia Federal do MDA em Minas Gerais, Valquíria Bernardo, informa que nesta nona entrega de equipamentos do MDA no estado. Este ano, serão beneficiados cerca de 80 mil e 500 agricultores familiares de uma população rural mineira de 570 mil pessoas. Tenho certeza que na próxima semana haverá carro de som e fogos na rua (pagos pelo contribuinte) anunciado a vinda dos equipamentos como se fosse mais uma conquista do prefeito. Não caia em mais essa lorota, os equipamentos estão sendo DOADOS pelo governo federal sem qualquer interferência dos municípios.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Começa hoje o Festival do Rio de Cinema.

Com 350 filmes de 60 países na programação, a edição 2013 do Festival do Rio começa nesta quinta-feira (26), propondo uma maratona cinematográfica para o público até o dia 10 de outubro. A programação inclui filmes premiados em festivais internacionais, longas nacionais inéditos no circuito comercial, documentários aguardados e produções que estão cotadas para o Oscar 2014. O filme de abertura é "Amazônia", coprodução Brasil-França que foi exibida nos festivais de Veneza e Toronto. Dirigido pelo francês Thierry Ragobert, o longa retrata a saga de um macaco prego que sobrevive a um acidente de avião na floresta brasileira. Outros destaques que passaram por festivais são "Bastardos", da francesa Claire Denis; o mexicano "Heli", premiado em Cannes; "Sacro Gra" , ganhador de Veneza; "Jovem e Bela", novo de François Ozon; "Only Lovers Left Alive", do celebrado Jim Jarmush; "The Zero Theorem" , de Terry Gilliam; e o telefilme "Behind the Candelabra" , com Michael Douglas, muito elogiado em Cannes. O público também poderá ver antes da estreia alguns dos filmes que prometem dominar a temporada de prêmios do ano que vem, como "Gravidade" , com Sandra Bullock e George Clooney; "Blue Jasmine" , novo de Woody Allen; "Nebraska", de Alexander Payne; "O Mordomo da Casa Branca" , de Lee Daniels; e "Fruitvale Station", de Ryan Coogler.

"O Som ao Redor" é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2014

Foto: Divulgação
"O Som ao Redor" dirigido por Kleber Mendonça Filho, foi escolhido por uma comissão do Ministério da Cultura para ser o candidato do Brasil ao Oscar 2014 . O longa tentará levar o País de volta à disputa pela estatueta de filme estrangeiro, algo que não acontece desde 1999 - naquele ano, "Central do Brasil" perdeu para o italiano "A Vida é Bela". O filme brasileiro será pré-indicado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos, que receberá sugestões de países de todo o mundo e revelará primeiro nove selecionados e depois cinco finalistas em janeiro. “Em seu primeiro longa, Mendonça, um ex-crítico de cinema, narra os ritmos da vida diária em um complexo de apartamentos afluente da cidade costeira brasileira de Recife. O que emerge é um retrato sutil de uma sociedade em vias de uma rápida transformação social, ainda assombrada pelas crueldades de seu passado feudal.” Essa seria apenas mais uma das inúmeras críticas bastante animadas com o filme O som ao redor, dirigido por Kleber Mendonça Filho, se não fosse por seu simbolismo. Afinal, vinha acompanhada de uma indicação entre os dez melhores filmes de 2012 feita pelo respeitado crítico estadunidense A.O. Scott nas páginas do The New York Times. Ao lado dos novos trabalhos de Quentin Tarantino, Michael Heneke e Steven Spielberg nessa lista, o filme era o único latino-americano citado. O filme entrou para a lista de dez melhores filmes de 2012 do principal crítico de cinema do jornal norte-americano "The New York Times". Também em 2012, ganhou o troféu principal da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo , além de quatro prêmios no Festival de Cinema de Gramado (diretor, som e melhor filme para o público e os críticos) e dois no Festival do Rio (filme e roteiro). Além disso, foi exibido e premiado em eventos internacionais, sendo o Festival de Roterdã o principal. Apesar do lançamento em circuito limitado de salas, conseguiu boa média de público .

"Exilados do Vulcão" ganha prêmio principal do Festival de Brasília 2013

Foto: Divulgação
O filme "Exilados do Vulcão" foi eleito melhor longa de ficção pelo júri oficial da 46ª edição do Festival de Brasília. Filme é dirigido por Paula Gaitán, os outros premiados foram: Direção: Michael Wahrmann por "Avanti Popolo"; Ator: Pedro Maia por "Depois da Chuva"; Atriz: Maeve Jinkings por "Amor, Plástico e Barulho"; Ator coadjuvante: Carlos Reichenbach por "Avanti Popolo"; Atriz coadjuvante: Nash Laila por "Amor, Plástico e Barulho"; Roteiro: Claudio Marques por "Depois da Chuva"; Fotografia: Aloysio Raulino por "Riocorrente"; Direção de arte: Dani Vilela por "Amor, Plástico e Barulho"; Trilha sonora: Mateus Dantas, Nancy Viegas, Bandas Crac! e Dever de Classe por "Depois da Chuva"; Som: Fábio Andrade e Edson Secco por "Exilados do Vulcão" e Montagem: Idê Lacreta e Paulo Sacramento por "Riocorrente".

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Festival É Tudo Verdade recebe inscrições

Estão abertas as inscrições para a 19ª edição do É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, que acontece entre os dias 3 e 13 de abril de 2014 nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, e após esse período, em circuito de itinerâncias pelo país. O evento, cujo objetivo é promover e proporcionar reflexão sobre o gênero documentário, conta com mostras competitivas e não-competitivas, programas especiais, retrospectivas e atividades paralelas, como debates, lançamentos de DVDs e a Conferência Internacional do Documentário. O É Tudo Verdade aceita documentários em qualquer formato, desde que tenham sido finalizados em 2013 e não tenham sido inscritos em edições passadas do festival, para as competições Brasileiras de Longa ou Média-Metragem (a partir de 40 minutos) e de Curta-Metragem (até 30 minutos), para as mostras não-competitivas O Estado das Coisas, Foco Latino-Americano e para as retrospectivas. Obras realizadas em regime de coprodução internacional com o Brasil podem ser inscritas também nas competições internacionais de Longa ou Média-Metragem e de Curtas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 16 de dezembro. Os filmes selecionados para as mostras competitivas concorrem a prêmios de Melhor Documentário em suas categorias, consistindo em troféus e somas em dinheiro, e a prêmios diversos concedidos por parceiros do evento. Para mais informações, clique AQUI.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Concurso para produção de programas sobre mobilização social: TV Câmara.

Estão abertas até 7 de outubro as inscrições para o concurso "A Hora é Agora", promovido pela TV Câmara e pela Rádio Câmara. Serão premiadas, com R$ 70 mil, sete propostas para elaboração de programas inéditos sobre temas ligados à mobilização social para conquista de direitos. "A Hora é Agora" será uma série de programas informativos, com histórias inovadoras relacionadas à mobilização social, protagonismo político apartidário e articulação comunitária. Os programas deverão ter 26 minutos, com uma versão para televisão e outra para rádio. Realidade transformada O concurso tem como objetivo dar visibilidade às iniciativas de organização da sociedade que visam transformar a realidade e garantir direitos sociais, coletivos e de minorias. Os programas devem registrar experiências que, direta ou indiretamente, buscam promover a conscientização e a participação política. Alguns assuntos sugeridos no edital do concurso são: iniciativas de mobilização política não-partidária; a política no cotidiano das pessoas; cooperativismo; favelas; sustentabilidade; mobilidade; movimento negro; diversidade e tolerância de orientações sexuais e afetivas; democratização da comunicação; acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiências; intolerância religiosa; respeito às minorias; adoção; histórias que tenham relação com os objetivos do milênio; e direitos e garantias fundamentais previstos pela Constituição. Cinco regiões Na primeira fase, o concurso irá pré-selecionar 15 projetos que serão submetidos a uma defesa oral – na qual serão colocadas questões relacionadas a técnica, criação artística, produção, cronograma e finanças. O grupo dos 15 projetos pré-selecionados será composto pelos três que melhor representem cada região do Brasil - Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Será premiado pelo menos um programa por região. Inscrição Poderão inscrever-se empresas brasileiras produtoras de audiovisual, legalmente estabelecidas. Cada candidato poderá inscrever até dois projetos, sendo que cada um deverá ser enviado em envelope específico. Nenhum proponente terá mais de um projeto premiado. A inscrição deverá ser realizada, obrigatoriamente, por meio do envio postal ou por empresa de entrega de pacotes. O envelope deverá conter o formulário de inscrição impresso; a proposta de argumento; a proposta de tratamento audiovisual; o currículo da empresa produtora; e um portfólio com comprovação de no mínimo duas e, no máximo, cinco produções audiovisuais que a empresa tenha realizado. Entre os critérios a serem avaliados nos argumentos, estão: originalidade, variedade, profundidade e adequação ao perfil de programação da TV Câmara e da Rádio Câmara. Os critérios técnicos das obras apresentadas no portfólio da produtora também serão considerados. O prêmio será pago em duas etapas. A primeira, de R$ 35 mil, após a assinatura do contrato. A segunda parcela será paga após entrega e aprovação do disco XDCAM e do CD de áudio com a montagem final do programa de TV e de rádio, juntamente com o Termo de Cessão Total de Direitos Patrimoniais para exibição do programa pela TV Câmara e pela Rádio Câmara, devidamente assinado. Confira o edital de retificação consolidado e os anexos em Word. SERVIÇO Endereço para envio da inscrição: "Concurso para Produção de Programas para Série da TV Câmara e da Rádio Câmara" Comissão Especial de Licitação - Concurso A Hora é Agora TV/Rádio Câmara Câmara dos Deputados Anexo 4 – Subsolo – sala 79 Brasília – DF CEP: 70160-900 Informações adicionais: Telefone: (61) 3216-1700

domingo, 22 de setembro de 2013

Balaio de Minas, hoje no Parque das Águas

O grupo Balaio de Minas estará se apresentando hoje, a partir das 15 horas no Parque das Águas, dentro da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. O grupo de ciranda é formado por 12 integrantes e acompanhando por viola, tambor de congado e triângulo, traz canções populares e folclóricas entremeadas com declamações de versos. A jornada este ano tem como tema “Griôs: a Jornada dos Mestres de nossa Cultura”. Os griôs surgiram no noroeste africano e tornaram-se um símbolo da tradição oral. Responsáveis pela transmissão dos saberes e acontecimentos da vida social, os griôs tem relação íntima com a palavra – considerada sagrada – e são guardiões da memória e da história oral de um povo, sempre respeitando os seus ancestrais. Em sua origem, o griô assumiu variadas funções, sendo responsável por perpetuar a história por meio da contação de histórias, a genealogia das famílias, a música e a poesia popular, mestres dos ritos e práticas, chegando a liderar, inclusive, a mediação de conflitos.

sábado, 21 de setembro de 2013

Sacode a Praça em Cambuquira

O evento Sacode a Praça está em Cambuquira, hoje, sábado, 21 de setembro, das 9h às 16h, em frente ao Campo de Futebol. O evento realizado pela Regional Sul da Fiemg (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) em parceria com Sesi (Serviço Social da Indústria) e EPTV, leva à comunidade e familiares de industriários 11 novos brinquedos infláveis, cama elástica, trupe circense, Circuito Sesi Saúde e distribuição de cartilhas que orientam as famílias sobre a importância de exercitar em casa o orçamento familiar. No local haverá também a largada da 17ª Etapa do Circuito Sul Mineiro de Corrida de Rua SESI que antecede ao Sacode a Praça e vai classificar os primeiros colocados nas categorias indústria e comunidade, masculino e feminino, para a Corrida Integração, realizada em Campinas-SP. A prova de Campinas é uma das cinco mais importantes corridas de rua do atletismo brasileiro e os classificados participam do evento com todas as despesas pagas. A corrida terá um percurso de cinco quilômetros e é necessário, e para a inscrição, cada participante doou um quilo de alimento não perecível, exceto sal. Os alimentos arrecadados serão doados a instituições de caridade da cidade.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Festival de Cinema Luso-brasileiro de Santa Maria da Feira recebe inscrições.

Estão abertas até o dia 20 de outubro as inscrições para o 17º Festival de Cinema Luso-brasileiro de Santa Maria da Feira, que acontece entre os dias 1º e 8 de dezembro, em Portugal. O festival consta da lista de eventos contemplados pelo Programa de Apoio à Participação em Festivais Internacionais da ANCINE, que concede auxílios diversos a produções oficialmente convidadas a participar de 77 mostras e festivais de cinema no exterior. Responsáveis por filmes escalados para a programação do Festival de Santa Maria da Feira podem solicitar à ANCINE o envio da cópia e apoio financeiro para a promoção da obra no evento. O festival aceita curtas (com até 30 minutos de duração) e longas-metragens (acima de 60 minutos) para as seções oficiais competitivas, e médias-metragens (de 31 a 59 minutos) para as mostras paralelas. Somente serão aceitos filmes produzidos em 2012 e 2013, preferencialmente inéditos no circuito comercial português. O processo de inscrição consiste no envio da ficha, devidamente preenchida, acompanhada de uma cópia em DVD da obra, para o endereço indicado no regulamento. A ficha de inscrição pode ser obtida no site oficial do festival. Curtas e longas-metragens exibidos no festival concorrem aos prêmios de Melhor Filme, Revelação e Prêmio Especial do Júri oficial, e protagonistas dos longas concorrem também a Melhor Ator e Melhor atriz. Também serão concedidos prêmios dos Cineclubes, da Crítica e do público. Na edição passada do festival, foram premiados os longas nacionais "Boa sorte, meu amor", de Daniel Aragão (prêmio dos cineclubes e melhor atriz) e "Sudoeste", de Eduardo Nunes (Prêmio do público, prêmio da crítica e prêmio especial do júri), e os curtas "Filme para poeta cego", "A mão que afaga", "Versão Francesa" e "Frineia"; e o diretor brasileiro Joel Pizzini foi homenageado com uma Mostra Foco.

Festival Internacional Lume: inscrições até 30 de setembro

O III Festival Internacional Lume de Cinema será composto por mostras competitivas de longa metragem e curta metragem internacional e nacional. Além das mostras competitivas, haverá sessões especiais, retrospectivas e o foco esse ano será no cinema latino e a uma homenagem especial ao cinema realizado na América Central. O Festival Internacional Lume de Cinema é um evento cultural sem fins lucrativos, realizado pela Lume Filmes, produtora, distribuidora e exibidora de cinema autoral e independente do estado do Maranhão, Brasil. O Festival Internacional Lume de Cinema tem por objetivo, promover a arte cinematográfica como forma de aproximação dos mais variados povos e culturas do planeta, valorizar obras de qualidade e favorecer o desenvolvimento do Cinema. O Festival Internacional Lume de Cinema será realizado de 26 de novembro a 01 de dezembro de 2013 na cidade de São Luís – MA – Brasil. Para inscrever um filme é necessário: Cumprir as condições do regulamento, preencher o formulário de inscrição; enviar o seu filme ao endereço indicado no final do formulário de inscrição. Regulamento, ficha de inscrição e demais informações clique AQUI.

Apoio às Bibliotecas Comunitárias

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), abriu o Edital de Apoio às Bibliotecas Comunitárias e Pontos de Leitura - 2013. A chamada pública foi divulgada no Diário Oficial da União de 17/9 (seção 3, página 16). As inscrições foram abertas a partir do dia 18 de setembro e vão até 17 de outubro. O objetivo do concurso é ampliar o acesso à informação, à leitura e ao livro por meio da modernização e qualificação de espaços e serviços das bibliotecas comunitárias e pontos de leitura. Serão premiadas cem propostas e cada uma delas vai receber o valor bruto de R$ 32 mil. Podem participar do edital pessoas físicas e pessoas jurídicas, de direito privado, sem fins lucrativos, de natureza cultural, representantes de bibliotecas comunitárias e/ou pontos de leitura. O concurso é desenvolvido pela FBN, por meio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). Cada proposta deverá se enquadrar em um dos seis eixos que compõem o edital: Eixo 1 – Ação Cultural - manutenção de ações culturais regulares, ou criação de novas ações culturais voltadas para a dinamização dos espaços da Biblioteca Comunitária e/ou Ponto de Leitura. Eixo 2 – Aquisição de Bens - aquisição de acervo, mobiliário e equipamentos para a qualificação dos espaços e serviços da Biblioteca Comunitária e/ou Ponto de Leitura. Eixo 3 – Serviços - organização e tratamento do acervo e, informatização dos serviços de controle e empréstimo dos livros da Biblioteca Comunitária e/ou Ponto de Leitura. Eixo 4 – Formação de pessoal - capacitação de funcionários e gestores para atividades específicas no campo da leitura, da biblioteconomia e da gestão de espaços culturais, com vistas a qualificação dos serviços prestados pela Biblioteca Comunitária e/ou Ponto de Leitura. Eixo 5 – Mobilização - ações de envolvimento e mobilização da comunidade na gestão da Biblioteca Comunitária e/ou Ponto de Leitura. Eixo 6 – Manutenção - manutenção do espaço e dos serviços da Biblioteca Comunitária e/ou Ponto de Leitura As inscrições devem ser realizadas por meio do Sistema SalicWeb. Leia o edital na íntegra Em caso de dúvidas e informações, enviar email para editalbc2013@bn.br ou ligar para (21) 2220-1009. Para informações mais detalhadas, consulte o site do SNBP

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Eduardo Kobra realiza pintura ao vivo em três pontos de BH

O artista paulistano Eduardo Kobra, famoso por produzir painéis gigantes com cenas realistas que parecem fotografias, estará em Belo Horizonte de hoje a 21 de setembro, para um live painting (pintura ao vivo) em três pontos da capital. Hoje, 19 de setembro, a ação será na Praça da Savassi. Já nos dias 20 e 21, ele estará, respectivamente, na Praça Sete e na orla da Lagoa da Pampulha, ao lado da Igreja São Francisco. Nestas datas, a partir das 10h, Kobra pintará, por dia, um painel de dois metros de altura por dois metros de largura. Ao término do trabalho, as três imagens irão formar uma só. O grande painel, que terá 6 metros de largura, iniciará um tour por vários pontos da capital mineira a partir do dia 27 de outubro, com o objetivo levar arte aos espaços públicos de Belo Horizonte. A ação está sendo promovida pela Direcional Engenharia, que posteriormente, irá transformar alguns trabalhos de Eduardo Kobra nos tapumes que serão utilizados nas obras da construtora em todo o país. Fonte: Circuito Cultural Praça da Liberdade

Cinema no Pano

Foto: Patrick Moyses
Belo trabalho está sendo realizado em Três Corações, levando cultura e arte aos bairros da cidade. Parabéns ao idealizadores Patrick Moyses e Sueli Pereira, com apoio da Viraminas Associação Cultural; Cabana Creperia e Grupo Artistas da Proa.

Diretor busca atriz para seu próximo filme.

O diretor Guilherme de Almeida Prado, de Onde Andará Dulce Veiga?, está se preparando para filmar seu novo longa, Tais & Taiane que conta o inesperado encontro entre duas adolescentes em uma estrada. Enquanto Tais procura por seu pai, Taiane ganha a vida fazendo programa com caminhoneiros e viajantes. Após serem roubadas, as duas decidem ficar juntas pelos próximos dias. A novidade é que a escolha da protagonista será diferente. As candidatas podem se inscrever no site oficial do filme. As interessadas devem ter o seguinte perfil: meninas de 17 a 23 anos, altura de 1.63 a 1.75, corpo delineado, pele morena, olhos claros, beleza exótica/”selvagem”/indígena.

domingo, 15 de setembro de 2013

Macaé Cine 2013

O Macaé Cine nasceu do despertar do jovem talento macaense Thales de Moraes. Cineasta, construiu sua carreira no Rio de Janeiro, reaproximando-se de suas origens após alguns anos para concretizar um sonho: o 1º festival de cinema de Macaé. Junto a Império Produções realizou em outubro de 2011 o I Macaé Cine através do Circuito Noite Contemporânea, revelando uma produção audiovisual local de qualidade que necessitava apenas de espaço e incentivo para fluir expressivamente. Infelizmente, Macaé perde este grande entusiasta ainda no início de 2012, o que marca com profunda tristeza e saudade aqueles que puderam conhecê-lo e trabalhar ao seu lado. Mas as marcas que ficaram também foram de esperança. O sonho do Thales de Moraes continua vivo, pois ele multiplicou seu anseio a muitas outras pessoas. O Macaé Cine continuará por muitas edições, levando a memória deste jovem, uma trajetória que motiva a todos que lutam por Macaé e por sua afirmação identitária enquanto cidade-berço de ícones em todos os campos do conhecimento e da arte. (Texto extraído da página oficial do evento) Acesse AQUI para regulamento e inscrição. INSCRIÇÕES ATÉ 30 DE SETEMBRO.

sábado, 14 de setembro de 2013

Encontro de Bandas.

Fotos: Facebook da Prefeitura
Pouco público prestigiou o Encontro de Bandas, atividade da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural. Não sei se o cambuquirense não gosta desse tipo de evento ou em função do repertório, que tinha até o "clássico" Show das Poderosas (segunda foto).

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Jornada Mineira do Patrimônio Cultural abre com exposição em Cambuquira.

Fotos: Antonio Almeida
Com o tema "Griôs - A Jornada dos Mestres da Nossa Cultura" a Jornada Mineira do Patrimônio Cultural apresenta em Cambuquira uma exposição de artistas e artesãos locais. NO BRASIL a palavra griô se refere a todo(a) cidadão(ã) que se reconheça e/ou seja reconhecido(a) pela sua própria comunidade como: um(a) mestre das artes, da cura e dos ofícios tradicionais, um(a) líder religioso(a) de tradição oral, um(a) brincante, um(a) cantador(a), tocador(a) de instrumentos tradicionais, contador(a) de histórias, um(a) poeta popular, que, através de uma pedagogia que valoriza o poder da palavra, da oralidade, da vivência e da corporeidade, se torna a biblioteca e a memória viva de seu povo. Em sua caminhada no mundo, ele(a) transmite saberes e fazeres de geração em geração, fortalecendo a ancestralidade e a identidade de sua família ancestral e comunidade. São exemplos das griôs e dos griôs no Brasil: congadeiro(a), jongueiro(a), folião(ã) dos reis, capoeira, parteira(o), zelador(a) de santo, erveira(o), caixeiro(a), carimbozeiro(a), reiseiro(a), tocador(a) de viola, sanfoneiro(a), rabequeiro(a), cirandeiro(a), maracatuzeiro(a), coquista, marujo, artista de circo, artista de rua, bonequeiro(a), mamulengueiro(a), catireiro(a), repentista, cordelista, pajé, artesão(ã), e fazedores(as) de todas as demais expressões culturais populares que se desenvolveram e SE TRANSMITEM POR UMA TRADIÇÃO ORAL

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Enquanto em Cambuquira é só pagode Festival Tudo é Jazz começa nesta sexta em Ouro Preto.

Foto: Os nova-iorquinos do Underground Horns, pela primeira vez no Brasil. Os músicos trazem para o Festival um show composto por elementos de jazz, funk e ritmos africanos.
Começa nesta sexta-feira o Tudo é Jazz. Entre os dias 13 e 15, o tradicional circuito musical vai encher de charme e música um dos mais belos espaços de Ouro Preto: o Largo do Rosário. Em três dias, a antiga Vila Rica receberá mais de 20 atividades culturais, entre shows, workshops, cortejos e exposição de artistas nacionais e internacionais, em apresentações inéditas e marcantes, todas gratuitas. A programação acaba de ser fechada e inclui alguns dos nomes mais representativos da cena contemporânea brasileira, como Thiago Pethit e Fernanda Takai, em carreira solo e o quarteto Cobra Coral. Alessandra Maestrini, mais conhecida do grande público por seus trabalhos na TV, apresentará sua faceta musical com a interpretação do álbum Drama'n Jazz, com direção e cenários assinados por Gringo Cardia. Entre os convidados internacionais, estão os nova-iorquinos do Underground Horns. Inéditos em solo brasileiro, os músicos trazem para o Festival um show composto por elementos de jazz, funk e ritmos africanos. As raízes do continente também estão presentes na apresentação da guineana Fanta Konatê, representante de uma das famílias que viram surgir instrumentos como o tambor djembê, originário da África Ocidental. Completam a lista de atrações o compositor e guitarrista cubano Richard Padron, um dos mais importantes músicos de jazz do seu país, e o DJ nova-iorquino Greg Caz. O Tudo é Jazz contará ainda com cortejos e apresentações de músicos locais, como o Dixieland e o Bloco do Zé Pereira, ao lado da Jazz Band das Flores, formada por músicos que frequentam o Ponto de Cultura, local criado e mantido pelo evento, localizado no bairro Alto da Cruz, localizado na periferia de Ouro Preto.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

Exposição Elles: Mulheres artistas na coleção do Centro Pompidou

A histórica mostra ELLES: Mulheres Artistas na coleção do Centro Pompidou inaugurou, no dia 27 de agosto, o Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte, após ficar em cartaz de 24 de maio a 14 de julho deste ano no CCBB do Rio de Janeiro, onde foi visitada por mais de 240 mil pessoas. O público mineiro estará, até 21 de outubro, diante do olhar contemporâneo de mulheres pioneiras que, entre 1907 e 2010, produziram arte em vários formatos – pintura, escultura, desenho, fotografia, vídeo, instalação etc. – e revolucionaram, cada uma a seu modo, os conceitos artísticos de seu tempo. Organizada pelo Centro Georges Pompidou/Musée National d'Art Moderne, que abriga a maior coleção de arte contemporânea da Europa, ELLES é uma experiência visual que vai desafiar os pressupostos dos visitantes sobre a arte do século passado. A mostra, com curadoria de Emma Lavigne e Cécile Debray, apresenta uma nova perspectiva sobre a história da arte moderna e contemporânea. Com humor, desprezo, sensualidade e ambigüidade, essas mulheres representam os principais movimentos de Arte Moderna, desde a abstração às questões contemporâneas mais prementes. O Centro Cultural Banco do Brasil está situado na Praça da Liberdade, 450, Belo Horizonte.

Curso "O Barroco Internacional"

Estão abertas as inscrições para o curso O Barroco Internacional, promovido pela C/Arte Educativa, sob a coordenação do historiador de arte Fernando Pedro, que tem como proposta o aprofundamento da arte barroca mundial, através da sensibilização da percepção visual e do trabalho de conceitos específicos, bem como fornecer uma visão comentada da bibliografia mais recente sobre o estudo da arte no período. O curso que será realizado no Museu Mineiro, que integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade, acontecerá nas manhãs de sábado entre 28 de setembro e 26 de outubro, e contará com palestras dos professores da UFMG, Adalgisa Arantes Campos e Magno Morais Mello. Durante as palestras será exibido completo material iconográfico com imagens das principais pinturas, esculturas, arquitetura e demais elementos que compõem o barroco mundial. O evento que tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais é destinado a profissionais, professores, estudantes das áreas de arte, história, arquitetura, design, decoração, letras, pedagogia, restauração e interessados na história de um dos mais belos estilos artísticos da cultura mundial. Informações AQUI

Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura

Como forma de incentivar a produção literária mineira e brasileira, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), por meio da Superintendência de Publicações e do Suplemento Literário (SPSL), lança o Edital 2013 do 'Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura'. Em sua 6ª Edição, o Prêmio distribuirá R$ 212 mil (duzentos e doze mil reais) para as categorias Conjunto da Obra; Poesia; Ficção (romance) e Jovem Escritor Mineiro – BDMG Cultural. As inscrições podem ser realizadas até 15 de outubro. Na edição 2013, o prêmio será distribuído da seguinte maneira: na categoria Conjunto da Obra, o valor será de R$ 120 mil (cento e vinte mil reais); para Jovem Escritor Mineiro – BDMG Cultural, R$ 42 mil (quarenta e dois mil reais); para Ficção (romance), R$ 25 mil (vinte e cinco mil reais); e para a categoria Poesia, R$ 25 mil (vinte e cinco mil reais). Neste ano o romance é o gênero premiado na categoria Ficção. Podem se inscrever escritores com idade mínima de 18 anos, iniciantes ou profissionais, desde que nascidos (ou naturalizados) e residentes em território nacional. A obra deve ter, no mínimo, 49 páginas. Mais informações clique AQUI.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Prêmio Funarte Artes na Rua (circo, dança e teatro) 2013

A Fundação Nacional de Artes lançou o Prêmio Funarte Artes na Rua (circo, dança e teatro) 2013. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 26 de agosto. Ao todo, serão contemplados 70 projetos nas seguintes modalidades: montagem ou circulação de espetáculos de rua; performances cênicas ou intervenções na rua; registro e memória de grupos e suas atividades. O investimento total é de R$ 3 milhões e as premiações variam entre R$ 32,7 mil e R$ 60 mil. Através deste programa, a Funarte pretende fomentar atividades que busquem, nas apresentações de rua, um novo significado para o espaço público. Podem se inscrever e concorrer ao Prêmio pessoas físicas ou jurídicas com ou sem fins lucrativos, de natureza cultural. Somente serão aceitas inscrições de projetos enviadas pelo correio (Sedex ou carta registrada). As inscrições estão abertas até o dia 10 de outubro. Acesse a Ficha de Inscrição e Edital clicando AQUI.

VI Bienal de Jovens Criadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)

Entre 3 e 7 de dezembro deste ano, acontecerá a VI Bienal de Jovens Criadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Salvador. ... A VI Bienal contempla as diversas áreas da cultura e vai permitir a troca de experiências, conhecimentos e vivências entre os jovens, ampliando as possibilidades do processo de integração entre os países lusófonos. Esta edição abordará as seguintes linguagens: Artes Visuais, Arte Digital, Artes Integradas, Audiovisual, Circo, Dança, Música, Teatro, Literatura e Artes Aplicadas. Os jovens artistas brasileiros de 18 a 30 anos poderão inscrever seus trabalhos até 30 de setembro no hotsite www.juventude.gov.br/bienalcplp

Residências artísticas no exterior

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) está com edital aberto para concessão de bolsas no âmbito do programa "Unesco-Aschberg para Artistas", que promove a mobilidade dos jovens por meio de residências artísticas no exterior. O edital é aberto a artistas plásticos, escritores e músicos entre 25 e 35 anos de idade. Acesse aqui a lista de bolsas disponíveis para 2014, onde encontram-se instruções completas sobre os procedimentos e os prazos de candidatura.

Revelando os Brasis.

Quem não tem uma história para contar? Agora imagine transformar esta história em filme? Estarão abertas até 30 de setembro as inscrições para a quinta edição do Concurso Nacional de Histórias do Revelando os Brasis - Ano V. Qualquer pessoa com mais de 18 anos que more em uma cidade pequena com até 20 mil habitantes pode se inscrever. O tema é livre. A história pode ser real ou inventada. E o interessado pode escrever quantas histórias quiser. Uma lenda, um lugar, um costume, uma tradição, um personagem, um conflito, resgatar um fato histórico da região, ou qualquer outro assunto pode ser a inspiração para o filme. Os autores selecionados participarão de oficinas preparatórias de Roteiro, Direção, Produção, Direção de Arte, Fotografia, Som, Edição, Mobilização Comunitária e Direitos Autorais, no Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas pelo projeto. Na etapa seguinte, os diretores contarão com o apoio da estrutura de produção oferecida pelo Revelando os Brasis para gravar os filmes com até 15 minutos nos pequenos municípios. Saiba mais - Criado em 2004, o projeto tem por objetivo geral promover a inclusão e a formação audiovisuais através do estímulo à produção de filmes, além de contribuir para a formação de receptores críticos e para a produção de obras que registrem a memória e a diversidade cultural do país, revelando novos olhares sobre o Brasil. A realização do Instituto Marlin Azul, tem parceria do Canal Futura, parceria estratégica da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e conta com o patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Rouanet. Nas quatro primeiras edições do projeto foram produzidas 160 obras, entre ficções e documentários. Os filmes são lançados em DVD com distribuição gratuita entre organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil, além disso, participam de festivais e mostras audiovisuais de âmbito local e nacional. Serviço Revelando os Brasis Ano V (Concurso Nacional de Histórias) Inscrições: 22 de julho a 30 de setembro de 2013 Público: Pessoas acima de 18 anos moradoras de municípios com até 20 mil habitantes. Ficha de inscrição e regulamento: clique AQUI

domingo, 8 de setembro de 2013

3º edição do “Filma Brasil”

A AES Eletropaulo patrocina o “Filma Brasil”, maior concurso de roteiros do país que, nesta edição, abordará o tema: Alimentação e Energia – Desafios para o futuro. Os roteiristas podem cadastrar o material até o dia 20 de setembro no portal do projeto www.filmabrasil.com. A iniciativa é do Instituto Vencer, entidade sem fins lucrativos, por meio do Proac. Os vencedores terão seus vídeos expostos no MIS – Museu da Imagem e do Som. O Filma Brasil possui cinco categorias, de curtas e médias metragens, com roteiros de 2 a 40 minutos, válidos para todas as cidades do Estado de São Paulo. Uma delas é a Categoria Especial, que é válida para todo o Brasil, no qual os participantes enviam um filme já pronto de até 60 segundos. “O concurso de roteiros é uma oportunidade para as pessoas mostrarem, por meio da sua criatividade, os desafios para o futuro da energia e alimentação. Para nós, isso é sustentabilidade”, diz Paulo Camillo Penna, Vice-presidente de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da AES Brasil. Ao final, os autores serão conhecidos e reconhecidos em um evento de entrega do prêmio no MIS – Museu da Imagem e do Som. Os vencedores terão seus trabalhos expostos no museu e também ganharão sessões exclusivas no Cinemark e no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil). Os filmes também entrarão na grade da programação do Canal Rural. Mais informações clique AQUI.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Onde está Evelyn?

A manhã de 2 de setembro parecia comum para o estudante de gastronomia Matheus Telles, de 18 anos. Mas a viagem no ônibus 465 (Cascadura X Gávea) em direção à faculdade, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, deu início a uma saga para o estudante: encontrar a jovem Evelyn, que sentou ao seu lado e com quem conversou por cerca de 40 minutos. Encantado pela menina de "cabelos compridos, castanho claro e grandes olhos verdes", como ele mesmo define, Matheus criou uma página na internet Onde está Evelyn? e iniciou a busca nas redes sociais para reencontrar a jovem.(trecho publicado no G1) Matheus que vem ser meu sobrinho neto ficou famoso de uma hora para outra pelo motivo singelo de se apaixonar (?) por uma jovem de olhos verdes, sua página no Facebook já ultrapassou a 1.500 curtidas e sua história foi publicada no G1, Globo.com, Uol, Extra e CBN. Vamos ajudar a encontrar a Evelyn.

Encontro Cultural Cone Sul

Nos dias 13, 14 e 15 de setembro a cidade de Córdoba (Argentina) recebe o Encontro Cultural Cone Sul e dá continuidade às discussões e projetos na América Latina. Reunindo coletivos culturais do Brasil, Uruguai, Chile e Argentina. O ECCS é um encontro de redes, produtores, gestores culturais e artistas para gerar espaços de difusão, reflexão e formação de processos de rede e tecnologias sociais de colaboração cultural na América Latina. A programação apresenta conferências abertas, grupos de trabalho, oficinas e debates baseados nos cinco eixos trabalhados pelo Circuito Cultural Cone Sul - mídia livre, sustentabilidade, formação livre, incidência e circulação cultural e tem como objetivo a sistematização dos conhecimentos que permeiam essas discussões.

MST ocupa fazenda em Campanha

Integrantes do Movimento Sem Terra (MST) ocuparam a Fazenda Paraíso, em Campanha (MG). Alegando que as terras são improdutivas, a direção do movimento quer que a fazenda seja desapropriada e destinada à reforma agrária. Segundo o MST, quase 200 famílias estão acampadas no local. A fazenda é de propriedade do empresário Paulo Lima, preso no mês passado por suspeita de manter trabalhadores rurais em regime de trabalho escravo. Ele também está sendo investigado pelo desaparecimento do trabalhador rural Hélio dos Santos que denunciou as supostas irregularidades. Segundo representantes do MST, as famílias que estão no local vieram do Sul de Minas e de outras regiões de Minas Gerais. O gerente regional do Ministério do Trabalho, Mário Angelo Vitório, também esteve na fazenda sob proteção da Polícia Federal. No entanto, a conversa não resultou em nenhum tipo de acordo e os integrantes não têm prazo para deixar a propriedade. Um representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Belo Horizonte (MG) deve chegar à fazenda em Campanha na noite desta quarta-feira para conversar com a direção do movimento. Fonte G1 Sul de Minas

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Pensamentos de Outrora

Uma das coisas que mais me gratifica é ver jovens interessados em cultura. Em tempos de internet, onde a grande maioria a utiliza para a ociosidade mental é emocionante ver, em Cambuquira, jovens buscando na arte e na cultura um aperfeiçoamento de vida. Com satisfação publico aqui o convite para o lançamento do livro da jovem poeta Thais Lemes Pereira, “ Pensamentos de Outrora”, dia 19 de outubro próximo. Repito aqui o que disse a ela por ocasião do Abril Poético: Seja bem vinda ao mundo das letras. Um mundo às vezes perverso, mas no fim, gratificante.

Concurso para a Fundação TV MInas

Com um total de 203 vagas, estarão abertas, no período de 16 de setembro a 16 de outubro, as inscrições para o concurso público para a Fundação TV Minas Cultural e Educativa – Rede Minas. O edital da TV Minas, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e Fundação para o Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) você pode acessar AQUI.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Brasília: UM FESTIVAL COM A CARA DO BRASIL

A diversidade caracteriza a 46ª edição do FESTIVAL DE BRASÍLIA DO CINEMA BRASILEIRO. Nas mostras competitivas estão filmes de diferentes regiões do País, abordando temas que propõem variadas reflexões sobre a realidade brasileira. Dentre os realizadores, nomes experientes do cinema nacional ao lado de jovens realizadores que fazem sua estreia na direção. Documentários, ficções, animações que demonstram o vigor da produção cinematográfica no Brasil. E oficinas e seminários que prometem oferecer novas informações, propor discussões e distintas abordagens para a análise do cinema produzido no País. O 46º FESTIVAL DE BRASÍLIA acontece de 17 a 24 de setembro de 2013 e volta a sua casa de origem, o Cine Brasília, palco de memoráveis episódios. Na noite de abertura, a ser realizada na quarta, dia 17, às 20h30, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional, exibição do filme Revelando Sebastião Salgado, documentário assinado pela cineasta Betse de Paula. Antes, apresentação da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, sob regência do maestro Cláudio Cohen e participação do violinista austríaco Benjamin Schmid, como solista no Concerto para Violão e Orquestra do compositor norte-americano Eric Wolfgang Korngold (notável compositor de trilhas sonoras de Hollywood). Sessão especial, para convidados. Concorrem aos prêmios no valor total de R$ 700 mil, filmes do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Ceará, Pernambuco, Espírito Santo, Distrito Federal, Paraná, Goiás e Rio Grande do Sul. Na mostra competitiva de ficção, com todos os títulos inéditos, disputam realizadores de larga trajetória como Rosemberg Cariry, Noilton Nunes e Paulo Sacramento ao lado de estreantes como Michael Wahermann. Uma lista que contempla a diversidade em produções que dialogam com a realidade brasileira contemporânea, num total de 30 produções. “A 46 º edição do Festival de Brasília do cinema Brasileiro produz uma aproximação entre duas tradições: a tradição de um festival habituado a refletir sobre os grandes desafios do audiovisual no Brasil e a tradição marcante desse festival, de trabalhar as inquietações da sociedade brasileira a partir das experiências que a memória e a imaginação produzem e reproduzem de forma permanente por meio dos dramas humanos que exibe”, afirma Hamilton Pereira, Secretário de Cultura do Distrito Federal. Acesse a página do Festival e tenha todas as informações.

Coleta seletiva de lixo implantada em Cambuquira

Fotos retiradas da página da Prefeitura no Facebook
Alunos da rede pública de ensino e servidores dos diversos setores de saúde da Prefeitura realizaram caminhada pela cidade demonstrando a importância da coleta seletiva do lixo. Este blog cumprimenta os responsáveis pela Secretaria de Desenvolvimento Sustentável pela iniciativa. Definição Coleta seletiva de lixo é um processo que consiste na separação e recolhimento dos resíduos descartados por empresas e pessoas. Desta forma, os materiais que podem ser reciclados são separados do lixo orgânico (restos de carne, frutas, verduras e outros alimentos). Este último tipo de lixo é descartado em aterros sanitários ou usado para a fabricação de adubos orgânicos. A reciclagem No sistema de coleta seletiva, os materiais recicláveis são separados em: papéis, plásticos, metais e vidros. Existem indústrias que reutilizam estes materiais para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos. Descarte apropriado de alguns tipos de lixos: Pilhas, baterias comuns e de celular também são separadas, pois quando descartadas no meio ambiente provocam contaminação do solo. Embora não possam ser reutilizados, estes materiais ganham um destino apropriado para não gerarem a poluição do meio ambiente. Medicamentos não devem ser descartados junto com o lixo orgânico, pois possuem substâncias químicas que podem contaminar o solo e a água. Algumas redes de farmácias possuem pontos de coleta de medicamentos que não são mais usados. Lâmpadas fluorescentes também necessitam de descarte especial. Em seu interior, uma lâmpada deste tipo possui vapor de mercúrio, gás tóxico, que contamina o ar quando quebrada. Algumas lojas de materiais elétricos e de construção possuem pontos de coletas destes materiais. Os lixos hospitalares também merecem um tratamento especial, pois costumam estar infectados com grande quantidade de vírus e bactérias. Desta forma, são retirados dos hospitais de forma específica (com procedimentos seguros) e levados para a incineração em locais especiais. Importância A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresa, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente uma vez que diminui a poluição dos solos e rios. Este tipo de coleta é de extrema importância para o desenvolvimento sustentável do planeta.

domingo, 1 de setembro de 2013

Circuito aberto

Circuito Aberto! é o programa piloto de ocupação artística do Circuito Cultural Praça da Liberdade. Uma oportunidade para que diversas expressões culturais de Minas Gerais ocupem os espaços do Circuito. A iniciativa faz parte da Política Cultural e Educativa do Circuito e é uma ação piloto de colaboração com o setor cultural, a ser ampliada e aprimorada a partir desta primeira edição. As propostas serão selecionas por meio de edital, aberto até 25 de setembro. Inscrições