sábado, 31 de agosto de 2013

No Caminho dos pés.

Stefânia Vasconcellos (foto) diretora do filme "No caminho dos pés", já se encontra em Los Angeles (EUA) onde, a partir da próxima semana, iniciará os trabalhos de edição e coloração do curta metragem que foi integralmente filmado em Cambuquira.

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Prefeito recebe ambulâncias com fogos de artifícios.

O prefeito de Cambuquira, soltando vários rojões pagos pelo povo, anuncia pela cidade a chegada de novas ambulâncias conseguidas por um deputado através do governo do Estado. Muito obrigado ao deputado, mas se Cambuquira tivesse um procedimento médico preventivo eficaz não se necessitaria de tantos veículos para conduzir doentes. A sabedoria popular diz que “prevenir é melhor do que remediar”. Nas últimas décadas, a chamada medicina preventiva e social vem comprovando cientificamente a afirmação. Estabelecida formalmente a partir dos anos 1960 nos Estados Unidos, essa especialidade tem como objetivo principal proporcionar melhor qualidade de vida aos cidadãos ao prever, evitar e tratar eventuais enfermidades antes que elas se manifestem plenamente. As doenças que mais matam os brasileiros – como câncer, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e enfermidades ligadas ao sistema respiratório – são justamente aquelas que mais se beneficiam da antecipação do diagnóstico. As chances de cura de um câncer, por exemplo, costumam ser muito maiores quando ele é encontrado em sua fase inicial. Mas aqui em Cambuquira a coisa é diferente. O prazer dos administradores é deixar as doenças acontecerem e arrumar ambulâncias para tratarem os doentes fora. Belo serviço de saúde nós temos.

Exposição de Leonora Weissmann na Galeria de Arte do Espaço Cultural da Cemig em BH, traz imagens hiper-realistas

Filha dos pintores Selma Weissmann e Manoel Serpa (1945-2009) e sobrinha-neta do consagrado escultor Franz Weissmann (1911-2005), Leonora teve contato com as artes visuais logo cedo. Graduou-se em gravura e pintura pela UFMG, onde também defendeu mestrado em artes, e segue em constante pesquisa sobre seu gênero preferido: o retrato. Com sensibilidade e domínio técnico, ela registra anônimos, familiares e, muitas vezes, a si mesma em composições hiper-realistas. Outra característica marcante de seus quadros é o tratamento geometrizado e quase abstrato dado às paisagens de fundo. Em sua nova individual, Adentro Floresta Afora, ela vai exibir dezoito pinturas e uma instalação. A exposição traz obras que mesclam tintas acrílicas e vinílicas sobre tela e colagens em tecido. Galeria de Arte do Espaço Cultural da Cemig. Avenida Barbacena, 1200, Santo Agostinho. Todos os dias, 8h às 19h. Até 19 de setembro. A partir de hoje, sexta (30).

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Uma Casa Brasileira - O filme.

Na foto: Leitura de um dos episódios do filme.
Projeto da atriz e produtora Inez Viegas em associação com o diretor e produtor Márcio B. Venturi “Uma Casa Brasileira” é uma obra cinematográfica de ficção composta por três episódios independentes entre si, mas que, ligados, compõem um mosaico da sociedade. São três histórias muito diferentes. Nelas conhecemos a rotina, classe, aspirações e destinos de três casais. Adaptada da peça “Uma Casa Brasileira com Certeza”, de Wilson Sayão, que deu a ele o Prêmio Shell de melhor autor no ano de 1990, com uma montagem do renomado diretor Amir Haddad. As histórias se passam no Brasil, mas as críticas que fazem ao “status quo” são universais. Na adaptação da obra, a narrativa de cada episódio terá um estilo cinematográfico diferente. Partindo de uma perspectiva ultra-realista, a linguagem dos episódios encontrará unidade através do contraste e da diversidade, características inerentes a uma sociedade moderna. “Uma Casa Brasileira” é filme autoral e independente e a pré produção, segundo a produtora Kellys Kelfis está de vento em popa.

8ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul abre chamada para cadastrar instituições que tenham interesse em participar do evento realizando sessões.

De 26 de novembro a 20 de dezembro de 2013, será realizada a 8ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na America do Sul. A mostra acontecerá simultaneamente em todas as 26 capitais e Distrito Federal, além de exibições em até 1000 espaços fora dos grandes centros. Assim, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul terá um alcance inédito, ampliando o acesso aos filmes selecionados e levando o cinema para todos. Abrimos, aqui, duas chamadas públicas. Na primeira, você poderá inscrever seu filme para ser exibido no evento e concorrer a prêmios. Para ter seu filme exibido na mostra, leia o regulamento neste site e preencha a Ficha de Inscrição. Na segunda convocatória, serão os locais de exibição de fora das capitais que poderão se inscrever. Responsáveis por cineclubes, pontos de cultura, institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica, universidades, museus, bibliotecas, sindicatos, associações de bairros, telecentros, unidades do Sistema S e outras instituições podem se inscrever para receberem o kit da mostra. Leia mais no regulamento específico e preencha a Ficha de inscrição (disponível a partir do dia 26 de agosto) dos locais de exibição. A data final para a inscrição dos filmes é dia 6 de setembro e para os locais de exibição é dia 11 de outubro. Participem! Acesse aqui o Regulamento.

Abertas até o dia 16 de setembro as inscrições para projetos de longa-metragem de ficção.

Estão abertas até o dia 16 de setembro as inscrições para o BrLab 2013, que acontece de 20 a 26 de outubro, em São Paulo. O laboratório de desenvolvimento de projetos é direcionado a produtores e realizadores de audiovisual da América Latina. Podem ser inscritos projetos de longa-metragem de ficção de qualquer país latino-americano, desde que já tenham diretor definido e roteiro em desenvolvimento. Metade das 12 vagas serão reservadas a projetos brasileiros. Em 2013, pela primeira vez, o BrLab passa a integrar as atividades da Mostra Internacional de Cinema em São Paulo, que neste ano chega a sua 38ª edição. O laboratório tem objetivo de criar um ambiente propício para a discussão coletiva em torno do roteiro, da realização, da produção e da distribuição de um longa-metragem de ficção em seus diferentes aspectos. Serão selecionados 12 projetos para participarem das atividades do programa. Os participantes serão orientados por profissionais como Eliseo Altunaga (Cuba), Erick González (Chile), Eva Morsch Kihn (França), Fernanda de Capua (Brasil), Fernanda del Nido (Argentina/Espanha), Juan Villegas (Argentina), Rosanna Seregni (Itália), e Sandro Fiorin (Brasil/EUA), além de participarem de palestras públicas e consultorias individuais a cada um dos projetos do grupo selecionado. Todos concorrem também a dois prêmios de aquisição, oferecidos pela distribuidora internacional FiGa Films e pela distribuidora brasileira Vitrine Filmes. As despesas com passagem, hospedagem e alimentação para dois representantes por projeto selecionado (produtor e diretor/roteirista) serão cobertos pela organização do BrLab 2013. Um terceiro profissional poderá participar do laboratório, mas terá que cobrir os custos de sua viagem. As inscrições ficam abertas até o dia 16 de setembro e devem ser feitas através do envio dos documentos requisitados por e-mail. O BrLab é realizado pela Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, pela Associação do Audiovisual e pela Klaxon Cultura Audiovisual.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Concurso Cultura 2014 apoiará a produção de 12 filmes inéditos para Copa do Mundo

Estão abertas até o dia 23 de setembro as inscrições para o concurso Cultura 2014, promovido pelo Ministério da Cultura, destinado à seleção de trabalhos artístico-culturais a serem apresentados durante a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, entre os dias 10 de junho e 15 de julho do ano que vem. O concurso selecionará mais de 200 trabalhos em diversas áreas, incluindo produção audiovisual. Segundo a Ministra da Cultura, Marta Suplicy, a ideia do concurso é deixar um legado de imagem para o país, ajudando a difundir a diversidade da cultura brasileira durante o período de realização do evento. O Cultura 2014 prevê investimentos em quatro eixos do pilar Conteúdos Culturais, do Plano de Ação do MinC para Grandes Eventos: Brasil Criativo, que engloba atividades ligadas à economia criativa, como moda, arquitetura, design e gastronomia; Brasil Diverso, que abarca manifestações tradicionais, atividades entre Pontos de Cultura e valorização do patrimônio; Brasil das Artes, que contempla exibições artísticas nas áreas de música, teatro, circo, dança, literatura e artes visuais; e Brasil Audiovisual, que apoiará 12 produções inéditas com 26 minutos de duração, de ficção ou documentário, oriundas de todas as regiões do Brasil (serão contemplados ao menos dois projetos por região), com o valor de R$ 95 mil, cada, num total de R$ 1,14 milhões. As obras audiovisuais produzidas com recursos do Cultura 2014 devem ser entregues até o dia 7 de abril de 2014, e suas exibições ocorrerão nas cidades-sede da Copa: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Recife (PE), Natal (RN), Cuiabá (MT), Brasília (DF), Manaus (AM) e Fortaleza (CE). As inscrições para o concurso Cultura 2014 devem feitas exclusivamente pelo sistema SalicWeb, disponível no site do Ministério da Cultura. Podem participar pessoas físicas e jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, e grupos não constituídos juridicamente. Os projetos de audiovisual devem incluir proposta de direção (no caso de animações, deve incluir também um storyboard), comprovação do currículo do diretor, roteiro (caso o projeto seja de documentário, basta o argumento detalhado segundo o item 3.21.4.5 do edital), Declaração de Autoria Própria, cópia do certificado ou protocolo de requerimento do Certificado de Registro do Roteiro, emitido pela Fundação Biblioteca Nacional – FBN, e cartas de anuência dos responsáveis pelos espaços previstos para serem utilizados como locações, caso haja. Os projetos serão avaliados segundo critérios de qualidade, qualificação da equipe, transversalidade (capacidade de abranger diferentes linguagens, setores, áreas ou segmentos culturais) e mobilização, articulação e intercâmbio entre grupos / artistas de diferentes regiões e municípios do país. Para mais informações, acesse o edital e seus anexos no site do Ministério da Cultura.

Paralamas do Sucesso e Oswaldo Montenegro, em Lavras.

Para comemorar os 105 anos de atuação na área do ensino, pesquisa e extensão, a Universidade Federal de Lavras realiza a Semana de Ciência, Cultura e Arte e o SINBIO – Simpósio Internacional de Biodiversidade, que engloba uma série de eventos culturais e científicos na cidade. A intensa programação culmina com três grandes shows no Estádio da UFLA: Os Paralamas do Sucesso, Oswaldo Montenegro e Gilberto Gil. Para retirar os ingressos, basta levar uma das opções de produtos no anfiteatro da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (Praec), desde terça-feira (20), das 8h às 11h, das 14h às 17h e das 19h às 21 h. Será necessária a apresentação de documento para a retirada dos ingressos e cada pessoa poderá retirar o limite de cinco ingressos para cada show. > 2 kg de alimentos não perecíveis (exceto sal, fubá e trigo) = 1 ingresso / Fralda geriátrica = 3 ingressos / Lata de leite em pó = 2 ingressos Sexta, 28 Paralamas e terça, 3 Oswaldo Montenegro. Em Cambuquira, possivelmente teremos pagode em algum lugar.

Audiência Pública sobre turismo adiada.

A audiência pública da Comissão de Turismo que seria realizada dia 30 de agosto, às 10 horas no Sinhá Prado, foi adiada.

Parlamentares virão a Cambuquira para discutir atuação do Circuito das Águas em prol do turismo na região.

Conhecer as ações do Circuito das Águas, assim como promover o debate sobre as demandas em prol do desenvolvimento turístico da região do Sul de Minas. Esses são os objetivos de audiência pública a ser realizada pela Comissão de Turismo, Indústria, Comércio e Cooperativismo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta sexta-feira (30/8/13), às 10 horas, no em de Cambuquira. A reunião atende a requerimento do deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB). O Circuito das Águas consiste em 11 municípios localizados na região Sul do Estado e representa um dos mais tradicionais destinos turísticos de Minas Gerais. As propriedades medicinais e terapêuticas de suas águas são os principais atrativos para turistas do mundo inteiro. Em Cambuquira, o debate público acontece no Espaço Cultural Sinhá Prado, localizado na Avenida Virgílio de Melo Franco, 481, Centro. Para o autor do requerimento, o debate público acerca do Circuito das Águas é importante para promover o turismo naquela região. “O Circuito das Águas deve ser cada vez mais estudado e esmiuçado, para que, debatendo todas as suas demandas, possamos fomentar e fortalecer cada vez mais este primoroso polo excursionista, trazendo mais desenvolvimento para todas as 11 cidades abrangentes.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Rio: Exposição "Lugar de Reflexão" na Casa França-Brasil

A mostra "Lugar de Reflexão", patrocinada pela Secretaria de Estado de Cultura, está acontecendo na Casa França-Brasil, desde 14 de agosto. A artista espanhola Cristina Iglesias mostra seu trabalho fazendo exposição inédita no Brasil, e primeira individual no Rio de Janeiro, com curadoria de Lynne Cooke. Labirintos, poesia, sombras, força e delicadeza se apropriarão da Casa, com trabalhos da carreira da escultora, que tem a poética traduzida em elementos escultórios como água, madeira, alabastro, formas vegetais e minerais. Cristina Iglesias trabalha no limite entre o escultórico e o arquitetônico: os materiais e as estruturas que utiliza procuram transformar o espaço em um lugar. Existe uma concatenação de labirintos e artifícios em seu trabalho: a flora metálica dos baixos-relevos de Casa vegetal ou de Poços (ambos trabalhos da artista) dá a impressão de ser constituída por raízes, ramos, líquens ou folhas, quando na realidade é feita de uma vegetação fictícia. "Nenhum dos motivos que utilizo existe dessa forma na natureza, são pura ficção, que construo mesclando elementos que de fato existem na natureza, porém em composições impossíveis", confessa Cristina. Para Evangelina Seiler, diretora da Casa França-Brasil, a mostra de Cristina Iglesias é seguramente uma das mais importantes de sua gestão. "É uma grande conquista para a Casa França-Brasil trazer ao Rio de Janeiro esta importante mostra, com curadoria da reverenciada Lynne Cooke. O público poderá verificar a força do trabalho de Cristina Iglesias, que é hoje um dos grandes nomes da arte contemporânea internacional", disse. Serviço: Lugar de reflexão de Cristina Iglesias Casa França-Brasil Visitação: 14 de agosto a 20 de outubro Entrada franca Horário de visitação: de terça a domingo, das 10 às 20h Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro – Tel.: (21) 2332-5120 Fonte: Caderno A

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

BH recebe exposição de serigrafias de Beatriz Milhazes

A Galeria de Arte GTP do Sesc Palladium recebe, de hoje até de setembro, a exposição "Um Itinerário Gráfico", com obras da artista plástica carioca Beatriz Milhazes. A exposição reúne nove serigrafias e um livro, produzidos entre 1996 e 2003. Impressas de forma artesanal, as obras integram a primeira série de gravuras em grandes dimensões, realizada em colaboração com a Durham Press, dos Estados Unidos. Belo Horizonte é a primeira cidade mineira a receber a exposição, que vai percorrer unidades do Sesc no interior. A exposição também vai contar com visitas agendadas, acompanhadas por um monitor. Entre os dias 22 e 24, também vai ser realizado um minicurso de serigrafia com a artista plástica Brígida Campbell. No dia 14 de setembro, às 15 horas, é a vez de o público encontrar com a artista Beatriz Milhazes, no Teatro de Bolso Júlio Mackenzie do Sesc Palladium. Beatriz é considerada uma das artistas mais importantes do cenário contemporâneo e já fez uma série de exposições nos Estados Unidos e na Europa, além de integrar acervos de museus como o Museum of Modern Art (MoMa), Solomon R. Guggenheim Museum e The Metropolitan Musem of Art (Met), em Nova York. Fonte: HOJE em Dia

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Governo Federal vai doar kit para revitalização de estradas para municípios até 50 mil habitantes.

A presidente Dilma Roussef anunciou hoje que os municípios pequenos, de até 50 mil habitantes, vão receber um kit para revitalização e construção de estradas e vias para escoamento de produtos e para o trânsito da população. Estas cidades vão receber um caminhão-caçamba grande, uma retroescavadeira e uma motoniveladora. O conjunto tem valor de mercado de R$ 1 milhão, e os prefeitos os receberão para a cidade como doação do governo federal. Daqui a pouco tem carro de som nas ruas anunciando mais uma "conquista" da administração do "melhor prefeito que Cambuquira já teve", omitindo, é claro, que a doação do governo federal é para todos os pequenos municípios.

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura

Lançamento do edital 2013 do Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura Período de inscrições: 14 de agosto a 15 de outubro Local de inscrições: Suplemento Literário de Minas Gerais Avenida João Pinheiro, 342, Bairro Centro, Belo Horizonte/MG – CEP 30130-180. (Será válida a data da postagem, feita até o último dia de inscrição). Como forma de incentivar a produção literária mineira e brasileira, a Secretaria de Estado de Cultura (SEC), por meio da Superintendência de Publicações e do Suplemento Literário (SPSL), lança o Edital 2013 do 'Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura'. Em sua 6ª Edição, o Prêmio distribuirá R$ 212 mil (duzentos e doze mil reais) para as categorias Conjunto da Obra; Poesia; Ficção (romance) e Jovem Escritor Mineiro – BDMG Cultural. As inscrições podem ser realizadas de 14 de agosto a 15 de outubro. Na edição 2013, o prêmio será distribuído da seguinte maneira: na categoria Conjunto da Obra, o valor será de R$ 120 mil (cento e vinte mil reais); para Jovem Escritor Mineiro – BDMG Cultural, R$ 42 mil (quarenta e dois mil reais); para Ficção (romance), R$ 25 mil (vinte e cinco mil reais); e para a categoria Poesia, R$ 25 mil (vinte e cinco mil reais). Neste ano o romance é o gênero premiado na categoria Ficção. Podem se inscrever escritores com idade mínima de 18 anos, iniciantes ou profissionais, desde que nascidos (ou naturalizados) e residentes em território nacional. A obra deve ter, no mínimo, 49 páginas. Como participar – Para participar do 'Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura', o interessado deverá protocolar sua obra, de acordo com as disposições do Edital, no Suplemento Literário de Minas Gerais ou enviá-la pelo correio para o seguinte endereço: • Suplemento Literário de Minas Gerais Avenida João Pinheiro, 342, Bairro Centro, Belo Horizonte/MG – CEP 30130-180. (Será válida a data da postagem, feita até o último dia de inscrição). Sobre o Prêmio – O Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura foi lançado em dezembro de 2007, para promover e divulgar a literatura brasileira, reconhecendo grandes nomes nacionais e abrindo espaço para os jovens escritores mineiros. O prêmio é dividido em quatro categorias: I - Conjunto da Obra (homenagem a um escritor brasileiro em atividade), II - Poesia, III - Ficção e IV - Jovem Escritor Mineiro. Nas categorias Poesia e Ficção, o Prêmio é aberto a escritores iniciantes e/ou profissionais, maiores de 18 anos, nascidos e residentes em território nacional. Já a categoria Jovem Escritor Mineiro é restrita a pessoas com idade entre 18 e 25 anos, nascidas em Minas Gerais ou residentes no Estado há pelo menos cinco anos. Em todas as categorias, as obras não podem ter sido publicadas anteriormente, seja de forma impressa ou virtual. Edital e informações AQUI.

sábado, 17 de agosto de 2013

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Dia do Patrimônio Histórico

Dia 17 de agosto de 2013 a Praça da Liberdade vai se transformar no maior palco cultural a céu aberto do Brasil em comemoração ao Dia do Patrimônio Histórico. Várias cidades do interior de minas se juntarão a Belo Horizonte para promoverem suas raízes culturais em um evento que promete reunir em um dos cartões postais mais charmosos da capital, famílias inteiras. Cidades como Caeté, Nova Lima, Belo Horizonte, Coronel Resende Costa, Serro, Coqueiro Campo, Cipotânea, São João del-Rei entre outras, trarão um pouco da cultura local. “A ideia é trazer um pedacinho de cada cidade do interior para BH, e reunir tudo isso no Circuito Cultural Praça da Liberdade é ainda mais emocionante”, relata a Assessora de Programas Estratégicos do IEPHA e coordenadora do evento, Fátima Castro. Desde 1998, durante as comemorações pelo centenário do nascimento do historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (Belo Horizonte, 1898-1969), comemora-se o Dia do Patrimônio Histórico no Brasil. Em Minas Gerais, desde 2012 o Instituto Estadual de Patrimônio Histórico e Artístico, IEPHA, celebra essa data reunindo diversas atividades culturais de todo o estado. Este ano o evento conta os apoios do Sesc/MG, Crea Cultural, Prefeitura de Belo Horizonte, CDL BH, BDMG Cultural, Circuito Cultural Praça da Liberdade, Fundação de Arte de Ouro Preto, Vale, Gerdau, Shopping Xavantes, Globo Minas, Sou BH, Instituto Cultural Sergio Magnani, Instituo Cultural Amilcar Martins e Retech. Atividades culturais também acontecem ao longo do mês de agosto em outros pontos da cidade. Fonte: IEPHA

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Prêmio Mulheres nas Artes Visuais

A Fundação Nacional de Artes (Funarte), vinculada ao Ministério da Cultura, prorrogou, até 30 de agosto, as inscrições para o Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais 2013. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União da sexta-feira, 9 de agosto (seção 1, página 15). Por meio do edital serão selecionados projetos de proponentes do sexo feminino, em todo o território nacional, que visem à prática de linguagens artísticas, à reflexão crítica e à profissionalização dos processos de gestão cultural. Serão contemplados dez projetos e as premiações serão de R$ 70 mil para cada um. O investimento total é de R$ 744.200,00. Todo o trabalho é realizado pela Funarte, juntamente com o Ministério da Cultura e com a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. O edital pretende contribuir para o fomento e a difusão da expressão artística, considerando o reconhecimento das mulheres nas artes visuais. Podem participar pessoas físicas (indivíduo ou representante de coletivo de artistas) do sexo feminino e pessoas jurídicas de direito privado de natureza cultural, com ou sem fins lucrativos, atuantes na área das Artes Visuais e compostas exclusivamente por pessoas do sexo feminino. O projetos inscritos podem abranger exposições, mostras, oficinas, intervenções urbanas, publicações, produção crítica e documental, seminários, que tenham como resultado esperado ampliar a geração do mercado de artes visuais no âmbito da produção feminina, bem como contribuir para a formação de público. Portaria Edital Mais informações

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Procura-se

ONG Nova Cambuquira se posiciona em defesa das águas minerais e contra a instalação de ETE próxima ao Parque.

A ONG Nova Cambuquira emitiu nota denunciando o perigo da instalação de uma estação de tratamento de esgoto próximo ao Parque das Águas. A seguir a íntegra da nota: "Vimos, por meio deste comunicado, apresentar o posicionamento desta ONG frente às obras da Estação de Esgoto, que estão sendo realizadas no Bairro da Figueira. Gostaríamos de esclarecer que contam com nosso apoio para fazer qualquer atividade que traga aos cidadãos cambuquirenses melhor qualidade de vida, desde que estas venham cobertas pelo manto da legalidade e sempre trazendo maiores benefícios do que prejuízos à população. Referida obra é resultado da Ação Civil movida pelo Ministério Público contra a CODEMIG (Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais) e o Município de Cambuquira, em autos de número 0107.10.000005-1, do ano de 2010, onde ficaram obrigadas as partes na realização de diversas ações, sendo destinado à CODEMIG, o estudo hidrogeológico da área de recarga dos aquíferos subterrâneos, o esgotamento do bairro da Figueira e o cercamento do entorno da Mata, com o objetivo de preservação das áreas de recarga das nascentes. Ocorre que tal obra só deveria ter-se iniciado após a realização do estudo supracitado, para que tais áreas fossem devidamente protegidas e reflorestadas, evitando maiores impactos ambientais. Intriga-nos o fato do local escolhido para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto ter sido justamente na proximidade de nosso principal atrativo turístico, logo atrás do Balneário SPA das Águas, uma das únicas áreas que ainda não possuíam edificações. Não podemos esquecer que o tratamento de dejetos humanos tem como resultado a liberação de gases altamente odorosos, o que prejudicaria diretamente a atividade local. Assim sendo, a ONG Nova Cambuquira noticiou o fato ao Ministério Público, que já está tomando as atitudes cabíveis ao fato, de forma que nossas nascentes sejam, em sentido amplo, protegidas. Mais informações podem ser adquiridas junto a Promotoria de Justiça de Cambuquira". Parabéns a Nova Cambuquira e esperamos que as autoridades encontrem uma solução para a questão, já que é de suma importância a ETE, porém em local mais apropriado.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

No Caminho dos Pés - filmagem concluída.

Fotos das filmagens na casa de "José"
O curta-metragem "No Caminho dos Pés" todo filmado em Cambuquira teve suas gravações concluídas em 10 de agosto. “No caminho dos pés” é um curta-metragem de ficção que conta a história de José, um homem que como muitos, acaba se deixando levar pelas armadilhas sociais que estão tão presentes em nossa sociedade. O filme é uma produção da carioca Nozes Produções, direção de produção de Kellys Kelfis, direção de Stefânia Vasconcellos, direção de fotografia de Andréa Cebukin, direção de arte e figurino de Daniele Garcia Zide, Som direto de Gabi Damasceno, Assistente de direção: Priscila Ullmann, Continuísta: Moisés Carvalho, Assistente de Produção: Alan Felix, Platô e Produção de Set: Léo Brasa, Produção local: Antonio Almeida, Assistente de figurino:Gabriel Lemes, Assistente de Câmera:Alexandre Felix, Assistente de Som: Toni Barbosa e interpretando o personagem "José": Antonio Almeida.

domingo, 11 de agosto de 2013

Tréplica do Movimento Vem Pra Rua Cambuquira ao Sr. Prefeito Municipal

No Caminho dos Pés - Agradecimentos

Este blog como produtor local do filme "No Caminho dos Pés" agradece o fundamental apoio da Prefeitura Municipal de Cambuquira; Café Santa Quitéria; Pinguinho Modas; Águas Minerais de Minas; Grande Hotel Brasília; Escadas Produções; Viação Cambuquira; Hotel Cambuquira;Antonio do Som e K Hage Calçados.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Resposta do Movimento Vem Pra Rua Cambuquira ao prefeito

Excelentíssimo Senhor Evanderson Xavier, Digníssimo Prefeito Municipal de Cambuquira. Senhores Vereadores, O Movimento Vem Pra Rua Cambuquira, esperava do nosso Excelentíssimo Prefeito, Senhor Evanderson Xavier, respostas técnicas, claras e objetivas, munidas de dados, comprovantes e o que mais fosse necessário, para que nossas dúvidas se esclarecessem de fato, como não ocorreu devido às respostas vagas e abertas. O que obtivemos gerou mais perguntas do que respostas. Como o movimento mostrou a face sem receios, abertos que estávamos ao debate, esperávamos também ao menos que o Excelentíssimo Prefeito desse o respeito necessário aos membros do movimento, marcando um segundo encontro para debatermos os assuntos em pauta, tal como combinado no momento do primeiro contato e não a esmo, em um momento absolutamente impróprio para tal. Contrariando o que se espera de quem trata com carinho a coisa pública. A vontade de mudar parece depreciada pelo poder público, ignorada e desvalorizada. O despertar cívico, como se o passado nos impedisse de mudar o presente. Ora, se não fizemos ontem, nunca se é tarde para acordar no hoje! Se não comparecemos ontem, comparecemos hoje e compareceremos no futuro! Tal passado não retira o mérito de nossos atos do hoje, não devendo sequer ser tal fato mencionado ou questionado, pois qualquer cidadão deve exercer sua cidadania quando se considera preparado para tal. E qualquer político eleito pelo povo deve se ter em mente o principio básico, que o próprio nome já esclarece: mandato, que é agir em nome de outrem que o legitima, nesse caso, através do voto concedido pela população da qual todos nós do Movimento fazemos parte. Pois bem, passado esse primeiro momento, vamos destacar os pontos respondidos pelas treze bandeiras: Questão 1 – Portal da Transparência Vale aqui citar parte de um artigo muito interessante: “A Transparência Pública está intimamente ligada com a Democracia, pois é através daquela que o povo fiscaliza a atuação de seus representantes eleitos, sendo estes os detentores do múnus público, subordinando-se assim ao interesse da coletividade. A participação popular é a forma de intervenção direta dos cidadãos brasileiros nas esferas Legislativas, Executiva e Judiciária, exercendo assim o povo sua soberania constitucional nos temas de relevantes interesses sociais.” – (DEMOCRACIA, TRANSPARÊNCIA PÚBLICA E PARTICIPAÇÃO POPULAR, ANALISADOS SOB O PRISMA CONSTITUCIONAL; Eliani Alves Nobre, Isabel Maria Salustiano Arruda Pôrto). Sendo assim, a prestação de contas não é hoje um ato de comparecimento, é um ato de total transparência, que, pela Lei de Acesso à Informação, dispõe sobre a disponibilidade, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira dos entes públicos. Afinal, a basal diferença do princípio da legalidade para os particulares e para a administração pública, está no fato de que o particular pode fazer tudo que a lei não proíba, já a administração pública só pode fazer o que a lei determine ou autorize. Sim, a lei não nos obriga a comparecer em tais reuniões, mas obriga o prefeito a agir com total conformidade com a Lei. Outrossim, julgamos oportuno dizer que a não divulgação da execução orçamentária e financeira a partir de 26/05/13 impedirá a Prefeitura de receber transferências voluntárias, obter garantias, direta ou indireta, de outros entes e contratar operações de crédito, conforme dispõe o artigo 73-A, da Lei Complementar nº. 131/09. Essa divulgação deverá seguir as regras do decreto federal nº. 7.185/2009, o que significa dizer, que a divulgação da execução orçamentária e financeira não poderá ser feita de qualquer maneira, fora das regras estabelecidas. Por fim, o Prefeito (ou Vereador) que impedir ou deixar de garantir a participação da sociedade na elaboração de planos e políticas, que envolvam gasto de dinheiro público, poderá ser processado por “Improbidade Administrativa”, caso seja aprovado o projeto de Lei 5663/13 do Deputado Ivan Valente (PSOL-SP), presidente nacional do partido. Atualmente, o cidadão só conta com o Ministério Público para buscar a nulidade do ato praticado caso a participação da população não seja efetiva, por sua inconstitucionalidade. Questão 2 – SAAE Nesta oportunidade, parabenizamos vossa Excelência por ter legitimado essa vontade popular, que nos é tão cara, porém, desejamos que haja maior transparência no tocante aos informes de tais fatos e datas, pois a população ainda se sente carente da solução prática, e sem horizonte algum para a conclusão da obra, ou seja, sem nenhuma ideia de quando, de fato, as águas tratadas e limpas chegarão às nossas torneiras. O Movimento está na torcida para que seja em breve, pois esta é uma conquista de toda a população, que lutou e desejou a implantação do SAAE. Questão 3 – Aumento dos salários Em nenhum momento esta questão foi efetivamente respondida. Afinal, não questionamos a legalidade do aumento para os cargos políticos, mas sim, o absoluto descaso com os funcionários públicos, já que, segundo informações apuradas inclusive através de pesquisas em leis municipais e reclames dos próprios funcionários, os mesmos não têm sido contemplados regularmente em seus direitos constitucionais, já que, no caso específico dos servidores públicos, o referido dispositivo traz a seguinte dicção: “a remuneração dos servidores públicos e o subsídio de que trata o § 4º do art. 39 somente poderão ser fixados ou alterados por lei específica, observada a iniciativa privativa em cada caso, assegurada revisão geral anual, sempre na mesma data e sem distinção de índices”. Pois bem, o que o dispositivo constitucional revela, não é a concessão de aumentos, mas, simples reajustes salariais, para fazer frente índices inflacionários. Seu atraso em um dia já autoriza a impetração de mandado de segurança, posto que é direito líquido e certo do funcionário público. Sim, a revisão dos agentes políticos é de iniciativa do legislativo e é feita de quatro em quatro anos, e esta raramente é esquecida. Mas e quanto ao direito dos funcionários, que têm sido impreterivelmente esquecidos? Tem certeza que não há valores invertidos nisto? Questão 4 – Planos de Cargos e Salários O Funcionário Público não é apenas o "contratado", ou os que exercem cargos de confiança, mas também os concursados, TODOS sem perspectivas quanto à "justa remuneração" e existência de um "futuro" em suas carreiras, não se tratando, portanto, apenas de um Plano de Cargos e Salários, mas, sim, de sua atualização e cumprimento. Entretanto, revelar que professores "mudam de ideia", que "há mais de 10 anos esse plano está em estudo" equivale a dizer que "não tenho nada com isso", quando o que se espera do Executivo é, não sendo suficiente o que está sendo feito para um entendimento e solução do problema apresentado (e não só desse), cabendo ainda maiores investimentos, inclusive pessoal, enquanto político no exercício de um cargo público do qual se esperam "boas soluções". Segundo a Presidente do SINDICAM, Cláudia Helena Soares, não existe Plano de Cargos e Salários. Questão 5 – Contratações ilegais Acreditamos ser melhor para a máquina pública, e o Ministério Público também, a substituição de contratados por cargos preenchidos por EFETIVOS, mesmo que isso signifique a nomeação de pessoas de outras cidades; não deve haver receio ou medo por parte do administrador, que deve cumprir o que reza a lei. É isso que dá a continuidade ao trabalho da administração e tira a pessoalidade das contratações, coisa que não deve ser suportada, evitando a descontinuidade de programas e projetos "engavetados" a cada nova gestão. Questão 6 – Contratações Públicas A mudança proposta em nossa questão depende de planejamento (como poderemos fixar nossos jovens aqui no futuro?) proposto na "bandeira 8 que trata sobre o plano diretor". Não aceitar as limitações da atualidade, promovendo a mudança no sentido da solução do problema apresentado, é o papel do Prefeito. Assim, a fórmula mágica depende mais do esforço da administração, que deve ter uma boa estrutura administrativa, com um plano de cargos e salários efetivo, a fim de incentivar o preenchimento e continuidade dos cargos. E mais: os salários dos cargos de confiança não são baixos. Três mil reais por mês não é um incentivo para que bons profissionais abracem a nossa cidade? No caso dos médicos, o governo federal está lançando uma bolsa de estudo que o futuro profissional exercerá no SUS, havendo municípios que já estão lançando programas idênticos. Questão 7 – Aumento do IPTU Mais uma vez, respondendo à questão, o senhor prefeito não se furtou da ironia ao definir o que é uma lei inconstitucional, dizendo: “De cara quero alertá-los de que inconstitucional é todo ato não previsto ou contrário à Constituição Federal”. Em seguida disse que não foi o caso. Ora, é imperativo que um dirigente municipal tenha respeito à população e, principalmente, às discussões democráticas. Quando dissemos que o aumento do valor venal dos imóveis foi inconstitucional, manifestamos o nosso entendimento quanto ao referido ato da administração e compreendemos sim, ainda que sejamos desobrigados da compreensão, visto sermos administrados e não administradores, a semântica da palavra “inconstitucional”. Aliás, fizemos a afirmação baseados no fato de que as alíquotas do IPTU são fixadas pelo respectivo Município, por meio de lei. Em princípio, o Município goza de inteira liberdade para fazê-lo, condicionado, por óbvio, ao respeito aos princípios constitucionais tributários, sejam explícitos ou implícitos. Assim, no estabelecimento das alíquotas aplicáveis ao IPTU como, de resto, aos demais impostos, o legislador municipal deverá atentar para que não se fira, por exemplo, os princípios da isonomia tributária e da razoabilidade. Como situação corolária do primeiro, a administração deveria ter se atentado para o aumento paritário dos imóveis quando sitos na mesma região geográfica, vez que, para a doutrina majoritária, o IPTU tem como uma das hipóteses de incidência a propriedade de bem imóvel por natureza ou acessão física, como definido no Código Civil, situado na zona urbana do Município. A propriedade, por sua vez, é direito real por excelência. Os autores costumam situar o IPTU entre os chamados impostos reais, ou seja são aqueles em cuja quantificação não se leva em conta aspectos pessoais do contribuinte, como ocorre, por exemplo, ainda que não na medida desejável, com o imposto de renda – pessoa física. Não foi o caso em Cambuquira, existem imóveis vizinhos, com a mesma medida, e valores cobrados por IPTU com até 100% de diferença. Calcado no segundo princípio, o aumento desarrazoado, posto que, em prudentes palavras, o senhor mesmo exprimiu: “Mas vamos a outro fator que embora acredite que vossas senhorias desconheçam, foi objeto de explanação nas audiências realizadas tanto nesta Casa Legislativa quanto lá na Prefeitura: “Para manter esta administração em funcionamento, para trazer Cambuquira dentro dos trilhos, contamos com um apertadíssimo orçamento, cuja receita não chega aos 18 milhões/ANO.” Pois bem senhor prefeito, se o orçamento do município é apertado, imagine o da população. Ora, se o município não tem arrecadação suficiente é porque, dentre outros fatores, há pouca atividade tributável de competência municipal e, consequentemente, pouca atividade que resulte em renda para os administrados. O que queremos dizer é que, notavelmente, Cambuquira oferece atividades laborativas cuja remuneração é baixa, o que nos leva a um ponto em que as realidades parecem não tangenciar: “a administração precisa arrecadar e a população vive, de um modo geral, com uma renda relativamente baixa”. Seria, a solução, tirar de forma abrupta da população, ao invés de fazê-lo de forma gradual e objetivamente clara? Há de se concordar : em alguns lugares, o aumento foi percentualmente alto e os critérios utilizados para tal permanecem bastante obscuros, ainda. "Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)". A inconstitucionalidade do IPTU não se encontra somente nos valores absurdos que ele impingiu à cidade, mas também, talvez principalmente, na falta de divulgação que o precedeu, e de representatividade nas reuniões da Comissão da Planta de Valores promovidas pelo Executivo e que originaram o aumento absurdo, posteriormente aprovado pela Câmara de Vereadores. Portanto, para ficar claro, a inconstitucionalidade foi da Comissão da Planta de Valores, mas não dos seus membros, mas sim cometida por quem a convocou. Questão 8 – Plano Diretor O Senhor mesmo disse na primeira reunião com o movimento que não havia um plano diretor e agora sugere que estamos sendo manipulados, que somos alienados. Não há problema em se equivocar, entretanto, admitir os erros é necessário para o desenvolvimento. O fato é que existe um plano diretor, mas desatualizado. Na prática, é como não se não existisse. Temos por plano diretor o seguinte, em consonância com o Estatuto da Cidade: “Plano diretor é um documento que sintetiza e torna explícitos os objetivos consensuados para o Município e estabelece princípios, diretrizes e normas a serem utilizadas como base para que as decisões dos atores envolvidos no processo de desenvolvimento urbano convirjam, tanto quanto possível, na direção desses objetivos. (SABOYA, 2007, p. 39)” Portanto, sem necessidade de mais delongas, ter um plano diretor desatualizado é o mesmo que não ter. A sociedade é dinâmica e suas necessidades também. Questão 9 – Prestação de Contas à Câmara Vale a pena transcrever um trecho da resposta do prefeito: “Muito bem. Sugestão aceita (...)” Senhor prefeito, não se trata de uma sugestão. Trata-se de uma vinculação legal criada pela Lei Orgânica Municipal, estampada no art. 70, inciso XXXV. Conforme já foi dito, como administrador, o senhor está adstrito à lei, inclusive, neste caso, especificamente, a previsão legal está assentada na seção “DAS ATRIBUIÇÕES DO PREFEITO”. Logo, em respeito aos princípios da legalidade, moralidade e publicidade, é imperativo que os balancetes contábeis e orçamentários sejam enviados à Câmara até o 15º dia útil de cada, conforme o previsto na lei, salvo se houver justificativa plausível, sob pena de incorrer em ato de improbidade administrativa. Questão 10 – Conselhos Municipais O fato é que nem os Conselhos Municipais contam com a devida e efetiva participação popular exigida pela constituição, e nem as audiências públicas, mesmo as realizadas pela Câmara, conforme atesta a foto da matéria publicada no último jornal da Câmara, sobre uma importante audiência pública, a do Plano Plurianual, com a presença de pouquíssimas pessoas. E não importa se a Prefeitura ou a Câmara coloca carros de som na rua para convocar a população, sendo que isso claramente não é o suficiente, devendo haver motivação, convite pessoal, fixação de cartazes e telefonemas. Questão 11 – Informativos da Câmara e Prefeitura “Pular” uma das reivindicações não era exatamente o que esperávamos do prefeito. Vale destacar que qualquer meio de comunicação institucional, independente da mídia (impresso ou web) deve, por conclusões óbvias, “comunicar” à população temas de interesse da mesma e não assuntos de menor importância e/ou promoções pessoais. Percebemos, por exemplo, que a prefeitura lança mão do facebook que se caracteriza por ser uma rede social muito incorporada às práticas sociais e, consequentemente, à formação de opinião da sociedade. Percebemos também, que por vezes, é utilizada para promoções pessoais e divulgação de eventos que não são promovidos pela prefeitura, mas por Membros do poder público, incluindo o vice-prefeito. A reivindicação aqui está, mais uma vez, associada à moralização dos atos e às atitudes e isso deve ficar claro, tendo em vista que as mesmas são índices de pensamentos, ideias e intenções. Questão 12 – Estradas Rurais e Ruas Esburacadas Sobre a aquisição das máquinas de grande porte, tivemos conhecimento sim e nos felicitamos por isso. Só não podíamos deixar de mencionar um problema notável que interfere diretamente no cotidiano da população que representamos. Esperamos otimistas que a obtenção das máquinas cesse o problema das estradas e ruas esburacadas. Questão 13 – Abandono de Patrimônios Históricos Primeiro, o Excelentíssimo senhor prefeito sugere trabalho voluntário e, em seguida, tenta afastar a responsabilidade da administração pública na conservação do patrimônio histórico, alegando em relação a “Chácara das Rosas”: “é uma questão de desmando, de desrespeito para com o patrimônio público municipal. A Chácara das Rosas é um caso que demanda investigação, o que já vem sendo feito pelo Ministério Público. Tomara que os responsáveis pela degradação sejam realmente responsabilizados por este crime”. Quando a deterioração do imóvel decorre da OMISSÃO DO ESTADO no dever de proteger os bens culturais, a obrigação de restaurar independe de tombamento, pois decorre sim da responsabilidade civil pelos danos causados a um bem ambiental e, no mais amplo conceito jurídico de meio ambiente, há que se considerar válida a imposição dessa responsabilidade pela norma do art.14§1º da lei nº. 6.938/81, (Política Nacional do Meio Ambiente) colocando-se o poder público na posição de garantidor e, no caso da Chácara das Rosas, único responsável pela conservação do imóvel, posto que a propriedade é do município. Quanto ao Hotel Elite que, sequer foi mencionado pelo prefeito, existem três situações para determinar se um imóvel, enquanto patrimônio cultural, deve ou não ser restaurado pelo Poder Público: 1 – Quando o proprietário do imóvel tem condições de manter-lhe a conservação, esse ônus permanece com o proprietário, e ao Estado incumbe o dever de vigilância, inspeção e limitação dos modos de realizá-las. 2 – Quando o proprietário alega não ter condições de fazer a manutenção do imóvel e, se tratando de obras necessárias, o Poder Público deverá executá-las, podendo a partir de então desapropriar o imóvel. 3 – Quando as obras de conservação são necessárias por razões de URGÊNCIA, cabe ao Poder Público executa-las independente da condição financeira do proprietário, o qual estará sujeito à reparação do dano, se não tiver comunicado o fato ao órgão. Portanto, a primeira distinção que deve ser feita em cada caso concreto reside na URGÊNCIA da realização das obras, fator determinante da necessidade de averiguação da solvência do proprietário para a sua realização. Se existe urgência não se há de perquirir sobre as condições financeiras do proprietário, se não há urgência, torna-se necessário aferir se o proprietário tem condições de custear as obras. Mas não se pode desconsiderar que essa escala de ações pressupõe que exista vigilância e fiscalização por parte do Poder Público. No caso do Hotel Elite, consideramos que há responsabilidade do poder público por OMISSÃO de fiscalização e, como já foi dito, a obrigação de restaurar independe de tombamento, pois decorre da responsabilidade civil pelos danos causados a um bem ambiental. Por fim, esperamos, sinceramente, que o senhor prefeito informe o movimento e a população, sobre as medidas que estão sendo tomadas para garantir a memória da cidade no que se refere ao patrimônio material, especialmente no tocante ao Hotel Elite. Queremos deixar claro que não é o propósito deste Movimento alimentar discussões, ataques e ofensas, menos ainda mediadas pela Casa Legislativa. Nosso objetivo é somar. Estamos aqui AGORA sim, e essa é a melhor hora para realizações: AGORA! Somos e estamos cientes do poder que temos, pois sim, o poder é do povo. Mas o que de fato nos interessa é o poder de ação. Deixemos de lado a disputa de braços e sejamos solidários e responsáveis com a nossa cidade. Não esperamos nenhuma resposta quanto à tréplica que acabamos de apresentar e mesmo que o Sr. Prefeito se sinta no direito de responder e o faça, adiantamos que não iremos continuar a discussão dessa forma. Esperamos que o Sr. Prefeito e os senhores vereadores abram os olhos, clareiem vossas mentes e ouçam a voz que vem das ruas. Queremos TRANSPARÊNCIA e ATITUDE. Ponto. Os erros das administrações passadas não podem e não serão mais tolerados como argumentos para a inércia. Tais falhas dos executivos antecessores estão sendo e continuarão a ser investigadas, mas o que levantamos nesse momento é a necessidade de MAIS, é a urgência de transformações. Estejamos cientes do eminente potencial de nossa cidade, sejamos dignos de chamá-la “nossa Cambuquira”. Despertemos para a realidade que nos apresenta, para a incrível oportunidade de unirmos forças e fazer uma política efetiva."

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Correios abre inscrições para patrocínio de projetos culturais

Aberto nos Correios inscrições para Seleção de Patrocínios. Elas podem ser feitas por pessoas jurídicas até 19 de setembro no site da empresa (www.correios.com.br). A seleção abrange projetos dos segmentos Artes Cênicas; Dança, Teatro, Artes Visuais, Humanidades, Audiovisual e Música, com realização entre julho de 2014 e dezembro de 2015. A novidade deste processo de seleção é a total informatização. Todas as etapas são feitas digitalmente, sem necessidade de envio dos projetos em meio físico, visando a redução do uso de papel e a preservação do meio ambiente — na última seleção, os Correios receberam a inscrição de mais de 2 mil projetos. Foram destinados R$ 35 milhões para a seleção — sendo 10% reservado para propostas de proponentes que se autodeclarem pretos e pardos, de acordo com definição do IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O resultado será divulgado em março de 2014 no Diário Oficial da União e no site dos Correios (www.correios.com.br). O edital completo e mais informações estão disponíveis em www.correios.com.br/patrocinio. Com o patrocínio, os Correios fortalecem e divulgam a cultura brasileira, cumprindo seu papel como empresa pública. A seleção de projetos é feita por meio de editais públicos desde 2004, dando transparência à destinação dos recursos por meio de regras e critérios claros e objetivos para análise e escolha das propostas, além de possibilitar o acesso democrático de produtores e grupos a patrocínios da estatal. Unidades culturais — Hoje (1º de agosto) é o último dia para inscrições de projetos a serem realizados nas unidades culturais dos Correios: Centros Culturais de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador; Espaços Culturais de Fortaleza e Juiz de Fora; e Museu Nacional dos Correios em Brasília. Mais informações em www.correios.com.br/patrocinio

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Conferência de Cultura

Está sendo realizada hoje, a III Conferência Municipal de Cultura de Cambuquira, pela manhã logo após a abertura houve a participação de poetas cambuquirenses e palestras de representantes do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais. Prossegue agora à tarde com mais duas palestras e discussão sobre as propostas apresentadas, culminando com a eleição de delegados para a Conferência Estadual a ser realizada em Belo Horizonte.

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Tratamento da água: justificativa da Prefeitura

Para conhecimento dos leitores, o documento em que o Prefeito admite precisar de seis meses para concluir as obras para o tratamento da água.

Coleta seletiva de lixo

Apesar de todas as críticas que temos feito contra a Administração Municipal temos por obrigação elogiar também as boas iniciativas. Uma delas é a coleta seletiva do lixo que se pretende implantar em Cambuquira. Transcrevemos a seguir o texto que a nosso pedido foi enviado pelo Secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Diogo Castilho:"Existem muitas dúvidas sobre o que é reciclagem, o que é coleta seletiva, o que quer dizer minimização de resíduos.Para evitar confusões, segue abaixo uma pequena descrição de cada um dos termos: Coleta seletiva - É a atividade de separar o lixo, para que ele seja enviado para reciclagem. Separar o lixo é não misturar os materiais passíveis de serem reaproveitados ou reciclados (usualmente plásticos, vidros, papéis, metais) com o resto do lixo (restos de alimentos, papéis sujos, lixo do banheiro). A coleta seletiva tanto pode ser realizada por uma pessoa sozinha, que esteja preocupada com o montante de lixo que estamos gerando (desde que ela planeje com antecedência para onde vai encaminhar o material separado), quanto por um grupo de pessoas (condomínio, escola, cidade, etc.). Reciclagem - É uma atividade - na maior parte dos casos, industrial - que transforma os materiais já usados em outros produtos que podem ser comercializados. Através da reciclagem, papéis velhos transformam-se em novas folhas ou caixas de papelão; os vidros se transformam em novas garrafas ou frascos; os plásticos podem se transformar em vassouras, potes, camisetas; os metais transformam-se em novas latas ou recipientes. Minimização de resíduos - É um conceito que abrange mais do que a simples coleta seletiva e envio do lixo para reciclagem. Pressupões três regras básicas que devem ser seguidas: primeiro pensar em todas as maneiras de REDUZIR o lixo, depois, REAPROVEITAR tudo o que for possível, e só depois pensar em enviar materiais para RECICLAR. Essa forma de atuação é chamada de “3 R’s”, que é a letra inicial de cada uma das palavras-chave. Em Cambuquira, produzimos aproximadamente de 04 a 05 toneladas/dia de lixo. Qualquer cidadão preocupado com o bem estar, meio-ambiente e desenvolvimento do nosso Município pode se envolver num programa de coleta seletiva. Se você está sozinho ou faz parte de um grupo, seja uma escola, condomínio, igreja, associação ou qualquer outro tipo de agremiação,organize seu próprio programa de Coleta Seletiva, separando o material reciclável (lixo seco) do material não reciclável (lixo molhado). A Coleta Seletiva em Cambuquira está prevista para começar á partir do próximo dia 02 de setembro. O lixo reciclável será recolhido toda terça e quarta-feira, separado por 02 Setores: Setor 01(Terça-feira): Centro 1 – Bairro de Fátima – Tiro aos Pombos – Bairro São João – Centenário – Bairro da Estação – Marimbeiro (completo). Setor 02 (Quarta-feira): Centro 2 – Bairro Bela Vista (B.Carioca) – Regina Coeli (B.Carioca) – Regina Coeli – Lavra - Figueira- Congonhal. O lixo convencional continuará sendo recolhido da maneira habitual, (exceto terça e quarta-feira) e será descartado em aterro sanitário. O lixo reciclável será destinado para a Associação de Catadores de Material Reciclável de Cambuquira. Os resíduos de saúde (lixo hospitalar) continuarão sendo recolhidos por empresa especializada. O descarte dos resíduos de construção civil ficarão sob responsabilidade do gerador do material, que será orientado pela Prefeitura".