terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Falecimento


Faleceu no último final de semana, o organizador dos Encontros de Corais de Cambuquira, Synval Beltrão Junior.

Uma perda inestimável para a cultura cambuquirense.

Gabarito do 1º Vestibular 2012 do IF Sul de Minas em Cambuquira



Clique na imagem para aumentar.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Engavetamento na Flórida matou 5 evangélicos brasileiros; duas seguem internadas

Foto: Phil Sandlin/AP

Pelo menos cinco brasileiros morreram no acidente que matou 10 pessoas em Gainesville, no estado americano da Flórida, no domingo (29). A informação foi confirmada por um dos organizadores de uma conferência evangélica da qual as vítimas brasileiras participavam na Flórida.

O pastor José Júnior do Carmo, do Ministério Internacional da Restauração em Atlanta, na Geórgia, estava em uma minivan com cinco familiares no momento do acidente, segundo informou ao G1 o pastor Fábio Bertoni, um dos organizadores do III Cell Vision Conference, em Orlando. Além de José Júnior do Carmo, morreram no acidente a esposa dele, Adriana, e a filha Letícia, além do irmão do pastor, também chamado José, e sua esposa, Rose.

Outra filha do pastor estava no veículo, segundo Bertoni. Lidiane, de 15 anos, foi internada em um hospital de Gainesville e já teria acordado.

Fonte: G1

A noticia nos leva a uma profunda reflexão: no sábado aqui em Cambuquira, um evento chamava os fiéis, doentes, paralíticos, etc para uma sessão de cura evangélica. Ora se Deus dá aos pastores o poder da cura porque não os poupou do acidente? Porque a filha do pastor precisou ser hospitalizada? Oração não a curaria?

domingo, 29 de janeiro de 2012

Filme sobre desenvolvimento de Brasília vence mostra de Tiradentes


O carisma que A Cidade é uma Só? demonstrou na sessão da noite de sexta-feira (27/1) passou pelo público presente ao Cine Tenda e chegou ao júri oficial da Mostra de Tiradentes. O longa-metragem de Adirley Queirós, que conta com muito humor e liberdade documental a criação de Ceilândia, região que circunda Brasília, foi escolhido como o Melhor Filme da 15ª Mostra de Cinema de Tiradentes neste sábado (28).

“Fiquei muito emocionado pela sessão com o público”, afirmou o diretor no palco principal da mostra mineira. A Cidade é uma Só? fora anteriormente selecionado para o Festival de Brasília em 2011, mas Queirós retirou sua inscrição no evento como forma de protesto às mudanças do festival e a programação do filme (sessão à tarde e distante).

Trabalhando num híbrido entre documentário e ficção, dialogando com filmes como O Céu Sobre os Ombros e Avenida Brasília Formosa, A Cidade é uma Só? mostra três personagens de Ceilândia que comentam, com humor e força política, o passado recente brasileiro.

A premiação do júri oficial é atribuída por um grupo composto apenas por críticos de cinema. “Tiradentes nos deu a oportunidade de ver e conversar sobre filmes. Espero que isso seja estímulo para que a gente continue falando sobre esses filmes quando eles chegarem às salas de cinema”, afirmou José Carlos Avellar, um dos membros do júri. A sobrevivência no circuito
comercial dos longas-metragens exibidos em Tiradentes foi um dos temas de discussão aqui em Minas Gerais.

O júri popular elegeu também filmes carismáticos. No longa-metragem, O Mineiro e o Queijo, de Helvécio Ratton. Já na categoria Curta-metragem o vencedor foi L, de Thais Fujinaga, que já havia sido multipremiado no Festival de Curtas de São Paulo em 2011.

O júri jovem, composto por estudantes universitários, preferiu o comentário político-arquitetônico de HU. “Acho incrível que esse prêmio tenha vindo do júri jovem, que representa a próxima geração que parece estar curtindo a associação política que o filme faz”.
Fonte: Yahoo! Cinema

16º Encontro de Folia de Reis

Fotos: Cristina Borges



30 grupos de Folia de Reis concentraram-se hoje na Igreja Nossa Senhora do Rosário, no bairro da Lavra, para o 16º Encontro de Folia de Reis de Cambuquira.

Organizado pela Associação das Companhias de Santo Reis de Cambuquira, Romaria Caminheiros da Fé e Associação Cultural e Esportiva Afro-Brasileira, com o apoio da Prefeitura Municipal, o Encontro reuniu grupos de diversos municípios do sul de Minas.

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Vestibular 2012 IFSul MInas


Data: 29 de janeiro de 2012
Local: Escola Municipal Dr. Raul Sá. Endereço: Av. Getulio Vargas, 33 – Centro.
Horário: Das 13:00 às 16:00.



Recomendações:

- O candidato deverá portar o Comprovante Definitivo de Inscrição
juntamente com um documento original com foto.
· Os candidatos deverão estar no local da realização das provas com
antecedência mínima de 30 minutos.
· Durante a realização das provas, somente será permitido o uso de
caneta esferográfica azul ou preta, lápis preto, lapiseira e borracha,
não sendo permitido o uso de boné ou chapéu, óculos escuros,
calculadora, relógio, walkman, telefone celular, pager, beep e
quaisquer outros equipamentos eletrônicos, mesmo que desligados,
nos termos do Edital.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

IFSULDEMINAS no Circuito das Águas: uma estreia de sucesso


Os números do Vestibular do Circuito das Águas mostram que o IFSULDEMINAS acertou ao levar o ensino profissionalizante para esta microrregião. Ao todo, foram 2794 inscritos para os polos das cidades de Cambuquira, Caxambu, Itanhandu, São Lourenço e Três Corações. Neste último, o curso técnico em Logística chegou a atingir a concorrência de 24 candidatos por vaga, demonstrando que a instalação do Instituto Federal do Sul de Minas foi ao encontro dos interesses da população.

No caso de Cambuquira foi recompensado o esforço do prefeito Kaka em buscar os cursos de Informática e Enfermagem. Temos informações que em função do sucesso alcançado, teremos na cidade, brevemente, outros cursos técnicos.

Veja aqui a relação dos inscritos.

Ação contra obesidade infantil atingirá 50 mil escolas públicas


Tema foi escolhido para a primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontecerá em mais 2.200 municípios de 5 a 9 de março.

O Ministério da Saúdeintensificará ações de promoção à saúde, prevenção e controle da obesidade em escolas públicas do país. A iniciativa vai envolver 11 milhões de alunos com idade entre 5 a 19 anos, e faz parte da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontecerá em março nos municípios(ver quantidade por estado no fim do texto)que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE).

A medida foi anunciada pela presidenta Dilma Rousseff durante o programa de rádio Café com a Presidentadesta segunda-feira (23). Neste ano, mais de 50 mil escolas em 2.500 municípiosbrasileiros se comprometeram a implementar metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes nas escolas.

O tema de trabalho prioritário em 2012 será Prevenção da obesidade na infância e na adolescência. “Queremos, nessa semana, envolver também os pais para debater um problema que já afeta 1/5 da população infantil. Reduzindo a obesidade infantil, nós vamos prevenir outras doenças que podem ocorrer no futuro, como a hipertensão e a diabetes”.

OBESIDADE - Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008/2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. O índice de jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passou de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009. No Programa Café com a Presidenta, Dilma Rousseff ressaltou a importância do envolvimento de todos na ação.

SAÚDE NAS ESCOLAS - As ações do Programa Saúde na Escola são desenvolvidas por equipes de Saúde da Família ligadas à Unidade de Saúde Básica (UBS), que se deslocarão até a escola para examinar as crianças e desenvolver práticas educativas de promoção, prevenção e avaliação das condições de saúde. “A manutenção do peso adequado desde a infância é um dos principais fatores para a prevenção de doenças na fase adulta”, explica a coordenadora do Programa Saúde da Família, Raquel Turci. Neste ano também serão programadas visitas da comunidade às Unidades Básicas de Saúde, ação prevista dentro da estratégia Saúde Mais Perto de Você.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Sol lança forte tempestade geomagnética sobre a Terra

Radiação começou a chegar à Terra uma hora após a erupção solar (Foto: Divulgação/NOAA)

A tempestade geomagnética mais forte em mais de seis anos deve atingir a Terra na terça-feira, e pode afetar as rotas aéreas, redes de energia e satélites, disse o Centro de Previsão Meteorológica Espacial dos Estados Unidos.

A ejeção de massa coronal - uma grande parte da atmosfera do Sol - foi lançada em direção à Terra no domingo, conduzindo partículas solares energizadas a cerca de 2.000 quilômetros por segundo, cerca de cinco vezes mais rápido do que costumam viajar as partículas solares, disse Terry Onsager, do Centro.

"Quando nos atingir será como um grande aríete que empurra o campo magnético da Terra", disse Onsager, de Boulder, no Colorado. "Essa energia faz com que o campo magnético da Terra flutue".

Essa energia também pode interferir em comunicações de alta frequência de rádio, usadas pelas empresas aéreas para navegar próximo ao Polo Norte em voos entre a América do Norte, Europa e Ásia, portanto algumas rotas podem ser mudadas, disse Onsager.

Também pode afetar redes de energia e operações por satélite, disse o Centro em um comunicado. Astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional podem ser aconselhados a buscar abrigo em partes específicas da aeronave para evitar uma dose solar reforçada de radiação, disse Onsager.

O Centro de Meteorologia Espacial disse que a intensidade da tempestade geomagnética seria provavelmente moderada ou forte, nos níveis dois e três de uma escala de cinco níveis, sendo o cinco o mais extremo.
Fonte: Yahoo! Notícias

O som alto de cada dia


Bares, festas, som de carro, gritarias, motocicletas com escape manipulado, cachorros neuróticos latindo todo o tempo e até mesmo aparelhos de televisão em volume muito alto tiram o sossego de quem quer viver em paz. Sem falar dos conflitos sociais gerados pelo excesso de barulho, sabe-se hoje que a poluição sonora prejudica a saúde. Isso é fato comprovado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e na verdade já reconhecido há muito tempo pela legislação brasileira. Mas o que fazer quando um vizinho lhe incomoda com o som alto dele? Esse é um problema que afeta hoje muita gente. Basta buscar na internet informações sobre poluição sonora para perceber que esse assunto abrange todas as regiões do país. E o assunto é complexo, pois a desinformação da população é grande. A maioria dos barulhentos acredita, por exemplo, que pode ouvir música na altura desejada, contanto que seja antes das dez horas da noite, o que não é verdade. A proibição da perturbação do sossego alheio vale a qualquer hora, tanto faz se durante o dia ou à noite.

Existem diversas leis federais que permitiriam acabar com o abuso sonoro, mas infelizmente falta perceber um interesse real das autoridades competentes em aplicá-las. Na verdade, as leis municipais não são necessárias, pois a legislação federal é clara e suficiente:

Decreto-Lei 3688/41, Lei das Contravenções Penais — LCP:

Perturbação do trabalho ou do sossego alheios

Art. 42 – Perturbar alguém, o trabalho ou o sossego alheios:

I – com gritaria ou algazarra;
II – exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
III – abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
IV – provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem guarda:
Pena – prisão simples, de 15 (quinze) dias a 3 (três) meses, ou multa.

Ou seja, um decreto-lei de 1941 proíbe claramente o uso abusivo de som, prevendo como pena a prisão simples de quinze dias a três meses ou multa. Portanto, é incompreensível que o cidadão não seja amparado pela polícia quando é incomodado por algum vizinho. Diante disso, seria obrigação de todas as delegacias de polícia receber queixas e punir devidamente os infratores, mas raramente isso acontece, seja por desinformação ou descaso dos policiais responsáveis. Se existe uma lei federal, não há motivo para a polícia civil “empurrar” o problema para órgãos municipais. E, independente da queixa que pode ser dada na delegacia, deveria haver um maior engajamento da polícia militar, já que é o seu papel estar ao lado do cidadão no momento que o abuso acontece. Não é correto a PM negar tal apoio, seja lá por qual motivo. Se há lei federal que proíbe o abuso sonoro, é obrigação da polícia inibir tal abuso e punir os barulhentos. Como nenhum cidadão pode alegar que desconhece a lei, isso tem que valer igualmente para policiais. Se não sabem que há uma lei tão antiga que proíbe a perturbação do sossego alheio, que se informem devidamente.

Outra lei federal: Lei 9605/98, Lei de Crimes Ambientais – LCA:

Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:
Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa.
Se o crime é culposo:
Pena – detenção, de seis meses a um ano, e multa.

Mesmo se não existisse o decreto-lei acima citado, essa outra lei bastaria para punir os infratores. Carros com a mala aberta, na beira de um rio, numa floresta ou na praia afetam a fauna e a flora. O som se propaga através de vibrações moleculares, o que perturba animais e plantas. Além disso, podem acarretar em seres humanos várias doenças como estresse, distúrbios neurológicos e cardíacos, insônia e dor de cabeça, além de deficiência auditiva e (!) impotência sexual.

O texto do artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais também seria mais do que suficiente para punir os barulhentos. Mas isso ainda não é tudo:

O Art. 9 do decreto federal 6514 de 22/7/2008 prevê multa que vai de R$ 50,00 (cinqüenta reais) a R$ 50.000.000,00 (cinqüenta milhões de reais), além da apreensão dos objetos, veículos e ferramentas utilizados para o crime contra o meio ambiente. No caso do uso do som abusivo, podem ser apreendidos, portanto, tanto o som como o veículo do cidadão barulhento, ou seja, as armas do crime.

Som em carro parado ou no trânsito com volume acima do permitido pode resultar em 5 pontos na CNH e uma multa de R$ 127,69. O artigo 228 do CTB – código de trânsito brasileiro prevê ainda a apreensão do veículo.

Como vemos, a legislação federal proíbe claramente a poluição sonora e dá à polícia e ao Ministério Público poder suficiente para combater o som abusivo. Só é difícil compreender porque que as sanções não são praticadas, porque há tanta gente reclamando da passividade e inatividade da polícia, porque que há delegacias de polícia que até mesmo se negam a aceitar queixas contra pessoas barulhentas.

Outro problema é a má formação de policiais, que acham que não podem agir contra barulhentos.Há casos de policiais que se negam a agir por não possuirem aparelhos de medição de decibéis, sendo que o abuso de instrumentos sonoros, capaz de perturbar o trabalho ou o sossego alheios, tipifica a contravenção do art. 42, III, do Decreto-Lei nº 3688/41, sendo irrelevante, para tanto, a ausência de prova técnica para aferição da quantidade de decibéis.

Apesar das leis claras, alguns policiais, desinformados, não sabem como agir, deixando a população sozinha com o problema. Mas, como já dito acima, o desconhecimento das leis não pode ser argumento para a polícia não agir, já que nenhum cidadão, muito menos se for policial, pode alegar não conhecer a legislação.

A polícia deve atuar coercitivamente, promovendo a tranqüilidade social, a paz coletiva, e atender à ocorrência de perturbação do sossego, seja lá quem seja o solicitante. O cidadão tem o direito de viver sem perturbações, e a força do Estado é o poder de polícia. Quando um policial se omite, deixa de cumprir sua tarefa e comete ele mesmo crime de prevaricação ou até mesmo de crime omissivo impróprio, respondendo pelas lesões causadas pelos ruídos.

Muitas vezes somos incomodados por festas, eventos ou pelo funcionamento de bares e casas noturnas. Quando reclamamos, ouvimos a alegação de que “o barulho foi autorizado”. Mas não importa se a prefeitura concedeu ou não alvará para a prática de algum evento ou funcionamento de algum bar ou casa noturna. O que ocorre aqui é, segundo a legislação federal, um crime. Cabe aos proprietários de seus bares e de suas casas noturnas impedir a saída do som para a parte externa de seus estabelecimentos. Pouco importa também a existência de prova técnica que ateste a quantidade de decibéis. A polícia tem que agir. E tem mais: o cidadão que denuncia o crime não é obrigado a acompanhar a polícia até a delegacia. O cidadão que informa o Estado sobre uma infração penal não cometeu nenhum ato ilícito que lhe obrigue a isso. É suficiente que a polícia anote seus dados para fins de relatório e investigação.

Som alto é crime e crime tem que ser punido. Essa é uma obrigação do Estado e ele é, nesses casos, representado pela polícia. A penalidade para a perturbação do sossego alheio é a prisão por período de 15 dias a 3 meses, ou multa e, se a emissão do som atingir níveis que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana (Decreto 6.514 de 22 de Julho de 2008), haverá um caso de Poluição Sonora e para este crime as multas variam de R$ 5 mil a R$ 50 mil.

Aqui em Cambuquira, o som automotivo, principalmente aos finais de semana, os carros e motos de propaganda, abusam do desrespeito circulando livremente, sem falar de algumas festas em estabelecimentos comerciais.

Prefeito de Lambari visita o Congonhal

Foto: Sylvio Brito

Acompanhado do prefeito Kaka e de dirigentes regional dos Correios, o prefeito de Lambari, Marcos Antônio de Resende esteve na comunidade rural do Congonhal onde foi conhecer a Agência dos Correios da Comunidade.

Na foto ao lado, da esquerda para a direita, o prefeito Marcos Resende, o prefeito Kaka, Ronaldo, chefe de gabinete da Prefeitura de Lambari e dirigentes dos Correios.

sábado, 21 de janeiro de 2012

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Sonda pode ter caído no Brasil, diz agência espacial russa


Oficiais russos admitiram na segunda-feira não ter indicação firme do local onde a sonda Fobos-Grunt caiu. A Roscosmos (a agência espacial russa), que já havia afirmado que os destroços caíram no Pacífico, agora afirmam que eles teriam se chocado contra o chão possivelmente em território brasileiro. A nave, que deveria chegar a Fobos (uma lua de Marte), se perdeu no espaço e acabou por cair na Terra dois meses após o lançamento. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.

Anatoly Shilov, chefe da Roscosmos, afirmou ao canal estatal Vesti que a agência acredita que a queda ocorreu no Brasil, em uma área que tem o Estado de Goiás como centro. Segundo Shilov, a agência usou dados de especialistas em balística para chegar a essa conclusão.

O equipamento de US$ 170 milhões é uma das mais pesadas e tóxicas peças de lixo espacial a atingir a Terra. Contudo, especialistas dizem que o combustível que poderia contaminar a superfície deve ter queimado durante a reentrada.
Segundo a Força Aérea Brasileira (FAB), os radares da Aeronáutica, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) não registraram nenhum dado que indique a queda da sonda no Brasil. Contudo, os militares não descartam a possibilidade de que os destroços possam ter caído e não tenham deixado registro.

Conforme a FAB, se o objeto teve uma queda em um ângulo vertical muito acentuado, por exemplo, e em uma velocidade muito alta, os radares podem não ter registrado. Além disso, um operador pode ter até feito um primeiro registro do objeto, mas como no segundo ciclo de varredura do radar a sonda não apareceu, o técnico pode ter descartado, já que não era um objeto em tráfego aéreo.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Ministério das Comunicações pode interromper o 'BBB 12'


O Ministério das Comunicações também vai apurar a polêmica envolvendo o Big Brother Brasil 12. Em comunicado oficial, o órgão informou que vai identificar por meio das imagens se a TV Globo realmente exibiu um suposto estupro dentro do programa.
Caso forem provadas que as imagens "causaram constrangimentos" ao telespectador, o ministério irá instaurar um processo cujas sanções incluem multa e interrupção dos serviços da emissora.

Inicialmente, o Ministério das Comunicações vai identificar se o possível estupro foi veiculado na TV Globo, emissora outorgada concessionária do serviço de radiodifusão de sons e imagens, fiscalizada pelo ministério, ou apenas nos canais de TV por assinatura, fiscalizados pela Anatel, nos termos da Lei Geral de Telecomunicações - LGT.

Já foi solicitada à TV Globo a gravação da programação veiculada nos dias 14 e 15 de janeiro de 2012, para degravação. As imagens serão analisadas e, se estiverem em desacordo com as finalidades educativas e culturais da radiodifusão e com a manutenção de um elevado sentido moral e cívico, não permitindo a transmissão de espetáculos, trechos musicais cantados, quadros, anedotas ou palavras contrárias à moral familiar e aos bons costumes, expondo pessoas a situações que, de alguma forma, redundem em constrangimento, ainda que seu objetivo seja jornalístico (art. 38, alínea "d" do Código Brasileiro de Telecomunicações - Lei n˚ 4.117/62 - c/c art. 28, item 12, alíneas "a" e "b" do Regulamento dos Serviços de Radiodifusão - Decreto n˚ 52.795/63), será instaurado Processo de Apuração de Infração neste ministério, cujas sanções cabíveis incluem a interrupção dos serviços (Parágrafo único do art. 63 e multa nos termos do art. 62 do mesmo Código).

Paralelamente, foi solicitado à Anatel que faça também a verificação da veiculação nos canais de TV por assinatura.

Mercadante é novo ministro da Educação


O Palácio do Planalto confirmou nesta quarta-feira que o atual ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, será o novo chefe da pasta da Educação. Ele substitui o petista Fernando Haddad, que deixará o primeiro escalão do governo federal para concorrer à prefeitura de São Paulo nas eleições de outubro.

Com a saída de Mercadante, assume a chefia da Ciência e Tecnologia o atual presidente da Agência Espacial Brasileira, Marco Antônio Raupp. A indicação do físico e matemático Raupp contraria interesses de setores do PT, que buscavam emplacar, entre outros nomes, o da atual senadora Marta Suplicy (PT-SP) na Esplanada dos Ministérios.

Em nota, a presidente Dilma Rousseff, que empossará os dois novos ministros no próximo dia 24 de janeiro, agradeceu o "empenho" e "dedicação" de Haddad à frente da Educação. Para Dilma, o prefeiturável trabalha em ações que "estão transformando a educação brasileira".

Sobre Mercadante, que já havia manifestado disposição para mudar de ministério, Dilma disse ter "convicção" de que o petista terá "o mesmo desempenho" já demonstrado no Ministério de Ciência e Tecnologia.

Ainda que a posse dos novos ministros esteja agendada para o dia 24, ambos participarão da reunião ministerial convocada pela presidente no próximo dia 23.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O que é cultura?


As várias maneiras de entender o que é cultura derivam de um conjunto comum de preocupações que podemos localizar em duas concepções básicas. A primeira dessas concepções preocupa-se com todos os aspectos de uma realidade social. Assim, cultura diz respeito a tudo aquilo que caracteriza a existência social de um povo ou nação, ou então de grupos no interior de uma sociedade. Podemos assim falar na cultura francesa ou na cultura xavante. Do mesmo modo falamos na cultura camponesa ou então na cultura dos antigos astecas. Nesses casos cultura refere-se a realidades sociais bem distintas. Na segunda concepção básica de cultura, quando falamos em cultura estamos nos referindo mais especificamente ao conhecimento, ás idéias e crenças, assim como às maneiras como eles existem na vida social. Observem que mesmo aqui a referência à totalidade de características de uma realidade social presente, já que não se pode falar em conhecimento, idéias, crenças sem pensar na sociedade à qual se referem.

O que ocorre é que há uma ênfase especial no conhecimento e dimensões associadas. Entendemos neste caso que a cultura diz respeito a uma esfera, a um domínio, da vida social. Contam-se inúmeras definições de cultura, mas podemos nos valer de certos procedimentos metodológicos: 1) partir de uma noção básica de cultura; 2) não erigir nenhuma definição de cultura como a única verdadeira e exata; 3) procurar sempre captar ou explicitar a área conceitual em que se está trabalhando no momento; 4) distinguir claramente cultura de outros termos próximos ou costumeiramente aproximados; 5) perceber e diferenciar os enfoques mais constantes e mais ricos de cultura, a saber, o enfoque filosófico, o humanista, o etnológico e o da antropologia cultural. A cultura é o desenvolvimento intelectual do ser humano, são os costumes e valores de uma sociedade.

Assim, quando vemos o sucesso de "Ai se te pego" ou as músicas(?) com letras de baixo calão dos funks da vida pensamos de como o desenvolvimento intelectual de hoje está deixando a desejar.

De repente versos como:
Para não para
Não para não
Para não para
Não para não
Tati cum tati
Trelêlê, alê, alê, alê
de uma certa banda baiana nos faz lembrar de Lupícinio Rodrigues quando diz "pobres moços, ai se soubessem o que eu sei"...

Mudam regras de concessões de rádio e TV


A presidente Dilma Rousseff assinou ontem (16) decreto que altera regras para concessões de rádio e televisão no país. A medida muda principalmente as regras para a licitação, com exigência de garantias financeiras para participar dos leilões. Outra alteração do decreto é que as outorgas de rádio passarão a ser assinadas pelo Ministério das Comunicações. Já as concessões de TV continuarão passando pela Presidência.

As mudanças começaram a ser articuladas depois que o ministério recebeu denúncias de pessoas que venceram licitações de concessões sem capacidade financeira para manter emissoras de rádio e TV. Os leilões de novas concessões estavam suspensos desde o ano passado.

A partir de agora, os interessados em obter uma concessão têm que comprovar capacidade técnica e financeira de manter a emissora no ato da inscrição no processo licitatório. Eles terão que enviar dois pareceres independentes que comprovem a capacidade econômica da empresa para executar o serviço. Também será obrigatória a comprovação de origem dos investimentos e a apresentação de balanço patrimonial e contábil, de acordo com o Ministério das Comunicações.

O pagamento da outorga, que antes era parcelado em duas vezes, agora tem que ser feito à vista, de acordo com o decreto. A caução exigida da empresa pode chegar até 10%. Na regra anterior, o valor não passava de 1%. Se o vencedor do leilão não fizer o pagamento, será desclassificado e a concessão será repassada ao segundo colocado no certame. Se a concessão não for aprovada pelo Congresso Nacional, o dinheiro será devolvido, com correção pela taxa Selic.

O decreto também altera questões de conteúdo. Com a mudança, o tempo destinado a programas locais (produzidos no município de outorga) e a produções independentes será utilizado como critério para decidir os vencedores dos leilões. Até agora, essa avaliação levava em conta o tempo destinado a programas jornalísticos, educativos, culturais e informativos. Segundo o Ministério das Comunicações, a nova exigência segue uma diretriz da Constituição, que prevê a valorização de as produções locais e as independentes.

Para o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a reformulação do processo licitatório visa a tornar as licitações mais transparentes, rápidas e eficientes. “É uma garantia para o Estado que as licitações feitas serão implementadas e virarão emissoras de radio e televisão, evitando que pessoas entrem [na licitação] simplesmente para especular. Estamos empurrando regras para maior profissionalização dos licitantes. Estamos fazendo mais exigências que vai tornar esse processo mais seguro”, disse.

Com as mudanças, o governo pretende retomar os leilões de concessões de emissoras comerciais de rádio e TV e deve lançar em março um planejamento com datas de novas concorrências. O decreto será publicado na edição de hoje (17) do Diário Oficial da União.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Com vetos, Dilma sanciona lei sobre recursos obrigatórios para saúde


O Diário Oficial da União publica na edição desta segunda (16) a lei que fixa os gastos com saúde e os percentuais mínimos para investimento a serem observados pela União, estados e municípios. Os governos terão de aplicar em saúde um volume igual ao do ano anterior mais a variação nominal do Produto Interno Bruto (PIB).

De acordo com a norma, estados e o Distrito Federal terão de aplicar 12% do que arrecadam, enquanto os municípios deverão invistir 15% de suas receitas. A proposta de lei que tramitou por mais de dez anos no Congresso foi aprovada em dezembro passado e sancionada na última sexta-feira pela presidenta Dilma Rousseff, que vetou 15 artigos. A lei define o que pode ou não ser considerado gasto com saúde.

De acordo com o texto, os recursos só poderão ser usados em ações e serviços de “acesso universal” que sejam compatíveis com os planos de saúde de cada estado ou município e de “responsabilidade específica do setor de saúde”.

Entres os principais investimentos autorizados estão a remuneração dos profissionais de saúde na ativa; os gastos com capacitação de pessoal e investimentos na rede física do Sistema Único de Saúde (SUS); a produção, aquisição e distribuição de insumos, como medicamentos e equipamentos médico-odontológicos; e gestão e ações de apoio administrativo.

Entre os cortes, dois se relacionavam à Contribuição Social sobre a Saúde (CSS), um novo tributo cujos recursos seriam destinados à área, mas cuja cobrança que já havia sido derrubada na Câmara e no Senado.

Outro veto, sugerido pelos ministérios do Planejamento e da Fazenda, retirou o artigo que prevê "créditos adicionais" para a saúde na hipótese de revisão do valor nominal do PIB.

Segundo os ministérios, "a necessidade de constante alteração nos valores a serem destinados à saúde pela União pode gerar instabilidade na gestão fiscal e orçamentária".

domingo, 15 de janeiro de 2012

Gandhi, um líder servidor

Hoje no Teatro Georgina Bacha tivemos a excelente interpletação do cambuquirense João Signorelli na peça Gandhi, um líder servidor.

Escrita por Miguel Filiage, a peça, que já foi vista por mais de 10 mil pessoas, é baseada nos discursos e cartas escritas por Gandhi, convidando o espectador a refletir sobre questões como liderança, não-violência, princípios ético-filosóficos nas relações humanas, integração, cooperativismo e amor.

O espetáculo começa com Gandhi anunciando o início de mais um jejum para despertar a consciência dos líderes do Ocidente e do Oriente para a paz mundial, propondo que os povos deixem de se alimentar de pensamentos desequilibrados, preconceitos e sentimentos sombrios.

O cenário é simples. A composição toda combina com os trajes que o protagonista usa. Há tamanha graciosidade e delicadeza nos gestos e na voz que o público é envolvido por grande ternura e não é difícil esquecer que estamos vendo um ator discursar. Signorelli é o próprio Gandhi e, ao mesmo tempo, é ele falando do que pensa. A voz do líder se tornou a mesma do ator.

Tendo a filosofia oriental como fundo, Gandhi, um líder servidor coloca a todos como seres humanos iguais, em busca de novas experiências e de evoluir através do amor e da paz.

Abaixo um trecho da peça, retirada do Youtube


A rocha atingiu o navio?



O portal G1 da Globo publicou uma foto com o sugestivo título de "veja a rocha que atingiu o navio"

Fico aqui imaginando um navio navegando calmamente, de repente uma rocha alucinada o atinge.

Parece piada, mas é sério: segundo o que a notícia dá a entender, a rocha foi culpada pela colisão.



Após a publicação por este blog,o portal da Globo corrigiu a legenda.
Eles estão aprendendo lendo nosso blog.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Cultura

Dois ícones da marginália contracultural brasileira: Macalé e Torquato Neto. De quebra, Paulo José (pra quem só conhece o ator global das últimas décadas: ele foi um dos grandes vanguardeiros teatrais e cinematográficos dos anos 70) recitando o cara: "Quem não arrisca não pode berrar. Leve um homem e um boi ao matadouro. Aquele que berrar mais na hora do perigo é o homem. Mesmo que seja o boi." Grande!

MG tem 166 cidades em situação de emergência por causa da chuva

Na foto o centro de Ponte Nova


A Defesa Civil de Minas Gerais informou neste sábado (14) que 166 cidades já decretaram situação de emergência por causa da chuva no estado. Com os novos números, 19% dos municípios de Minas Gerais estão em emergência. O balanço considera municípios que enfrentam problemas decorrentes de temporais desde outubro, início do período chuvoso.

Treze novas cidades entraram para a lista do órgão: Brás Pires e Simonésia, na Zona da Mata, Ferros, Itueta, Nova Lima, Prados, Rio Manso, São João Del Rei, na Região Central, Coluna, Engenheiro Caldas e Iapu, no Rio Doce, Ibiaí, no Norte, e Pains, no Centro-Oeste.

No estado, 228 municípios foram afetados de alguma forma pela chuva, atingindo cerca de 3,1 milhões de pessoas. Destas, 52.723 ficaram desalojadas e 4.639 estão desabrigadas. Neste sábado (14), a Defesa Civil confirmou que três pessoas estão desaparecidas e 15 morreram. Desde outubro, 639 imóveis e 330 pontes ficaram destruídas.

Futebol




Com a participação de equipes de diversas cidades mineiras e paulistas, começou hoje e vai até o próximo sábado, a 1ª Copa Cambuquirense de Futebol de Menores, organizada pela Divisão de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Teatro




Levar um produto de limpeza para trocar pelo ingresso.

Banco do Brasil abre concurso para 8 estados e DF


Cargo é de escriturário; salário é de R$ 1.408,00.
O candidato deve ter curso de nível médio.


O Banco do Brasil lançou concurso para formação de cadastro de reserva para o cargo de escriturário. O salário é de R$ 1.408,00 e haverá ainda gratificação semestral de 25% para 30 horas semanais. O candidato deve ter curso de nível médio.

De acordo com o edital, ficam asseguradas as admissões, conforme necessidade de provimento, dos candidatos classificados nas seleções externas 2008/001, 2008/002, 2008/003, 2010/001, e 2010/002, até o termino de suas vigências (13/06/2012, 20/06/2012, 01/07/2012, 10/05/2012 e 01/07/2012, respectivamente) ou ao esgotamento da reserva de candidatos aprovados, prevalecendo o que ocorrer primeiro.
O candidato, ao optar por concorrer a determinada macrorregião/microrregião, estará automaticamente vinculado a ela, para fins de realização de provas de classificação, de contratação.

A inscrição deverá ser efetuada, no período de 23 de janeiro a 14 de fevereiro no site www.cesgranrio.org.br.

A taxa é de R$ 42.

A prova objetiva será aplicada no dia 25 de março.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Real é a 4ª mais valorizada ante o dólar, segundo 'Economist'


O real é a quarta moeda mais cara do mundo, segundo dados do índice Big Mac, divulgados nesta quinta-feira pela revista The Economist. O índice é baseado na teoria da paridade do poder de compra das moedas em relação ao Big Mac, que custa US$ 4,20 nos EUA. A partir da diferença, é possível estabelecer relações entre as moedas. No Brasil, ele custa cerca de US$ 5,68, valor inferior apenas ao registrado na Suíça (US$ 6,81), Noruega (US$ 6,79) e Suécia (US$ 5,91). Isso significa que o real está sobrevalorizado em 35% em relação à moeda americana.

Por outro lado, o menor valor do Big Mac é encontrado na Índia, ao preço de US$ 1,62, o que mostra que a moeda indiana está desvalorizada 61% em comparação com o dólar. No entanto, como o Big Mac não é vendido na Índia, a comparação foi realizada com o similiar comercializado no país, o Maharaja Mac.

Em junho de 2011, a revista publicou dados do índice que indicavam que o real era a moeda mais valorizada ante o dólar, no entanto, na ocasião, foi considerado o Produto Interno Bruto (PIB) dos países, o que não aconteceu neste levantamento.
Fonte: Portal Terra

Governo decide até junho se amplia Minha Casa, Minha Vida


O governo federal decidirá até junho se ampliará em ao menos 400 mil unidades a meta de moradias contratadas dentro do programa Minha Casa, Minha Vida 2, atualmente em 2 milhões de unidades, afirmou nesta quinta-feira a presidente Dilma Rousseff.
Se concretizada a ampliação, as unidades adicionais serão destinadas a famílias com renda de até 1,6 mil reais por mês, disse Dilma durante discurso em São Paulo.
"Como prometemos quando lançamos o Minha Casa, Minha Vida 2 2 milhões de moradias, nós estamos considerando até junho ampliar este número para mais de 400 mil", disse Dilma durante assinatura de parceria entre os governos federal e estadual para a construção de unidades do programa.

"Isso significa 400 mil moradias para essa faixa de renda de até 1,6 mil reais", disse ela.

A presidente explicou que, em junho, será feita uma avaliação do andamento do programa, quando poderá ser decidida a ampliação da meta atual, de 2 milhões de moradias contratadas até 2014, sendo que 500 mil delas deverão ser realizadas neste ano.

O vice-presidente da Caixa, José Urbano Duarte, disse ser "factível" o cumprimento da meta, e demonstrou otimismo com a ampliação
"No ritmo que nós estamos neste momento dá conta de que os 2 milhões são possíveis de serem superados", disse ele.

"DECORO GOVERNAMENTAL"
Durante o evento, no qual também discursou o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), Dilma enfatizou parcerias recentes que seu governo tem feito com a administração do PSDB, que há 18 anos está no comando do Estado.
"Podemos ter nossas divergências eleitorais, mas acabou a eleição, essas divergências eleitorais deixam de existir", disse a presidente, que em pouco mais de um ano de governo participou de sua terceira cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

"Eu tenho dito no governo federal que, assim como há o decoro parlamentar, também há o decoro governamental. E o decoro governamental consiste em perceber que não se faz, que não se pode ter dentro de políticas governamentais uma relação de atrito com Estados e municípios".

Assim como Alckmin, que falou antes da presidente, Dilma lembrou das parcerias realizadas com o governo paulista, como no programa Brasil sem Miséria e na ampliação do Rodoanel, que interliga as principais estradas do Estado na capital
Fonte: Reuters

Chuva deixa 50.115 fora de casa em MG e 137 cidades em emergência


Cento e trinta e sete cidades estão em emergência por causa da chuva em Minas Gerais, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil. O balanço divulgado nesta quinta-feira (12) inclui mais dez cidades que enfrentam danos causados por temporais, enchentes, enxurradas e deslizamentos. São elas: Augusto de Lima e São Brás do Suaçuí, na Região Central; Ijaci, no Sul do estado; Antônio Prado de Minas, Pedra do Anta, São Miguel do Anta, Senhora de Oliveira e Simão Pereira, na Zona da Mata; Januária, no Norte, e Dom Cavati, no Vale do Rio Doce de Minas.

Milhares de pessoas tiveram que abandonar suas casas temporariamente e outras não vão poder voltar aos imóveis danificados. Segundo a Defesa Civil, o número de desalojados chega a 46.970, enquanto o de desabrigados é de 3.145, totalizando 50.115 pessoas fora de casa no estado.

A Defesa Civil informou que 192 cidades no estado já foram afetadas pelas chuvas, atingindo mais de 2,9 milhões de pessoas. Nesta quinta-feira (12), o órgão confirmou 15 mortes e três pessoas desaparecidas em decorrência das chuvas. Desde outubro, 425 casas e 204 pontes ficaram destruídas.

Quando a situação de emergência é decretada pelas prefeituras, o município passa a receber ajuda emergencial, como cesta básica e colchões. A liberação de recursos financeiros depende da homologação do decreto pelo governo estadual e do reconhecimento pela União.
Fonte: G1

Internet tem efeito similar ao de drogas no cérebro


Viciados em internet têm alterações similares no cérebro àqueles que usam drogas e álcool em excesso, de acordo com uma pesquisa chinesa. Cientistas estudaram os cérebros de 17 jovens viciados na web e descobriram diferenças na massa branca " parte do cérebro que contém fibras nervosas " dos viciados em comparação a pessoas não-viciadas.

A análise de exames de ressonância magnética revelou alterações nas partes do cérebro relacionadas a emoções, tomada de decisão e autocontrole. "Os resultados também indicam que o vício em internet pode partilhar mecanismos psicológicos e neurológicos com outros tipos de vício e distúrbios de controle de impulso", disse o líder do estudo Hao Lei, da Academia de Ciências da China.
Computadores

A pesquisa analisou o cérebro de 35 homens e mulheres entre 14 e 21 anos. Entre eles, 17 foram classificados como tendo Desordem de Dependência da Internet, após responder perguntas como "Você fez repetidas tentativas mal-sucedidas de controlar, diminuir ou suspender o uso da internet?". Os resultados, descritos na publicação científica Plos One, poderiam levar a novos tratamentos para vícios e foram similares aos encontrados em estudos com viciados em jogos eletrônicos.
"Pela primeira vez, dois estudos mostram mudanças nas conexões neurais entre áreas do cérebro, assim como mudanças na função cerebral, de pessoas que usam a internet ou jogos eletrônicos com frequência", disse Gunter Schumann, do Instituto de Psiquiatria do King's College, em Londres. O estudo chinês também foi classificado de "revolucionário" pela professora de psiquiatria do Imperial College London Henrietta Bowden-Jones.

"Finalmente ouvimos o que os médicos já suspeitavam havia algum tempo, que a anormalidade na massa branca no córtex orbitofrontal e outras áreas importantes do cérebro está presente não apenas em vícios nos quais substâncias estão envolvidas, mas também nos comportamentais, como a dependência de internet", opina.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Sérgio Cabral entrevista Roberto Dinamite

FGTS cria linha de financiamento para compra de material de construção


O Conselho Curador do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) aprovou ontem(10), em reunião extraordinária, a criação de uma nova linha de crédito à classe média. O financiamento pode ser de até R$ 20 mil por pessoa, para aquisição de materiais de construção.

Inicialmente, o crédito disponível será de R$ 300 milhões. Caso a demanda seja maior, o valor pode chegar a R$ 1 bilhão. Para tomar o empréstimo, não é exigido limite de renda. No entanto, o financiador deve possuir conta no FGTS e comprovar propriedade de imóvel residencial regularizado com valor máximo de R$ 500 mil. O teto faz parte das regras do Sistema Financeiro de Habitação (SFH).

Segundo o representante do Ministério do Trabalho e presidente suplente do Conselho Curador do FGTS, Paulo Eduardo Cabral Furtado, os juros cobrados nesta linha de empréstimo serão de 12% ao ano. O valor é metade da menor taxa praticada pelos bancos, que está entre 25% e 45% ao ano. O prazo de pagamento é de até 120 meses.

Furtado destacou que o financiamento servirá para facilitar a melhoria dos imóveis residenciais. “Essa linha se propõe à ampliação e reforma de imóveis residenciais, enquadrados no SFH e que contempla também inovações como equipamentos de aquecimento solar, hidrometração individual dos prédios mais antigos”.

Para o representante titular da Confederação Nacional do Comércio, Bens, Serviços e Turismo, Claudio Elias Conz, o crédito oferecido é compatível com a necessidade do mercado. “O valor é significativo. A média do mercado para pedido de empréstimo nesse segmento é de R$ 8 mil. É um momento muito oportuno (para oferecer o crédito) já que o crédito não está totalmente restabelecido”.
Dados do governo mostram que cerca de 33 milhões de trabalhadores que contribuem mensalmente para o FGTS estão aptos a acessarem o financiamento.

Fonte: Agência Brasil

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Sul de Minas já tem 7 cidades em situação de emergência


O Sul de Minas já tem sete cidades em situação de emergência por causa das chuvas que atingiram a região nos últimos dias. Pelo menos 94 pessoas estão desalojadas e outras 21 estão desabrigadas na região. Os municípios de Itumirim, Alagoa, São João da Mata e Poço Fundo já tiveram o decreto reconhecido pela Defesa Civil Estadual. Lavras, Conceição da Barra de Minas e Ijaci decretaram nas últimas horas e ainda não tiveram a situação reconhecida. A Defesa Civil de Santana do Jacaré vai decretar emergência nesta quarta-feira (11).

Em Minas Gerais, já são 116 cidades em emergência. Todas as regiões contabilizam prejuízos, atingindo mais de 2,25 milhões de moradores. Quase 13 mil pessoas estão desalojadas e 1.240 desabrigadas. Três pessoas estão desaparecidas e 15 morreram desde o início das chuvas. Quase seis mil casas ficaram danificadas e 131 estão
destruídas.

Cabeceira de ponte cede e interdita faixa da Fernão Dias

Parte da cabeceira de uma ponte que liga Perdões a Santo Antônio do Amparo na Rodovia Fernão Dias, cedeu por causa das chuvas. Uma das pistas sentido a Belo Horizonte está interditada.

O acostamento foi isolado e um cabo de fibra ótica que fica na lateral da ponte se soltou. Técnicos estão no local tentando resolver o problema.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Carnaval

Não sei se desabafo, análise, revolta ou simplesmente o editorial, mas Raquel Sherazade, de uma TV da Paraíba, fez uma dissertação correta sobre o carnaval.

Ela se referiu ao seu Estado, mas serve para qualquer lugar do Brasil.

O próprio vídeo fala por si!

Minas tem 87 cidades em estado de emergência


A Defesa Civil divulgou, na tarde desta quinta-feira (5), que subiu para 87 o número de cidades que decretaram situação de emergência desde o início do período chuvoso em Minas Gerais. Os últimos municípios a entrarem para a lista foram Araponga, Belo Vale, Caputira, Cataguases, Conselheiro Pena, Contagem, Divinópolis, Entre Rio de Minas, Esmeraldas, Formiga, Mário Campos, Mesquita, Miraí, Rio Casca, Rio Espera, Santa Fé de Minas e Sardoá.

A cidade de Formiga, no Centro-Oeste de Minas, já havia decretado emergência em dezembro do ano passado. De acordo com a Defesa Civil, o município revogou esse decreto depois de voltar à normalidade e publicou, nesta terça-feira (3), novamente situação de emergência por causa de enchentes.

Ainda segundo a Defesa Civil, oito pessoas já morreram no estado desde o começo do período de chuvas, em outubro. Uma mulher está desaparecida em Santo Antônio do Rio Abaixo. No total, 142 municípios foram atingidos pelas tempestades durante o período, afetando cerca de 2,1 milhões de pessoas. Destas, 9.880 pessoas estão desalojadas e outras 512 estão desabrigadas. Até esta quinta-feira (5), 101 casas e 89 pontes foram destruídas.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) abriu as comportas do reservatório da Usina Hidrelétrica de Três Marias, na Região Central de Minas Gerais, e alertou a população nesta quinta-feira (5). Até o final da tarde, o volume de água liberado atingirá 2.700 m³/s. A medida foi necessária por causa das fortes chuvas que tem atingido a região nos últimos dias.

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Senador Inácio Arruda propõe criação do Programa Bolsa-Artista


Os artistas brasileiros em início de carreira poderão contar com um auxílio financeiro do governo, destinado a financiar sua formação e aprimoramento, caso o PLS 404/2011, que cria o programa Bolsa-Artista, seja aprovado. A proposta é do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) e será votada em decisão terminativa pela Comissão de Educação (CE), no retorno das atividades legislativas, em 2012.

O senador explica, em sua justificativa, que a iniciativa é inspirada no programa Bolsa-Atleta, que tem o objetivo de valorizar os talentos esportivos do país. A bolsa-artista, por sua vez, seria um mecanismo de apoio e incentivo a artistas iniciantes, mas com potencial já evidenciado em seus campos de atuação. Será custeada pela União.

Poderão participar do processo seletivo, a ocorrer anualmente, artistas dos campos das artes literárias, musicais, cênicas, visuais e audiovisuais, em suas variedades eruditas e populares. Os critérios e os valores dessa bolsa serão fixados posteriormente, em regulamento. Ela será concedida por um ano, em 12 parcelas mensais, e destina-se ao desenvolvimento das habilidades dos artistas, e não a projetos culturais específicos.

“Pretendemos, dessa forma, criar condições para que se desenvolvam talentos em diversas áreas artísticas que, muitas vezes identificados na infância ou adolescência, não encontram oportunidade de se desenvolver e se integrar ao cenário artístico e cultural do país”, explica Inácio Arruda na justificativa ao projeto.

Para se habilitar, o candidato ao benefício precisa ter pelo menos 12 anos na data da apresentação da candidatura. Se tiver menos de 18 anos, deve estar regularmente matriculado em instituição de ensino pública ou privada, salvo se já houver concluído o ensino médio. No ato da inscrição, deve apresentar um plano anual de formação ou aprimoramento no seu campo de atuação, contendo currículo, detalhamento das atividades a serem realizadas e dos objetivos e metas a alcançar, tudo isso acompanhado de documentos e imagens considerados relevantes para a compreensão da trajetória do artista.

A matéria já tem voto favorável da relatora na Comissão de Educação, senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

Fonte: Agência Senado

Desejo do blog

O sex shop de Jesus


Sexo é um assunto tabu para a religião. Quase nunca aparece e, quando vem à tona, é mais para ser reprimido do que discutido. Não pode fazer antes de casar. Não pode fazer com camisinha. Não pode fazer isso ou aquilo…

Mas alguns empreendedores cristãos resolveram quebrar esse tabu. Eles abriram sex shops online para incentivar “a intimidade” entre os casais – dentro dos laços do casamento, que fique bem claro. O Intimacy of Eden é um deles, e resume assim a sua missão: “Somos pró-casamento, somos pró-sexo, e estamos aqui para ajudar os casais a desenvolver o componente sexual da saúde conjugal. Esta loja cristã do sexo existe para ajudar os casais casados a reacender o romance e a paixão de seus casamentos – uma intimidade conjugal como a que Adão e Eva gozaram no Jardim do Éden.”

A diferença é que, no Jardim do Éden contemporâneo, Adão e Eva têm não só uma maçã tentadora, mas vibradores, lingeries, lubrificantes… Os itens vendidos pelos sex shops cristãos são bem parecidos com os dos sex shops “ateus”. Mas os sex shops religiosos tomam alguns cuidados: retiram os produtos de embalagens que possam ser ofensivas (com cenas de nudez), exibem lingeries em manequins (não em modelos) e enviam os pedidos da maneira mais discreta (de resto, como seus concorrentes não-religiosos). Alguns não vendem itens que podem ferir regras religiosas, como camisinhas e brinquedos para sexo anal.

Mas talvez a maior diferença esteja nos clientes: mais pudicos e com menos informação sobre sexo. Preocupados com o que possa ofendê-los, os sites adotam uma linguagem menos explícita (em vez de “borboleta estimuladora de clitóris”, vendem “estimulador vibratório”, por exemplo) e mandam junto com os produtos instruções para o “uso saudável”.

Os comerciais de um outro sex shop cristão, o Hookin’ up Holy, são tão ingênuos que chegam a ser cômicos:


Todo esse cuidado parece estar valendo a pena. Alguns líderes religiosos já começaram a indicar os serviços dos “sex shops de Jesus” para salvar o casamento de alguns fiéis. Uma mulher cristã ouvida pela reportagem do Daily Beast disse que um vibrador reacendeu seu casamento – e deu a ela seu primeiro orgasmo. Um jovem judeu disse que os brinquedos ajudaram-no a lidar com a ejaculação precoce que atrapalhava sua relação com a mulher. A ajuda dos livros sobre sexo e dos brinquedos sexuais é infinitamente mais eficiente do que alguns conselhos estapafúrdios que se espalham em algumas comunidades religiosas. A reportagem cita que um jovem casal escutou o seguinte: “Se uma mulher não gosta de sexo, ela deve tomar dois comprimidos de Tylenol e terminar o mais rápido possível”. Ótimo conselho para a felicidade conjugal, não?

Fiéis de outras religiões tiveram iniciativas semelhantes. Há um sex shop judeu, a Kosher Sex Toys, e uma loja virtual que segue as leis da sharia muçulmana, a El Asira. Não importa se seguidores de Jesus, Moisés ou Maomé, todos os sites têm algo em comum: defendem que o bom sexo é fundamental para um casamento bem-sucedido. Duvido que ateus e agnósticos discordem dessa ideia.

Fonte: Época

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Bruxaria?




Fonte:Oh doido