quarta-feira, 30 de novembro de 2011

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Belo Monte: Eu apoio.

Este vídeo genial produzido por jovens estudantes é muito mais informativo do que o terrorismo patrocinado por ONGs ambientalistas internacionais. Forme sua opinião ouvindo estes que se interessam pelo Brasil enquanto o berço de um povo pronto a mostrar ao mundo a sua capacidade de reescrever a sua história sem medo de ser feliz, e não apenas como um produto a ser vendido, rifado ou colocado à disposição do capital estrangeiro. Parabéns!

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Meio ambiente: Faça saquinho de jornal para o seu lixo



As sacolas de plástico fazem muito mal ao meio ambiente, todo mundo sabe. Elas são tradicionalmente feitas de petróleo, um recurso não-renovável cuja exploração e refino trazem danos, às vezes, em proporções catastróficas – como os derramamentos de óleo que destroem fauna e flora em largas extensões. Isso sem falar que elas demoram cerca de 300 anos para se decompor.

As opções para se livrar delas são muitas. Primeiro vieram as eco-bags como solução para as sacolas plásticas do supermercado. Agora uma novidade foi apresentada por Juliana Valentini no grupo de discussão Futuro do Presente: sacolinhas de jornal para colocar na lata de lixo. Feita a partir de dobraduras típicas de origami, elas ajudam na decomposição do lixo, que em contato direto com o ambiente ocorre mais rápida do que se tivesse em uma sacola plástica.

O processo é muito fácil e dura cerca de 20 segundos. Basta usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente.


Como fazer:
1. Faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca, e assim terá um quadrado.
2. Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo.
3. Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.
4. O verso ficará igual a figura 4.
5. Vire a dobradura e, novamente, dobre a ponta da direita até a lateral esquerda
6. Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.
7. Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.
8. O jornal ficará igual o da figura 8.
9. Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!
10. É só encaixar dentro do seu cesto e parar de usar plástico no lixo!

Por que os mineiros falam “trem”


Interessante que o assunto mineirês veio à tona logo no dia em que alguns transtornos foram causados pelo seu desconhecimento por parte de alguns jornalistas, que escreveram a seguinte manchete: - ' Trens batem de frente em Minas.'

Os mineiros, obviamente, não deram a devida importância, já que para eles isto quer dizer apenas que duas coisas bateram. Poderia ter sido dois carros, um carro e uma moto, uma carroça e um carro de boi; ou até mesmo um choque entre uma mala de viagem e a mesa de jantar.

Movido pela curiosidade, resolvi então consultar o Aurélio. E vejam o que diz:
trem [Do francês/inglês. train.] Substantivo masculino.

1 Conjunto de objetos que formam a bagagem de um viajante. 2. Comitiva, séquito. 3. Mobiliário duma casa. 4. Conjunto de objetos apropriados para certos serviços... 5. Carruagem, sege. 6. Vestuário, traje, trajo. 7.Mar. G. Bras. Grupamento de navios auxiliares destinados aos serviços (reparos, abastecimento, etc.) de uma esquadra. 8.Bras. Comboio ferroviário; trem de ferro. 9.Bras. Bateria de cozinha. 10.Bras. MG C.O. Pop. Qualquer objeto ou coisa; coisa, negócio, treco, troço: 'ensopando o arroz e busando da pimenta, trem especial, apanhado ali mesmo, na horta.' (Humberto Crispim Borges, Cacho de Tucum, p. 186). 11.Bras. MG S. Fam. Indivíduo sem préstimo, ou de mau caráter; traste.

Vejam que o sentido de comboio ferroviário é apenas o 8º, e ainda é considerado um brasileirismo.
Comentei o fato com um amigo especialista em etimologia, que me esclareceu a questão: o comboio ferroviário recebeu o nome de trem justamente porque trazia, porque transportava, os trens das pessoas. Vale lembrar que nessa época o Brasil possuía uma malha ferroviária com relativa capilaridade e o transporte ferroviário era o mais importante. Assim, era natural que as pessoas fizessem essa associação.

Moral da estória:
O mineiro é, antes de tudo, um erudito. Além de erudito, ainda é humilde e aceita que o pessoal dos outros estados tripudie da forma como usa a palavra trem. Na verdade, acho que isso faz parte do 'espírito cristão do mineiro'. Ele escuta as gozações e pensa: que sejam perdoados, pois não sabem o que dizem.
RONALDO JOSÉ DE ALMEIDA
Enviado por RONALDO JOSÉ DE ALMEIDA em 17/02/2011
Código do texto: T2797815

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode criar obras derivadas.

Extraído do site: Recanto das Letras

domingo, 27 de novembro de 2011

sábado, 26 de novembro de 2011

Sábado recordação: Mário Lago, 100 anos



Mário Lago nasceu em 26 de novembro de 1911, foi criado no bairro da Lapa, no Rio. Formou-se em Direito, mas jamais exerceu a profissão. Chegou a trabalhar como jornalista e estatístico, mas por pouco tempo. Desde criança, a arte exerceu absoluto fascínio sobre ele; uma atração igualada apenas pela política, pela boemia e pela família. A todas elas se dedicou com igual empenho e paixão.

Falecido em 30 de maio de 2002, Mario Lago foi casado por quase 50 anos com Zeli Cordeiro Lago. O ator deixou cinco filhos (Vanda, Antonio Henrique, Graça, Luiz Carlos – falecido em 2010 – e Mário).

Breve currículo

Autor - A estréia de Mário Lago aconteceu em março de 33, como autor teatral. A maior parte de suas peças foi escrita nas décadas de 40 e de 50, para o chamado Teatro de Revista e para atores como Araci Côrtes, Elza Gomes, André Villon, Oscarito e Armando Nascimento. No início dos anos 1970, escreveu a sua última peça teatral: "Foru Quatro Tiradentes na Conjuração Baiana", sobre a Revolução dos Alfaiates, na Bahia. Proibida pela Censura, teve uma única leitura pública, com participação do próprio Mário, ao lado dos atores Oswaldo Loureiro, Wanda Lacerda, Francisco Milani e Milton Gonçalves, entre outros.

Também escreveu roteiros e argumentos para o cinema, entre eles, o do filme Banana da Terra (1939), em parceria com João de Barro, o Braguinha.

Compositor - Na música, estreou em 1936, com a marchinha Menina, eu sei de uma coisa, primeira parceria com Custódio Mesquita. O sucesso viria dois anos depois, com Nada além, da mesma dupla, na gravação de Orlando Silva. Sozinho, ou em parceria com nomes como Ataulfo Alves, Chocolate, Roberto Roberti, Roberto Martins, Benedito Lacerda, Elton Medeiros e João Nogueira, Mário compôs sucessos como Amélia, Atire a primeira pedra, Aurora, Dá-me tuas mãos, Enquanto houver saudade, Fracasso e http://www.youtube.com/watch?v=atMMHg8dYE0.

Ator - Em 1942, estreou como ator de teatro, onde criou personagens de grande repercussão, como o Aprígio, no clássico O Beijo no asfalto, de Nélson Rodrigues. No cinema, atuou em alguns dos principais filmes brasileiros, como O Padre e a Moça, de Joaquim Pedro de Andrade, Os Herdeiros, de Cacá Diegues, O Bravo guerreiro, de Gustavo Dahl, e Terra em transe, de Glauber Rocha.

A popularização do ator veio com as novelas, a partir de 1966, destacando-se suas atuações em O Casarão, de Lauro César Muniz, Nina, de Walter George Durst, e Dancing Days, de Gilberto Braga, trabalhos que lhe renderam dois prêmios de Melhor Ator da Associação Paulista de Críticos de Artes e um Golfinho de Ouro.

Seus últimos papéis na TV foram a minissérie Hilda Furacão (1998), de Glória Perez, interpretando o velho boêmio Olavo; o especial Enquanto a Noite não Chega, em dezembro de 2000, e uma participação especial na novela O Clone, de Glória Perez, revivendo o personagem Dr. Molina, de Barriga de Aluguel, da mesma autora. Mário Lago gravou a novela no final de 2001, seis meses antes de falecer.

Radialista - No rádio, foi ator, autor de novelas, produtor e diretor. Seu trabalho mais conhecido foi a série Presídio de Mulheres, que escreveu para a Rádio Nacional e que liderou a audiência da emissora durante cinco anos seguidos. Em 1964, com o golpe militar, Mário Lago foi demitido da Nacional.

Escritor – Autor de 11 livros, Mário estreou com a coletânea de poemas políticos O Povo Escreve a História nas Paredes. Poeta e escritor - Sua produção literária inclui os títulos Chico Nunes das Alagoas, Na Rolança do Tempo, Bagaço de Beira Estrada, Rabo da Noite, Meia Porção de Sarapatel, Manuscrito do Heróico Empregadinho de Bordel, Segredos de Família e o infantil Monstrinho Medonhento, seu maior sucesso editorial. Deixou um livro inconcluso, dedicado às memórias das boas “molecagens” que praticou ao longo da vida.

Leia, aqui, livro inédito de Mário Lago

Militância - Desde jovem, Mário se dividiria entre o trabalho artístico, uma intensa atividade política e a boemia. A participação política lhe rendeu seis prisões, a primeira em janeiro de 1932, e a demissão da Rádio Nacional, em 1964, o que resultou em quase um ano de desemprego. Na época do golpe militar, era procurador do Sindicato dos Radialistas do Rio de Janeiro, um dos mais combativos do país.

Mário participou de várias campanhas em defesa dos direitos humanos e do patrimônio do país, como O Petróleo é Nosso, Contra as Armas Nucleares, Campanha da Paz (durante a II Guerra), Anistia (décadas de 40 e 70), Contra a Censura, Diretas Já, Pela Condenação dos Assassinos de Chico Mendes etc. No século XX, não há registro de movimento político do gênero que não tenha tido o apoio e a participação direta de Mário Lago. Curiosamente, jamais foi filiado a qualquer partido. A partir de 1989, passou a dar apoio e militância ao PT, mas sem vínculo de filiação.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Sergipe


A revista veja publicou uma entrevista com o deputado Almeida Lima, endeusando-o no que foi seguida por um blog alienígena que usa o nome de Cambuquira.

Na entrevista com o subtítulo: “Na contramão do adesismo, deputado deixou PMDB e se filiou ao PPS para fazer oposição. E disse ter alertado os ex-colegas sobre os riscos do petismo” o deputado faz considerações contra o governo e está sendo motivo de piadas nas ruas de Aracaju.

Morei em Sergipe por quatro anos, onde militei na política sindical e partidária e conheço bem a figura fisiológica do Sr. Almeida Lima.

Formado em Direito pela Universidade Federal de Sergipe, foi filiado primeiramente no antigo MDB. Candidatou-se pela primeira vez a Deputado estadual em 1986 obtendo a suplência, mas em 1990, já filiado ao PDT, seria eleito de fato ao referido cargo.

Eleito vice-prefeito de Aracaju em 1992, assumiu o cargo de 1994 até o fim do mandato em 1996, após a renúncia do prefeito e primo Jackson Barreto para concorrer ao governo de Sergipe. Concorreu ao Senado em 1998 mas obteve somente 3,8% dos votos válidos e, em seguida, a prefeitura de Aracaju em 2000, obtendo 22,4% dos votos válidos. Em 2002 é eleito senador. Em dezembro de 2004 filiou-se ao PSDB mas desligou-se em agosto de 2005 para filiar-se ao PMDB.

Concorreu mais uma vez a prefeitura de Aracaju em 2008 mas obteve a terceira colocação, com 17,7% dos votos válidos.

Na última eleição foi eleito deputado federal pelo PMDB. Agora está no PPS.

Possivelmente encontra-se sem espaço no PMDB e como todo político fisiológico pula de galho em galho para garantir uma legenda para as próximas eleições.

Universidade Federal de Juiz de Fora acaba com vestibular.


A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anunciou nesta quinta-feira (24) que decidiu acabar com o vestibular como forma de seleção a partir do próximo ano, ou seja, para ingresso em 2013. Após reunião do conselho de graduação, ficou decidido que 70% das vagas serão preenchidas por estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e que se inscreveram no Sistema de Seleção Unificado (SiSU). O Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) está mantido para receber 30% das vagas ofertadas pela instituição.

Cambuquirense é 1º lugar na Faceca


A jovem cambuquirense, Analita Barbosa Ferreira, que fez toda sua história escolar em escolas públicas, Escola Municipal Dr. Raul Sá e Escola Estadual Clóvis Salgado foi a primeira colocada no vestibular para a Faculdade Cenecista de Varginha, curso de Engenharia de Produção.

Esta é uma prova de que a escola pública, especialmente em Cambuquira, oferece excelente base escolar, basta o aluno querer estudar.

Este blog parabeniza a jovem Analita.

Facebook sendo usando para espalhar mentira.


Às vésperas de mais um ano eleitoral já começam a circular mentiras pela Internet. Foi postado no Facebook informação falsa de que a Prefeitura de Cambuquira não repassa o INSS recolhido dos servidores desde 2010.

Quem postou a informação é completamente desinformada, pois se não houvesse o repasse a Administração Municipal teria bloqueadas as verbas do Governo Federal, o que não tem ocorrido.

Seria conveniente que os mentirosos de plantão procurassem se documentar, pois este tipo de informação pode e deve dar ação judicial.

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Emenda de Iniciativa Popular ao Orçamento Geral da União


Decreto do governo de MG prevê uso de câmeras em carros de autoescola


Um decreto do governo de Minas Gerais prevê que os carros usados nas provas de direção, para tirar carteira de motorista, vão ter que ser equipados com câmeras. Elas vão capturar o som e a imagem durante os exames. As autoescolas têm até 25 de fevereiro de 2012 para fazer as adequações, mas o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) ainda precisa regulamentar o uso dos equipamentos.

A partir do dia 25 de outubro, as autoescolas de todo o estado têm 120 dias para se adequar. Depois desse prazo, só os veículos que possuírem o equipamento vão poder ser usados para os exames práticos de direção.

Os representantes das autoescolas e da Polícia Civil têm se preocupado porque o decreto diz que fica a cargo do Detran elaborar uma portaria que regulamente a instalação das câmeras. Até agora isso não foi feito. Não foi definido, por exemplo, o número nem o tipo de câmeras usadas, ou como vão ser armazenadas as imagens.

O delegado acredita ainda que a medida é positiva, principalmente para tirar dúvidas do que aconteceu na hora da prova. O vice-presidente do Sindicato Mineiro de Autoescolas concorda. Para os alunos e autoescolas, as câmeras vão trazer benefícios.
A assessoria de comunicação do Detran informou que a portaria está em fase de elaboração, mas não há previsão para que ela seja publicada.

Fonte: G1

A visita da velha senhora






Este blog ficou paralisado no último final de semana tendo vista minha viagem ao Rio de Janeiro para assistir a estréia de minha filha no teatro profissional.

Teatro dos 4 - Shopping da Gávea.

Ao lado fotos do espetáculo.

sábado, 19 de novembro de 2011

Sábado recordação


Demétrius, nome artístico de Demétrio Zahra Neto (São Paulo, 28 de março de 1942) é um cantor e compositor brasileiro.

Tendo começado sua carreira em 1958, integrou a Jovem Guarda no início da década de 1960 e explodiu nas paradas de sucesso com O Ritmo da Chuva. Vendeu milhares de cópias e se apresentou nos principais palcos brasileiros. Ganhou prêmios como o troféu Chico Viola e vários Globos de Ouro e foi presença constante nos principais programas de televisão e revistas da época. Retomou sua carreira após vinte anos longe dos palcos e é dono de uma imobiliária, de uma loja de barcos e até de um quiosque na praia.

Hoje tem Coral

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

XVI Encontro de Corais





Na noite de hoje fomos brindados com a apresentação de três grupos, que apresentaram peças variadas.

Muito aplaudido pelo público presente o Coral Vozes da Cela de São Lourenço abriu as apresentações, em seguida se apresentou o Coral Coração de Estudante e fechando a noite os Amigos do Sedan.

Ao fim das apresentações, os grupos Amigos do Sedan e Coração de Estudante cantaram juntos o Hino de Cambuquira, quando foram acompanhados por parte do público presente.

Sancionada a Lei que cria a Comissão da Verdade


A presidente Dilma Rousseff sancionou hoje a lei que permite aos cidadãos ter acesso a informações públicas e a lei que cria a Comissão da Verdade. Em cerimônia no Palácio do Planalto, Dilma destacou que essas duas leis "representam um grande avanço nacional e um passo decisivo na consolidação da democracia brasileira". "A informação torna-se aberta em todas as suas instâncias. O Poder Público torna-se mais transparente", completou a presidente. Ela aproveitou a solenidade para agradecer e elogiar a "contribuição" dos ex-ministros Nelson Jobim (Defesa) e Franklin Martins (Comunicação Social) na elaboração das duas leis. Ela também agradeceu aos ministros atuais e parlamentares que trabalharam pela aprovação das leis.

Para a presidente, as duas leis são uma forma de evitar que atos ou documento que atentem aos direitos humanos fiquem sob sigilo. "O sigilo não oferecerá nunca mais guarida ao desrespeito aos direitos humanos no Brasil", disse Dilma, sob muitos aplausos.

A Lei de Acesso à Informação, de autoria do Executivo e que foi encaminhada em maio de 2009 ao Congresso Nacional, entra em vigor em seis meses. Ela garante o acesso a documentos públicos de órgãos federais, estaduais, distritais e municipais dos três Poderes. "Todos os brasileiros sem exceção poderão consultar documentos produzidos pela Administração Pública", explicou a presidente, acrescentando que, em seis meses, todos os órgãos públicos terão que publicar informações na internet sobre sua atuação, gestão e disponibilidade orçamentária.

O sigilo de documentos só será justificável em casos de proteção da segurança do Estado e de informações de caráter pessoal. Caso o acesso à informação pública seja negado, caberá recurso. O tempo para manter sob sigilo documentos ultrassecretos será de 25 anos; secretos, 15 anos; e reservados, cinco. Somente o sigilo de documentos ultrassecretos poderá ser prorrogado, uma única vez e por igual período. O tempo máximo de sigilo será de 50 anos.

Comissão da Verdade

A Comissão da Verdade foi criada para investigar, em dois anos, violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988. A comissão será composta por sete membros, nomeados pela Presidência da República. "A Comissão da Verdade tem grande significado para o Brasil, e o Congresso Nacional demonstrou isso, pois o projeto recebeu apoio de todos os partidos", disse a presidente. "O silêncio e o esquecimento são sempre uma grande ameaça (...) Não podemos deixar que no Brasil a verdade se corrompa com o silêncio", concluiu.

Autoridade Olímpica muda para o Ministério do Esporte


A Autoridade Pública Olímpica (APO) foi transferida do Ministério do Planejamento para o Ministério do Esporte. A decisão, anunciada nesta quinta-feira, é vista como uma forma de prestigiar o novo ministro, Aldo Rebelo (PC do B-SP). Fontes do Comitê Organizador dos Jogos do Rio-2016 não gostaram da mudança por achar que a APO ligada a um ministério da equipe econômica ganharia mais credibilidade e autonomia para decidir sobre investimentos.

Nesta quinta, Aldo Rebelo reuniu-se com o presidente da APO, Márcio Fortes. Com a transferência “determinada pela presidente Dilma”, como anunciou Aldo, o Ministério do Esporte passa a coordenar os grandes eventos esportivos internacionais do país: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

A APO é um consórcio público formado pelo governo federal, governo do estado do Rio de Janeiro e prefeitura do Rio de Janeiro. A Autoridade deve coordenar os serviços públicos, a implementação e a entrega de toda a infraestrutura necessária à organização e à realização dos Jogos. A criação do consórcio foi uma das garantias oferecidas pelo Brasil ao COI durante a candidatura da cidade para sediar os Jogos Olímpicos.

Para Aldo Rebelo, a vinculação com o Ministério do Planejamento justificava-se na fase de estruturação da APO. “Já no processo seguinte, de execução das tarefas, seria mais natural que fosse transferida para o Ministério do Esporte, que também coordena o Comitê Gestor da Copa do Mundo”.

Hoje tem Coral

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Lula só de bigode



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva cortou nesta quarta-feira (16) o cabelo e a barba, mantendo apenas o bigode, alterando uma imagem de décadas. A ex-primeira-dama Marisa Letícia foi quem raspou a barba e o cabelo de Lula, que se submete a sessões de quimioterapia em um tratamento contra um câncer na laringe.

Depois do cabelo raspado Lula ficou idêntico ao seu irmão Francisco (Frei Chico), comigo na segunda foto.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Néco Almeida homenageado no uaI Love Cambuquira

Foto: Acervo particular



Estive na segunda-feira, 14, recebendo em nome de meu pai, Manoel Almeida o Certificado de Reconhecimento por sua contribuição para o crescimento e o desenvolvimento de Cambuquira.

Ao receber a homenagem lembrei de fatos pitorescos da vida do Néco, inclusive o recebimento de ovos, galinhas, etc como pagamento da passagem. Podíamos não ter

um

centavo em casa, mas fome ninguém passava.

Transcrevo abaixo trecho de um artigo de Adriana Almeida, que sintetiza muito bem quem era Néco Almeida:

"Manoel Almeida, o Neco da Jardineira, podia não ter sorte nos negócios. Podia ter muitas galinhas no quintal e nenhum dinheiro no bolso. Podia ser mulherengo que só ele. E brincalhão às vezes a ponto de parecer rude aos que não o conheciam direito e interpretavam errado suas brincadeiras. Mas fez diferença na vida das pessoas, e é só para isso que estamos nesse mundo, não? Para fazer a diferença. E ele certamente o fez..."

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Concurso Nacional de Prosa e Verso


Concurso Nacional
“Esperanças em Prosa & Verso”


REGULAMENTO
1. EDIÇÕES ALBA e o Grupo Sul-mineiro de Poesia, com o apoio da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências, promovem o Concurso Nacional “Esperanças em Prosa & Verso”, com o objetivo de estimular a criação literária e divulgar a produção de poetas e prosadores, em antologia nacional, sob regime cooperativo.
2. O concurso é aberto a textos literários, em forma de contos, crônicas e poemas (modernos ou clássicos), em língua portuguesa. Tema: ESPERANÇA(S).
3. Os textos em prosa deverão ser enviados, em dupla via, datilografados, em espaço dois, ou digitados, em espaço 1,5, fonte 12, em papel tamanho A4, de um só lado da folha, contendo título e pseudônimo do autor. Os textos deverão ter, no máximo, cinco laudas, no caso de contos, e três, nas crônicas, com 30 linhas cada lauda.
4. Os poemas, clássicos ou modernos, deverão ter um mínimo de oito versos e um máximo de 45, devendo ser enviados, em dupla via, datilografados ou digitados, em papel tamanho A4, de um só lado do papel, contendo título e pseudônimo do autor. Concorrerão em duas categorias: poemas e sonetos. Os sonetos deverão ser compostos, obrigatoriamente, em versos decassilábicos ou alexandrinos.
5. O prazo de inscrições encerra-se em 30 de novembro de 2011, valendo a data da postagem.
6. O resultado do concurso será divulgado em março de 2012, através dos meios de comunicação indicados pelos concorrentes na ficha de inscrição.
7. Os textos deverão ser enviados para EDIÇÕES ALBA, Caixa Postal 2030 — VARGINHA — MG — 37002 — 971, acompanhados da FICHA DE INSCRIÇÃO anexa, devidamente preenchida, e de cheque nominal a ANÍBAL ALBUQUERQUE, no valor da taxa de inscrição: R$ 10,00 (dez reais). Sob o mesmo pseudônimo, e com o pagamento de uma taxa de inscrição, o autor poderá inscrever um texto em cada categoria. Sob diferente pseudônimo, e com o pagamento de nova taxa, outros textos poderão ser inscritos. Se o concorrente preferir, o valor da taxa de inscrição poderá ser enviado em selos novos.
8. O pagamento da taxa de inscrição poderá ser efetivado, também, em depósito na conta corrente 11.532 — 9, Agência 3178 do Banco Itaú, destinado a ANÍBAL ALBUQUERQUE, no mesmo valor indicado no item 7.
9. O poeta ou prosador classificado em primeiro lugar receberá dez exemplares da antologia nacional e troféu. O classificado em segundo lugar receberá oito exemplares da antologia e troféu. O classificado em terceiro receberá seis exemplares da antologia, medalha e certificado. O classificado em quarto receberá quatro exemplares da antologia, medalha e certificado. O classificado em quinto lugar receberá medalha e certificado.
10. Além dos cinco primeiros colocados em cada categoria, os escritores que obtiverem menção honrosa ou tenham sido selecionados para publicação serão convidados a participar da antologia nacional Esperanças em Prosa & Verso, a ser lançada por EDIÇÕES ALBA, em regime cooperativo, no primeiro semestre de 2012.
11. Todos os concorrentes classificados ou com menção honrosa receberão certificados.
12. A Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências concederá o “Troféu Mariângela Calil” ao concorrente que obtiver maior soma de pontos em todas as categorias de que participar.
13. O julgamento será feito por uma comissão de três membros, composta por acadêmicos e especialistas em literatura. 14. Os textos enviados não serão devolvidos.
15. O não cumprimento de qualquer um dos itens deste regulamento implicará na desclassificação automática do participante.
16. A FICHA DE INSCRIÇÃO após seu correto e completo preenchimento (inclusive, currículo), ser enviada, em envelope menor, dentro do que contiver os textos concorrentes. O envelope menor deverá conter, além da ficha, o cheque correspondente à taxa de inscrição ou o comprovante de depósito. Externamente, o envelope menor apresentará, unicamente, o pseudônimo do autor.
17. O envio dos textos, acompanhados da ficha de inscrição, configura a aceitação plena, por parte do participante, de todas as condições estabelecidas neste regulamento.

15 de Novembro


O processo histórico em que se desenvolveu o fim do regime monárquico brasileiro e a ascensão da ordem republicana no Brasil perpassa por uma série de transformações em que visualizamos a chegada dos militares ao poder. De fato, a proposta de um regime republicano já vivia uma longa história manifestada em diferentes revoltas. Entre tantas tentativas de transformação, a Revolução Farroupilha (1835-1845) foi a última a levantar-se contra a monarquia.

Podemos destacar a importância do processo de industrialização e o crescimento da cafeicultura enquanto fatores de mudança sócio-econômica. As classes médias urbanas e os cafeicultores do Oeste paulista buscavam ampliar sua participação política através de uma nova forma de governo. Ao mesmo tempo, os militares que saíram vitoriosos da Guerra do Paraguai se aproximaram do pensamento positivista, defensor de um governo republicano centralizado.

Além dessa demanda por transformação política, devemos também destacar como a campanha abolicionista começou a divulgar uma forte propaganda contra o regime monárquico. Vários entusiastas da causa abolicionista relacionavam os entraves do desenvolvimento nacional às desigualdades de um tipo de relação de trabalho legitimado pelas mãos de Dom Pedro II. Dessa forma, o fim da monarquia era uma opção viável para muitos daqueles que combatiam a mão de obra escrava.

Até aqui podemos ver que os mais proeminentes intelectuais e mais importantes membros da elite agroexportadora nacional não mais apoiavam a monarquia. Essa perda de sustentação política pode ser ainda explicada com as consequências de duas leis que merecem destaque. Em 1850, a lei Eusébio de Queiroz proibiu a tráfico de escravos, encarecendo o uso desse tipo de força de trabalho. Naquele mesmo ano, a Lei de Terras preservava a economia nas mãos dos grandes proprietários de terra.

O conjunto dessas transformações ganhou maior força a partir de 1870. Naquele ano, os republicanos se organizaram em um partido e publicaram suas ideias no Manifesto Republicano. Naquela altura, os militares se mobilizaram contra os poderes amplos do imperador e, pouco depois, a Igreja se voltou contra a monarquia depois de ter suas medidas contra a presença de maçons na Igreja anuladas pelos poderes concedidos ao rei.

No ano de 1888, a abolição da escravidão promovida pelas mãos da princesa Isabel deu o último suspiro à Monarquia Brasileira. O latifúndio e a sociedade escravista que justificavam a presença de um imperador enérgico e autoritário, não faziam mais sentido às novas feições da sociedade brasileira do século XIX. Os clubes republicanos já se espalhavam em todo o país e naquela mesma época diversos boatos davam conta sobre a intenção de Dom Pedro II em reconfigurar os quadros da Guarda Nacional.

A ameaça de deposição e mudança dentro do exército serviu de motivação suficiente para que o Marechal Deodoro da Fonseca agrupasse as tropas do Rio de Janeiro e invadisse o Ministério da Guerra. Segundo alguns relatos, os militares pretendiam inicialmente exigir somente a mudança do Ministro da Guerra. No entanto, a ameaça militar foi suficiente para dissolver o gabinete imperial e proclamar a República.

O golpe militar promovido em 15 de novembro de 1889 foi reafirmado com a proclamação civil de integrantes do Partido Republicano, na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro. Ao contrário do que aparentou, a proclamação foi consequência de um governo que não mais possuía base de sustentação política e não contou com intensa participação popular. Conforme salientado pelo ministro Aristides Lobo, a proclamação ocorreu às vistas de um povo que assistiu tudo de forma bestializada.

Por Rainer Sousa
Graduado em História
Fonte: Brasil Escola

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

sábado, 12 de novembro de 2011

Sábado recordação


Dinair Tostes Caymmi (Rio de Janeiro, 29 de abril de 1941), mais conhecida como Nana Caymmi, é uma consagrada e grande cantora brasileira.

Sempre gostou da música, também por ser filha de um músico, seu dom e talento para as artes musicais já vinham na sua genética. Em 1960 começou a entrar no ramo artístico. Nesse mesmo ano registrou a primeira atuação em estúdio, participando da faixa Acalanto (Dorival Caymmi), no LP do pai, que compôs a canção em sua homenagem, quando a cantora era ainda criança. Ela e Dorival reproduziram a música no LP.

Lançou, também, o primeiro disco solo, um 78 RPM, contendo as músicas Adeus (Dorival Caymmi) e Nossos beijos (Hianto de Almeida e Macedo Norte). No dia 26 de abril desse mesmo ano, assinou contrato com a TV Tupi, apresentando-se no programa Sucessos Musicais, produzido por Fernando Confalonieri. Em seguida, passou a apresentar, acompanhada pelo irmão Dori, o programa A Canção de Nana, produzido por Eduardo Sidney.

Em 1966, venceu o I Festival Internacional da Canção (TV Globo), interpretando a canção Saveiros (Dori Caymmi e Nelson Motta). Apresentou-se no programa Ensaio Geral (TV Excelsior), ao lado de artistas como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Tuca, Toquinho e Maria Bethânia, entre outros. Ainda nesse ano, assinou contrato com a TV Record, da Cidade de São Paulo.

No dia 22 de outubro de 1976, foi contemplada com o Troféu Villa-Lobos de Melhor Cantora do Ano, oferecido pela Associação Brasileira de Produtores de Discos. Participou da trilha sonora de "Maria Maria", espetáculo do Balé Corpo, com músicas de Milton Nascimento e Fernando Brant e coreografia de Oscar Ajaz. Apresentou-se, ao lado de Ivan Lins, no Teatro João Caetano (RJ), pelo projeto "Seis e Meia". Ainda em 1976, lançou o LP "Renascer", com show no Teatro Opinião". A canção "Beijo partido" (Toninho Horta), na voz da cantora, foi incluída na trilha sonora da novela "Pecado Capital" (TV Globo).

Em 1977, gravou novo LP, pela RCA-Victor. O disco contou com a participação de Dorival Caymmi na faixa "Milagre", canção inédita do compositor, e teve show de lançamento no Teatro Ipanema (RJ). Ainda nesse ano, a gravadora CID lançou no mercado brasileiro o disco "Nana Caymmi", gravado na Argentina em 1974, com o título "Atrás da porta". Inaugurou, ao lado de Ivan Lins, o "Projeto Pixinguinha" (Funarte).

Em 1978, apresentou-se com Dori Caymmi pelo "Projeto Pixinguinha". O show, dirigido por Arthur Laranjeiras, estreou no Teatro Dulcina (RJ) e prosseguiu em Vitória, Salvador, Maceió e Recife. Ainda nesse ano, lançou, pela Odeon, o LP "Nana Caymmi", contendo a faixa "Cais" (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos), incluída na trilha sonora da novela "Sinal de Alerta" (TV Globo).

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Numerólogos e esotéricos ansiosos para o 11/11/11 às 11H11


Os numerólogos esperam com ansiedade esta sexta-feira, 11 de novembro de 2011. Quando faltar 49 minutos para o meio dia, o relógio marcará 11H11 do 11/11/11, um raro número que, para os adeptos das ciências ocultas, pode indicar a ocorrência de eventos incomuns.

Para a maioria das pessoas é apenas uma coincidência de relógio e calendário que acontece uma vez a cada 100 anos, mas numerólogos e esotéricos procuram sinais do que isto pode significar.

Alguns acreditam no início de um humanismo renovado, de uma nova harmonia no mundo, a abertura de um portal para outra dimensão ou até, uma revolução da consciência.
Centenas de aficionados pelas ciências ocultas planejam se reunir neste dia para cerimônias e danças. Várias páginas dedicadas a esta data apareceram no facebook.
A Organização Nacional dos Cegos Espanhóis (ONCE) organizará uma loteria especial com um prêmio de 11 milhões de euros.

Os médiuns e sacerdotes paranormais mais renomados comentaram sobre a importância da sincronia das 11h11 do dia 11/11/11 como o israelense Uri Geller e o americano Solara.

Fanáticos do "Spinal Tap", um filme de 1984 baseado em fatos reais e imaginários que descreve uma banda de hard rock e onde o número 11 tem um significado especial, também ressaltaram essa importância.

"Ter um triplo número em uma data é, sem dúvida, de grande importância", disse Solara à AFP. "Vejo uma grande mudança na consciência do planeta e isto coincide com a data", acrescentou o médium.
Solara vive no Peru e mantém em segredo seus planos para o dia 11/11/11. Ele revelou que grupos em mais de 50 países vão aproveitar a ocasião para sentar em silêncio e meditar.
Alguns numerólogos atribuem ao número 11 poderes paranormais que criarão um canal de comunicação com o subconsciente. Outros sustentam que o número representa a dualidade do bem e do mal na Humanidade.

Na internet, blogueiros insistem no caráter místico do 11, que segundo eles pode estar associado aos desastres como os ataques do 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos.

A profecia de São Malaquias, que no século XI previu que existiriam 112 papas antes do apocalipse bíblico, também foi citado. O atual papa, Bento XVI, é o de número 111.
A data 11 é historicamente carregada de significados. Além dos atentados de 2001, o armistício da Primeira Guerra Mundial foi firmado às 11H00 da manhã do dia 11 de novembro de 1918.

"Existe uma sincronia interessante no fato de que muitos eventos estão associados com o número 11", observou Ellie Crystal, uma blogueira que se apresenta como exploradora da metafísica do mundo.

Para John Hoopes, professor de pensamento crítico na Universidade do Kansas, todas estas teorias pseudocientíficas são exemplos perfeitos do "viés de confirmação de hipóteses". É a tendência de privilegiar a informação que confirma as ideias pré-concebidas, sem levar em conta as outras que contradizem, afirmou.

Fonte: Yahoo

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Dilma sanciona projeto que amplia limites do Simples Nacional


A partir de 1º de janeiro, as micro e pequenas empresas poderão ampliar as atividades sem correr o risco de serem excluídas da tributação simplificada. A presidente Dilma Rousseff sanciona nesta quarta-feira a ampliação dos limites do Simples Nacional em 50%. Com a nova lei, o limite de enquadramento no regime simplificado de tributação subirá de R$ 240 mil para R$ 360 mil para as microempresas e de R$ 2,4 milhões para R$ 3,6 milhões para as pequenas empresas. Esses são os valores máximos que as empresas poderão faturar anualmente para permanecer no programa.

O teto para os empreendedores individuais (EI) passou de R$ 36 mil para R$ 60 mil por ano. Esses empreendedores são profissionais autônomos que contribuem para a Previdência Social e podem empregar até um funcionário. Eles também pagam o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), se exercerem atividades ligadas ao comércio, e o Imposto sobre Serviços (ISS), para profissionais do setor. A lei também duplica para R$ 7,2 milhões o limite de faturamento anual para as empresas exportadoras. Nesse caso, as vendas ao mercado externo poderão chegar ao mesmo valor do mercado interno, que a empresa continuará enquadrada no regime simplificado.

A sanção ocorrerá às 11h em solenidade no Palácio do Planalto. Enviado ao Congresso em agosto pela própria presidente Dilma Rousseff, o projeto foi aprovado por unanimidade na Câmara no fim do mesmo mês e no início de outubro pelo Senado. A ampliação beneficiará até 30 mil empresas excluídas do Simples Nacional. As 20 faixas de cobrança, definidas de acordo com o tamanho e o ramo da empresa, tiveram o valor atualizado, mas as alíquotas foram mantidas.

Outra novidade é a autorização do parcelamento das dívidas tributárias em até 60 meses para as empresas do Simples. A medida beneficiará até 500 mil empresas que devem aos governos federal, estaduais e municipais e seriam excluídas do regime tributário em janeiro.

As novas regras também reduzem a burocracia para os empreendedores individuais. Esses profissionais poderão alterar e fechar o negócio pela internet a qualquer momento no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br). Também por meio da página, os empreendedores individuais preencherão uma declaração única, em que comprovarão o cumprimento das obrigações fiscais e tributárias e poderão imprimir o boleto de pagamento.

Criado em 2007, o Simples Nacional reúne, em um pagamento único, seis tributos federais: Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), PIS/Pasep, Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) e contribuição patronal para o INSS.

O recolhimento simplificado também abrange o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), cobrado pelos estados e o Distrito Federal, e o Imposto Sobre Serviços (ISS), de responsabilidade dos municípios. Atualmente, 5,6 milhões de empresas e 1,7 milhão de empreendedores individuais fazem parte desse regime.

Fonte: Agência Brasil

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Bebê morre em Cambuquira


Segundo polícia, família não tinha berço e criança dormia em um guarda-roupa.

A Polícia Civil investiga um casal suspeito de abandono de incapaz depois que o filho deles de dois meses foi encontrado morto dentro de um guarda-roupa, em Cambuquira.

De acordo com a Polícia Militar (PM), o crime aconteceu entre a noite deste domingo (6) e a manhã desta segunda-feira (7). Os pais da criança, de 19 e 23 anos, foram presos em flagrante. Segundo a polícia, o bebê era colocado para dormir dentro do armário porque a família não possuía um berço.

Ainda de acordo com a polícia, a mãe da criança contou aos militares que amamentou o bebê na noite deste domingo (6) e colocou a criança dentro do guarda-roupa para que pudesse dormir. O casal explicou aos policiais que não ouviu nenhum choro durante a madrugada. Na manhã seguinte, a criança foi encontrada, já morta, pelos pais. Três horas depois, eles teriam chamado a ambulância. Uma médica constatou a morte e informou a PM.

Quando os militares chegaram à casa dos jovens, o bebê havia sido deixado em um colchão no chão. O pai contou à PM que a porta do guarda-roupa ficava sempre aberta. Ele e a mulher não souberam dizer por que demoraram três horas para chamar o resgate.

Os jovens também têm uma filha de dois anos que, após o crime, foi entregue aos cuidados de familiares. Segundo o Conselho Tutelar de Cambuquira, vizinhos disseram que a criança era maltrata pelos pais.

O casal foi preso nesta segunda-feira (7) e, encaminhado, para o Presídio de Três Corações. A polícia informou que aguarda o laudo pericial que vai confirmar a causa da morte.

ANA lança curso a distância sobre comitês de bacia hidrográfica


A Agência Nacional de Águas (ANA) lança o primeiro de uma série de cursos sobre recursos hídricos na modalidade a distância. O curso “Comitê de bacia hidrográfica: o que é e o que faz?” receberá inscrições no período de 9 a 16 de novembro por meio do endereço www.trainning.com.br/eadana.asp, até o limite de 200 vagas por ordem de inscrição. As aulas têm início previsto para o dia 21 de novembro.

O curso tem carga horária de dez horas (que podem ser realizadas em até 15 dias) e pretende fornecer aos alunos informações sobre o que é um comitê de bacia hidrográfica, um apanhado sobre o surgimento desses “parlamentos das águas”, suas principais atribuições e como é a composição básica de cada um, além de informações e dicas sobre os processos de criação e de instalação de um comitê.

Os alunos que concluírem a capacitação com aproveitamento mínimo de 70% receberão certificado digital, validado pela Agência.

Há previsão de realização de cursos sobre outorga de direito de uso de recursos hídricos; plano de recursos hídricos e enquadramento; sistema Hidroweb; sistemas prediais; gestão de recursos hídricos nos municípios; e práticas e procedimentos em comitês de bacias hidrográficas.

Os interessados poderão fazer a inscrição clicando aqui.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

domingo, 6 de novembro de 2011

Dia Nacional do Riso


O ato de dar risada tem um dia só dele no Brasil: 6 de novembro, Dia Nacional do Riso. Mas, afinal, será que a expressão "rir é o melhor remédio" é mesmo verdadeira? Muitos especialistas já recorreram a estudos para tentar descobrir como esse ato tão divertido afeta o corpo e a vida das pessoas. O que grande parte dos resultados mostra é que os efeitos vão muito além da sensação de bem-estar ou da moleza no corpo após uma longa gargalhada. "Os principais estudos sobre o efeito do riso em nossa saúde dedicaram-se aos sistemas cardiovascular e imunológico e à percepção de dor", conta o neurologista Ricardo Teixeira, do Instituto do Cérebro de Brasília.

sábado, 5 de novembro de 2011

Imprensa oficial de Minas é alvo do Ministério Público


O Ministério Público (MP) Estadual vai abrir investigação para apurar supostas irregularidades em contrato firmado entre a Imprensa Oficial de Minas Gerais (Iomg), e uma empresa de produtos de informática. Segundo a denúncia, feita em setembro, o órgão responsável pela divulgação das ações e atividades do governo teria adquirido uma licença de sistema informatizado por R$ 3,1 milhões, sem licitação, da empresa Modulo Security Solutions, que teria sede em Niterói (RJ), segundo a denúncia.

O valor da compra estaria acima do praticado no mercado, o que levanta suspeitas de superfaturamento.

A representação foi feita pela Associação dos Jornalistas do Serviço Público (Ajosp), e entregue à Promotoria de Defesa do Patrimônio Público. O promotor João Medeiros afirmou que será instaurado inquérito civil público até o final da semana, sem antecipar, no entanto, detalhes sobre o caso porque as informações estão sendo analisadas.

De acordo com a Ajosp, que afirma ter tido acesso às ordens de pagamento efetuadas pela Iomg, o valor inicial do contrato era de R$ 1,4 milhão. Ao final da quitação, porém, o governo teria pago R$ 3,1 milhões, entre fevereiro de 2009 e dezembro de 2010. A negociação teria sido feita, de acordo com a denúncia, durante a gestão de Francisco Pedalino Costa à frente da Iomg.

O convênio firmado entre a estatal e a empresa daria ao órgão público a licença para o uso de um sistema conhecido como "Módulo Risk Manager". Ele tem diversas funções administrativas, como a redução de riscos de gestão de uma empresa e garantia de eficiência em auditorias internas. A Iomg utilizaria o sistema em seu parque de tecnologia da informação, segundo a associação de jornalistas.

O presidente da entidade, Cláudio Vilaça, afirma que, apesar dos gastos terem superado o previsto, o programa não teve funcionalidade na Iomg. "O sistema praticamente não foi utilizado", disse. "Esse processo (de compra do sistema) foi para beneficiar a empresa que vendeu", disse. A reportagem não conseguiu contato com a empresa.

Segundo Vilaça, quando o sistema foi comprado, os funcionários da Iomg não foram treinados para usá-lo. Tal fato, na avaliação dele, indicaria que o objetivo da aquisição não foi aprimorar a gestão da autarquia, mas favorecer as partes envolvidas com valores pagos acima do mercado.

Os valores

Parcelas. O primeiro pagamento pela compra do sistema foi, segundo a denúncia, no valor de R$ 1,1 milhão, em fevereiro de 2009.

Custos. As parcelas tinham valores diferentes. A primeira foi a mais alta, segundo a Ajosp.

Final. A última quantia paga pela aquisição, em dezembro de 2010, foi de R$ 67,8 mil, totalizando R$ 3,13 milhões.

Reportagem completa em O Tempo

Filosofia de um medroso.


Excelente intervenção do escritor moçambicano Mia Couto em uma conferência internacional sobre segurança.

Segundo ele "O medo foi afinal o mestre que mais me fez desaprender", "há nesse mundo, mas medo de coisas más, do que coisas más própriamente ditas"

Como bem posto no video, somos todos militares em guerra, incapazes de dar-nos ao luxo de questionar o quão brutal é nosso comportamento. Temos confiança no que conhecemos e medo do novo, mas como novamente bem posicionado no vídeo, normalmente a violência vem do lar, de parentes, e acrescento que certamente nenhum governo lhe fará tanto mal quanto o seu próprio!

Vale a pena perder cerca de 8 minutos de seu tempo para ver o vídeo.

A Veja não nos representa


O grupo que ocupa o Vale do Anhangabaú desde o último dia 15 de outubro para se manifestar contra o sistema político-econômico vigente recebeu com indignação a matéria de capa da edição de 26 de outubro da revista Veja. A matéria “Dez motivos para se indignar com a corrupção” demonstra mais uma vez a tendência conservadora do conselho editorial do grupo Abril, e sua prática de manipulação da informação pelo método de omissão e ênfase. A manipulação de símbolos é flagrante, por exemplo com o uso descontextualizado da imagem da máscara de Guido Fawkes, que se tornou símbolo dos levantes anticapitalistas no mundo todo, visando canalizar a insatisfação dos 99% da população para as pautas que interessam ao privilegiado grupo econômico da qual a publicação é porta-voz: o empresariado, sobretudo paulista.

"É inegável que os movimentos autônomos que convergem em acampadas em cidades como Belém, Salvador, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, em consonância com os levantes internacionais, condenam qualquer forma de corrupção. Entretanto aquilo contra o qual lutamos é uma doença muito maior, a corrupção é apenas um de seus desagradáveis sintomas (ver Manifesto da ocupação paulista, em anexo). A revista Veja usa suas páginas para atacar o Governo Federal e fazer “oposição” de Direita. Combater a corrupção como se fosse causa e não consequência é alimentar o mal ou, para dizer o mínimo, enxugar gelo. O sistema político vigente, as regras do jogo em si, é que propiciam, senão incentivam práticas de corrupção.

Mas para além do desvio de dinheiro público por debaixo dos panos, existe outras formas de alocação de recursos públicos para interesses privados, como no caso da construção da usina de Belo Monte, que terá 80% do seu custo de R$ 30 Bilhões bancado com dinheiro público, mesmo que os únicos beneficiados com a obra sejam as empreiteiras e as empresas estrangeiras que exploram o alumínio na região Norte. Apenas 10% desse alumínio fica no Brasil; quanto aos lucros, a maior parte fica nas mãos dessas corporações transnacionais e de uma pequena elite política brasileira. Sobram para os brasileiros apenas a conta para pagar, e o sofrimento causado pelos impactos sociais e ambientais.

Outro modo de apropriação do Estado pelo interesse particular é a aprovação de leis como o novo Código Florestal, que tem sido tocado como o rolo compressor da bancada ruralista. O prejuízo ambiental será de todos, uma vez que todos terão menos oxigênio, nascentes de rios e biodiversidade. Enquanto os exportadores de soja, milho e cana, mais dinheiro em suas contas.

As acampadas anticapitalistas como a ocupação do Viaduto do Chá apelidada provisóriamente como Acampa Sampa contestam o sistema de Democracia Representativa, por entender que o povo tem o direito de participar diretamente da discussão e decisão políticas. Constatamos que os políticos não nos representam. Uma vez eleitos, representam apenas a seus próprios interesses e o daqueles que financiam suas campanhas.

Entretanto é importante notar que o que Veja propõe não é uma transformação política que impeça tais práticas, mas ao contrário, gostaria de ver os magnatas da indústria e comércio, marcadamente associadas a PSDB e DEM no comando do Estado para arbitrar tanto quanto as elites agrárias às quais o atual governo petista se aliou.

Essa postura é evidenciada pelo fato de que a revista dá voz à Fiesp, mas não entrevistou sequer um dos participantes dos movimentos de “indignados” das ocupações públicas. A revista, que dá ênfase à corrupção no atual governo federal, não retoma os escândalos dos governos passados e apresenta propostas extremamente neoliberais como remédio para a corrupção. Veja chega colocar no mesmo balaio dos corruptos, também aposentados, pensionistas e pessoas que recebem bolsas do governo. O que Veja quer é defender a diminuição de gastos sociais e a demissão de miliares de funcionários públicos e diminuir a carga tributária paga por seus patrocinadores.

Veja tenta confundir o leitor, fazendo parecer que a sua luta específica contra o Governo Dilma e a favor dos empresários é a luta dos acampamentos de indignados. A Veja não nos representa. Nossa luta não é simplesmente contra o governo Dilma. Nossa luta é contra o Capital e os governos de um modo geral. Queremos a mudança do sistema e a transição para uma sociedade em que todos tenham vez e voz. Nossa luta é também contra os governos estaduais e municipais do bloco político sustentado pelo grupo Abril.

Nossa luta por Democracia Real é também uma luta contra empresas de comunicação manipuladoras do processo político, como a própria Veja. Enquanto houver essa democracia indireta e o capitalismo selvagem, haverá corrupção.

Não queremos um estado reduzido para ver o poder ainda mais concentrado nas mãos de empresários. Queremos o poder nas mãos do povo, e o povo plenamente livre, decidindo junto os destinos de suas comunidades. É por isso que não concordamos com qualquer reforma política que sirva para manter e aumentar o poder daqueles que já concentram poder, queremos a transformação completa do sistema.

Discordamos também quando a revista afirma que o Brasil não está em uma situação tão grave quanto a dos países europeus que enfrentam a crise do capital. O que acontece é que o Brasil se acostumou com a crise e com as suas gritantes contradições. Basta olhar a situação dos sem-teto, dos sem-hospital, dos sem-escola, dos sem voz em nosso país para ver que a situação do Brasil que cresce, cresce para poucos. Chegamos a essa situação não simplesmente por causa da corrupção, mas pela exploração do homem pelo homem que já dura mais de cinco séculos".

Sábado recordação


Paulo Roberto Figueiredo de Oliveira, mais conhecido por Paulinho Boca de Cantor (Santa Inês, Bahia, 28 de junho de 1946) é um cantor e compositor brasileiro. Foi um dos membros fundadores do grupo de MPB Novos Baianos, que durou de 1969 à 1979.

Paulo começou como crooner do grupo Orquesta Avanço, que atuava em Salvador e no interior da Bahia. Em 1969, fundou, ao lado de Pepeu Gomes, Baby Consuelo, Luiz Galvão e Moraes Moreira, o grupo Novos Baianos. Era um dos principais compositores do grupo, ao lado de Luiz Galvão. Junto com o grupo, lançou 10 álbuns de estúdio, entre eles o premiado Acabou Chorare, considerado o melhor álbum brasileiro da história. Criou em 1976 o "Trio Elétrico dos Novos Baianos", e colocou o som vocal pela primeira vez nos trios elétricos, o que se tornou obrigatório até os dias de hoje. Em 1979, com o fim do grupo, começou sua carreira solo.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Dilma é 22ª em lista dos mais poderosos do mundo da 'Forbes'


A presidente Dilma Rousseff aparece em 22º lugar na lista anual das pessoas mais poderosas do mundo divulgada nesta quarta (2) pela revista norte-americana de negócios "Forbes". Entre as 70 personalidades do ranking, Dilma é a única brasileira.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recuperou neste ano o primeiro lugar, que estava com o presidente chinês Hu Jintao.

Jintao e Dilma se reuniram nesta quarta em Cannes, na França, onde, a partir desta quinta (3), participarão da cúpula de líderes mundiais do G20.

Na lista, atrás de Obama, ficaram em segundo e terceiro lugares, respectivamente, o premiê russo, Vladimir Putin, e Hu Jintao, de acordo com a Forbes.

Entre os fatores considerados pela revista para eleger os mais poderosos estão os recursos financeiros que controlam; a influência em mais de uma esfera; e quão ativamente exercem seu poder para mudar o mundo, segundo a publicação.

Fonte: Forbes