segunda-feira, 31 de outubro de 2011

UNESCO aceita Palestina como membro


A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) concedeu o estatuto de membro pleno aos palestinos, que até agora eram uma entidade observadora no organismo. A votação foi realizada hoje na sede da organização em Paris.

A UNESCO foi a primeira agência da ONU a quem os palestinianos pediram para integrar como membro de pleno direito, desde que o presidente palestino, Mahmoud Abbas entregou um pedido de adesão de um Estado palestiniano à ONU.

A adesão foi aprovada com 107 votos a favor, 52 abstenções e 14 contra. EUA, Canadá e Alemanha votaram contra, enquanto França, Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul votaram a favor. O Reino Unido, Itália e Portugal abstiveram-se.

Os EUA e Israel já garantiram deixar de apoiar financeiramente a UNESCO, depois desta decisão. Em 2011, a contribuição norte-americana para a UNESCO foi de cerca de 49 milhões de euros, o que corresponde a 22% do orçamento da organização.

O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney disse que a adesão da Palestina à UNESCO é "prematura" e que esta medida não vai contribuir para o estabelecimento da paz, uma vez que questões como as fronteiras de um futuro Estado palestiniano e outras disputas entre israelitas e palestinianos continuam por resolver.

A votação é decisiva e entrará em rigor logo que as autoridades palestinianas subscrevam a carta constitutiva da UNESCO.

Parabéns a UNESCO pela decisão, apesar dos protestos reacionários dos EUA e Israel.

31 de outubro - Dia D




domingo, 30 de outubro de 2011

O mineiro que manda no Android

Foto: Google

Hugo Barra, um engenheiro de Minas Gerais, coordena o principal investimento do Google para os tablets e os celulares.

O Google entrou numa nova batalha pelo mercado de tecnologia. No dia 19 de outubro, os executivos responsáveis pelo Android, o sistema do Google para smartphones e tablets, apresentaram em Hong Kong a nova versão do programa, chamada Icecream sandwich (sanduíche de sorvete, em inglês). É a primeira capaz de funcionar em qualquer tipo de aparelho: de smartphones e tablets a câmeras, sons de carro, geladeiras e até no espelho do banheiro. O responsável por essa empreitada é o mineiro Hugo Barra. Aos 35 anos, ele é o gerente mundial do Android e um dos nomes mais importantes dentro do Google.

Barra é um dos brasileiros mais poderosos na área de tecnologia no mundo. Em San Francisco, na Califórnia, onde mora, comanda um sistema que anima 190 milhões de aparelhos. Desde o fim do ano passado, é o líder em vendas de smartphones e deverá terminar 2011 com quase 50% do mercado mundial de celulares inteligentes. Com sua equipe de engenheiros, Barra ajuda a definir a forma como usamos a internet, falamos no celular, jogamos, conversamos pelas redes sociais e todas as outras evoluções trazidas com a popularização dos smartphones.

Leia mais em Época

Copa Cambuquirense de Futebol

Fotos: Antonio Almeida



Está ocorrendo neste momento a solenidade de abertura da Copa Cambuquirense de Futebol Sebastião Ximenes.

Além das diversas equipes cambuquirenses, a Copa conta com participação de equipes de Três Corações, Heliodora e São Bento Abade.

O prefeito Kaka abriu a solenidade que teve a participação do Balet Afro do Congonhal e da Turma de dança da Escola Maria Umbelina.

Prefeitura entrega para a população mais uma ATI

Fotos: Antonio Almeida


Depois da Academia para a Terceira Idade instalada no interior do Parque das Águas, a Prefeitura de Cambuquira entregou à população cambuquirense mais uma academia, desta vez em frente a pista de caminhada do campo de futebol.

Assim, além da caminhada a população conta com modernos aparelhos de ginástica para seus exercícios diários.

sábado, 29 de outubro de 2011

Sábado recordação


João Penca e Seus Miquinhos Amestrados é uma banda brasileira de rockabilly, doo wop e surf music.

A banda foi formada nos anos 70, inicialmente com o nome Zoo, mas foi no ano de 1982 que eles surgiram para o estrelato acompanhando o cantor Eduardo Dusek. O bom humor era uma das características principais, além das roupas e topetes dos anos 50 (inspirados em astros do Rockabilly, como Elvis Presley e Chuck Berry), além do seu trio de vocalistas atuais: Selvagem Big Abreu, Bob Gallo e Avellar Love. Teve como um de seus integrantes o cantor Leo Jaime.

Algumas das músicas mais famosas da banda foram Lágrimas de Crocodilo, Papa Uma, SOS Miquinhos e Popstar. A banda também criou a abertura do programa Milk Shake, que era apresentado por Angélica na extinta TV Manchete. Em 1996 o grupo gravou uma versão do Hino do Clube Atlético Mineiro para um CD que foi lançado pela revista Placar.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Edital de novo concurso do INSS sai em 23 de dezembro


Portaria do Ministério do Planejamento foi publicada no "Diário Oficial da União" de 19 de outubro e prevê 375 vagas de perito médico previdenciário, que exige nível superior em medicina, e 1.500 para técnico do seguro social, que exige nível médio.

Pela lei, o prazo para publicação do edital é de até três meses após a portaria.
"O edital vai ser publicado no dia 23 de dezembro. Já houve autorização pelo Ministério do Planejamento e aqueles que estão aguardando o edital do concurso vão receber uma espécie de, não é presente, porque quem vai fazer concurso não vai receber presente, vai se submeter a um julgamento, um teste. Mas no dia 23 de dezembro o edital vai ser publicado para aqueles que querem ingressar como técnicos da previdência ou como médicos peritos", afirmou o ministro nesta quinta.

Garibaldi explicou que o concurso faz parte do Plano de Expansão da Rede de Atendimento (PEX), iniciado em 2009. O projeto prevê a instalação de 720 agências da Previdência Social nas cidades com mais de 20 mil habitantes, até 2014. De acordo com o ministro, “foram inauguradas 85 novas agências e mais 250 agências estão em andamento”.

O ministro da Previdência disse ainda que a contratação dos candidatos deve acontecer em “março ou abril” e, até a lotação do novo quadro de servidores aprovados, ele falou que vai fazer “das tripas coração” para manter as novas agências inauguradas em funcionamento.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec)


A presidenta sancionou hoje, em cerimônia no Palácio do Planalto, a lei que cria o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego (Pronatec) pelo qual o governo pretende dar condições para que jovens e trabalhadores cheguem mais capacitados ao mercado de trabalho.

O programa pretende aumentar a produtividade da economia e a renda da população, além de fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica.

Até 2014, o governo federal vai investir R$ 24 bilhões no programa, destinados à oferta de 8 milhões de vagas em cursos de formação técnica e profissional, sendo 30% dos investimentos aplicados nas regiões Norte e Nordeste.

O Pronatec vai destinar, ainda, 1,1 milhão de vagas em cursos de educação profissional para os beneficiários do programa Brasil sem Miséria. Para isso, serão firmadas parcerias com as prefeituras, responsáveis pela mobilização da população adulta do Bolsa Família que terá acesso aos cursos.

Deu no blog "analfa"


Alguém por favor ensine-o a escrever.
Difunto????????????

Intelectuais lançam manifesto em solidariedade ao PCdoB


Em abaixo-assinado divulgado nesta terça-feira (25) intelectuais de diversos setores de atividade – professores, jornalistas e artistas – prestam solidariedade ao Partido Comunista do Brasil (PCdoB), alvo de ataques sistemáticos e caluniosos provenientes das forças reacionárias, através da imprensa conservadora.

O manifesto está recebendo adesões através do e-mail: solidariedadepcdob@gmail.com.

Confira abaixo o texto e seus primeiros signatários.

Manifesto em apoio ao PCdoB

Os que assinam esta nota vêm a público denunciar a onda de histeria macarthista deflagrada nos últimos dias contra o Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Alimentada por preconceitos antidemocráticos, que pensávamos já superados na vida política nacional, essa sórdida campanha visa a atingir todos os que lutam com dignidade e coragem pelo desenvolvimento do Brasil e pela justiça social.

Nos solidarizamos com o PCdoB, destacando sua longa história de luta e dedicação à defesa da democracia, da soberania nacional, do socialismo e dos trabalhadores. Essa trajetória é marcada pelos compromissos com a lisura e com a causa pública. Reafirmamos que, numa ordem democrática, a leviandade da acusação sem provas e sem direito de defesa constitui grave violação do Estado de Direito.

São Paulo, 25 de outubro de 2011.

Assinam:

João Quartim de Moraes – Prof. Doutor Filosofia Unicamp; Luiz Gonzaga Belluzzo – Prof. Doutor Economia Unicamp; Olival Freire Jr. – Pós-Doutor em Física, historiador da ciência USP e UFBA; Luis Fernandes – Prof. Doutor Relações Internacionais PUC-Rio e UFRJ; Aldo Rebelo – Jornalista, escritor; Aloísio Sérgio Barroso – Doutorando em Economia Social e do Trabalho Unicamp; Aloísio Teixeira – Prof. Doutor e ex-reitor UFRJ; Dermeval Saviani – Pesquisador emérito do CNPq; professor emérito Unicamp; Márcio Pochmann – Prof. Doutor, Livre Docente Economia Unicamp; Francisco Carlos Teixeira – Cientista Político, Prof. Doutor UFRJ; Carlos A. Barbosa de Oliveira –Prof. Doutor Economia Unicamp; Marly Vianna – Profa. aposentada UFSCAR e Faculdade Universo RJ; Frederico Mazzucchelli – Prof. Doutor Economia Unicamp; João Sicsú – Economista, professor UFRJ; Armen Mamigonian – Prof. Livre Docente FFLCH-USP; Heloisa Fernandes – Socióloga, Profa. Doutora USP; Mary Garcia Castro – Profa. Doutora UCSAL; pesquisadora FLACSO Brasil; Luiz Martins de Melo – Prof. Doutor Economia UFRJ; Elisângela Lizardo – Presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos; João Carlos Salles – Filósofo UFBA; José Carlos Assis – Professor, Economista, Escritor; Aloisio T. Miranda – Médico, vice-presidente Conselho Federal de Medicina; José C. Lombardi (Zezo) – Prof. Doutor Educação Unicamp; Carlos E. Mendes Gouveia – Professor UniSantos e IFET/Cubatão; Madalena G. Peixo – Profa. Doutora Educação PUC–SP; Olgamir Amancia Ferreira – Mestre e Doutora Políticas Públicas e Gestão da ducação,Professora adjunta FUP/UnB; Meire Rose – Doutoranda, Profa. Geografia UFMT; Jose Ricardo Figueiredo –Prof. Doutor Engenharia Unicamp; Ricardo Moreno – Prof. História UFBA e doutorando UFF; Claudio Augusto Silva Gutierrez – Prof. Doutor Educação Física e Formação Humanística UNISINOS; Carlos José Espíndola – Prof. Doutor CFH-UFSC; Isa De Oliveira Rocha – Prof. Doutor UDESC; José Messias Bastos – Prof. Doutor CFH-UFSC; Nereide Saviani – Profa. aposentada PUC-SP e profa. UniSantos; Marcos Aurelio Da Silva – Prof. Doutor CFH-UFSC; Fabio Napoleão – Prof. Doutor UDESC; Graciana Vieira – Prof. Doutor UDESC; Marta Luedemann – Prof. Doutora UFAL; Fernando Sampaio – Prof. Doutor UNIOESTE; Verônica Bercht – Bióloga, jornalista, editora; Marcelo P. Fernandes – Prof. Doutor Economia UFRRJ; Luiz C. Soares – Historiador UFF; Helena C.L. de Freitas – Profa. aposentada Unicamp; Ilka Dias Bichara – Profa. Doutora UFBA; Romualdo Pessoa Campos Filho – Professor do Instituto de Estudos Socioambientais UFG; secretário regional da SBPC-GO; Haroldo Lima – Engenheiro, ex-deputado Constituinte; Aldo Arantes – Advogado, mestre em Ciência Política UnB; Manoel Motta – Prof. Doutor Educação UFMT; Elias Jabbour – Doutor Geografia USP; Renildo Souza – Prof. Doutor Administração e Economia UFBA; Marlon Clóvis Medeiros – Prof. Doutor UNIOESTE; Eraldo Leme Batista – Doutorando Educação Unicamp; Eduardo Bomfim – Advogado, ex-deputado constituinte; Vandilson Costa – Advogado, ex-deputado estadual; Enio Lins – Jornalista, arquiteto; Maria Alba Correia – Mestra, Profa. Educação UFAL; Claudia Grabois – Advogada; Adalberto Monteiro – Poeta, escritor; Augusto Buonicore – Historiador; Leonardo Grabois – Médico; Oscarino Barreto Jr. – Especialista em Medicina de Família e Comunidade (MFC) / Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) / Associação Médica Brasileira (AMB); José Noronha – Médico, gestor hospitalar; Walter Sorrentino – Médico, escritor; Victor V. Barroso – Médico, Especialista em Saúde Pública; Nelson Nahon – Médico, conselheiro e diretor (CREMERJ; Maria Paula L. Vilhena – Médica, psicóloga; Bernardo Joffily – Escritor, tradutor, jornalista; Francisco Wellington Duarte – Prof. Economia UFRN e Doutor em Ciência Política; José Carlos Ruy – Jornalista, escritor; José Reinaldo Carvalho – Jornalista, editor do portal Vermelho; Rita Polli Rebelo – Jornalista; Dilermando Toni – Jornalista, escritor; André Cintra – Jornalista, escritor; Jandira Feghalli – Médica, deputada federal (PCdoB – RJ); Carlos Alberto Oliveira Lima – Economista; Alberto da Silva Jones – Professor aposentado (UFV, UFBA E UFSC); David Fialkow – Economista; Osvaldo Bertolino – jornalista, escritor; Mazé Leite – artista plástica; Fábio Palácio – doutorando em Ciências da Comunicação USP; Luciano Rezende – professor e Pesquisador do Instituto Federal de Alagoas; Juares Ogliari - prof. doutor do Instituto Federal de Santa Catarina; Hugo Cortez Crocia Barros – pesquisador da Fundação Joaquim Nabuco; Luiza B. Pereira – doutoranda em Sociologia do Trabalho UFRJ; Diogo V. Barroso – nutricionista, mestre em Esporte de Alto Rendimento; Álvaro Martins – professor Engenharia Elétrica e Engenharia de Segurança do Trabalho; Conselheiro do CREA-SP; Dimitri V. Barroso – biólogo, mestre em Ecologia Social Univ. Coimbra; João Barroso Filho – mestre em economia, prof. aposentado UFAL;
Silvio Costa – prof. História PUC-GO; Diorge A. Konrad – prof. Doutor História Social do Trabalho UNICAMP; Professor adjunto Programa de Pós-Graduação História UFSM; Gilson Leão – consultor político; Antonio Carlos S. Miranda –Prof. Doutor Astrofísica Estelar; Adjunto da UFRPE; Lejeune Mirhan — sociólogo, escritor e arabista; Hildo C. Freire Montysuma — prof. Filosofia rede pública estadual (AC); Ronaldo Carmona – mestrando em Geografia USP; Márcio J. G. de Jesus – prof. rede pública estadual (MA); História (UFMA); Julio Veloso – mestrando Estudos Brasileiros USP; Felipe Maia – doutorando UERJ; Socorro Gomes – presidente do Cebrapaz; Almir Braga Filho – engenheiro civil e de Segurança do Trabalho; Maria A. Dellignhausen Motta – Poeta, coordenadora da Coleção "Ciranda de Letras" (Ed. Autores Associados) e militante ambientalista; Cristina Castro – Profa. Matemática da rede pública (Juiz de Fora; Wellington Teixeira Gomes – Prof. Sociologia da rede pública (Belo Horizonte); Celina Arêas – profª de Literatura (Belo Horizonte); Wilame Gomes de Abreu – prof. PUC-GO; Mestre em Filosofia (USP); Diego Almeida Monsalvo – professor e coordenador da Pastoral dos Pescadores de Santos; Durbens Martins Nascimento – doutor em Ciências: desenvolvimento socioambiental; diretor de Programas e Projetos de Extensão da Universidade Federal do Pará; Coordenador do Observatório de Estudos de Defesa da Amazônia (OBED); Margarida Barreto – Médica, Doutora em Psicologia Social Rede Nacional de Combate à Violência no Trabalho; Messias Simão Telecesqui – Diretor do Sindicato dos Professores de Minas Gerais; Leocir Costa Rosa – Advogado militante, especialista em Direito do Trabalho; Rosemary Mafra Nunes Leite – Professora universitária e advogada; procuradora fiscal do Município de Governador Valadares; ex-presidente da OAB-MG, subseção Governador Valadares; Marilda Borges Neutzling – Profa. Doutora Medicina UFRGS; Patrícia Nogueira – Mestranda em Educação UFMT; Marco Eliel – Mestre em Ciências Sociais PUC MG; João Negrão – Jornalista, editor da revista BSB Brasil; João Vicente – Educador; Lavinia Rosa Rodrigues — professora da Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG; Paulo Tedesco — escritor, consultor editorial e professor; Professor em EAD da PUC e Studio Clio; Eneida Canèdo Guimarães dos Santos - Mestre em Sociologia - GT Mulher e Participação Política do Grupo de Estudos e Pesquisas; José Varella Pereira, ensaista e articulista – PA; Eline Jonas – Profa. Doutora Ciências Políticas e Sociologia PUC-Goiás; Donizeti Nogueira – Presidente estadual PT-Tocantins; Alexandre Rauh Oliveira Nascimento – Professor Instituto Federal MT, campus Barra do Garças.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Vai acabar em pizza?


A Comissão de Sindicância instituída pela Câmara Municipal para apurar quem foi o responsável pela retirada de documento, sem autorização do Presidente da Casa, que resultou em denúncia infundada contra o prefeito Kaka, chegou a conclusão de que o ex-assessor da presidência Marial Murta foi o único responsável, tendo entregue o documento a vereadora rejany.

Ao final da leitura o presidente da Câmara sugeriu o arquivamento do processo "pois nada podia fazer já que o cidadão não é mais servidor da Casa", palavras do presidente.

Este blog pergunta: e a Justiça não pode fazer nada?

Código Penal:
Art. 314 – Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razão do cargo; sonegá-lo ou inutilizá-lo, total ou parcialmente:
Pena – reclusão, de 1 a 4 anos, se o fato não constitui crime mais grave.

Teatro dos 4


Com Isabella Secchin, Luciana Franco, Aninha Tavares, Alex Tietre, Ilana Reznik, Tamires Nascimento, Isabel Schittini, Nuky Junior Arcanjo, Carla Veronica Santana, Re Araújo, Virginia Almeida, Paulo Henrique Menezes, André Cardoso, Danillo Jardim, Claudia Abreu, Douglas Pereira Pedra, Thais Azevedo Souza, Elton Fenerich, Pimenta Júnior, Renatha Barros, Jamile Mamed, Luiza Hassel, Jeferson Lima, Ana Carolina, Luis Fernando Bruno, Rodrigo Oliveira, Aglaide Santiago Pontes, Xaiane Felippe, Carlos Zattera, Mariana Stolze, Tonico Pereira, Carlos Vinhas, José Carlos Hori, Sissi Ou Simone Zucato, Fabiana Mendonça, Bethoven Jasmim, Jorge Belo, Kellys Kelfis Abreu, Cristina Lago e SescRio Casa da Gávea.

domingo, 23 de outubro de 2011

sábado, 22 de outubro de 2011

Um papagaio brilhante

Einstein é um papagaio muito especial. A grande quantidade de sons que consegue reproduzir e sua inteligência permitiu que fosse treinado a ponto de dar show.










Um papagaio cinza africano do Zoo Knoxville, no Tennessee, é chamado Einstein e ele realmente faz jus ao seu nome. Aliás, ele não. Ela. Einstein é uma fêmea.

Parabéns Portuguesa, de volta a Série A

Sábado recordação


Sérgio Santos Mendes (Niterói, 11 de fevereiro de 1941) é um músico e compositor brasileiro de bossa nova.

Sérgio Mendes começou com o Sexteto Bossa Rio, gravando o disco "Dance Moderno" em 1961. Viajando pela Europa e pelos Estados Unidos, gravou vários álbuns com Cannonball Adderley e Herbie Mann, chegando a tocar no Carnegie Hall. Mudou para os EUA em 1964 e produziu dois álbuns sob o nome de "Brasil '64", com a Capitol Records e a Atlantic Records.

Foi nos EUA que começou o grupo Sérgio Mendes & Brasil 66, alcançando sucesso ao lançar a canção Mas que nada, de Jorge Ben Jor, em versão bossa nova.
Passou longo tempo no ostracismo, lançando discos que tiveram pouco sucesso comercial. Seu reencontro com o grande público se deu em 1984, com o lançamento do disco e sucesso Never gonna let you go, chegando a quarto lugar nas paradas. Pouco depois lançou o álbum Confetti, contendo entre outras músicas Olympia, feita para as Olimpíadas de 1984 em Los Angeles.

Nos anos 90, criou a banda Brasil 99, com a qual gravou o disco Brasileiro, que, além de levá-lo de volta às paradas de sucesso, lhe rendeu o Grammy de 1993 na categoria World Music. Tem mais de trinta discos lançados, e o mais recente deles conta com participações especiais de, entre outros, Stevie Wonder e Black Eyed Peas.

Pouca gente sabe, mas durante a época de pobreza de Harrison Ford, o ator que participou de filmes de mais de 100 milhões de dólares de bilheteria foi carpinteiro de Sérgio Mendes.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Kadhafi foi morto em tiroteio após ser capturado, diz governo da Líbia

Imagem feita por telefone celular e obtida pela France Press mostra o que seria o momento da captura de Kadhafi próximo a Sirte (Foto: AFP)

O ex-ditador líbio Muammar Kadhafi morreu nesta quinta-feira (20) vítima de um tiro na cabeça durante um tiroteio entre seus combatentes e homens fiéis ao novo governo, pouco após sua captura, segundo autoridades do Conselho Nacional de Transição (CNT), o governo provisório da Líbia.

Não houve ordem para matar Kadhafi, disseram eles em entrevista em Trípoli, capital do país.

Kadhafi, que tinha 69 anos, foi atacado próximo à sua cidade-natal, Sirte, quando integrava um comboio que tentava fugir da cidade.

O premiê líbio, Mahmoud Jibril, citando um laudo pericial, disse que Kadhafi morreu vítima de uma bala na cabeça, durante o fogo cruzado. Segundo ele, não foi possível determinar de onde partiu o tiro.

Imagens feitas por telefone celular durante o ataque mostraram Kadhafi ferido sendo carregado por combatentes e também seu corpo sendo arrastado pelo chão.

Fonte: G1

Al Jazeera mostra supostas imagens do corpo de Kadafi


O canal de TV do Catar "Al Jazeera" mostrou imagens que seriam do suposto corpo do ex-líder líbio Muammar Kadafi pouco depois de ser morto pelas forças do Conselho Nacional de Transição em Sirte.

As imagens, feitas a partir de um celular, exibem o corpo inerte de um homem parecido com Kadafi sem camisa e bastante ensanguentado na cabeça. Ao redor do corpo um grupo de pessoas gritam palavras de ordem.

Rebeldes líbios confirmaram nesta quinta a morte de Kadafi durante a tomada de sua cidade natal, Sirte. O vice-presidente do Conselho Nacional Transitório, Abdel Hafiz Ghoga, confirmou nesta quinta-feira em entrevista coletiva transmitida pela TV a partir de Benghazi, no leste da Líbia, a morte do coronel.De acordo com o canal Al Jazeera, o corpo dele está sendo levado para um necrotério para ser examinado.

A OTAN, aliada dos rebeldes, não confirma a informação da morte ou da captura do ditador. Em outros momentos da luta contra Kadafi já foram divulgadas informações, como a captura dos filhos do ex-ditador, que depois foram desmentidas.
Fonte: Al Jazeera

Acidente


Este blog acaba de receber informação que uma ambulância da Prefeitura foi colhida por um caminhão desgovernado na madrugada de hoje, próximo a Careaçu, havendo vítimas fatais, dois pacientes e o motorista Milton Mocere.

Este blog solidariza-se com as famílias.

Sem comentários.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Licitação para o tratamento da água


Veja e imprima o edital acessando aqui.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Mais uma conquista.


O Ministério da Agricultura já depositou o recurso necessário para a aquisição de uma retroescavadeira.

Mais uma conquista do prefeito Kaka para a cidade de Cambuquira.

Vamos apoiar!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Contas do prefeito Kaka são aprovadas


O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais e a Câmara de Vereadores de Cambuquira aprovaram, sem ressalvas, as contas da Prefeitura do ano de 2009.

O mesmo não se pode dizer das contas de 2008, da administração passada, que rejeitadas pelo Tribunal de Contas de MG, estão na Câmara para análise.

Encontro de Corais

sábado, 15 de outubro de 2011

Hoje a meia-noite,será uma hora de amanhã.


O horário de verão começa neste fim de semana. A partir de 0h deste domingo (16) até o dia 26 de fevereiro do próximo ano, devem adiantar os relógios em uma hora os moradores dos estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Bahia. O decreto que confirmou a inclusão da Bahia no horário de verão foi assinado na quinta-feira (13) pela presidente Dilma Roussef.

Sábado recordação


Nelson Cavaquinho, nome artístico de Nelson Antônio da Silva, (Rio de Janeiro, 29 de outubro de 1910 — Rio de Janeiro, 18 de fevereiro de 1986) foi um importante músico brasileiro. Sambista carioca, compositor e cavaquinista na juventude, na maturidade optou pelo violão, desenvolvendo um estilo inimitável de tocá-lo, utilizando apenas dois dedos da mão direita.

Seu envolvimento com a música inicia-se na família. Seu pai, Brás Antônio da Silva, era músico da banda da Polícia Militar e seu tio Elvino tocava violino. Depois, morando na Gávea, passou a frequentar as rodas de choro. Foi nessa época que surge o apelido que o acompanharia por toda a vida.

Casou-se por volta dos seus 20 anos com Alice Ferreira Neves, com quem teria quatro filhos e na mesma época consegue, graças a seu pai, um trabalho na polícia fazendo rondas noturnas a cavalo. E foi assim, durante as rondas, que conheceu e passou a frequentar o morro da Mangueira, onde conheceu sambistas como Cartola e Carlos Cachaça.

Deixou mais de quatrocentas composições, entre elas clássicos como "A Flor e o Espinho" e "Folhas Secas", ambas em parceria com Guilherme de Brito, seu parceiro mais frequente. Por falta de dinheiro, depois de deixar a polícia, Nelson eventualmente "vendia" parcerias de sambas que compunha sozinho, o que fez com que Cartola optasse por abandonar a parceria e manter a amizade.

Sua primeira canção gravada foi "Não Faça Vontade a Ela", em 1939, por Alcides Gerardi, mas não teve muita repercussão. Anos mais tarde foi descoberto por Cyro Monteiro que fez várias gravações de suas músicas. Começou a se apresentar em público apenas na década de 1960, no Zicartola, bar de Cartola e Dona Zica no centro do Rio. Em 1970 lançou seu primeiro LP, "Depoimento de Poeta", pela gravadora Castelinho.

Suas canções eram feitas com extrema simplicidade e letras quase sempre remetendo a questões como o violão, mulheres, botequins e, principalmente, a morte, como em "Rugas", "Quando Eu me Chamar Saudade", "Luto", "Eu e as Flores" e "Juízo Final".
Com mais de 50 anos de idade, conheceria Durvalina, trinta anos mais moça do que ele, sua companheira pelo resto da vida. Morreu na madrugada de 18 de fevereiro de 1986, aos 75 anos, vítima de um enfisema pulmonar.

No carnaval de 2011 a escola de samba G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira homenageou Nelson Cavaquinho pelo seu centenário. "O Filho Fiel, Sempre Mangueira" é o nome do enredo que a agremiação levou para a avenida. O músico era torcedor da escola de samba carioca.

Abaixo um documentário de Leon Hirszman, sobre Nelson Cavaquinho

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Carta para o Futuro


Após a sessão do documentário Carta para o Futuro, uma certeza fica clara: a melhor forma de conhecer um país é se relacionar com os habitantes locais, manter-se próximo aos costumes, aos papos informais que antecedem o jantar. Foi o que fizeram o cineasta Renato Martins e a equipe técnica do filme, que também conta com o gabaritado fotógrafo Lula Carvalho (de A Falta que nos Move), quando passaram sete anos em Havana, no convívio com uma típica família cubana, e também entrevistando outras pessoas do país de Fidel Castro. Extremamente sensível e com personagens politizados que transbordam senso de humor, Carta para o Futuro não cai na armadilha do didatismo e é mais um trabalho documental que prova o grau de excelência da produção cinematográfica brasileira neste segmento.

Mirian tem pouco mais de 60 anos e vive com seu pai, o revolucionário Pipo, que é completamente lúcido aos 90, a filha Yulme e dois netos: Christina e Diego, a figura humana mais interessante do filme, um garoto inteligente, que fala com entusiasmo sobre sua rotina diária. O minucioso relato do rapaz – em 2003, ano que o documentarista desembarcou na ilha, ele tinha cerca de 8 anos – prova a qualidade do ensino público no país. A história é ensinada de forma distorcida em prol da manutenção de um ideário comunista nas novas gerações? Talvez. É inegável, porém, que o apreço pela conscientização política, social e econômica seja estimulado desde cedo naquela sociedade. E é incrível como as pessoas de todas as idades se expressam bem; com clareza e excepcional argumentação.

Cuba é um lugar paradoxal. Ao mesmo tempo em que a população tem acesso à educação e saúde de primeira linha, as moradias precárias, o rígido controle da venda de alimentos e a constante falta de água e energia elétrica escancaram a pobreza e a incerteza em relação ao futuro da ilha. Acertando por não fazer uma ode cega ao país de belas canções e exuberantes cenários naturais, o documentário tampouco se transforma em uma unifacetada e maniqueísta crítica social. Os entrevistados amam o país, mas não escondem o descontentamento com os problemas – dentre eles, as consequências nefastas do embargo econômico.

Com bela fotografia granulada, que nos apresenta com intimismo os cômodos das casas dos personagens, Carta para o Futuro expõe uma Cuba diferente em relação àquela que somos acostumados a ver nos – muitas vezes – tendenciosos programas televisivos (sejam de esquerda ou de direita). Saudoso registro. Antes de estrear no Brasil, o longa será exibido no fim de 2011 na Alemanha, em aproximadamente 60 salas.
Por: Bruno Mendes

Trailer Carta para o Futuro from Ukbar Filmes on Vimeo.



Fonte: Cinema na Rede

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Embriaguez ao volante constitui crime, confirma STF


Dirigir embriagado é crime, independente de ter causado dano ou não. Este entendimento foi aplicado pela 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal ao rejeitar Habeas Corpus impetrado pela Defensoria Pública da União em favor de um motorista de Araxá (MG) denunciado por dirigir embriagado. O crime está previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro, mas o juiz de primeira instância absolveu o motorista por considerar inconstitucional o dispositivo, alegando que se trata de modalidade de crime que só se consumaria se tivesse havido dano, o que não ocorreu.

Citando precedente da ministra Ellen Gracie, o relator do HC, ministro Ricardo Lewandowski, afirmou ser irrelevante indagar se o comportamento do motorista embriagado atingiu ou não algum bem juridicamente tutelado porque se trata de um crime de perigo abstrato, no qual não importa o resultado. "É como o porte de armas. Não é preciso que alguém pratique efetivamente um ilícito com emprego da arma. O simples porte constitui crime de perigo abstrato porque outros bens estão em jogo. O artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro foi uma opção legislativa legítima que tem como objetivo a proteção da segurança da coletividade", enfatizou Lewandowski.

A Defensoria Pública pedia ao STF o restabelecimento desta sentença, sob a alegação de que "o Direito Penal deve atuar somente quando houver ofensa a bem jurídico relevante, não sendo cabível a punição de comportamento que se mostre apenas inadequado", mas seu pedido foi negado por unanimidade de votos.

Com a decisão, a ação penal contra o motorista prosseguirá, nos termos em que decidiu o Tribunal de Justiça de Minas, quando acolheu apelação do Ministério Público estadual contra a sentença do juiz de Araxá. De acordo com o artigo 306 do CTB, as penas para quem conduz veículo com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a 0,6 decigramas, é de detenção (de seis meses a três anos), multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

Fonte: Revista Consultor Jurídico Set./2011

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Horário de verão começa no próximo domingo


Entra em vigor a partir da zero hora do próximo domingo (16) o Horário de Verão, quando os relógios de quem mora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, além do Estado da Bahia, deverão ficar adiantados em uma hora. A medida vale para 11 Estados e no Distrito Federal.

O novo horário, que dessa vez termina à zero hora do dia 26 de fevereiro de 2012, vai vigorar em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Bahia.

Esta é a 41ª edição do Horário de Verão que, desde 2008, possui data fixa de início (terceiro domingo de outubro) e término (terceiro domingo de fevereiro do ano subsequente. Se a data coincidir com o domingo de Carnaval, o fim do horário de verão é transferido para o domingo seguinte).

O horário de verão é sempre adotado nesta época do ano por causa do aumento na demanda, resultado do calor e do crescimento da produção industrial às vésperas do Natal. De outubro a fevereiro, os dias têm maior duração por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

sábado, 8 de outubro de 2011

Sábado recordação


Angenor de Oliveira, mais conhecido como Cartola, (Rio de Janeiro, 11 de outubro de 1908 — Rio de Janeiro, 30 de novembro de 1980) foi um cantor, compositor e violonista brasileiro.

Considerado por diversos músicos e críticos como o maior sambista da história da música brasileira, Cartola nasceu no bairro do Catete, mas passou a infância no bairro de Laranjeiras. Tomou gosto pela música e pelo samba ainda moleque e aprendeu com o pai a tocar cavaquinho e violão. Dificuldades financeiras obrigaram a família numerosa a se mudar para o morro da Mangueira, onde então começava a despontar uma incipiente favela.

Na Mangueira, logo conheceu e fez amizade com Carlos Cachaça - seis anos mais velho - e outros bambas, e se iniciaria no mundo da boemia, da malandragem e do samba.

Com 15 anos, após a morte de sua mãe, abandonou os estudos - tendo terminado apenas o primário. Arranjou emprego de servente de obra, e passou a usar um chapéu-coco para se proteger do cimento que caía de cima. Por usar esse chapéu, ganhou dos colegas de trabalho o apelido "Cartola".

Junto com um grupo amigos sambistas do morro, Cartola criou o Bloco dos Arengueiros, cujo núcleo em 1928 fundou a Estação Primeira de Mangueira. Ele compôs também o primeiro samba para a escola de samba, "Chega de Demanda". Os sambas de Cartola se popularizaram na década de 1930, em vozes ilustres como Araci de Almeida, Carmen Miranda, Francisco Alves, Mário Reis e Silvio Caldas.

Mas no início da década seguinte, Cartola desapareceu do cenário musical carioca e chegou a ser dado como morto. Pouco se sabe sobre aquele período, além do sambista ter brigado com amigos da Mangueira, contraído uma grave doença - especula-se que seja meningite - ter ficado abatido com a morte de Deolinda, a mulher com quem vivia.

Cartola só foi reencontrado em 1956 pelo jornalista Sérgio Porto (mais conhecido como Stanislaw Ponte Preta), trabalhando como lavador de carros em Ipanema. Graças a Porto, Cartola voltou a cantar, levando-o a programas de rádio e fazendo-o compor novos sambas para serem gravados. A partir daí, o compositor é redescoberto por uma nova safra de intérpretes.

Em 1964, o sambista e sua nova esposa, Dona Zica, abriram um restaurante na rua da Carioca, o Zicartola, que promovia encontros de samba e boa comida, reunindo a juventude da zona sul carioca e os sambistas do morro. O Zicartola fechou as portas algum tempo depois, e o compositor continuou com seu emprego público e compondo seus sambas.

Em 1974, aos 66 anos, Cartola gravou o primeiro de seus quatro discos-solo, e sua carreira tomou impulso de novo com clássicos instantâneos como "As Rosas Não Falam", "O Mundo é um Moinho", "Acontece", "O Sol Nascerá" (com Elton Medeiros), "Quem Me Vê Sorrindo" (com Carlos Cachaça), "Cordas de Aço", "Alvorada" e "Alegria". No final da década de 1970, mudou-se da Mangueira para uma casa em Jacarepaguá, onde morou até a morte, em 1980.

Mico do Portal Terra



Mas já não está liberado? O Justin Biba vai cantar onde?

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Globo Rural destaca as atividades do PSF-Rural de Cambuquira


O Programa Globo Rural, exibido hoje pela manhã pela EPTV, afiliada da Rede Globo destacou as atividades do nosso PSF-Rural no atendimento à saúde da população.

O texto abaixo foi transcrito da página do programa na Internet:

"O Projeto Saúde Itinerante Rural, desenvolvido em Cambuquira, Minas Gerais, começou em agosto. Os agentes de saúde saem cedo da cidade, pegam a rodovia e logo estão na zona rural. Eles enfrentam a estrada de terra e a poeira para chegar às fazendas. Todos seguem para a lavoura de café, onde os empregados dão uma pausa na colheita.

A equipe é composta por um médico, uma enfermeira e vários agentes. O trabalho de atendimento na roça começou depois que os agentes de saúde perceberam que durante a colheita o movimento nos postos de saúde diminuía e os moradores também não são encontrados em casa. A iniciativa do consultório itinerante foi da enfermeira Chyntia Alves.

Setecentas e cinquenta famílias são atendidas desta forma. Os trabalhadores rurais recebem várias orientações. Os agentes também conferem a pressão arterial e o nível de glicose no sangue.

Em outra fazenda da região, onde os atendimentos são realizados na capelinha, a visita da equipe ocorre uma vez por mês. Até as crianças são atendidas.

O projeto já produz resultados. Foi em uma dessas visitas que Dirce e Helessandra descobriram que tinham uma doença no útero. Graças ao atendimento na roça, mãe e filha se cuidaram e hoje estão cheias de saúde".

Veja a reportagem clicando aqui.

No dia 14 de setembro este blog publicou vídeo sobre o mesmo assunto. Veja aqui.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Steve Jobs



Charge publicada hoje no Yahoo Brasil

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Lição de vida!

Quando vemos verdadeiros babacas por ai, arrotando grandeza porque tem um pouco mais que os outros, ou que se sentem superiores quando não passam de meros vermesinhos e ai olhamos o vídeo abaixo é que temos consciência de como são pequenas essas pessoas que acham que tem muito.

Assistam e tentem não se emocionar.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Ministério da Agricultura libera recursos para o pagamento do trator


Finalmente o Ministério da Agricultura emitiu Ordem Bancária no valor de R$ 97.500,00 (noventa e sete mil e quinhentos reais) para o pagamento do trator e implementos que havia sido entregue e recolhido pela empresa vendedora, visto o Ministério não haver liberado o recurso.

Com essa liberação a Prefeitura reaverá o trator e seus implementos.

Prefeitura recebe equipamentos para academia ao ar livre

Fotos:Antonio Almeida




A Prefeitura Municipal de Cambuquira acaba de receber aparelhos para uma academia ao ar livre, composta de um multi exercitador 6 funções; Simulador de cavalgada duplo; Pressão de pernas duplo; Remada sentada; esqui duplo; Rotação diagonal dupla; desenvolvedor APE; Remada além de placa indicativa.

Os aparelhos são frutos de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado e a Federação Mineira de Ginástica.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Candidatos têm até sexta-feira (7) para transferir domicílio eleitoral


Faltam quatro dias para aqueles que pretendem concorrer nas Eleições 2012 fixem seu domicílio eleitoral no município em que têm a intenção de se candidatar a prefeito, vice-prefeito ou vereador. Essa é uma das exigências da Lei das Eleições (nº 9.504/97) para o registro da candidatura, assim como a filiação partidária.

No momento do pedido de registro da candidatura, o partido deve provar que os seus candidatos estavam pelo menos desde 7 de outubro de 2011 com domicílio eleitoral no município em que pretendem concorrer, conforme o artigo 9º da Lei das Eleições. Essa data equivale a exatamente um ano antes do primeiro turno das próximas eleições municipais.

De acordo com a área de estatística do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas Eleições 2008, a Corte recebeu 43 processos questionando a comprovação do domicílio eleitoral de pré-candidatos. Em 2010, foram 11 recursos sobre o tema. Sem essa comprovação de domicílio eleitoral, o pedido de registro de candidatura é negado pela Justiça Eleitoral. Os recursos, contra decisões dos Tribunais Regionais Eleitorais, eram tanto de candidatos quanto de adversários ou do Ministério Público.

Eleitor

O prazo de um ano antes das eleições é só para os cidadãos que pretendem concorrer aos cargos em disputa. Já os eleitores em geral, para poderem votar em outro domicílio, têm até o dia 9 de maio de 2012 para solicitar a transferência do título de eleitor para o novo município, conforme prevê o Calendário Eleitoral.

Para pedir a transferência do título, o eleitor deve comprovar a passagem de pelo menos um ano da inscrição primitiva e residência mínima de três meses no novo domicílio, atestada pela autoridade policial ou provada por outros meios convincentes.

domingo, 2 de outubro de 2011

Encontro de Congadas


O Encontro de Congadas de Cambuquira, organizado pela Associação Afro-Cambuquirense, sob os auspícios da Secretaria Municipal de Cultura, que iniciou em 29 de setembro dentro da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural teve seu encerramento hoje, com o desfile dos ternos pelas ruas da cidade.

As fotos do aquecimento dos grupos em frente ao Parque das Águas e do desfile pelas diversas ruas, poderão ser vistas clicando aqui.

Previsão do tempo para o sudeste: Hoje


Uma frente fria chega ao Sudeste e deixa o tempo chuvoso no sul de São Paulo. No leste, no centro-oeste e no noroeste paulista, o sol aparece entre muitas nuvens e chove a qualquer hora. Nas demais áreas paulistas, no centro-sul fluminense, no sul de Minas, na zona da mata e Triângulo Mineiro, o sol predomina, mas a nebulosidade aumenta com o avanço da frente e provoca chuva à noite. Nas demais áreas da Região, o sol brilha forte, faz bastante calor à tarde e o tempo segue firme.

sábado, 1 de outubro de 2011

Sábado recordação


Almôndegas foi uma das bandas pioneiras em criar uma linguagem particular para a música pop gaúcha. Oriundos da cidade de Pelotas, Rio Grande do Sul. Os Almôndegas misturavam velhas canções do folclore gaucho, mpb e rock.

O trabalho do almondegas virou referência para artistas posteriores do pop rock gaúcho como Thedy Corrêa , Wander Wildner , Duca Leindecker entre outros. Em eleição promovida pelo portal gaúcho clicrbs, três canções dos almôndegas ("vento negro", "até não mais" e "haragana") foram lembradas por outros artistas entre as músicas que melhor representam o Rio Grande do Sul.

Os Almôndegas surgiram oficialmente com a gravação do primeiro LP, em 1975, mas desde quatro anos antes os irmãos Ramil, o primo Pery Souza e os amigos Gilnei Silveira e Kiko Castro Neves lideravam uma gurizada que se reunia num apartamento no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, para cantar. Músicos de formação eclética, eles só pensavam em se divertir quando venceram o I Festival Universitário da Canção Catarinense com a música Quadro Negro.

Em 1974, realizaram sua primeira gravação: a música "Testamento", com letra de José Fogaça, música que virou trilha sonora de um programa (Opinião Jovem) que o próprio Jorge tinha na rádio Continental 1120 AM.

A mescla de regionalismo com música pop, espécie de marca registrada dos Almôndegas, surgiu meio por acaso. Em um show no antigo Encouraçado Botequim, o grupo cantou Amargo, de Lupicínio Rodrigues, e a reação da platéia foi calorosa. Com o aval do público, os músicos passaram a repetir a apresentação em outros shows e levaram a experiência para o primeiro disco.

Gravaram o primeiro LP ("Almôndegas"), em 1975 (mesmo ano de "Aqui", trabalho que colocou a faixa "Canção da Meia-noite" na novela Saramandaia, da Rede Globo de Televisão). Em 1977, a banda partiu para o Rio de Janeiro. Kleiton, Kledir e Gilnei levavam outros sonhos na bagagem e contavam com o auxílio precioso dos novos integrantes João Baptista e Zé Flávio. Neste ano, vieram mais dois discos: "Gaudêncio Sete Luas" (na verdade, uma coletânea dos anteriores) e "Alhos com Bugalhos". Os registros da carreira do Almôndegas culminou com "Circo de Marionetes", de 1978. No seguinte - 1979 - o grupo se desfez.

Mesmo iniciando sua carreira no circuito universitário e sendo lançados junto com as sementes do que seria o Rock do Sul, o grupo nunca negou as raízes Rio-grandenses, tanto que participaram, em 1975, da quinta "Califórnia da Canção Nativa", com a música "Piquete do Caveira". Seus componentes mais famosos foram os irmãos Kleiton e Kledir Ramil.

Seus dois últimos LP's foram reeditados em CD, pela Gravadora Universal: Alhos com Bugalhos e Circo de Marionetes.

Site da Câmara invadido por hackers


O site da Câmara Municipal de Cambuquira foi invadido por hackers que ironicamente deixaram mensagens como: "Não entre em Pânico"; "Nada foi apagado" e "Segurança zero".

Ainda trás assinatura de Trevas Devil In.

Lamentavelmente a internet ainda não oferece a segurança necessária.

Romance inédito de Saramago é publicado em formato e-book


"Claraboia", um romance inédito que José Saramago escreveu nos anos 1950, está disponível a partir deste sábado em formato digital, duas semanas antes de sua publicação em papel.

A obra, editada em português pela editora Caminho, chegará em 17 de outubro às livrarias de Portugal e do Brasil, enquanto sua versão em espanhol, catalão e italiano terá que esperar até o ano que vem, segundo um comunicado da Fundação Saramago.

O escritor português, morto em junho de 2010, havia completado 30 anos quando decidiu entregar o manuscrito de "Claraboia" a uma editora que nunca respondeu ao Nobel português, nem lhe devolveu o original.

Quarenta anos depois, a mesma empresa encontrou a obra perdida durante uma mudança e informou Saramago de seu interesse em publicá-la.

No entanto, na ocasião o autor rejeitou a oferta porque alegou que havia passado muitos anos e não era o momento, e deixou nas mãos de seus herdeiros a decisão de editá-la.

Saramago publicou seu primeiro romance, "Terra do Pecado", em 1947. Após quase duas décadas, lançou "Os Poemas Possíveis", em 1966.

O reconhecimento mundial, no entanto, só foi obtido quando o escritor chegou aos 60 anos, com "Memorial do Convento" (1983), embora o ápice de seu sucesso tenha sido registrado em 1998, quando se tornou no único escritor de língua portuguesa a receber o Nobel de Literatura.
Fonte: EFE