sexta-feira, 30 de abril de 2010

Nilmário Miranda


(Foto tirada em Brasília - 2008)


Filiado ao Partido dos Trabalhadores. Foi deputado estadual (1987-1991), deputado federal (1991-2003) e secretário dos Direitos Humanos no governo Lula.

Foi preso político durante três anos e um mês, tendo sido libertado em 1975.

Foi deputado estadual em Minas Gerais de 1986 a 1990 e deputado federal duas vezes pelo Partido dos Trabalhadores (PT), quando ocupou o cargo de presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara e recebeu Nota 10 do DIAP.

Sempre esteve envolvido pessoalmente, durante todo esse período, na luta pelos direitos humanos em situações cruciais, como nos casos do massacre de lavradores sem terra em Corumbiara/RO, da escravidão no trabalho e dos mortos e desaparecidos políticos. É autor de várias publicações sobre o assunto, como o livro Dos filhos deste solo, livro de 650 páginas, lançado em agosto de 1999, juntamente com o jornalista Carlos Tibúrcio.

Considera uma das maiores vitórias no campo dos direitos humanos no país a aprovação da lei que reconheceu os mortos e desaparecidos pelo regime militar. Classifica os direitos humanos como uma das maiores bandeiras mundiais da atualidade, que ultrapassa fronteiras, partidos e ideologias.

A partir de hoje você pode conhecer melhor Nilmário Miranda, através de seu blog, cujo endereço encontra-se na coluna da esquerda em "Minha Lista de Blogs" ou acesse:http://www.blogdonilmario.com.br/

Jantar de adesão a Patrus


Lideranças de toda Minas Gerais foram prestigiar na noite de ontem (28/04) o jantar de adesão a Patrus nas prévias do próximo domingo. Além do objetivo de arrecadar fundos para a campanha interna, o evento serviu para reunir em Belo Horizonte representantes das diversas regiões de Minas e correntes do PT que apoiam Patrus, num reencontro regado a descontração e alegria. Ao todo, foram mais de 350 pessoas que passaram pelo Raja Grill.

Durante os discursos, muitas palmas e manifestações, principalmente dos jovens petistas. “A prévia vai mostrar, Patrus pra governar!” e “Como ministro ele arrasou, agora é Patrus governador!” foram algumas das frases repetidas com grande vibração pela juventude.

Força do PT. Falando em nome dos presentes, o ministro Luiz Dulci afirmou que o nome Patrus tem uma receptividade extraordinária nas bases, não só pelas suas qualidades pessoais, mas pelo projeto coletivo que representa. “Patrus representa o Partido pelo qual dedicamos toda a nossa vida. Esse PT sem o qual Lula não teria chegado à Presidência”.

Fazendo questão de ressaltar que não cabe triunfalismos nestas prévias, Dulci afirmou estar convicto da vitória de Patrus. “A partir daí muita coisa vai mudar. Patrus tem todas as condições de unir os partidos da base e os movimentos sociais. Com a força da vitória e da legitimidade das prévias, vamos superar todos os obstáculos e ganhar o governo de Minas!” disse ele, sob palmas.

Entre os presentes, além de Patrus e Luiz Dulci; os deputados federais Leonardo Monteiro e Odair Cunha; os deputados estaduais André Quintão, Maria Tereza Lara; Almir Paraca, Padre João e Carlos Gomes; os prefeitos Evanderson Xavier, Maria do Carmo Lara, Chico Simões, Artur, Padre Rogério, Marcão, Donizetti, Carlinhos; vices de Barbacena, Edson Rezende, e de Itabirito, Rildo; representantes das correntes que apoiam o Patrus, além da Articulação: Juarez Guimarães; da Democracia Socialista; Rogério Correia, da Coerência Petista; membros da Executiva Estadual, Gleide e Lene; Gleber Naime e Edgar, representante da juventude, além de vereadores e presidentes e membros de diretórios municipais.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Projeto Cinema Popular

Lula: A pessoa mais influente do mundo.



Nova York, 29 abr - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é a pessoa mais influente do mundo, segundo a revista "Time", que publicou hoje a lista que inclui também o ex-líder americano Bill Clinton e a cantora Lady Gaga.

A sétima lista anual da publicação das 100 pessoas mais influentes do mundo, divulgada hoje no site da revista que chega às bancas nesta sexta-feira, coloca o presidente Lula, de 64 anos, no topo dos líderes mundiais.

"Lula é um autêntico filho da classe trabalhadora latino-americana, que esteve preso uma vez por liderar uma greve", afirma o cineasta Michael Moore, que se encarregou de elaborar um perfil do presidente para a revista em que destaca as conquistas de Lula para levar o seu país "ao Primeiro Mundo".

Veja a matéria original: http://www.time.com/time/specials/packages/article/0,28804,1984685_1984864,00.html

terça-feira, 27 de abril de 2010

Cambuquira sedia Seminário “Atividade Física 100% livre do Tabaco”

O município de Cambuquira, pertencente à jurisdição da GRS Varginha, foi sede do Seminário “Atividade Física 100% Livre do Tabaco”, uma iniciativa que tem como parceiros a SES, as GRS’s, as Secretarias Municipais de Saúde e o Laboratório Glaxo SmithKline – (GSK), que é o responsável pelo fornecimento da medicação do Tabagismo para o Ministério da Saúde.
Leia a matéria completa no: http://www.saude.mg.gov.br/noticias_e_eventos/cambuquira-sedia-seminario-201catividade-fisica-100-livre

Depois de 11 anos, Cambuquira assina convênios com o Governo Federal






Fotos: Vanessa Junqueira

Em reunião que lotou a Câmara de Vereadores, de populares, o Prefeito Kaka assinou convênios com o Governo Federal, da ordem de 1,2 milhão e com o Governo Estadual em cerca de 470 mil.
Vale ressaltar que desde 1999, a Prefeitura de Cambuquira não recebia verbas federais em vista de problemas junto aos órgãos financeiros da União e a atual administração com eficiência e competência regularizou a situação proporcionando condições para a realização de convênios.

Em nome da Caixa Econômica Federal, o Gerente da Agência de Cambuquira, Jamir Vilela ao usar a tribuna ressaltou a eficiência da administração cambuquirense em resolver a questão.

Presente ao ato, o deputado Odair Cunha (PT/MG), que proporcionou recursos de um milhão e dez mil reais para as obras do Parque das Águas, lembrou seu tempo de morador da cidade e afiançou que mais recursos poderão vir para Cambuquira.

Também usou da palavra o Presidente da Câmara, vereador Paulo César, que afirmou nunca ter visto, durante 3 mandatos como vereador, um prefeito proporcionar à população tanta seriedade, transparência e competência.

Finalmente o prefeito Kaka saudou a população afirmando que respostas às críticas de meia dúzia de opositores serão dadas com realizações.

domingo, 25 de abril de 2010

MOSCA 6 - Mostra Audiovisual de Cambuquira: inscrições abertas



A inscrição é gratuita e a ficha de inscrição se encontra no site www.mostramosca.com.br.
A inscrição só será efetivada após o recebimento, pela organização da MOSCA 6, dos seguintes itens:

- ficha de inscrição enviada para o email mosca@mostramosca.com.br (colocar o NOME DO FILME no campo “assunto”)

- cópia em DVD do vídeo participante (na mídia do DVD devem constar o nome do filme, duração e nome do diretor);
- ficha de inscrição impressa devidamente preenchida e assinada.
Os realizadores, se desejarem, poderão inscrever mais de um filme, que podem estar em uma mesma mídia de DVD.

Filmes estrangeiros participarão do processo de seleção apenas se estiverem legendados em português.

O material acima deverá ser enviado (data de postagem dos correios) ou entregue até o dia 15 de maio de 2010, sábado, no seguinte endereço:

Mosca 6 – Mostra Audiovisual de Cambuquira
Rua Ásia, 108 – apto 74, Cerqueira César, CEP 05413-030
São Paulo, SP, tel: (11) 9608-4026/ 7667-8775


As despesas com o envio das cópias em DVD ficam por conta do remetente.

As cópias em DVD dos curtas-metragens não serão devolvidas e passarão a fazer parte do acervo da mostra. Elas poderão ser utilizadas somente para fins culturais sem objetivos lucrativos.

Regulamento completo: http://www.mostramosca.com.br/


Eu nasci no celeiro da arte
No berço mineiro
Sou do campo, da serra
Onde impera o minério de ferro
Eu carrego comigo no sangue um dom verdadeiro
Sei cantar melodias de Minas
No Brasil inteiro
Sou das Minas de ouro
Das montanhas Gerais
Eu sou filha dos montes
E das estradas reais
Meu caminho primeiro
Vem brotar dessa fonte
Sou do seio de Minas
Nesse estado um diamante

quinta-feira, 22 de abril de 2010

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Pesquisa revela que fumantes são menos inteligentes



A edição do Jornal da Globo do dia 19/04/2010, apresentou reportagem sobre o tabagismo, afirmando que médicos acreditam que a decisão de fumar está ligada a uma menor capacidade intelectual. Pesquisa publicada na Grã-Bretanha sugere que fumantes têm QI mais baixo do que não fumantes.

Quando jornalistas não tem o que falar, buscam pautar matérias que, no mínimo, são engraçadas. Imaginem então, se os listados abaixos não fumassem...


Raymond Chandler (Chicago, EUA, 23 de Julho de 1888 — 26 de Março de 1959) foi um escritor de histórias policiais e romances dos Estados Unidos da América.

Albert Einstein (Ulm, 14 de Março de 1879 — Princeton, 18 de Abril de 1955) foi um físico teórico alemão radicado nos Estados Unidos.
100 físicos renomados o elegeram, em 2009, o mais memorável físico de todos os tempos.

William Cuthbert Faulkner (New Albany, 25 de setembro de 1897 — Byhalia, 6 de julho de 1962) é considerado um dos maiores escritores estadunidenses do século XX.

Sigmund Schlomo Freud (Příbor, 6 de maio de 1856 — Londres, 23 de setembro de1939) foi um médico neurologista judeu-austríaco, fundador da psicanálise. Nasceu em Freiberg, Morávia (hoje Příbor), quando esta pertencia ao Império Austríaco.

Mario Vargas Llosa (nascido Jorge Mario Vargas Llosa) (Arequipa, Peru, 28 de março de 1936), é um dos maiores escritores de língua espanhola, reconhecido, em nível mundial, como romancista, jornalista,ensaista e político.

Jean-Paul Charles Aymard Sartre (Paris, 21 de Junho de 1905 — Paris, 15 de Abril de1980) foi um filósofo francês, escritor e crítico, conhecido representante do existencialismo. Acreditava que os intelectuais têm de desempenhar um papel ativo na sociedade. Era um artista militante, e apoiou causas políticas de esquerda com a sua vida e a sua obra.

James Augustine Aloysius Joyce (Dublin, 2 de Fevereiro de 1882 — Zurique, Suíça, 13 de Janeiro de 1941) foi um escritor irlandês expatriado. É amplamente considerado um dos autores de maior relevância do século XX.

Carl Gustav Jung (Kesswil, 26 de julho de 1875 — Küsnacht, 6 de junho de 1961) foi umpsiquiatra suíço e fundador da psicologia analítica, também conhecida como psicologia junguiana.

Stanley Kubrick (Nova Iorque, 26 de julho de 1928 — Hertfordshire, 7 de março de 1999) foi um dos cineastas mais importantes do século XX

Nelson Falcão Rodrigues (Recife, 23 de agosto de 1912 — Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 1980) foi um importante dramaturgo, jornalista e escritor brasileiro.

Thomas Stearns Eliot (St. Louis, 26 de setembro de 1888 — Londres, 4 de janeiro de1965) foi um poeta modernista, dramaturgo e crítico literário britânico-norte-americano.
Recebeu o Nobel de Literatura de 1948.

William Seward Burroughs II (5 de fevereiro de 1914 – 2 de agosto de 1997) foi um escritor, pintor e crítico social nascido nos Estados Unidos da América.

George Orson Welles (Kenosha, Wisconsin, 6 de maio de 1915 — Hollywood, 10 de outubro de 1985) foi um cineasta estadunidense, inovou a estética do cinema com técnicas até então raríssimas nas produções cinematográficas.

Simone Lucie-Ernestine-Marie Bertrand de Beauvoir, mais conhecida comoSimone de Beauvoir (Paris, 9 de janeiro de 1908 — Paris, 14 de abril de 1986), foi umaescritora, filósofa existencialista e feminista francesa.

Golda Meir, nascida Golda Mabovitch, (Kiev,3 de Maio de 1898 — Jerusalém, 8 de Dezembro de 1978) foi uma fundadora do Estado deIsrael. Emigrou para a Palestina no ano de 1921, onde militou no sindicato Histadrut e no partido trabalhista Mapai. Além de primeira embaixadora israelense na extinta URSS em1948, ela foi ministra do Bem-Estar Social, ministra do Exterior, secretária-geral do Mapai e foi o quarto primeiro-ministro de Israel, entre 1969 e 1974.

Marguerite Donnadieu, também conhecida como Marguerite Duras (4 de abril de 1914, Indochina Francesa (hoje Vietnã) - 3 de março de1996), foi uma escritora e diretora de filmes. Seu trabalho foi associado com o movimento chamado nouveau roman (novo romance) e com o existencialismo.

Citei apenas alguns...

Prévias no PT


A Executiva Estadual do PT mineiro confirmou a realização de prévias para a escolha do candidato petista que concorrerá ao governo do Estado. Os filiados irão às urnas no dia 2 de maio (domingo), e escolherão entre o ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias e o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel.

Os dois petistas registraram suas pré-candidaturas na Secretaria Estadual de Organização, na sede do Diretório Regional, em Belo Horizonte. Patrus oficializou seu nome como pré-candidato no dia 5, Pimentel fez dia 12 a sua inscrição, no último dia estipulado pelo Calendário Eleitoral do PT de Minas.

A Executiva Estadual nomeou ainda a comissão que será responsável por organizar as prévias. Foram mantidas as datas do Calendário Eleitoral do PT de Minas. O Encontro Estadual para a definição de tática e a confirmação do candidato acontece nos dias 21, 22 e 23 de maio. Já a convenção oficial acontece entre os dias 10 e 30 de junho.

Meu voto é Patrus!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Simpósio Internacional de Políticas Públicas para Acervos Digitais



A digitalização dos acervos culturais do Brasil tem se tornado uma tarefa de grande urgência, solicitando uma reflexão sobre os limites impostos pela atual legislação do direito autoral, as novas tecnologias, os padrões e normas, assim como os caminhos para a formação de uma rede efetiva entre as instituições e os projetos já existentes.

Com este propósito, o Ministério da Cultura do Brasil, o Projeto Brasiliana USP da Universidade de São Paulo e a Casa da Cultura Digital estão organizando um Simpósio Internacional de Políticas Públicas para Acervos Digitais, a ser realizado na cidade de São Paulo, entre os dias 26 e 29 de abril de 2010. Nele estarão reunidos especialistas e profissionais do Brasil e do mundo para a troca de experiências, conceitos e soluções tendo em vista a proposição de políticas públicas de digitalização dos acervos e de formulação de um modelo sustentável de preservação e acesso universal do patrimônio cultural brasileiro.

No momento em que o governo brasileiro estimula a discussão para uma nova lei de direito autoral e tem como prioridade a definição de um plano nacional de banda larga para o país, a discussão sobre padrões e estímulos para a digitalização e circulação de conteúdos digitalizados passa a ser fundamental no planejamento estratégico para o crescimento do país. Mais do que isso, o intercâmbio de projetos com os demais países de língua portuguesa visa a manutenção do idioma no mundo, além da disponibilização em ritmo exponencial dos materiais que compõem essa cultura mas que historicamente sofre com empecilhos físicos e econômicos para a circulação e distribuição.

Durante os quatro dias do evento, grupos de trabalho (GTs) sobre as multimídias envolvidas nos processos de digitalização e também sobre direito autoral apresentarão os resultados de pesquisas e conferências prévias realizadas com representantes da sociedade civil em diversas regiões do país. Os GTs de áudio, vídeo, texto e imagem, e direito autoral, cada um com um responsável e conectados diretamente com a organização do simpósio, têm a tarefa de colher documentos e experiências em âmbito nacional e internacional, além de estimular a participação necessária para que a discussão e elaboração das políticas públicas seja feita com respaldo das entidades e atores representativos da sociedade brasileira.

Além dos GTs, seis mesas temáticas discutirão as questões essenciais desse processo, dando subsídio para as discussões que se prolongarão após o término do evento e que pretendem apontar as reais necessidades e obstáculos a serem enfrentados pelo país.

Entre as mesas, destaca-se a presença de representantes dos grandes projetos mundiais de digitalização em curso atualmente, incluindo o pioneiro projeto brasileiro Brasiliana USP. As questões de direito autoral, preservação de acervos físicos e digitais, além da diversidade cultural e o direito à cultura são temas de mesas com estudiosos e também com responsáveis por projetos modelos no Brasil e no mundo. Por fim, o evento encerra-se com uma discussão em torno das políticas públicas para a digitalização de acervos com representantes de órgãos governamentais brasileiros.

Este primeiro simpósio sobre a digitalização de acervos é resultado direto do Fórum da Cultura Digital Brasileira. A iniciativa propõe a construção colaborativa de políticas públicas utilizando ambientes de redes sociais, e é realizado pelo MinC em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa – RNP.

As mesas de discussão serão transmitidas na íntegra, ao vivo, neste endereço:http://culturadigital.br/simposioacervosdigitais/
Não será necessário nenhum tipo de cadastramento para assistir ao Simpósio pela rede.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Assinatura de convênios.


19 de abril: dia do índio



"Um provérbio indígena questiona se somente quando for cortada a última árvore,
pescado o último peixe, poluído o último rio,
é que as pessoas vão perceber que não podem comer dinheiro."

sábado, 17 de abril de 2010

Parque das Águas


Um blog cambuquirense, fez sugestão de colocação de piso antiderrapante e corrimão nas fontes do Parque das Águas, quando da reforma que deverá estar licitada em breve.
Antes que se diga que foi o "pai da criança", transcrevo parte do Plano de Trabalho aprovado pelo Ministério do Turismo, em 2009:
"Busca-se com a presente proposta reformar o Parque das Águas, especificamente a estrutura das fontes hidrominerais, implantação de rampas com piso antiderrapante e corrimãos (de acordo com as normas de acessibilidade); reforma do piso do Parque reforma da portaria, implantação de uma portaria lateral, melhoria na iluminação, colocação de placas indicativas, ampliação do viveiro de mudas, reforma do aquário e chafariz e troca dos bancos, implantação de áreas de lazer para a infância e para a terceira idade, além de revitalização e paisagismo do local. A reforma tem por finalidade proporcionar maior comodidade aos usuários dos serviços e atrativos turísticos. Com a revitalização do espaço espera-se beneficiar o público alvo do Parque das Águas que é composto por pessoas que buscam pelo valor terapêutico das águas medicinais de Cambuquira, por turistas do entorno e de outros estados que procuram o refúgio na natureza e ainda de esportistas que participam de campeonatos estaduais e nacionais. Com a finalidade de aumentar o potencial turístico regional, o município, através de recursos financeiros oriundos da administração pública local, utilizará estratégias comerciais, por meio de campanhas publicitárias que divulguem um espaço totalmente revitalizado e aconchegante. A reforma do Parque das Águas contribuirá para o fortalecimento do turismo regional em consonância com o Plano Nacional do Turismo".

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Dicionário on line de português


Caduco

Significado de Caduco

adj. Ultrapassado, fora de moda, obsoleto.
Direito. Nulo, anulado: um legado torna-se caduco se o testador aliena a coisa legada.
Bras. Que perdeu em parte a razão, em conseqüência de idade avançada.
Folhas caducas, as que caem anualmente.

7ª Bienal do Mercosul: Grito e Escuta


Artistas de todo o mundo estão convidados a apresentar projetos para a mostra Projetáveis, uma das sete exposições da 7ª Bienal do Mercosul, que acontece no Santander Cultural em Porto Alegre / Brasil, entre os dias 16 de outubro e 29 de novembro de 2009.
Veja mais no blog Cultura Cambuquira http://culturacambuquira.blogspot.com/

Pesquisa do Instituto Sensus




A pesquisa eleitoral divulgada nesta terça-feira pela Sensus Consultoria e Pesquisa aponta empate técnico entre os pré-candidatos à Presidência da República do PT, Dilma Rousseff, e do PSDB, José Serra. Segundo o levantamento, o tucano tem 32,7% das intenções de voto, enquanto a petista tem 32,4%. Ciro Gomes (PSB) aparece em terceiro lugar, com 10,1% e Marina Silva (PV) alcança 8,1% da preferência dos eleitores. O percentual de votos brancos e nulos foi de 7,7% e 9,1% das pessoas ouvidas não souberam ou não responderam. A pesquisa, encomendada pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada de São Paulo, foi realizada entre os dias 5 e 9 de abril, em 136 municípios de 24 Estados, e ouviu 2 mil pessoas. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. O levantamento foi registrado junto ao Tribunal Superior Eleitoral sob o número 7594/2010, em 05 de abril.
Segundo a pesquisa, quando a lista de candidatos exclui Ciro Gomes (PSB), José Serra (PSDB) tem 36,8% da preferência, Dilma Rousseff (PT), 34%, e Marina Silva (PV), 10,6%. Nesse cenário, os votos brancos e nulos somam 9,1% e 9,5% dos eleitores consultados ficou sem responder.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Entrevista da Secretária Estadual de Turismo

Érica Drumond, fala do turismo em Minas e cita a importância do Circuito das Águas.

13 de abril: Dia do Beijo


SINTAM-SE BEIJADA(O)S.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Novo blog


A Secretaria Municipal de Cultura estreia um novo blog para Cambuquira.
Acesse: http://culturacambuquira.blogspot.com/
e saiba das noticias sobre arte e cultura.

Prefeito recebe agricultores.


Foto: Thiago de Assis

Hoje pela manhã, acompanhados do vereador Juninho Coelho (PSDB), agricultores cambuquirenses foram recebidos, em audiência, pelo Prefeito Municipal.

Somente assim eles chegam lá.


Foto: Globo Esporte

Quarenta e dois minutos do segundo tempo. Após um escanteio, Willians corta a bola com o braço após a cabeçada de Thiago Martinelli, dentro da área. O árbitro João Batista de Arruda, que estava a 5 metros do lance, nada marca. Urubu 2 x 1 Vasco. Mais uma vez o urubu ganha no apito..

domingo, 11 de abril de 2010

Olá, Turista!


O prazo de inscrições do programa Olá, Turista! vai até o dia 30 de junho. Os interessados devem solicitar diretamente à sua organização, sindicato, cooperativa ou associação, o código de acesso para realizar a inscrição no portal do Ministério do Turismo (MTur). É importante observar, porém, que as matrículas valem apenas para profissionais de entidades já cadastradas.
As entidades ligadas ao turismo que ainda não fizeram o cadastro no Olá, turista! podem se cadastrar no pela Internet e solicitar vagas para os seus profissionais. Entre no site http://www.olaturista.org.br/main.jsp?lumPageId=40288081223C8AF60122669599343C10 e faça o cadastro.
Os cursos online são compostos de três módulos – Básico, Regional e Profissional - que poderão ser concluídos até 31 de dezembro de 2010. O conteúdo foi desenvolvido especialmente para taxistas, recepcionistas, garçons, balconistas, mensageiros, guias e outros profissionais do turismo. Para fazer a sua matrícula, acesse:www.olaturista.org.br.
Mais de 160 profissionais ligados à Associação das Operadoras de Turismo (Braztoa) já se inscreveram nos cursos do programa Olá, turista!, uma parceria do MTur e da Fundação Roberto Marinho.

OLÁ, TURISTA!
O Olá, Turista! oferece cursos de inglês e espanhol gratuitos e a distância para quem trabalha em atividades ligadas ao setor turístico. A Copa do Mundo de 2014 fará com que milhares de turistas estrangeiros venham ao Brasil. E quanto melhor for a comunicação com os visitantes, maiores serão as possibilidades de negócios.
Ao todo, o programa capacitará 80 mil atores da cadeia turística. O objetivo é oferecer atendimento de qualidade aos 600 mil turistas estrangeiros esperados para a Copa do Mundo de 2014.

sábado, 10 de abril de 2010

Audiência Pública






Fotos: Vanessa Junqueira

Realizou-se hoje na Prefeitura Municipal, audiência pública para a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentária e Plano Plurianual.
Foram apresentadas diversas sugestões que servirão de base para a elaboração dos documentos em questão.
Na ocasião, as diversas secretarias fizeram suas prestações de contas e apresentaram as perspectivas para o futuro.

Blog MENTIROSO!

Um certo blog intitulado "Imprensa Amarela" publicou a seguinte matéria:
"KAKA É OBRIGADO A DEVOLVER VERBA

A prefeitura de Cambuquira foi obrigada a restituir R$79 mil que recebera do Estado para construção de 29 banheiros destinados a famílias carentes.

Auditoria do governo estadual constatou que a obra, iniciada pelo ex-prefeito Marcos Vinícius (PSDB) em fins do mandato de 2008, não teve continuidade na gestão atual de Evanderson Kaka Xavier (PT). Somente 18 módulos foram construídos.

O laudo conclui: “o município não atendeu aos princípios de qualidade, eficiência e eficácia, além de não ter contemplado todas as 29 famílias (previstas)”".


Os fatos:
Realmente a Prefeitura foi obrigada a devolver a verba.
A Mentira
Todo o processo de licitação e construção foi efetuado e dado como concluído na gestão do prefeito Marcos Vinicius (PSDB), tanto que após a devolução dos recursos, a Prefeitura Municipal entrou com representação junto a Coordenadoria de Justiça de Crimes efetuados por Agentes Públicos, para que o ex-prefeito devolva aos cofres públicos a quantia supostamente gasta.

A chamada imprensa amarela continua com sua mentiras e balelas.

O interessado em saber a verdade dos fato poderá solicitar informações ao Ministério Público (Fórum de Cambuquira), Coordenadoria de Crimes cometidos por Agentes Públicos (Belo Horizonte) ou Procuradoria Geral da Prefeitura Municipal de Cambuquira.

Toda e qualquer oposição é saudável, mas com mentiras...

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Rua Santos Dumont será pavimentada.


Foto: Thiago de Assis

A Rua Santos Dumont, conhecida como Rua da Mata, terá sua pavimentação com bloquetes iniciada nos próximos dias.
Mais uma obra da Prefeitura Municipal.

Pista de skate já é realidade


Foto: Google

Os skastistas cambuquirenses já podem comemorar. A licitação foi concluída e os recursos já estão depositados em conta na Caixa Econômica.
Nos próximos dias as obras começam.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Prefeito recebe visita de alunos da Escola Estadual Maria Umbelina





Fotos: blog

Um grupo de alunos da Escola Maria Umbelina esteve hoje na Prefeitura onde puderam entrevistar o Prefeito Kaka.
Três "repórteres" miris anotavam as respostas do prefeito.

terça-feira, 6 de abril de 2010

O melhor da música






Fotos: Vanessa Junqueira

Sábado, no Espaço Sinhá Prado, aconteceu um grande show de música, reunindo músicos cambuquirenses, com o Tema Trio formado por Antonio Carlos (bateria), Marquinhos (teclado) e Guilherme (baixo), além de Wander (violão) e Dimas (violão e voz) que apresentaram o melhor da bossa nova.

Após a apresentação dos cambuquirenses, coube a Filó Machado dar o espetáculo. Acompanhado de Thiago do Espírito Santo (baixo) e Serginho Machado (bateria) Filó cantou composições próprias e em parceria com a cambuquirense Judith de Souza, além de outras canções de autores nacionais, levando o público que lotou o Sinhá Prado ao delírio.

domingo, 4 de abril de 2010

Memória


Publicada na Revista da Semana
Maio de 1915

Dilma a 3 pontos de Serra em disputa pela Presidência


Rio de Janeiro, 4 abr.- O pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, lidera a pesquisa de intenções de voto para o cargo divulgada hoje pelo instituto Vox Populi, mas sua vantagem para a pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, agora é de apenas três pontos percentuais.

Segundo o levantamento, encomendado pela rede de televisão "Bandeirantes", o percentual de intenções de voto para Dilma subiu de 27% em janeiro para 31% em março, enquanto Serra ficou em 34% nos dois estudos.
De acordo com o Vox Populi, Ciro Gomes, do PSB, recebeu 10% das intenções de voto para presidente, enquanto Marina Silva, do PV, obteve 7%.

sábado, 3 de abril de 2010

Me orgulho da Estrela


Cara Paula,

Li em um blog da cidade seu desabafo e quero lhe dizer que dos meus também 59 anos e meio, uma das coisa que mais orgulho é da estrela que carrego no peito.

Você falou dos tempos árduos da ditadura militar de seu sofrimento, imagino que tenha sido presa e torturada como eu fui. Imagino que tenha sido obrigada a se ausentar do País, como eu fui.

Não era fácil realmente, ser oposição naquela época. Hoje a oposição pode falar o que quiser. Isto é democracia conquistada à duras penas.

Pois bem, me orgulho da estrela porque o governo da estrela:

1) reduziu a inflação de 12,5% (2002) para 5,9% (2008) ao ano; a taxa média anual de inflação no governo Lula (6% ao ano) é menos da metade da que tivemos no governo FHC (12,5% ao ano);

2) aumentou o salário mínimo para o seu maior patamar em 40 anos, com um aumento real de 46%;

3) reduziu a relação dívida/PIB de 55,5% para 37% do PIB;

4) acumulou um superávit comercial de US$ 229 Bilhões;

5) pagou toda a dívida com o FMI e com o Clube de Paris e o Brasil se tornou credor do FMI, algo inédito na história do país, para quem emprestou US$ 10 Bilhões;

6) reduziu o déficit público nominal de 4% do PIB (2002) para 1,5% do PIB (2008);

7) ampliou a capacidade de investimentos do Estado; Os investimentos do governo federal e das estatais em 2009 foram R$ 90 Bilhões;

8) aumentou as exportações de US$ 60 Bilhões/ano (2002) para US$ 198 bilhões/ano (2008) acumulando um crescimento de 230% em 6 anos;

9) aumentou as reservas internacionais líquidas de US$ 16 Bilhões (2002) para US$ 209 Bilhões (2009);

10) ampliou o Pronaf de R$ 2,5 Bilhões/ano (2002) para R$ 12,5 Bilhões/ano (2008);

11) a concentração de renda e as desigualdades sociais diminuíram sensivelmente; o índice de Gini atingiu o menor patamar da História;

12) gerou 7,7 milhões de empregos formais entre 2003/2008;

13) reduziu o percentual da população brasileira que vive abaixo da linha de pobreza de 28% (2002) para 19% (2006), segundo o IPEA;

14) elevou os gastos sociais públicos para 18% do PIB;

15) o BNDES emprestou R$ 92 Bilhões em 2008 para o setor produtivo, contra cerca de R$ 20 Bilhões em 2002;

16) fez o Brasil se tornar credor externo, com um saldo positivo de US$ 23 Bilhões, algo inédito na História do país;

17) criou programas sociais inclusivos, como o Bolsa-Família, ProUni, Brasil Sorridente, Farmácia Popular, Luz Para Todos, entre outros, que beneficiaram aos pobres e miseráveis;

18) iniciou novas grandes obras de infra-estrutura (rodovias, ferrovias, usinas hidrelétricas, etc) financiadas tanto com recursos públicos como privados. Exemplos: Usinas do Rio Madeira, Transnordestina, Ferrovia Norte-Sul, recuperação das rodovias federais, duplicação de milhares de quilômetros de rodovias;

19) anulou portaria do governo FHC que proibia a construção de escolas técnicas federais e iniciou a construção de dezenas de novas unidades e que foram transformadas em Institutos Superiores de Educação Tecnológica;

20) criou o Reuni, que iniciou um novo processo de expansão das universidades públicas, aumentando consideravelmente o número de universidades, de campus e de vagas nas mesmas;

21) os lucros do setor produtivo cresceram quase 200% no primeiro mandato em relação ao governo FHC;

22) fez o Estado voltar a atuar como importante investidor da economia. Exemplos disso: a criação da BrOI, que têm 49% do seu capital nas mãos do Estado; a compra e incorporação de bancos estaduais pelo Banco do Brasil (da Nossa Caixa, do Piauí, Santa Catarina e Espírito Santo) evitando que fossem privatizados; a participação da Petrobras em 2 grandes petroquímicas nacionais (a Braskem, com 30% do capital nas mãos da Petrobras; a Ultra, com 40% do capital nas mãos da Petrobras); o aumento da participação dos bancos públicos (BNDES, CEF, BB, BNB) no fornecimento de crédito para a economia do país;

23) elevou o volume de crédito na economia brasileira de cerca de 23% do PIB, em 2002, para 43% do PIB, em 2009;

24) criação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que prevê investimentos públicos e privados de R$ 646 Bilhões entre 2007/2010; até 2013 os investimentos previstos chegam a R$ 1,14 Trilhão;

25) reduziu a taxa de desemprego de 10,5% (Dezembro de 2002) para 6,8% (Dezembro de 2008);

26) reduziu os gastos públicos com pagamento de juros da dívida pública para 5,9% do PIB (em 2008),representando uma queda de cerca de 36% quando comparado com o segundo mandato de FHC.

Por essas e outras, Paula, que me orgulho da estrela que carrego no peito.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Página de eventos do UAI (O Estado de de Minas) publica evento em Cambuquira

Até a página Divirta-se do site UAI, publica a realização do show Bossa Nova & Jazz de amanhã em Cambuquira, enquanto certos blogs que se dizem defensores da cidade preferem ignorar este evento de nível internacional.

Confira: http://www.new.divirta-se.uai.com.br/html/capa_eventos/capa_eventos.shtml

Benedita Cine Clube: Amanhã 16 horas.



Tom Zé nasceu em Irará, no interior da Bahia. Lá aprendeu a tocar violão e começou a fazer suas primeiras canções, que eram sobre pessoas e acontecimentos locais. Apesar de não considerar sua voz propícia para o canto, Tom Zé mudou-se para Salvador e conseguiu uma bolsa para cursar a Faculdade de Música da Bahia. Em 1968 foi a São Paulo, levado por Gilberto Gil, para integrar-se ao movimento tropicalista. Porém, pouco após ganhar o festival de música da TV Record com a canção "São Paulo, Meu Amor", Tom Zé caiu no esquecimento, por manter-se fiel aos seus ideais. Foi apenas nos anos 80 que Tom Zé foi redescoberto, quando o artista David Byrne lançou alguns de seus discos fora do país. A partir de então Tom Zé passou a ter uma carreira sólida no exterior, onde tornou-se mais popular do que dentro de seu próprio país.

Um filme imperdível.

E após o filme, às 20 horas, Bossa Nova & Jazz, com Tema Trio e Filó Machado.

Parque das Águas: Caixa libera a licitação para a 1ª Fase



Foto: Maíra Almeida


"Ofício nº. 323/2010/ SR Sul de Minas

Poços de Caldas, 2 de abril de 2010.
À
Sua Excelência o Senhor
Evanderson Xavier
Prefeito de Cambuquira
Avenida Virgílio de Melo Franco, 555 - Centro
CEP: 37420-000 – Cambuquira/MG

Assunto:Solicitação de Processo Licitatório
Ref.: Contrato No. 0299.965-75 - GESTOR: MTur
PROGRAMA: Turismo Social no Brasil

Excelentíssimo Senhor Prefeito

1 Informamos análise favorável do projeto apresentado à CAIXA para prosseguimento do contrato supracitado. Desta forma, solicitamos encaminhar os documentos do processo licitatório".
Atte,

Rafael Nobre Porto
Técnico Bancário Superior
REDUR/PC

Maria Auxiliadora Silva Prado
Gerente
REDUR/PC


Através do Ofício transcrito acima a Caixa Econômica Federal deu parecer favorável para a licitação da 1ª Fase para as obras de revitalização do Parque das Águas.

Assim, já na próxima semana a Prefeitura Municipal deverá publicar o edital de licitação, cujo valor é de R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais), que serão aplicados na reforma das fontes, construção de nova portaria informatizada, academia para terceira idade, novo parque infantil, adequação do piso, entre outras.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Sete dicas para economizar água



Encontrei hoje no Yahoo este texto de autoria de Carol Ribeiro e pela sua importância estou reproduzindo.

"Feche a torneira, esse é o ponto. Impossível economizar água com a torneira aberta, certo? Eu sei, você tem que lavar a louça, escovar os dentes, lavar as mãos e toda essa questão de higiene pertinente aos trópicos. OK. Se não consegue fechar a torneira pelo menos tente diminuir sua vazão. Como assim? Feche o registro e reduza a pressão. Acha radical? Eu acho razoável.

Vou te contar um segredo: a água não nasce na torneira. Existe um longo percurso entre a chuva e o hidrômetro, e posso garantir: é você quem paga por isso. Para os dentes, use a técnica do copinho: 300 ml são suficientes para manter a boca limpa. Se não quer ter tanto trabalho, pelo menos feche a torneira durante a escovação. Este texto já está batido e não dá pra ficar repetindo sempre a mesma coisa, vamos combinar?

Para lavar as mãos a mesma coisa: ensaboe com a torneira fechada, ou ainda, dependendo da situação, deixe um pote com água limpa pelo meio e reúse algumas vezes, não faz mal a ninguém; depois, jogue a água no jardim. Ao lavar a louça ensaboe tudo primeiro, use um pouco de água quente. Seja inteligente, faça a diferença.

Conserte os vazamentos
Troque a borrachinha, chame o zelador, faça alguma coisa. O que não dá é pra ficar com esse pinga pinga, esse chove não molha. Se liga. Se você não é capaz de bancar o encanador e aproveitar seus músculos e seus miolos para dar um ponto final nessa estória. Se não é capaz de um “faça você mesmo” sozinho, pague um profissional e dê fim aos vazamentos. Prometa.

Enquanto isso vamos esperar que os órgãos competentes também o façam, eu tenho certeza que o Brasil é penta campeão em vazamento de água tratada. Gol contra!

E você? Conserte a maldita válvula hidra que já deveria estar banida, livre seu condomínio deste desperdício. Se todos colaboram todos ganham. A união faz muito mais que açúcar. Vê se não amolece e tome tento. Água que vaza, vida que atrasa. Comprometa-se com o futuro.

Encurte o banho
Tenho lá minhas teorias indígenas e, diferente de qualquer europeu, não dispenso o banho diário. Amo a água farta de meus antepassados. Sei que é o pouco que me resta de um contato mais íntimo com a natureza, água que sou. Mas também prezo o sol, a lua, as estrelas, um banho de ervas, um banho de chuva.

Como economizar? Simples. Divida seu banho em três partes: primeiro molhe a cabeça, os cabelos, o corpo. Deixe a água escorrer um pouco, aproveite para passar o xampu e desligue o chuveiro. Desligue mesmo, não minta pra você. Com o chuveiro fechado termine de lavar os cabelos (não se esqueça de usar uma quantidade pequena de shampoo pra contaminar menos o planeta). Ligue a água novamente e enxague a farta cabeleira, desligue. Com sua esponja favorita, ensaboe o corpo calmamente, lave bem as partes, fique cheirosinho, cheirosinha, igual um Gianecchini na novela, todo ensaboado.

Depois, finalmente a etapa derradeira do enxague. Deixe a água rolar sobre seu corpo, varrendo a sujeira, a fuligem, o suor, a poeira, enquanto pode agradecer o fato de ter nascido brasileiro e viver longe do sertão. Se percebermos os desertos do mundo valorizaremos mais a abundância local. Quem valoriza não desperdiça!

Reúse e abuse
A água que sai da lavadora de roupas pode e deve ser reutilizada para lavar pisos, banheiros, cozinha, quintal, cocô de cachorro etc, etc,etc. Tenha criatividade. Eu lavo as roupas sujas com a água limpa do enxague, e não tenho problemas com isso. Aproveito para fazer musculação carregando uns baldes. Tenho orgulho de guardar a água e reusar, sou feliz por ter aprendido com quantos baldes se faz uma caixa d’água. Sou feliz porque sei onde nasce a água e o caminho que ela percorre até minha sede. Se soubesse tudo o que sei antes, antes faria tudo o que faço hoje. Contribuo. Economizo.

Calçadas
Nunca lave as calçadas com água potável. Por mim, a partir de ontem, empurrar folhas com a pressão da água seria crime inafiançavel, sujeito à pena de morte por afogamento no mar. Que que é isso? Lavar calçada com água tratada? Tá louco!

Se não consegue se livrar dessa mania de limpeza e tem porque tem que deixar a frente da casa livre das folhas das árvores, se isso te incomoda tanto, use a cabeça e a vassoura. Água, jamais!

Um dia o cobrador vai lhe avisar que água passou a custar vinte vezes mais caro. Quero saber quanto você estará disposto a pagar por este ato inadequado. Vai mesmo pagar pra ver? A fatura pode chegar para os seus netos. Felizmente há quem prefira manter a consciência limpa e as flores na calçada.

Lava-carro
Bem, aqui temos dois problemas: o carro e o dono. Diria radicalmente que você deveria se livrar logo do carro, isso sim é desapego e economia, mas se você pensa que não vai viver sem carro como os seus antepassados, pelo menos respeite as próximas gerações e não passe o domingo com a mangueira em punho, na frente da sua casa, vestindo seu traje mais tosco, lavando sua máquina com água de beber.

A água potável é um bem sagrado, e deve ser consumida com parcimônia por necessidade. Água tratada custa caro e a sarjeta certamente não é seu melhor destino.

Mas, se você não consegue ficar sem lavar o carro em sua exibição dominical, reúse a água servida; use baldinho, buchinha, paninho. Dez litros. Você vai fazer sucesso e ficar bem na fita.

Amarre a mangueira
Mesmo para regar o jardim podemos impor algumas regras, e olha que neste item peco, porque, para mim, as plantas vem em primeiro lugar. Mesmo assim prefiro regar no comecinho da noite ou antes do sol sair completamente. Regas com o dia ainda quente evaporam mais água e são bem menos eficientes.

Existem países onde o uso da água em ambientes externos durante o dia é punido com multas pesadas. Existem países onde falta água potável para o ser humano beber.

Agradeço novamente por viver neste país tropical sobre o aquífero Guarani. Apenas não me iludo, sei que não vão inventar mais água no planeta, e que o que temos é tudo o que temos: mares, geleiras, nuvens e chuvas, é assim toda a nossa água.

Ponha a mão na massa! Aproveite esse tempo para refletir se vale a pena “lavar as mãos” e deixar tudo como está, ou se é melhor aprender com a água a desviar dos obstáculos. Procure não ser cabeça dura, economize já o que já não era sem tempo. Água pura é coisa rara: use com moderação".