domingo, 28 de fevereiro de 2010

Próximo filme do Projeto Cinema Popular



Prosseguindo ao Projeto Cultural "Cinema Popular" a Secretaria de Cultura da Prefeitura Municipal de Cambuquira irá apresentar no próximo dia 27 de março, o filme "Anjos do Sol" que é um filme brasileiro que trata sobre a exploração sexual comercial de crianças e adolescentes. É o primeiro filme de Rudi "Foguinho" Lagemann.
Logo em sua primeira sessão pública, realizada durante o Miami International Film Festival, arrematou o prêmio do júri popular para Melhor Longa de Ficção Ibero-Americano.
No elenco estão, entre outros, Antonio Calloni, Vera Holtz, Chico Diaz,Roberta Santiago, Otávio Augusto, Mary Sheyla, Darlene Glória (no papel da cafetina Vera), Bianca Comparato e a estreante Fernanda Carvalho, a protagonista, que tinha apenas onze anos na época das filmagens.
A trilha sonora original conta com composições do gaúcho Flu, Felipe Radicetti e de Nervoso.
Foi lançado no Brasil em 18 de agosto de 2006 e nos Estados Unidos (Nova Iorque) em 11 de agosto de 2006.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Pesquisa Datafolha: "Dilma cresce e já encosta em Serra"


Foto: Frank Douglas

A edição deste domingo do jornal Folha de São Paulo, já nas bancas, publica a nova pesquisa Datafolha e traz na manchete: "Dilma cresce e já encosta em Serra".

A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro e aponta que a pré-candidata do PT, a ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, atingiu 28% das intenções de voto. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), tem 32% das intenções.
A diferença entre Dilma e Serra caiu de 14 para 4 pontos percentuais, em comparação com a última pesquisa do Datafolha, publicada em dezembro do ano passado. Dilma Roussef apresentou crescimento de 5 pontos percentuais e consolidou sua curva ascendente, não importando o cenário nem quais são os candidatos em disputa.

A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em um cenário em que Serra está no limite mínimo, e Dilma, no máximo, os dois estariam tecnicamente empatados. Mas, segundo o Datafolha, essa hipotese é "raríssima".

Na simulação do segundo turno, o tucano registra 45% contra 41% da petista. Na pesquisa de dezembro, a diferença era de 15 pontos, na mais recente, ela caiu para 4.

A pesquisa, que entrevistou 2.623 pessoas de 16 anos ou mais, demonstrou a estagnação de Ciro Gomes e Marina Silva: Ciro Gomes, do PSB, tem 12% e Marina, do PV, 8%.

A aprovação do presidente Lula segue recorde, com 73% de ótimo/bom. Na pesquisa espontânea o presidente é cada vez menos apontado como candidato à presidência, a queda foi de 20% para 10%.

Fonte: Terra Magazine

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Sábado: Dia de cinema.


O FILME "A CULPA É DO FIDEL" QUE SERIA APRESENTADO NO PARQUE DAS ÁGUAS, FOI TRANSFERIDO PARA O SALÃO NOBRE DA PREFEITURA.
PORTANTO: HOJE (SÁBADO) 27 DE FEVEREIRO, 20 HORAS, NO SALÃO NOBRE DA PREFEITURA.


A Culpa é do Fidel!
titulo original: (La Faute à Fidel)
lançamento: 2006 (França) (Itália)
direção: Julie Gavras
atores: Nina Kervel-Bey , Julie Depardieu , Stefano Accorsi , Benjamin Feuillet , Martine Chevallier
duração: 99 min
roteiro:Julie Gavras, com colaboração de Arnaud Cathrine, baseado em livro de Domitilla Calamai
produção:Sylvie Danton
música:Armand Amar
fotografia:Nathalie Durand
figurino:Annie Thiellement
edição:Pauline Dairou
sinopse:
Anna de la Mesa (Nina Kervel-Bey) tem 9 anos, mora em Paris e leva uma vida regrada e tranqüila, dividida entre a escola católica e o entorno familiar. O ano é 1970 e a prisão e morte do seu tio espanhol, um comunista convicto, balança a família. Ao voltar de uma viagem ao Chile, logo após a eleição de Salvador Allende, os pais de Anna estão diferentes e a vida familiar muda por completo: engajamento político, mudança para um apartamento menor, trocas constantes de babás, visitas inesperadas de amigos estranhos e barbudos. Assustada com essa nova realidade, Anna resiste à sua maneira. Aos poucos, porém, realiza uma nova compreensão do mundo.

ABI: A vírgula





Excelente a campanha da Associação Brasileira de Imprensa

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Lançamento oficial do projeto “Cidades Culturais – Identidades Brasileiras”






(Fotos: Prefeitura de Varginha e Frank Douglas)

Na manhã desta terça-feira, o Ministro João Luiz Silva Ferreira, carinhosamente chamado de Juca Ferreira, esteve em Varginha para fazer o lançamento oficial do projeto “Cidades Culturais – Identidades Brasileiras” que foi lançado, pela primeira vez no país.

Durante evento, que aconteceu no Clube Campestre em Varginha, o Ministro falou sobre os investimentos do governo federal na cultura e dos avanços no ministério. “Segundo a ONU, todo governo deve investir no mínimo 1% de sua arrecadação em cultura. Isso nunca foi feito no país até este governo, que aumentou de 500 milhões para mais de 2 bilhões de reais os recursos destinados as mais diversas manifestações culturais. Cheguei a ouvir em seminários que o país não precisava investir em muitos municípios porque o polo cultural do Brasil estava no eixo Rio, São Paulo. É um tipo de pensamento vergonhoso e o governo Lula vem provar a descentralização dos recursos com ações deste tipo, como a de hoje, que privilegia os municípios e a riqueza cultural de todo nosso povo”, disse Juca Ferreira.

O Ministro falou ainda da intenção do governo de implantar bibliotecas em todas as cidades brasileiras e da mudança da visão de crescimento. “Muitos tem o pensamento equivocado de acreditar que o crescimento de uma nação faz-se apenas de obras, empresas e estrutura física. O crescimento passa fundamentalmente pela cultura e educação, que são alicerces fundamentais da legítima democracia” acrescentou o Ministro.

Após o discurso de Juca Ferreira, várias foram as falas de apoio a implantação do projeto no Sul de Minas. Falaram o presidente da ABM Luiz Alberto Muniz; o Secretário Geral e Diretor Executivo da ABM, José Carlos Rassier; o reitor do Centro Universitário do Sul de Minas, Stefano Gazzola e o presidente da AMBASP, Argemiro Rodrigues Galvão.

Após os discursos, ministro e presentes, assistiram uma apresentação do músico Raimundo Andrade que cantou a beleza da cultura mineira contanto com a participação muito especial do grupo musical, mantido pelo Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (CDCA), Batukalata.

Encerrada a manhã de pronunciamentos, Juca Ferreira e autoridades da região, almoçaram o Clube e logo após, ministro e assessores seguiram para Brasília.

Durante toda a tarde, os inscritos no 1º Seminário Nacional de Gestão Pública 2010, continuaram os trabalhos de debates, palestras e oficinas do projeto “Cidades Culturais – Identidades Brasileiras”.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

1º Seminário Nacional de Gestão Pública 2010


(Foto: Prefeitura Municipal de Varginha)

Começou hoje, no Polo Regional de Atendimento ao Professor, em Varginha, o 1º Seminário Nacional de Gestão Pública 2010, que integra o calendário de atividades da Associação Brasileira de Municípios (ABM) em parceria com a Caixa Econômica Federal.
Várias autoridades, gestores culturais, técnicos, servidores públicos municipais não só de Varginha como de cidades da região, representantes de órgãos estaduais e federais além de representantes de universidades e ONGs, estavam presentes no evento que teve a abertura realizada pelo Secretário Geral e Diretor Executivo da ABM, José Carlos Rassier e também pelo prefeito Eduardo Carvalho “Corujinha”.
Fizeram parte também da cerimonia de abertura do evento, Heloisio Domenichini, Secretário Executivo da AMABASP, Claudia Gontijo, representante da FUNASA e o vereador Rogério Bueno,
O Seminário, que tem por objetivo apresentar as diretrizes e planos do projeto “Cidades Culturais” para os municípios, está sendo realizado, pela primeira vez no país, na cidade de Varginha, mas conta com a adesão de outros 23 município no Brasil.
Durante todo o dia de hoje foram realizadas palestras e oficinas de capacitação, com a finalidade de orientar os técnicos e gestores municipais com relação aos procedimentos gerenciais e administrativos necessários para agilizar a celebração e gestão de convênios com o governo federal, que conta com a parceria da Caixa Econômica Federal como agente financeiro.
Amanhã, 23 de fevereiro de 2010,, o lançamento oficial do projeto “Cidades Culturais” em Varginha culminará com a presença do Ministro da Cultura, João Luiz Silva Ferreira, que além de fazer a lançamento oficial do projeto na cidade, ministrará uma palestra com o tema: “Os programas e projetos do Ministério da Cultura para o Municípios – Projetos Cidades Culturais – Identidades Brasileiras / Ações do MINC.
Amanhã, o lançamento do projeto e as palestras acontecem no Clube Campestre de Varginha, a partir das 09h.
Estarão presentes ao lançamento, O prefeito Kaka e o Secretário Municipal de Cultura de Cambuquira, este último representou a Prefeitura nos eventos realizados hoje.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Novo Diretório do PT toma posse

Tomou posse ontem, 20, o novo Diretório Municipal do PT eleito em novembro.

Em cerimônia realizada nos salões do Hotel Brasília, João Batista tomou posse como novo Presidente do DM/PT de Cambuquira, a reunião que durou cerca de quatro horas foi recheada de depoimentos emocionantes sobre a trajetória do partido na cidade.

Aproveitando a ocasião, o prefeito Kaka expôs a situação da Prefeitura e anunciou os projetos para 2010.



O vídeo acima é institucional sobre os 30 anos do Partido dos Trabalhadores

Em próximas edições do blog, postaremos as fotos da posse do novo Diretório.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Deu no blog do Tutty Vasques


Com o fim do HORÁRIO DE VERÃO, José Roberto Arruda vai ficar uma hora a mais na cadeia neste sábado. Pense nisso quando atrasar seu relógio!

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Multidão lota a Rua Direita


Foto: gentilmente cedida por Sylvio Brito
Cerca de oito mil foliões acompanharam o bloco Arrependidas, na noite de segunda.

Escola de Samba Mirim "Cidade Encantada"

Grupo Chega Mais - Domingo de Carnaval

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Chorinho na Rua Direita

Carnaval 2010: Público lota a pista.



(Fotos: Secretaria Municipal de Cultura)
O público lotou a rua em frente ao Parque das Águas na primeira noite de carnaval em Cambuquira.
A Banda Tempero Baiano está animando o show que começou a meia-noite e promete varar a madrugada.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Tentativa de incêndio na mata


Vários focos de incêndio foram constatados esta manhã na mata do Parque, com toda a características de terem sido provocados. A Prefeitura acionou as autoridades responsáveis, o fogo foi controlado e os fatos serão apurados.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Tá maluco?





O ex-vereador Luiz Sérgio de Souza Reis, cassado por improbidade administrativa, ao tomar conhecimento de que houve "Carnaval" em Postos da Saúde da Família, publicou em seu blog:
"Hoje desde cedo (isso 7:20) o posto de saúde(Lavra e Regina Coeli), vem comemorando o carnaval. Até ai tudo bem, mas no posto de saúde ?
Como diz o enzo, ah, uuh, eu tô malucoooo!"

Será que esse cidadão (?) tem alguma moral para criticar alguma coisa?
Se assistisse os noticiários televisivos veria que em vários hospitais do País ocorreram "gritos de carnaval", que serve até como terapia aos doentes, principalmente as crianças.
Como diria o saudoso Sérgio Porto: "Vá pentear macacos ao invés de arrotar besteiras por aí!"
(Fotos do Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis; Hospital Residencial do Mar, em Vitória/ES; Hospital de Urgência de Teresina Dr. Zenon Rocha e Hospital Infantil Albert Sabin, de Fotaleza/CE)

Carnaval: Brinque com responsabilidade.

Garota Verão 2010



A TV Alterosa está promovendo o concurso Garota Verão 2010, duas representantes de Cambuquira estão concorrendo, Raquel de Freitas e Priscila Alves.
Acesse http://www.alterosa.com.br/varginha/html/caderno_garotaveraocandidatas2010/caderno_garotaveraocandidatas2010.shtml
e vote em uma das duas candidatas.
Vamos eleger uma cambuquirense!

Criançada dá inicio ao Carnaval em Cambuquira





(Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cambuquira)

A criançada cambuquirense tomou a Avenida Virgílio de Melo Franco nessa manhã de sexta-feira e "oficialmente" deu inicio ao carnaval da cidade.

Engenharia da Caixa Econômica faz vistoria no Parque




(Fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cambuquira)

A última etapa para a liberação dos recursos para a reforma do Parque das Águas foi realizada na última quinta-feira, com a vistoria realizada pelo engenheiro designado pela CEF.
Em conversa com o prefeito, o engenheiro Gustavo, prestou todos os esclarecimentos necessários para a agilização da reforma.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Por 12 votos a 2, STJ decreta prisão do Governador do Distrito Federal


Por 12 votos a 2, os ministros da Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiram nesta quinta-feira (11) pela decretação da prisão preventiva do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido, ex-DEM), suspeito de envolvimento em esquema de corrupção que envolve membros do governo, deputados e empresários.

A Corte Especial do STJ também decretou a prisão de mais quatro envolvidos em suposta tentativa de suborno ao jornalista Edmilson Edson dos Santos, conhecido como Sombra. Arruda teria proposto o pagamento de propina na tentativa de fazer com que Sombra mentisse em depoimento à Polícia Federal.

A assessoria do governador Arruda disse que ele vai se entregar à PF.

De acordo com a decisão do STJ, também serão presos Rodrigo Arantes, sobrinho e secretário do governador, Welinton Moraes, ex-secretário de governo, o ex-deputado distrital Geraldo Naves (DEM), que agora é suplente, e Haroaldo Brasil Carvalho, ex-diretor da Companhia Energética de Brasília (CEB).

As prisões foram pedidas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), sob o argumento de que Arruda e os demais estariam atrapalhando o curso das investigações sobre o chamado mensalão do DEM de Brasília.

O ministro do STJ Fernando Gonçalves, que preside o inquérito do mensalão do DEM, afirmou haver "indícios" que justificam a prisão preventiva do governador. "Há indícios de ameaça à ordem pública e à instrução criminal pela corrupção de testemunha", disse Gonçalves, em seu voto. "Está caracterizada a falsidade ideológica e corrupção de testemunha, o que justifica a prisão preventiva", disse o ministro.

Em parecer enviado ao STJ, assinado pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e pela subprocuradora Raquel Dodge, que atua no caso, ambos defendem que as prisões são necessárias para que sejam mantidas a “ordem pública a instrução criminal”.
Tentativa de suborno

Na quarta-feira (3), o funcionário aposentado da Companhia Energética de Brasília (CEB) Antonio Bento da Silva, suposto emissário do governador Arruda, foi preso em flagrante pela Polícia Federal ao tentar subornar Edson Sombra. O jornalista denunciou o caso à Polícia Federal e fez gravações do processo de negociação

Em depoimento à PF, Sombra disse que Arruda, através do intermediário, teria proposto R$ 1 milhão, uma conta garantida no Banco de Brasília, e verbas para o jornal do qual é dono, em troca de apoio para prejudicar a Operação Caixa de Pandora, que investiga o suposto esquema de corrupção no DF.
Bento confirmou à PF que entregou dinheiro a Sombra. No entanto, ele disse que a articulação foi feita por Rodrigo Arantes, sobrinho e secretário particular do governador.

Os vídeos gravados por Sombra revelam a negociação de valores a serem pagos em troca de um documento no qual o jornalista afirmaria serem falsas as imagens divulgadas por Durval Barbosa, que mostram o governador, membros do governo e deputados distritais recebendo maços de dinheiro.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010


Alguns prefeitos do sul de Minas baixaram decretos proibindo a execução de funk e rap durante os festejos carnavalescos. Confesso que nenhum dos dois ritmos me agradam, mas não posse deixar de ver em Gabriel o Pensador, MV Bill, Marcelo D2, entre outros compositores de rap, grande talento.

É óbvio que a maioria das composições de funk brasileiro é de extremo mau gosto. Mas daí censurar é voltar aos tempos negros dos regimes de exceção.

O que precisamos, e isto é uma obrigação do governante, é de levar uma educação de qualidade, onde entre outras coisas, se mostre ao jovem a música de boa qualidade. Enquanto a população não toma conhecimento da boa música, continuará a ouvir as excrescências que as rádios tocam e como não possuem parâmetros para julgar o bom do ruim, acabam gostando do que ouvem.

Censura, nunca mais.

O exercício e a manifestação do pensamento gozam de plena liberdade, como fundamento de uma sociedade democrática, compreendendo, como decorrência lógica, a liberdade de expressão.

“Proibir a livre manifestação do pensamento é pretender a proibição do pensamento e. consequentemente. obter a unanimidade autoritária. arbitrária e irreal.”
A sacralização da liberdade de pensamento, se justifica como essencial ao pleno desenvolvimento intelectual dos indivíduos, não cabendo ao Estado, ou a qualquer um, invadir este espaço privativo do ser ou restringi-lo de algum modo, caso contrário se caracterizaria a servidão absoluta, a extinção da pluralidade, das discordâncias e das contradições, redundando em uma famigerado homogeneização compulsório das consciências.

Muito a propósito, cabe lembrar as célebres palavras do Juiz Jackson, a respeito da liberdade de pensamento e opinião:
“Quem começa a eliminar coercitivamente as discordâncias. logo a seguir estará exterminando os que discordam.”

E quem defende esta prática arbitrária e inconstitucional é no mínimo, “uma viúva da ditadura”.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Site da Prefeitura


Aproveitando o Carnaval, entra no ar, em caráter experimental, o site da Prefeitura Municipal de Cambuquira, http://www.cambuquira.mg.gov.br/.
Em breve o site estará completo.

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010



Clique no cartaz e veja a programação do Carnaval 2010