terça-feira, 29 de setembro de 2009

Prêmio Porta Curtas no Festival do Rio

Foi dada a largada! Começa a maior maratona cinéfila do Brasil! E você pode curtir também em nosso blog, sem sair de casa! Durante o Festival do Rio 2009.

Faça parte do Juri Virtual:
Não fique de fora, dê o seu voto e ajude a escolher o vencedor! Além de assistir aos filmes. VEJA COLUNA AO LADO

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Começam as Obras







Conforme noticiamos ontem, a parceria da Prefeitura Municipal com o Governo do Estado começa a dar resultados. Já estão em andamento as obras de recuperação da Avenida Antonio Almeida Santos, da Galetia Fluvial do Parque das Águas, da Ponte do Pico Paco e do Calçadão ligando o Bairro Nova Estação ao Bairro Marimbeiro.

Feira de Ciências no Clóvis Salgado




O Prefeito Kaka esteve na Escola Estadual Clóvis Salgado, onde visitou a Feira de Ciências daquela instituição de ensino.
Nas fotos, vemos o Prefeito recebendo explicações dos alunos participantes e assistindo a uma das inúmeras palestras que foram apresentadas no evento.

Moeda Social


Mais uma reunião foi realizada visando a implantação da moeda social em Cambuquira.
Como já explicamos em edição de 16 de setembro, a moeda social não é um sistema alternativo e sim complementar à economia. Ela é produzida, distribuída e controlada por seus usuários. Por isso, o valor dela não está nela própria, mas no trabalho que pode fazer para produzir bens, serviços, saberes. Esta moeda não tem valor até que se comece a trocar o produto pelo produto, o serviço pelo serviço, o produto pelo serviço ou o serviço pelo produto. A moeda começa a servir como mediadora destas trocas. Ela é diferente também porque não está ligada nenhuma taxa de juros, por isso não interessa a ninguém guardá-la, mas trocá-la continuamente por bens e serviços que venham responder às nossas necessidades.
Na reunião foi diceida a ida de uma comissão à Baependi, onde já está implantada a Moeda Social, para maiores conhecimentos.

Dia da Criança


A Prefeitura Municipal recebeu do Mini Box DKR, 800 bolas de plástico, para distribuição no Dia das Crianças, que está se aproximando.
Exemplos como estes deveriam ser seguidos por todos, para que possamos trazer um pouco de alegria à nossas crianças mais carentes.
Na foto, a proprietária do Minis Box DKR com o Prefeito Kaka.

domingo, 27 de setembro de 2009

Sete Vidas


Ficção | De Marcelo Spomberg, Zé Mucinho | 2007 | 19 min
Com Christiane Tricerri, Ariel Moshe, Selton Mello, Etty Fraser, Luisa Mell, Marcelo Mansfield, Mairun Seva, Prof. Jayro, O gato Tutti
Se você acha que há pouco escritor gato, agora vai conhecer um que, ainda por cima, tem a voz de Selton Mello.
Não recomendável para menores de 14 anos


Prêmios
Melhor Filme - Júri Popular no Brazilian Film Festival of Miami 2007
Melhor Roteiro no Brazilian Film Festival of Miami 2007
10 Melhores Curtas Brasileiros do Público no Festival Internacional de Curtas de São Paulo 2007
Prêmio CTAV no Festival Internacional de Curtas de São Paulo 2007
Melhor Filme - Júri Oficial no FANTASPOA - Festival Internacional de Cinema Fantástico 2007
Melhor Roteiro no Jornada Internacional de Cinema da Bahia 2007
Menção Honrosa - Ator no Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora 2007

Começam as obras


Demonstrando que além do Governo Federal a Prefeitura de Cambuquira também tem um excelente relacionamento com o Governo Estadual, começa nessa Segunda-feira a recuperação da Avenida Antonio Almeida Santos, o calçamento entre o bairro Nova Estação e o Marimbeiro e a recuperação da galeria fluvial do Parque das Águas.
Todas as obras em parceria Prefeitura e Governo de Minas.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Cambuquira no PAC, com tratamento da água.


A Portaria nº 1.079, de 23 de setembro de 2009, da Fundação Nacional de Saúde - Funasa, considerando a importância das ações de saneamento básico para a promoção da saúde e para a prevenção e controle de doenças incluiu o município de Cambuquira no Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, para o tratamento da água da cidade.
O Projeto da Estação de Tratamento de Água, de Cambuquira - ETA, está orçado em R$ 3.346.875,01 e a primeira parcela está prevista para ser liberada em dezembro deste ano.

Conferência Municipal de Cultura


Decreto nº 1.809, de 24 de setembro de 2009

Convoca a Conferência Municipal de Cultura e dá outras providências.

O Prefeito Municipal de Cambuquira, Estado de Minas Gerais, no uso de suas atribuições e em conformidade com o Regimento Interno da 2ª Conferência Nacional de Cuultura, aprovado pelo Conselho nacional de Polítia Cultural, em 19 de abril de 2009:
DECRETA

Art. 1º - Fica convocada a Conferência Municipal de Cultura, do Munic[ipio de Cambuquira/MG, etapa integrante das Conferências Estadual e Nacional de Cultura, a realizar-se no dia 22 de outubro de 2009, sob a coordenação da Comissão Organizadora da Conferência.

Art. 2º - A Comissão Organizadora da conferência será composta da seguinte forma:
I - Coordenação-Geral, integrada pelo servidor indicado pelo Prefeito;
II - Quatro coordenações específicas, a saber:
a. infra-estrutura;
b. mobilização e divulgação;
c. recepção e credenciamento;
d. sistematização.

Art. 3º - O Regimento Interno da Conferência Municipal de Cultura de Cambuquira será o mesmo, naquilo que couber, da Conferência Nacional de Cultura, conforme anexo à este Decreto.*

Art. 4º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Cambuquira, 24 de setembro de 2009

Evanderson Xavier - Prefeito Municipal
* o Regimento Interno poderá ser retirado na Prefeitura.
Evanderson Xavier

Rádio Comunitária


Correspodência recebida da Câmara dos Deputados:

Brasília, sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Prezado(a) Antonio Almeida,

Informamos que as proposições abaixo sofreram movimentações.


TVR-01460/2009 - Submete à apreciação do Congresso Nacional o ato constante da Portaria nº 824, de 17 de dezembro de 2008, que outorga autorização a Associação Despertar para o Desenvolvimento Social, Cultural e Artístico de Cambuquira executar, pelo prazo de dez anos, sem direito de exclusividade, serviço de radiodifusão comunitária na cidade de Cambuquira, Estado de Minas Gerais.

- 24/09/2009 Apresentação do Parecer do Relator, PRL 1 CCTCI, pelo Dep. Paulo Henrique Lustosa

- 24/09/2009 Parecer do Relator, Dep. Paulo Henrique Lustosa (PMDB-CE), pela aprovação.

Este blog não pode deixar de fazer referência ao empenho do deputado Odair Cunha (PT/MG) so sentido da rápida tramitação da matéria.
Agora somente resta um passo, a votação em Plenário da CCJ e a rádio comunitária poderá iniciar suas atividades.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

'The Most Popular Politician on Earth'



Foto: Eraldo Peres / AP

A revista norte-americana Newsweek Online desta semana publica reportagem onde afirma ser o Presidente Lula, o político mais popular da terra.
A reportagem faz menção ao fato de o Brasil ter sido bem conduzido durante a crise financeira mundial e define o trabalho de Lula no Brasil como 'espetacular' e afirma que ele "resiste bem à tentação de um 3° mandato".
Leia a reportagem original em:http://www.newsweek.com/id/215941

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Parecer preliminar do Tribunal de Contas do Estado rejeita as contas do ex-prefeito


DIARIO OFICIAL DO ESTADO - PODER LEGISLATIVO - TRIBUNAL DE CONTAS - MÓDULO V

19/9/2009 - 1º CAMARA
Relator: ADRIENE ANDRADE
PRIMEIRA CÂMARA
ATA DA 28ª SESSÃO ORDINÁRIA DA PRIMEIRA CÂMARA REALIZADA AOS 15 (QUINZE) DIAS DO MÊS DE SETEMBRO DO ANO DE 2009 (DOIS MIL E NOVE).
Em 15 (quinze) de setembro do ano de 2009 (dois mil e nove), no Palácio Ruy Barbosa, sede própria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, no horário regimental, foi aberta a 28ª Sessão Ordinária da Primeira Câmara, dirigida pelo Conselheiro Presidente Antônio Carlos Andrada. Presentes os Conselheiros Adriene Andrade e Gilberto Diniz e o Auditor Licurgo Mourão. Presentes também o Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, Glaydson Santo Soprani Massaria e a Secretária Joeny Oliveira de Souza Furtado. Inicialmente foi submetida à apreciação da Câmara a Ata da Sessão anterior, tendo sido aprovada por unanimidade. Em seguida foram assinados os acórdãos, cujas súmulas serão publicadas juntamente com a presente Ata. O Auditor Licurgo Mourão foi convocado para atuação em eventuais impedimentos. Dando sequência aos trabalhos, foi iniciada a apreciação dos processos. O Conselheiro Presidente Antonio Carlos Andrada convidou para tomar assento no Plenário o Dr. Belmar Azze Ramos, Defensor Público Geral do Estado, regularmente inscrito para sustentação oral no processo de ndeg. 804549, pelo que se inverteu a ordem da pauta conforme previsto no Regimento Interno desta Corte.
A Conselheira Adriene Andrade procedeu à leitura de seu Relatório. Em seguida, o Conselheiro Presidente passou a palavra ao representante do Ministério Público junto ao Tribunal, que declinou de seu direito, e ao Dr. Belmar Azze Ramos, que efetuou sustentação oral. Na sequência, a Relatora proferiu seu voto, após o que passou-se à votação da matéria, conforme consta das Notas Taquigráficas.
PAUTA - SESSÃO DE 15 DE SETEMBRO DE 2009
RELATORA: CONSELHEIRA ADRIENE ANDRADE
781828, PRESTAçÃO DE CONTAS MUNICIPAL da Prefeitura de Cambuquira, exercício de 2008.
Parte(s): Marco Vinícius Marques Félix (Prefeito à época)
O Tribunal emitiu parecer prévio pela rejeição das contas, nos termos do voto da Conselheira Relatora.

Sem comentários.

domingo, 20 de setembro de 2009

Enquanto a Tristeza não Vem



Documentário | De Marco Fialho | 2003 | 20 min
Com Sérgio Ricardo
Ele foi galã da Bossa Nova, quebrou o violão nos Festivais, fez trilha sonora para o Cinema Novo, e agora conta o que viveu da História do Brasil. Sérgio Ricardo, um senhor talento.
LIVRE



Prêmio do Júri Popular no CineSul 2004
Melhor vídeo no MOSTRA UNIVERSITÁRIA DE VÍDEO 2005

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Reunião sobre a Moeda Social


Começou a poucos instantes no gabinete do Prefeito reunião, com representantes dos diversos segmentos da sociedade civil organizada, para discutir a possibilidade de implantação da moeda social em Cambuquira (ver matéria neste blog, de 16 de setembro)

Deu no "Estado de São Paulo" - 17/09/2009


O que é a natureza!
por Tutty Vasques, Seção: Cilada

reprodução

Uma nova pichação nos muros da região dos Jardins expõe o drama do empobrecimento das elites de São Paulo:

“Interdite sua avó antes que legalizem os bingos!”

Explica-se:

Quando a prática era livre, teve muita velhinha de família tradicional que, depois de perder praticamente tudo nas casas de jogos, começou a vender a droga dos netos para sustentar seu vício em caça-níqueis.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Abastecimento de água






Visando evitar problemas com o abastecimento de água na cidade, a equipe de obras da Prefeitura está providenciando a troca da encanação antiga, bem como limpando toda a área da Serra.

Circuito Sul Mineiro do Café






No último dia 15 de setembro foi realizada em Cambuquira mais uma etapa do Circuito Mineiro do Café, uma realização da EMATER/MG, Universidade Federal de Lavras - UFLA e Prefeitura Municipal.
O grande público presente ao CTC pode assistir a palestras e conhecer diversas iguarias culinárias a base do café.
Ao final assistitam a um show com Tarcisio da Viola.

Avenida Minas Gerais: Prefeitura irá concluir a pavimentação.



Fruto de uma planilha mal feita pela administração passada a obra de pavimentação da Avenida Minas Gerais, no Marimbeiro, foi concluída sem a parte central.
A atual administração irá agora concluir a obra uma vez que o bem estar da população é que tem de ser preservada.

Fonte do Marimbeiro





Várias administrações passaram por Cambuquira e não conseguiram resolver o problema do alagamento da Fonte do Marimbeiro. A atual administração com total apoio da Codemig e DER realizou as obras que vão impedir a ocorrência de novos alagamentos.
A política de bom relacionamento entre a Prefeitura e o Governo do Estado, mostra que acima das cores partidárias está o interesse da população e basta disposição e boa vontade que as obras acontecem.

Criança e adolescente




O prefeito Kaka sempre preocupado com o bem estar da criança e do adolescente cambuquirense, entregou ao Presidente da Câmara de Vereadores em solenidade na presença do Senhor Promotor de Justiça, Cristiano Gazal, representante do Ministério Público, o Projeto de Lei que estabelece novos parâmetros relativos à política municipal dos direitos da criança e do adolescente.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Orçamento 2010



Em concorrida reunião no Salão Nobre da Prefeitura, foi aprovada a minuta do orçamento municipal para 2010.
A participação popular, embora pequena considerando o número de habitantes foi altamente proveitosa e o texto discutido foi aprovado por aclamação dos presentes.

Moeda Social


Em reunião com dirigentes da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Cambuquira o Prefeito Kaka e sua assessoria discutiram a implantação no município da "moeda social".
A moeda social não é um sistema alternativo e sim complementar à economia. Ela é produzida, distribuída e controlada por seus usuários. Por isso, o valor dela não está nela própria, mas no trabalho que pode fazer para produzir bens, serviços, saberes. Esta moeda não tem valor até que se comece a trocar o produto pelo produto, o serviço pelo serviço, o produto pelo serviço ou o serviço pelo produto. A moeda começa a servir como mediadora destas trocas. Ela é diferente também porque não está ligada nenhuma taxa de juros, por isso não interessa a ninguém guardá-la, mas trocá-la continuamente por bens e serviços que venham responder às nossas necessidades.
No mundo de hoje, a moeda mudou o conceito do valor das coisas e dos bens, redirecionando para o valor do trabalho humano que elas representam.
É uma moeda isenta de imposto e a prova de inflação, o que é justo, pois uma hora de serviço sempre equivalerá a uma hora.
Ao fazer parte deste sistema, vai sendo criado um tecido social que integra as pessoas numa rede segura que oferece proteção contra as mudanças. A moeda social faz com que os membros da rede gastem menos com moedas correntes.
As pessoas que utilizam as moedas sociais praticam a solidariedade, a fraternidade e o amor, elas são prosumidoras, termo inventado por Alfin Toffler em seu livro A Terceira Onda, ou seja, pessoas que são ao mesmo tempo consumidoras e produtores de bens e serviços.
O dinheiro que é criado é gasto e investido localmente, permitindo saber o que acontece com o nosso dinheiro. "Dizem que o dinheiro não tem coração, não tem alma, não tem consciência e não tem pátria, só conhece a ganância. É chegado a hora de darmos um chão, um espírito, um coração a nossa moeda local." (Autor - Altagracia Villareal - Coalizão Rural do México).
Outras reuniões serão agendadas e a população brevemente será convidada a participar e opinar sobre o assunto.

PT: Eleição Nacional



"Quero assumir um compromisso com cada filiado, com cada filiada. Um compromisso de recolocar nosso partido no caminho trilhado por uma geração de militantes que lutou contra a ditadura, que lutou pelas diretas, que se manteve na intransigente defesa dos interesses dos trabalhadores e trabalhadoras, que sustentaram a bandeira do socialismo e da democracia na ofensiva neoliberal, dos que sempre estiveram ao lado do povo.
Quero ser um presidente do PT que faça jus a essa grande história".José Eduardo Cardozo

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Drogas, jogo, prostituição... a quem interessa?


Carlos Eduardo Pestana

O tráfico de drogas existe porque há gente que consome a mercadoria. Regra básica e simples de qualquer mercado. Havendo produto, há demanda e se a demanda cresce, o produto encarece, tornando o negócio mais lucrativo e atraente para qualquer investidor. Achar que repressão policial, verdadeira ou não, acaba com isto é acreditar em fadas. É gostar de ser enganado. Isso não existe. Os maiores consumidores de cocaína, heroína, exctasy e similares são exatamente quem tem mais dinheiro, poder, desde os milionários até a classe média que gosta de luzes, câmara, ação!

Para os mais pobres tem crack, heroína, cocaína misturada, impura, com preços mais em conta. Tem pra todos os bolsos, basta ter dinheiro. E é exatamente essa classe média hipócrita que fica gritando por mais segurança, contra pedintes das ruas, bandidos pés-de-chinelo etc. quem mais consome drogas de todos os tipos, dando dinheiro e poder para os narcotraficantes.

É igual a história dos Bingos ou Cassinos. São neles onde se lavam o dinheiro vindo do narcotráfico. Isso acontece no mundo todo e foi a grande sacada da Máfia americana, quando o Al Capone foi preso por não pagar imposto de renda. Las Vegas foi criada em pleno deserto exatamente pra dar origem ao dinheiro que vinha da bandidagem e, com o tempo, do narcotráfico. Os Cassinos, Bingos etc. servem exatamente pra isso porque não há como controlar o que entra e sai de dinheiro. Mistura-se diversão, entretenimento e jogo para atrair consumidores e aí rola de tudo. É muita grana de origens as mais diversas.
Carlos Eduardo Pestana Magalhães é jornalista e sociólogo. Publicou Invasão no Iraque – Manipulação, censura e mentiras da imprensa dos EUA, Editora Canudos, 2005

domingo, 13 de setembro de 2009

Pequenos Tormentos da Vida

Documentário | De Gustavo Spolidoro


Monza: Rubinho vence e o inglês trapalhão bate na última volta


Com uma estratégia perfeita para a disputa do Grande Prêmio da Itália, o brasileiro Rubens Barrichello venceu sua segunda corrida na temporada e acirrou mais ainda a briga pelo título de pilotos com o seu companheiro de Brawn GP, Jenson Button.

Faltando quatro corridas, a diferença entre os dois pilotos diminuiu para 14 pontos (80 a 66). Assim, a vantagem que já foi de 27 pontos cai para 14. A próxima corrida será realizada no dia 27 de setembro, em Cingapura.

Largando em quinto e sexto com o tanque cheio, Barrichello e Button fizeram apenas uma parada durante a prova e com isso levaram a melhor sobre Lewis Hamilton, da McLaren, que largou na pole position.

O piloto brasileiro preferiu não trocar a caixa de câmbio, danificada por conta de um pequeno incêndio no seu carro no fim do Gp da Bélgica, e com isso largou na quinta posição.

Logo na largada, Barrichello tomou o quarto lugar de Heikki Kovalainen. O piloto da Brawn GP então iniciou sua estratégia de forma paciente. Sabendo que estava com mais combustível que Hamilton, Adrian Sutil e Kimi Raikkonen, o brasileiro se preocupou apenas em se manter na frente de Button.

Após as duas paradas dos três rivais, Barrichello assumiu de vez a ponta faltando 18 voltas para o final da prova. O brasileiro então só administrou a vantagem que tinha para Button.

O líder do campeonato ainda foi pressionado por Lewis Hamilton, mas garantiu a segunda posição na prova, após o piloto da McLaren bater no muro na última volta. Com o acidente de Hamilton (mais um por sinal), quem herdou o terceiro lugar na prova foi Kimi Raikkonen, da Ferrari.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Reforma do Parque


Engenheiro e arquiteta do Governo do Estado visitaram hoje Cambuquira para para "in loco" verificarem a situação do Parque das Águas e prepararem o Projeto Paiságistico e Arquitetônico para sua reforma.

Prefeitura continua equipando as Secretarias


Depois dos veículos para a Secretaria de Saúde e Conselho Tutelar, a Prefeitura adquire mais um veículo, desta vez para a Secretaria de Educação. Na foto o Prefeito Kaka faz a entrega do veículo para a Secretária Municipal de Educação.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Pesquisa

Apesar de alguns pessimistas que afirmam que a Rede Globo jogou uma pá de cal em Cambuquira, 88% dos leitores do blog acreditam que Cambuquira tem muito potencial turístico.
A mesma opinião tem o Ministro do Turismo Luiz Barreto e a Secretária de Estado do Turismo, Érica Drumond.

Prefeito recebido pela Secretária de Turismo


Em audiência com a Secretária de Estado do Turismo, Érica Drumond, o prefeito Kaka entregou o Projeto de Gestão do Desenvolvimento Turístico de Cambuquira, que foi elogiado pela Secretária e encaminhado aos setores técnicos competentes.
Érica Drumond anunciou visita ao município no próximo mês de outubro e sinalizou com a possibilidade de mais recursos para o Parque das Águas, entre outros projetos do município.